Como criar uma loja virtual com WordPress e WooCommerce

Como criar uma loja virtual com WordPress e WooCommerce

quinta-feira, 6 de junho de 2019 | Comentários

Escrito por

Experimente ouvir o conteúdo do post:

A economia do Brasil está bastante instável em muitas áreas, inclusive no varejo. Em 2017, o setor cresceu 2%, mas a maioria dos negócios ainda não tinha se recuperado da crise. Essa realidade foi bem diferente das vendas de e-commerce, que a projeção de crescimento para 2018 foi de 15%. Por isso, muitas empresas resolveram criar uma loja virtual com WordPress e aproveitar essa onda de crescimento.

O e-commerce é uma solução excelente, tanto para quem deseja ampliar seu negócio físico, quanto para os que buscam oportunidades para empreender no meio online. Existe muito espaço para crescer nesse canal de compras, que acabou de se popularizar entre os consumidores brasileiros.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento dos e-commerces deve chegar a R$79,9 bilhões em 2019. E quem deve ganhar destaque no comércio virtual, nesse ano, são as micro e pequenas empresas.

Está pronto para aproveitar as inúmeras oportunidades que criar loja virtual com WordPress podem trazer para seu negócio? Excelente! Continue a leitura para aprender como começar seu negócio virtual em um passo a passo simples.

Por que criar uma loja virtual com WordPress?

Muitas plataformas têm opções de customização limitada, ou seja, você consegue criar sua loja e inserir produtos, porém, dificilmente, consegue deixar o site com a identidade da sua empresa. Além disso, elas podem ser um problema na hora de expandir, especialmente se não permitem alterações no código.

Conhecemos a solução ideal para o problema: criar loja virtual com WordPress. O WordPress é o CMS mais popular para a criação de sites, 33% da web usa o WordPress, desde blogs aos maiores sites de notícias online.

O que muita gente que está tentando começar seu e-commerce não sabe é que o WordPress também permite a criação de lojas virtuais. Ele é gratuito e oferece formas simples de adequar seu site ao e-commerce através de plugins.

Como os plugins ajudam a criar uma loja virtual?

Os plugins são uma das ferramentas mais úteis para quem utiliza o WordPress. Quando você precisa realizar alguma alteração ou instalar uma funcionalidade nova, basta utilizar um plugin. Não é necessário gastar horas trabalhando com códigos que uma pessoa sem conhecimento em programação não entenderia.

Existem centenas de plugins para vários objetivos no WordPress. Eles podem ser usados para algo simples, como editar a aparência do site, ou para funções mais complexas. Isso inclui a criação de loja virtual com WordPress.

O que é uma loja virtual WooCommerce?

O WooCommerce é uma das plataformas para lojas virtuais mais populares atualmente. De acordo com o Builtwith Trends, mais de 27 mil sites foram criados com esse plugin e o número não para de crescer.

Sabe por que o WooCommerce é tão popular para criar uma loja virtual com WordPress? Porque ele é gratuito, extremamente eficiente e ajuda o site a ter uma imagem mais profissional e voltada para conversão com um baixo custo de implementação.

O WooCommerce é uma plataforma de código aberto. Portanto, qualquer um pode editá-lo de acordo com suas necessidades individuais.

O sistema foi criado por três colaboradores do WordPress, em 2008, e atualmente consiste em um grande time de desenvolvedores e designers ao redor do mundo realizando otimizações e atualizações. Além de ser construída no WordPress, a plataforma é auditada pelo Sucuri, uma empresa referência em segurança digital.

Dessa forma, o WooCommerce se transformou em uma das melhores opções para criação de e-commerces. Completo, permitindo a criação de um site atrativo e rápido, além de seguro, ele traz tudo que um novo negócio virtual precisa.

E não parou por aí! A criação de um site na plataforma é muito simples, como você vai perceber no passo a passo mais à frente.

O que você precisa antes de criar sua loja virtual?

De acordo com apuração feita pelo Sebrae e divulgada pelo Portal Terra, 60% das lojas virtuais fecham em menos de 1 ano. Os motivos para isso são muitos, desde o planejamento da empresa, até questões burocráticas, financeiras e logísticas.

