Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Template Drupal: 7 temas responsivos para seu site ou blog

Template Drupal: 7 temas responsivos para seu site

Compartilhe:

Pensando em começar seu site e utilizar um template Drupal? Confira esses 7 temas responsivos que indicamos.

O Drupal ficou conhecido por ser uma plataforma que facilita a criação de conteúdos de maneira colaborativa, em sites usados por várias pessoas. 

Ele é um CMS (Content Management System) de código aberto, baseado na linguagem de script PHP. Este software possibilita a publicação, o gerenciamento e a organização dos conteúdos de um site e também de uma comunidade de usuários.

Ele é organizado em torno de unidades de conteúdos mínimos (ou “nós”), que correspondem a diferentes elementos. Dentre eles, podemos mencionar artigos, blogues, comentários, formulários, imagens e galerias de fotos

Ficou interessado em utilizar a plataforma? Então conheça o que é um template Drupal, como instalá-lo e sete temas interessantes e grátis para utilizar no seu site:

O que é um template Drupal?

Um template Drupal, também conhecido como tema, é um conjunto de arquivos que define a aparência visual de um site Drupal. Isso inclui o layout, cores, fontes, estilos e outros elementos de design que compõem a interface do usuário.

No ecossistema do Drupal, existem dois tipos principais de templates:

Templates de Núcleo (Core Themes)

São os temas que vêm pré-instalados com o Drupal. Eles fornecem opções básicas de design e layout, e servem como ponto de partida para personalizações adicionais. Alguns exemplos de temas de núcleo incluem Bartik, Stark e Seven.

Templates de Contribuição (Contributed Themes)

São temas desenvolvidos pela comunidade Drupal e que ficam disponíveis gratuitamente para uso. Esses temas geralmente oferecem mais estilos e layouts, e podem ser encontrados no Drupal.org.

Como instalar um template no Drupal?

A instalação de um template no Drupal é um processo relativamente simples e pode ser feito através da interface administrativa do site. Aqui está um guia passo a passo para instalar um tema:

  • Escolha um tema: antes de começar, escolha um tema Drupal que atenda às suas necessidades de design. Você pode explorar os temas disponíveis no Drupal.org ou em outros sites de terceiros confiáveis;
  • Baixe o tema: após selecionar um tema, faça o download do arquivo compactado (geralmente no formato .zip) para o seu computador;
  • Faça o upload do tema: faça login na interface administrativa do seu site Drupal e navegue até a seção “Appearance” (Aparência). Clique no botão “Install new theme” (Instalar novo tema) e selecione o arquivo .zip do tema que você baixou anteriormente. Em seguida, clique em “Install” (Instalar) para iniciar o processo de instalação;
  • Ative o tema: depois que o tema for instalado com sucesso, você verá uma mensagem de confirmação. Para ativá-lo, vá para a página “Appearance” (Aparência) novamente e encontre o tema recém-instalado na lista de temas disponíveis. Clique no botão “Set default” (Definir como padrão) para tornar o novo tema ativo no seu site;
  • Personalize o tema (opcional): após ativar o tema, você pode personalizá-lo ainda mais conforme necessário. É possível fazer isso através das opções de configuração do tema ou por meio de código personalizado.

Com o tema instalado e configurado, seu site Drupal estará pronto para impressionar os visitantes com uma aparência profissional e cativante.

Qualquer pessoa pode criar um template Drupal?

Sim, qualquer pessoa com conhecimento básico de HTML, CSS, e algum conhecimento de PHP pode criar um template Drupal. O processo de criação de um tema pode variar em complexidade, dependendo das necessidades e requisitos específicos do projeto. Porém, costuma envolver os seguintes passos:

  • Estrutura do diretório: crie uma estrutura de diretórios padrão para o seu tema. Isso inclui arquivos para modelos, folhas de estilo, scripts JavaScript e outros recursos necessários;
  • Criação de arquivos de modelo: desenvolva os arquivos de modelo (template files) do Drupal, que definem como o conteúdo do site será apresentado. Isso pode incluir modelos para páginas, blocos, artigos, entre outros;
  • Estilização com CSS: estilize os elementos para garantir uma aparência visual consistente e atraente em todos os dispositivos e navegadores;
  • Integração com o Drupal: adicione recursos do Drupal ao seu tema. Pense na capacidade de exibir conteúdo dinâmico, menus de navegação e muito mais;
  • Teste e refinamento: teste o seu tema em diferentes navegadores e dispositivos para garantir que ele funcione corretamente. Faça os ajustes necessários com base no feedback recebido.

