Existem várias estratégias para melhorar o ranqueamento do seu site, e o plugin Yoast SEO para WordPress pode te ajudar. Vamos conferir como utilizá-lo!

Precisa otimizar o conteúdo do seu site? Ou corrigir alguns problemas que podem prejudicar o ranqueamento nos mecanismos de busca como Google? Então você deve conhecer um dos mais populares plugins de SEO, o chamado Yoast SEO.

Mas antes de falarmos sobre o Yoast SEO e se ele vale a pena, precisamos primeiramente entender uma coisa: o que é SEO?

O que é SEO?

SEO significa ‘Otimização do Mecanismo de Busca’. É a prática de otimizar seu site e todas as páginas que compõe ele, e assim fazê-las alcançar uma posição alta nos resultados de pesquisa do Google ou de qualquer outro mecanismo de busca.

O SEO se concentra em melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa orgânicos — também conhecidos como resultados grátis ou não pagos. Portanto, se você tem um site e quer gerar mais tráfego e vendas, ele deve fazer parte de seus esforços de marketing.

Podemos afirmar que fazer seu site ter sucesso no ambiente online não é uma tarefa fácil, mas também é uma meta muito possível de alcançar. Portanto, para chegar neste objetivo, você precisa adotar estratégias de SEO e saber como usar o plugin Yoast SEO, pode te ajudar!

O que é o Yoast SEO? 

 Yoast SEO é um plug-in de WordPress que ajuda na otimização do seu site para mecanismos de busca. Algumas curiosidades sobre este plugin, é que ele conta com mais de cinco milhões de instalações ativas e foi baixado mais de 350 milhões de vezes. E, desde 2008, o Yoast SEO tem ajudado milhões de sites em todo o mundo a ter uma classificação mais elevada nos motores de busca.

A missão principal do Yoast é o famoso ‘SEO para todos’ os usuários do plugin variam entre pequenos e grandes negócios, além disso, também trabalha com os sites mais populares do mundo. Ele avalia seus títulos, parágrafos, fotos e palavras-chave antes de exibir a pontuação do seu artigo em três cores diferentes: verde, laranja e vermelho.

Como podemos observar no seguinte exemplo:

Ele também instrui o usuário sobre como ter o seu artigo aprovado. Assim, você pode facilmente melhorar o ranqueamento de seus produtos e aumentar seu tráfego somente escrevendo suas descrições e seus artigos seguindo padrões de SEO.

Ao fazer a otimização de seus produtos e conteúdos para as palavras-chave certas, você escreve de tal forma que seu público-alvo irá encontrá-las ao fazer uma simples pesquisa.

Ainda sobre este excelente plugin, o Yoast atualmente oferece dois planos, o plano Free e o Premium. Mas a dúvida é…

Qual a diferença do Yoast SEO Free e Premium? 

Como mencionamos anteriormente, atualmente o Yoast SEO oferece o plano Free e o plano Premium. O Yoast SEO Free contém o básico que você precisa para manter e gerenciar o seu SEO. Já o plano Premium, contem extensões que desbloqueiam ainda mais ferramentas e funcionalidades para melhor gerenciar seu SEO.

Vem entender melhor as diferenças entre os dois na imagem abaixo.

Por que usar Yoast SEO?

O Yoast SEO está repleto de recursos, projetados para ajudar visitantes e mecanismos de busca a tirar o máximo proveito do seu site. Alguns dos favoritos são:

  • Melhorias técnicas automatizadas de SEO, como URLs canônicos e meta tags;
  • Mapas avançados do XML; facilitando para o Google entender a estrutura do seu site; 
  • Templating de título e meta descrição, para melhor marca e trechos consistentes nos resultados da pesquisa; 
  • Uma integração profunda com Schema.org que aumentará sua chance de obter resultados ricos, ajudando os mecanismos de pesquisa a entender seu conteúdo;
  • Tempo de carregamento mais rápidos para todo o seu site, devido a uma maneira inovadora de gerenciar dados no WordPress;
  • [Versão Premium] Suporte por e-mail para os usuários Yoast SEO Premium;
  • [Versão Premium] A possibilidade de expandir o Yoast SEO com as extensões SEO de Notícias, SEO de Vídeo, SEO local e SEO WooCommerce.

Como instalar o Yoast SEO no seu site? 

Vamos lá, primeiramente para instalar o Yoast SEO é necessário ir à seção Plugins > Adicionar novo. E na pesquisa inserirmos o nome do plugin, ou seja, “Yoast SEO”. Então, clique em Instalar agora e após Instalar, clique em Ativar.

Pronto! Simples, não é mesmo? Depois disso, você já pode encontrar o plugin no canto esquerdo do seu painel no WordPress, e prosseguir a configurá-lo para aproveitar o plugin ao máximo. 