Depois de resolver isso, você vai precisar da plataforma de e-commerce adequada para obter ótimos resultados. Mas, lembre-se: antes de iniciar seu projeto, avalie tudo que vai precisar e planeje para ter sucesso. Aqui vamos dar orientações direcionadas para o meio digital. Agora, vamos lá!

Primeiramente, é preciso definir os produtos ou serviços que serão oferecidos, assim você pode iniciar a criação de um catálogo. Isso te ajudará na hora de escolher um tema WordPress para sua loja. Vale a pena, inclusive, conferir sites da concorrência para aprender um pouco sobre seu funcionamento.

Antes de começar, você também precisará ter um site operante, mesmo que ele ainda não esteja com o tema desejado. Não se esqueça de escolher uma hospedagem de loja virtual adequada que proporcione segurança e velocidade ao seu site.

Confira o que você precisa preparar antes de criar uma loja virtual com WordPress:

  • Hospedagem de loja virtual;
  • Domínio próprio para o site;
  • Lista de produtos que utilizará.

Está com tudo pronto? Então, pode começar a criação de seu site!

Passo a passo para criar seu e-commerce

Ao contrário do que todo mundo pensa, criar uma loja virtual com WordPress é simples e rápido. Além disso, a plataforma é bastante econômica, pois permite a utilização de plugins gratuitos para complementar sua loja.

O melhor de tudo é conseguir combinar um site eficiente com a loja online. Não é necessário ter dois domínios, um para a loja e outro para o blog onde você aplica estratégias de conteúdo e marketing digital. Tudo pode estar integrado.

1. Instale o plugin WooCommerce no seu site

Acesse a página principal do seu site WordPress, geralmente, está localizado no link: seusite.com.br/wp-admin. Na barra de ferramentas da esquerda, encontre a opção “Plugins” e selecione “Adicionar Novo”.

criar loja virtual com woocommerce
Procure por WooCommerce na barra de pesquisas e selecione “Instalar Plugin”. Não se esqueça de ativar o plugin antes de passar para a próxima etapa.

Também é possível executar essa instalação fazendo upload do arquivo. Entre no repositório oficial do WordPress e siga os seguintes passos:

  1. Na página do repositório, procure o Plugin WooCommerce;
  2. Faça o download do arquivo .zip;
  3. Acesse o Painel de Controle > Plugins > Novo > botão azul “Enviar plugin”;
  4. Selecione o .zip e faça o upload;
  5. Ative o Plugin e pronto.

2. Configure o WooCommerce

Se você procurar na barra lateral, existe uma nova opção, o WooCommerce. Isso significa que sua loja virtual está quase pronta para operar, mas ainda faltam algumas configurações importantes. Clique na opção WooCommerce para começar.

Comece pela aba de configurações gerais. Nela, você deve inserir informações, como região do negócio, frete, moeda utilizada e forma de tributação. Você perceberá que as opções de personalização são grandes, incluindo medidas para cada imagem, controle de inventário e até cupons de desconto.

loja virtual com woocommerce passo 3

3. Cadastre seus produtos

Na próxima aba, você deve definir as configurações para produtos. Crie categorias e comece a cadastrar seus produtos com descrição e estrutura de URL. Essa parte é fundamental para facilitar as vendas no seu negócio virtual mais tarde.

4. Defina opções de pagamento e envio

Agora é necessário definir as opções de pagamento. Além de poder utilizar formas mais comuns, como cartão de crédito e boleto, você também pode usar plugins para incluir o PagSeguro.

Alguns plugins ajudam também nas formas de envio, como o WooCommerce Correios. Esse plugin integra o e-commerce com os Correios para possibilitar entregas através de PAC e SEDEX. Tudo é muito simples e rápido de fazer.

loja virtual com woocommerce passo 4

Dicas para ter um e-commerce de sucesso

Depois de finalizar sua loja virtual, você está pronto para começar a vender. Para atrair mais consumidores e deixar o e-commerce eficiente, é importante ter um layout atrativo e fácil de navegar.

O WordPress é uma das melhores opções para criação de lojas virtuais. Ele é econômico e possui inúmeros temas compatíveis com WooCommerce. Quando utilizado com uma boa hospedagem de loja virtual, o site também fica rápido e é encontrado com mais facilidade nas ferramentas de busca.

Tags:,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar