8 excelentes plugins para WordPress

terça-feira, 25 de junho de 2019 | Comentários

Escrito por

Escute o conteúdo do post com o player

Muita gente que começa um site ou blog na internet procura por uma plataforma fácil e intuitiva para publicar e gerenciar conteúdo. Se você está em busca do gerenciador de conteúdo ideal para um novo projeto online com certeza já ouviu falar sobre os benefícios do WordPress.

A grande vantagem desta plataforma é poder customizar o conteúdo de um site ou blog por meio de plugins, ao invés de ter que desenvolver códigos de programação do zero. Com esta facilidade, os plugins dão muito mais flexibilidade para personalizar ferramentas e funcionalidades que atendam à sua estratégia digital.

Neste post vamos mostrar o que são plugins para WordPress, como eles ajudam a melhorar a experiência de um usuário no seu site e quais você pode usar para alcançar excelentes resultados no seu projeto.

O que são plugins para WordPress?

Existem dezenas de plugins WordPress disponíveis para quem deseja personalizar um site ou blog. Seus objetivos são muitos, desde medir a quantidade de acessos, até criar formulários ou áreas novas para o site. Mas por que alguém deveria utilizá-los?

Os plugins são funções que destacam o WordPress da concorrência. Um site criado na plataforma pode receber plugins feitos por qualquer desenvolvedor para alterar suas características. É uma forma de editar o site sem saber qualquer coisa sobre programação já que você mesmo pode fazer as instalações e adicionar funcionalidades novas, de acordo com sua necessidade.

Para quem possui um site e está querendo melhorar seu conteúdo, existem muitos plugins para WordPress que podem ajudar, conforme veremos adiante.

Como os plugins para WordPress ajudam seu site?

Os plugins para WordPress podem melhorar a segurança, desempenho e outros fatores que impactam a usabilidade e experiência do usuário. Para entender exatamente por que utilizar plugins, confira alguns dos principais motivos abaixo.

1. Mais velocidade de carregamento

Um site lento faz o seu usuário perder a atenção. A geração atual é imediatista e não aceita esperar alguns segundos para que uma página carregue. E até as ferramentas de busca, como o Google, consideram a velocidade um fator importante para o ranqueamento.

Por isso, quem deseja ter um site otimizado e amigável para o usuário precisa utilizar plugins para WordPress focados na velocidade. Existe uma variedade de ferramentas que fazem isso. Algumas otimizam imagens e diminuem seu tamanho para que não gerem impactos negativos no carregamento. Outras ajudam na renderização do layout e por aí vai.

Cada opção de plugin atende a uma necessidade do usuário. É importante pesquisar cada uma delas para instalar apenas o que seu site realmente precisa. Caso contrário, o uso excessivo de plugins pode, justamente, impactar negativamente no carregamento do site.

Ainda não tem certeza se o seu site precisa melhorar? Existe uma ferramenta do Google criada especialmente para testar a velocidade dos sites. Basta acessar, colar sua URL e ver as sugestões de melhoria. Depois, você precisará encontrar o plugin certo para melhorar os pontos encontrados no site, mas as chances de que eles estejam na nossa lista são grandes.

2. Melhor usabilidade

Como é a navegação do usuário no seu site? Alguns plugins para WordPress tornam a navegação no site rápida e fácil, estimulando o leitor a ficar mais tempo nele. Como muitos já sabem, o tempo de permanência na página também impacta o SEO.

Para obter resultados orgânicos melhores, é importante seguir as boas práticas de otimização de sites, tanto para os mecanismos quanto para o usuário. Um site que não estimula usuários a navegar, dificilmente, segue esses parâmetros. É por esse motivo que existem plugins para WordPress focados na usabilidade e navegação.

Alguns plugins disponíveis na versão paga sugerem novos posts para que o usuário continue a leitura, mostram o sumário de um artigo mais longo, entre outras possibilidades. A prática é excelente para quem deseja criar uma experiência positiva e manter usuários na página por mais tempo.

3. Facilidade de conversão

O conteúdo é o rei de uma estratégia de marketing digital, mas ele precisa de um objetivo. O bom conteúdo deve instruir o consumidor que está no início da jornada de compras, melhorar o relacionamento com a marca e até ajudá-lo a comprar. Para isso, basta usar o CTA ideal para cada objetivo.

Os CTAs (Chamadas para a Ação, em português) estimulam o leitor a baixar ou comprar algo. Mas será que os CTAs do seu site são realmente eficientes? O que é mais atraente para seu usuário: uma linha de texto pedindo para comprar, baixar um e-book ou um botão colorido com a mesma frase?

Os plugins para WordPress que melhoram a conversão te ajudam a complementar a estratégia de conteúdo. Eles incluem botões, faixas promocionais, formulários, chatbots e outras ferramentas.

8 ótimos plugins de WordPress para sites e blogs

Depois de entender porque você deve utilizar plugins de WordPress, está na hora de conhecer algumas opções interessantes para instalar no seu blog ou site. Nessa lista, você encontra plugins para cada tipo de necessidade, incluindo segurança, conversão, otimização de velocidade e interação dos usuários.

1. Akismet

Nada é mais irritante que precisar limpar a seção de comentários do seu blog de mensagens de spam. Sites que não utilizam qualquer tipo de filtro para os comentários podem receber dezenas de mensagens todos os dias.

O Akismet é uma ferramenta anti-spam gratuita, que facilita a vida de quem possui um site. Baixe-o imediatamente se esse é um de seus problemas.

2. Yoast SEO

Se você está construindo uma estratégia com foco em SEO no seu blog, o plugin YOAST SEO será perfeito para você. A partir de um mecanismo que analisa o seu conteúdo, o plugin identifica pontos de melhoria no título, meta-descrição e a quantidade de palavras-chave usadas.

Além disso, o plugin permite configurar breadcrumbs para melhorar a experiência de navegação, inserir URLs canônicas para evitar conteúdo duplicado, limpar ou redirecionar links permanentes (na versão Premium), estruturar o seu XML Sitemap, entre outros recursos importantes.

3. Jetpack

O Jetpack é um dos plugins para blog mais recomendados para quem está em busca de uma solução completa em termos de segurança. Ele possui diversas funcionalidades, incluindo proteção contra ataques, filtro de spam e filtro de malwares.

4. W3 Total Cache

Esse plugin melhora a velocidade de carregamento do site ao apagar o cache. Ele é simples de instalar e usar. Além disso, é muito recomendado para quem deseja criar um site otimizado para dispositivos mobile, onde o tempo de carregamento tende a ser maior. O W3 Total Cache também ajuda a renderizar páginas, rapidamente, para melhorar a experiência do usuário.

5. Disqus

O Disqus é uma solução utilizada por milhares de sites para trabalhar com comentários e integrações para redes sociais. Ao instalá-lo no site, é possível utilizar um sistema de comentários eficiente, além de opções para moderação e administração da comunidade. Quem deseja uma opção personalizável, pode utilizar uma das APIs disponíveis para o plugin.

6. Broken Link Checker

Ninguém tem tempo suficiente para conferir se todos os links em um blog estão funcionando. No entanto, não é preciso fazer isso manualmente. O Broken Link Checker faz uma varredura do site e identifica os links quebrados para você consertar. Isso é essencial para conseguir boas colocações nas ferramentas de busca.

7. EWW Image Optimizer

As imagens são as principais vilãs para a velocidade de carregamento do site. Algumas vezes elas pesam mesmo quando estão otimizadas e no menor tamanho possível. Se o seu site está lento, pode ser necessário compactar todas as imagens.

Mas não precisa ficar ansioso, nem deletar tudo que existe no blog e fazer um novo upload de imagens menores. O EWW Image Optimizer é gratuito e faz isso automaticamente.

8. Rankie

Quer saber quais conteúdos estão bem posicionados no Google? Existe uma forma muito mais simples de conferir do que fazer uma busca manual. O Rankie avalia sua colocação em cada palavra-chave e também dá ideias de palavras que os usuários estão usando para encontrar seu site.

Depois de instalar os plugins mais adequados para o seu site, você ganhará produtividade na sua produção de conteúdo e notará melhorias incríveis.

Além dos plugins vale a pena ficar de olho no servidor onde seu site está hospedado, já que ele também é responsável por garantir a performance e a estabilidade do seu site. Se você quiser saber mais sobre nossos planos de hospedagem WordPress, basta clicar neste link ou falar com a gente!

Tags:,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar