Os plugins de SEO para WordPress podem lhe auxiliar a construir uma estratégia sólida para alavancar o tráfego orgânico.

O WordPress oferece um número infinito de possibilidades para configurar e personalizar seu site. Como proprietário de um site WordPress, provavelmente, você está se perguntando: ter um site é bom, mas como otimizar o SEO no WordPress? A resposta está nos plugins SEO WordPress.

Na verdade, o uso desta plataforma já é um bom começo para melhorar seu referenciamento orgânico. Para isso, é necessário adicionar uma extensão para apoiá-lo na otimização técnica, no conteúdo e na popularidade do seu site. Neste artigo, revelamos alguns plugins SEO WordPress que irão ajudá-lo a otimizar o SEO do seu site WordPress. Confira aqui o melhor plugin SEO para WordPress!

1 – All-in-one SEO pack

O “All-in-one SEO Pack” é um dos plugins SEO WordPress mais baixados e considerado por muitos o melhor plugin para SEO WordPress. Como o próprio nome sugere, ele reúne diversos recursos para a otimização de SEO do seu site. Essa extensão oferece uma versão básica, para iniciantes, e uma Pro, com recursos avançados para desenvolvedores.

O All-in-One SEO permite que você intervenha no título das suas páginas, na URL, na meta-descrição e nas palavras-chave associadas ao seu conteúdo. Resumindo: o básico de SEO para quem quer otimizar o site sem passar por parâmetros muito avançados!

No entanto, para você ir mais longe, ele também oferece opções bastante específicas, como “noindex” ou “nofollow” para cada tipo de página, e a integração do código de acompanhamento Analytics para monitorizar as estatísticas do seu site. 

O All-in-One SEO possibilita a integração de dados estruturados no conteúdo, possibilitando enriquecer os trechos visíveis no SERP. Também tem a vantagem de otimizar o referenciamento de sites de e-commerce, em particular, aqueles realizados com a ferramenta WooCommerce.

Analisador de conteúdo de SEO – All-in-one SEO pack / Imagem: wordpress.org

2 – Yoast SEO

Yoast é uma extensão que inclui muitas ferramentas úteis para impulsionar o SEO do seu site em todos os aspectos. E o melhor de tudo: é um plugin de SEO para WordPress completo!

 O Yoast SEO cuida da otimização técnica, mas, acima de tudo, ajuda você a escrever um conteúdo melhor para se posicionar no Google: dicas para escrita na web, otimização de tags de título e meta descrição, geração de sitemap, etc.

O plugin SEO WordPress infunde bons hábitos, incluindo escrever em torno de uma palavra-chave principal para se classificar melhor nos resultados de pesquisa. Por esse motivo, é um plugin de SEO WordPress que merece sucesso, pois tem a vantagem de oferecer muitas ferramentas com uma interface intuitiva. 

3 – Premium SEO pack

Premium SEO pack é um plugin SEO para WordPress pago, mas muito completo. Ele exibe um bom número de recursos muito relevantes para melhorar a referência natural, trabalhando em diferentes critérios de posicionamento.

  • Rastreamento de palavras-chave e posicionamento;
  • Auditoria de páginas 404;
  • Análise de dados do Google Analytics;
  • Geração de sitemaps;
  • Compressão de imagem;
  • Otimização de imagem;
  • Fragmentos ricos.
Analisador de conteúdo de SEO – Premium SEO pack / Imagem: wordpress.org

4 – Jetpack

O Jetpack é a ferramenta SEO essencial para iniciantes no WordPress. E o melhor: trata-se de um plugin SEO WordPress grátis.

A versão gratuita inclui um recurso de estatísticas do site, a partilha automática das publicações nas redes sociais, bem como a função “artigos semelhantes”, que direciona os seus leitores para os conteúdos da sua escolha. 

Opção de divulgação de novos posts nas redes sociais – Jetpack / Imagem: wordpress.org

A otimização de SEO está incluída na versão paga, assim como as ferramentas SEA (AdSense, Facebook Ads, etc.). Esse plugin também simplifica a produção de conteúdo por meio de uma integração mais fácil de mídia, bem como a criação de carrosséis e mosaicos de imagens.

5 – AMP for WP

O AMP for WP é um plugin do WordPress que torna as páginas mais facilmente acessíveis no celular. Com 50% das solicitações por meio de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet), o Google desenvolveu um formato de página web específico para esses dispositivos: as Accelerated Mobile Pages. 

O objetivo é preparar as páginas para um tempo de carregamento mais curto e uma navegação mais suave. Graças a esse plugin, o seu site WordPress será compatível com essas características: um verdadeiro trunfo para o seu referenciamento na web.

Configurações AMP for WP / Imagem: wordpress.org

6 – WP Super Cache

De acordo com vários estudos, a velocidade de carregamento impacta o referenciamento natural de um site. Portanto, é aconselhável embarcar em uma estratégia de otimização do seu site nesse sentido — o que não é fácil quando você não dispõe de recursos técnicos. 

Felizmente, existe uma solução: instalar um plugin do WordPress para reduzir o tempo de carregamento. Além do AMP for WP, é possível usar o WP Super Cache. Este plugin WordPress irá acelerar o tempo de carregamento de suas páginas, fornecendo um back office bastante fácil de usar e configurar.

Para um site de poucas páginas, é fácil verificar se todos os links internos e externos ainda levam a um endereço ou site existente. No entanto, quando você tem que gerenciar dezenas, centenas ou milhares de páginas, torna-se impossível monitorar regularmente os links. 

Para evitar uma verificação demorada, mas tão importante para o SEO, o Broker Link Checker pode ajudar. Este plugin SEO WordPress procura e identifica links quebrados em um site, ajudando o administrador a corrigi-los ou removê-los. Popular e altamente avaliado, o Broken Link Checker permite que você:

  • controle os links em artigos, páginas ou comentários;
  • identifique links quebrados, redirecionamentos ruins ou imagens ausentes;
  • liste e classifique os links com base em sua URL ou âncora;
  • Modifique os links diretamente por meio da interface do plugin (útil para fazer muitas modificações).

8 – Schema & Structured Data

Os dados estruturados tornaram-se uma grande oportunidade para todos os sites de SEO que integram a internet. Respeitando o formato Schema.org, você torna seu site mais fácil de ser entendido por robôs de Google, Bing ou Yahoo! 

Esse é um grande passo, que melhora a visibilidade do seu site no SERP dos três principais buscadores. Para integrá-los, você deve iniciar a linguagem schema.org e o formato JSON, mas também pode usar os plugins SEO WordPress!

O Schema & Structured Data oferece a capacidade de integrar dados estruturados de forma fácil e rápida nos artigos e nas páginas de sua escolha. Basta escolher o tipo de diagrama que deseja e preencher cada campo obrigatório ou opcional. 

Entre os tipos de esquema estão: artigo, postagem de blog, página de perguntas frequentes, negócio local, revisão, receita, postagem de trabalho, serviço, evento, página web e muito mais!

9 – Advanced Custom Fields 

Existem diferentes opiniões sobre a melhor forma de construir sites WordPress, utilizando temas e “construtores de páginas”, além de ferramentas fáceis de edição de páginas. O Advanced Custom Fields é um plugin muito interessante para muitos editores de sites porque complementa os “construtores de páginas”, oferecendo um excelente equilíbrio entre o avanço de recursos e as opções, mas sem muita informação complexa para os usuários mais novatos. 

Em resumo, ele vai direto ao ponto. ACF é bem suportado e projetado para máxima flexibilidade em termos de adição de campos e personalização de taxonomias em qualquer lugar no WordPress. Isso torna a edição de conteúdo muito fácil! Ele também oferece versões gratuitas e pagas — para desenvolvedores.

10 – Redirection

Mesmo se você não estiver na fase de migração do site, provavelmente precisará de redirecionamentos ocasionalmente. Quando uma página desaparece ou é movida, ou quando o conteúdo é atualizado e postado novamente, é preciso redirecionar a URL antiga para a nova de forma rápida e fácil. Isso melhora a experiência de navegação dos internautas e até o SEO do seu site.

Assim, o Redirection faz parte da nossa lista de plugins SEO WordPress simples, mas que permite ao usuário, por meio do WordPress, especificar uma URL antiga e uma nova para o conteúdo e simplesmente clicar em “salvar” para confirmar a alteração. 

Isso explica porque esse plugin SEO WordPress é um dos mais populares para administradores de sites. O redirecionamento entra no ar instantaneamente e não requer nenhum desenvolvedor, TI, confusão ou problemas. Você pode ir além do básico, realizando redirecionamentos condicionais, rastreando erros 404 e conectando-se a outros plugins do WordPress.

A vantagem do WordPress para SEO

A criação de um site com WordPress é compatível com boas referências naturais? Na verdade, é a melhor maneira de otimizar a referência do seu site, tornando sua vida mais fácil. Isso porque o código-fonte do WordPress é otimizado para referência natural. Ele é atualizado regularmente pela comunidade para ficar em sintonia com o Google.

Além disso, a plataforma permite que você personalize permalinks para suas páginas, ou seja, as URLs de suas páginas e seus artigos. Inicialmente, no caso de um site “clássico”, esses endereços são relativamente ilegíveis e não permitem que você encontre rapidamente o assunto abordado por um artigo. No WordPress, sendo personalizáveis, os permalinks são mais estruturados, portanto, mais legíveis pelos internautas e pelos robôs do Google.

Os recursos básicos do WordPress também permitem que você otimize suas imagens para SEO, inserindo um título e uma tag “alt”. Não há necessidade de se aprofundar no código cada vez que você postar conteúdo: você só precisa preencher os campos dedicados. 

Além disso, a grande maioria dos temas WordPress permite que você crie interfaces responsivas (adaptáveis ​​a todas as telas, incluindo tablet e celular), melhorando significativamente a experiência de navegação. 

Esse é um critério importante, levado em consideração pelo Google para a classificação na SERP (página de resultados de pesquisa). Finalmente, plugins SEO WordPress, projetados especificamente para essa plataforma, são conhecidos por ajudar a melhorar o SEO de seu site. Muitos deles são gratuitos, portanto, podem ser usados ​​livremente!

Cabe a você escolher a extensão de SEO mais adequada a sua necessidade. Depois de instalá-lo e ativá-lo, tudo o que você precisa fazer é configurá-lo para começar a otimizar suas referências web. Porém, tenha cuidado: a instalação de dezenas de extensões não é recomendada porque pode aumentar consideravelmente a velocidade de carregamento do seu site, um fator que penaliza seu SEO.

Esperamos ter ajudado com este conteúdo sobre plugins SEO WordPress! Não deixe de compartilhar e acompanhar mais artigos sobre tecnologia, marketing, negócios e mais em nosso blog.