Começando pela aba “Geral”, na opção “Painel” nós temos informações sobre possíveis problemas de SEO, essas informações são sobre notificações e sugestões para melhoria do conteúdo.

Também é possível visualizar a opção de Configuração inicial de SEO, que seria um assistente de configuração do plugin Yoast SEO, nesse caso fica a seu critério qual escolher. Aqui usaremos o assistente, mas caso você tenha um conhecimento avançado pode optar por fazer toda a configuração de forma manual.

Indo para aba de Recursos” do Yoast SEO, você tem opções de ativar e desativar alguns recursos que o plugin disponibiliza.

Clicando no ponto de interrogação de cada recurso você obtém detalhadamente a função de cada um, no entanto, é importante ter um certo conhecimento sobre essas funcionalidades para saber exatamente o que deve ser ativado ou desativado.

Na aba “Integrações” são encontradas opções para integração com produtos de terceiros. Da mesma forma, todos eles optam pela melhor prática do seu SEO. 

E na última aba de “Ferramentas para Webmasters”, encontra-se o recurso que adicionará uma meta tag de verificação em sua página inicial.

Apenas seguindo os links para as diferentes ferramentas de Webmaster e procurando instruções para o método de verificação de meta-tag você já pode obter o código de verificação. No entanto, se o seu site já foi verificado, você pode simplesmente ignorar.

Como configurar o plugins Yoast SEO

Para começar, clique no link e de imediato será visualizada a tela de configuração. Ela é baseada em 12 seções, então sugerimos que leia com atenção e preencha todas as informações solicitadas. Pois bem, que tal fazer isso juntos? 

Seção ambiente

Na seção de Ambiente teremos duas opções, na primeira você indicará se o site está online e pronto para ser indexado. Já a segunda é para quando o site está em teste e não está apto para ser indexado.

Tipo de site

A seção 2, refere ao tipo do seu site, no caso a categoria que você acha que mais faz sentido ao seu site, seja ele blog, portfólio, loja virtual, etc. Marcado o tipo mais adequado ao seu site para dar continuidade.

Empresa ou pessoa

Na seção 3 do Yoast SEO, escolha o que o seu site está representando, se seria uma organização ou pessoa.

Caso seja Organização precisará inserir o nome da organização e o logotipo da mesma. Caso seja pessoa, você precisará informar somente o nome da pessoa em questão. 

Abaixo temos as opções de inserir URL, recomendamos que insira tanto para organização quanto para pessoa. Esses são detalhes que no final acabam lhe ajudando quando o assunto é ranqueamento.

Visibilidade do mecanismo de pesquisa

Na seção 4, defina quais tipos de conteúdo você quer que apareçam nos mecanismos de pesquisa.  Essas opções vão permitir que tipos de conteúdo poderão ser indexados nos motores de pesquisa.

Múltiplos autores

Na seção 5, você vai informar se é a única pessoa ou não que escreve em seu site para evitar problemas de conteúdos duplicados.

Configurações do título

Na seção 6, você consegue alterar o nome do seu site e escolher qual separador usar. O separador é exibido entre o título do seu post e o nome do seu site, por exemplo. Assim, os elementos usados para separar são mostrados do igual tamanho que aparecerão nos resultados de pesquisa.

Uma dica importante é escolher a opção que mais encaixa com sua marca ou selecionar a opção que ocupa menos espaço no link da página.

Melhorias do Yoast SEO

Na seção 7, temos a opção de fornecer informações anônimas sobre o seu site e seu uso para melhorar cada vez mais a funcionalidade do plugin para o usuário.

Assinar newsletter do Yoast SEO

Na seção 8, é possível inserir o e-mail pessoal ou profissional e assinar a newsletter do plugin para receber mais novidades, não é obrigatório, fica a seu critério.

Feito, agora com o Yoast SEO configurado o plugin se compromete em cuidar de toda a otimização técnica necessária para o seu site.

Para poder melhorar a performance do seu site nos resultados de pesquisa, é importante saber tudo que o plugin tem a oferecer. Por isso, você pode se cadastrar para o treinamento grátis do plugin Yoast SEO.

Caso você opte por alterar algumas configurações do plugin pode ficar tranquilo, o Yoast SEO explica detalhadamente cada opção marcada e desmarcada para que, mesmo não tendo muito conhecimento sobre SEO ou sobre o plugin, consiga configurar do seu jeito.

Conclusão

Abordamos aqui o que é o Yoast SEO e suas funcionalidades, o Yoast oferece muitos recursos e é uma ótima escolha para aumentar a performance do site. Portanto, cumpre muito bem seu dilema que é “SEO para todos”.

Quer conhecer mais conteúdos como este? Fique de olho no nosso blog