Ao seguir esses passos, qualquer pessoa pode criar um template personalizado para atender às suas necessidades específicas de design.

template Drupal
O template Drupal ajuda na criação dos mais variados tipos de site.

Quais as melhores opções de template Drupal?

Na sequência, vamos apresentar algumas opções de template Drupal que você pode usar em seu site:

Drupal 8

Responsivo, esse tema possui três blocos flexíveis no headera largura mudará automaticamente de acordo com suas preferências. Já o rodapé contém quatro blocos, também flexíveis.

O banner do topo é estático e pode ter o título personalizado, juntamente com a descrição. Possui ícones de mídias sociais (Facebook, Twitter, Google Plus, LinkedIn e Pinterest).

Flat

O tema responsivo possui slide para imagens, formulário de contato, links para as mídias sociais. Ele também inclui capacidade para separar o conteúdo em até três colunas, flexíveis. 

O banner do topo é estático e pode ter o título personalizado, bem como a descrição.

Sunrise

O tema responsivo utiliza HTML5 e CSS3, com design clean. Possui ícones para as mídias sociais (Facebook, Twitter, YouTube, Google +, Skype), capacidade para separar o conteúdo em até quatro colunas, flexíveis.

O banner do topo é estático e pode ser completamente personalizado.

Grand

tema responsivo utiliza HTML5, JavaScript, jQuery e PHP. Possui slide no topo, formulário de contato, ícones para as mídias sociais e capacidade para separar o conteúdo em até quatro colunas, flexíveis.

O banner do topo é estático e pode ter o título personalizado, assim como a descrição.

Integrity

Esse tema responsivo é feito com base no Bootstrap 3. Possui uma coluna fixa na lateral, com links úteis para auxiliar a navegação. Suporta até 3 colunas no layout e possui um slide no topo, possibilitando a personalização do título e da descrição.

Paxton

Esse tema responsivo é feito com base no Bootstrap 3. Foi desenvolvido em tons frios, pensado especialmente para negócios corporativos ou portifólios. 

Ele também promete ser adaptável, fácil de usar e de customizar. Suporta até 3 colunas no layout e possui um banner fixo no topo, podendo ter o título personalizado, bem como a descrição.

Parallax

Responsivo, esse tema é bem versátil, sendo indicado para sites pessoais, corporativos, negócios, marketing. Possui os ícones para as mídias sociais (Facebook, Twitter, Google Plus, LinkedIn, Pinterest e YouTube). Suporta até 3 colunas no layout e 4 colunas no rodapé. Possui um banner fixo no topo, podendo ter o título personalizado, assim como a descrição.

Conclusão

Em resumo, os templates Drupal desempenham um papel fundamental na criação de sites visualmente atraentes e funcionais na plataforma Drupal.

Com uma variedade de opções de temas disponíveis, você pode facilmente dar vida às suas ideias. De quebra, também dá para criar experiências online envolventes para seus visitantes.

Conheça nosso plano de Hospedagem Drupal e veja as vantagens de ter os melhores recursos para o CMS. Até a próxima!

Navegue por tópicos

  • O que é um template Drupal?

    • Templates de Núcleo (Core Themes)

    • Templates de Contribuição (Contributed Themes)

  • Como instalar um template no Drupal?

  • Qualquer pessoa pode criar um template Drupal?

  • Quais as melhores opções de template Drupal?

    • Drupal 8

    • Flat

    • Sunrise

    • Grand

    • Integrity

    • Paxton

    • Parallax

  • Conclusão

Tags:

  • CMS
  • Criar Site
  • tema
  • Template
  • Criador de Sites

Snappy da HostGator

Eu sou o mascote oficial da HostGator! Sou super antenado nas tendências, principalmente se for algo bem nerd. E não fico desconectado da internet por nada! Sempre procuro me atualizar sobre novidades tecnológicas, pois sou muito hightech ;)

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários