Descubra o que é e como elaborar um slogan e crie frases memoráveis para deixar o seu produto ou serviço marcado na mente dos consumidores.
Você já ouviu uma frase e se lembrou imediatamente de um produto ou de uma empresa? Esse é o poder do slogan, uma expressão única e impactante, criada para chamar a atenção do público, criar desejo e gerar identificação nas pessoas. Além disso, essa mensagem é capaz de fixar o seu produto e a sua marca na mente dos consumidores.
Algumas dessas frases são tão fortes e eficazes que perduram por décadas. Um bom exemplo é o slogan “Energia que dá gosto” do Nescau. Ao ouvir essa expressão, criada na década de 1970, a maioria das pessoas logo vai pensar no chocolate em pó. Sendo assim, quem gosta desse tipo de produto, logo vai procurá-lo para comprar.
Criar uma mensagem de impacto é importante para todas as empresas, independentemente do porte delas. Afinal, todos os empreendedores precisam atrair clientes e conquistar um espaço na mente do seu público. Portanto, continue a leitura para descobrir como criar uma expressão memorável para o seu negócio.

O que é Slogan?
O slogan é uma frase criativa, curta e impactante, cujo objetivo é gerar nas pessoas uma associação automática a uma marca ou produto. Por exemplo, grande parte dos brasileiros ao ouvirem a expressão “A verdadeira maionese”, logo pensam na Hellman’ s.
O ideal é que o bordão resuma a ação do produto ou serviço, ou alguma emoção relacionada a ele. A criação dessa frase precisa estar de acordo com o posicionamento da marca, também conhecido como branding, que diz respeito à identidade da empresa, seus valores e missão e as conexões que ela cria com o seu público-alvo.
Caso contrário, a mensagem provavelmente não será eficaz e os consumidores ficarão confusos em relação ao verdadeiro posicionamento da marca. Isso pode prejudicar a imagem da empresa e, consequentemente, diminuir o número de vendas.
Um exemplo de slogan alinhado ao branding é o Hollywood in your pocket (Hollywood no seu bolso, em português), do iPhone 16, um produto da Apple, uma empresa cujo posicionamento de marca está relacionado à inovação.
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Qual é a importância do slogan
O slogan contribui para gravar os seus produtos e serviços na mente dos consumidores, criar identificação com a sua marca e diferenciar o seu negócio dos concorrentes.
Como o bordão é uma frase de impacto, muitas pessoas podem gostar e se identificar com aquela expressão, ou simplesmente perceber que o seu produto entrega tudo o que elas estavam procurando
Além disso, por ser uma mensagem simples e objetiva, essa expressão é fácil de ser lembrada. Portanto, sempre que as pessoas precisarem de um produto ou serviço atrelado a determinado slogan, elas vão se lembrar daquela frase memorável e vão comprar o item que está atrelado a ela.
Por exemplo, imagine alguém que vai fazer um bolo e percebe que está faltando fermento. Se essa pessoa já ouviu algumas vezes a frase “Abra a boca é Royal”, provavelmente ela vai priorizar comprar o item dessa marca.
Além disso, às vezes o bordão fica tão marcado na mente do consumidor que ele se lembra do produto mesmo quando não está precisando comprar aquela mercadoria. Um bom exemplo é o “Compre batom”, a frase de impacto do chocolate da Garoto.
Entenda a diferença entre um slogan e uma tagline?
Muitas pessoas acreditam que tagline e slogan são a mesma coisa. Afinal, ambos são frases curtas que buscam criar uma associação na mente do consumidor.
Contudo, a tagline é uma expressão relacionada a essência de uma marca. Essa frase não costuma ser modificada ao longo dos anos, como pode acontecer com alguns slogans, justamente porque ela foi criada para representar os valores e a missão da empresa.
Já o slogan é utilizado para criar uma conexão na mente das pessoas em relação a um produto ou serviço. Portanto, uma marca com um amplo catálogo pode ter um bordão para cada um dos seus produtos. No entanto, a tagline vai ser uma só, já que diferente das mercadorias, a essência do negócio é única.
Um exemplo clássico de tagline de sucesso é a da Nike: “Just do It” (Apenas faça isso, em português). Já o slogan de um dos produtos dessa empresa, o tênis Jordan, é “Our turn” (Nossa vez), que está diretamente relacionado a tagline e ao propósito da marca.
10 dicas para criar um slogan de sucesso
Se você deseja criar uma frase marcante para fixar o seu produto ou serviço na mente dos consumidores, veja agora 10 dicas eficazes de como criar esse tipo de mensagem.
- Pense em todos os benefícios e diferenciais do seu produto
O primeiro passo para criar essa expressão é listar todos os benefícios e diferenciais da sua mercadoria ou serviço. Dessa forma, você conseguirá definir quais características deverão ser exaltadas no seu bordão.
- Considere a essência da sua marca
A próxima etapa é pensar na essência da sua marca, ou seja, quais são os valores e qual é a missão da sua empresa, como ela se posiciona no mercado. Por exemplo, se o seu negócio diz ser um empreendimento que preza pela preservação do meio ambiente, então, a sua mensagem deve ser condizente com esse posicionamento.
- Pense no seu público-alvo
Antes de criar uma frase de impacto, é necessário pensar no seu público-alvo, quais são os hábitos dele, como ele se comunica, quais são as dores e desejos dele. Dessa forma, será possível elaborar uma mensagem que dialogue com os interesses dessas pessoas e que crie nelas um desejo de consumir os seus produtos.
- Defina o tipo de mensagem que você deseja transmitir
Existem vários tipos de slogans, alguns são informativos, outros divertidos, há também aqueles irônicos e os que brincam com os desejos das pessoas. Portanto, é importante avaliar o seu produto, a sua marca e o seu público-alvo para definir o estilo ideal para a sua frase impactante.
- Diferencie-se da concorrência
Para deixar a sua mercadoria marcada na mente dos consumidores, é fundamental que a sua mensagem seja diferente da dos seus concorrentes. Sendo assim, busque os diferenciais da sua empresa e do seu produto e use toda a sua criatividade para criar uma expressão original e marcante.
- Seja honesto
É preciso ser honesto na hora de criar uma expressão memorável, caso contrário, as pessoas vão perceber que a sua mercadoria ou serviço não cumpre o que promete. Isso pode prejudicar as vendas da sua mercadoria e a imagem da sua empresa. Portanto, não faça promessas milagrosas ou exageradas.
- Escolha palavras simples
Na hora de elaborar a sua mensagem, é essencial escolher palavras simples, fáceis de pronunciar e que o seu público-alvo use no dia a dia. Dessa forma, será possível criar uma frase de fácil entendimento e que terá mais chances de ficar marcada na mente das pessoas.
- Seja objetivo e conciso
É importante que a sua mensagem vá direto ao ponto, caso contrário, ela dificilmente vai ficar marcada na mente do consumidor. Afinal, a maioria das pessoas tem uma rotina agitada e uma capacidade de atenção limitada. Portanto, quem quer ser lembrado deve priorizar frases simples e curtas, com até oito palavras, no máximo.
- Seja atemporal
Como você já viu neste artigo, existem slogans que fazem sucesso no mercado há décadas. Isso ajuda a criar uma conexão emocional entre o produto e os consumidores, que, provavelmente, vão consumir a sua mercadoria por um longo tempo e vão transmitir esse costume para as próximas gerações.
- Faça testes
Antes de lançar a sua expressão memorável no mercado, faça testes com grupos de consumidores ou com amigos e familiares, para verificar qual é o impacto que a sua mensagem deixa nessas pessoas.
Erros mais comuns da hora de criar um slogan
Ao tentar elaborar uma frase impactante, diferente e capaz de criar uma associação instantânea com algum produto ou serviço, muitos empreendedores acabam cometendo alguns erros que podem comprometer a eficácia do bordão. Para evitar que isso aconteça com você, confira a seguir quais são os equívocos mais comuns nesse processo:
- Criar uma expressão genérica;
- Elaborar uma frase muito longa;
- Usar palavras difíceis;
- Usar somente palavras grandes;
- Não considerar os diferenciais do seu produto;
- Não considerar a essência da sua marca;
- Criar um slogan parecido com o de outro produto ou marca;
- Não pensar no seu público-alvo;
- Não considerar a emoção que você deseja gerar no público.
20 Exemplos de slogan de sucesso
Agora que você já sabe como criar uma frase de impacto e conheceu alguns dos principais erros relacionados a esse processo, confira abaixo 20 exemplos de slogans de sucesso, divididos em diferentes categorias
Alimentação
- Leite moça – “Você faz maravilhas com o leite moça”. Com esse slogan, o produto da Nestlé conseguiu se alinhar à tagline da empresa “boa comida, boa vida”, mostrando que por ser um item de alta qualidade, com o leite condensado da empresa é possível fazer diferentes receitas que ajudam a deixar a vida melhor;
- Kit Kat – “Faça uma pausa com Kit Kat”, outro produto da Nestlé que se alinha ao branding da empresa, relacionado a alimentação a momentos de relaxamento;
- Bis – “Quem pede um, pede bis”. Essa expressão de impacto combina perfeitamente com a frase escolhida para representar a Lacta, que é “Cada pedacinho aproxima”. Portanto, ao pedir mais um chocolate, o cliente se aproxima mais da empresa;
- Coca-Cola sem açúcar – “Pega esse sabor”. A mensagem desse produto está diretamente relacionado a tagline da marca “sinta esse sabor”, ressaltando o sabor único e marcante dos produtos da empresa;
- Gatorade – “Está sentindo?”. Essa frase de impacto estimula as pessoas a se aventurarem mais para sentir novas sensações, e está totalmente relacionada à expressão escolhida para representar a fabricante, a PepsiCo, que é “Por puro prazer”;
- Maggi – “O caldo nobre da galinha azul” – outro produto da Nestlé cujo frase de impacto está condizente com o posicionamento da marca, que exalta os bons alimentos;
- Nescafé – “Bons momentos pedem um bom café”, essa frase de impacto do pó de café instantâneo da Nestlé também é outro bom exemplo de mensagem alinhada ao branding da empresa;
- Batom – “Compre Batom, seu filho merece Batom”. Essa mensagem do chocolate da Garoto cria desejo e se conecta à tagline da marca “Só o cacau explica”, ao exaltar um produto feito com essa matéria-prima;
- Toddynho – “O seu companheiro de aventuras”, além de criar desejo e identificação nas crianças, essa frase também se alinha ao posicionamento da empresa fabricante, a PepsiCo, que relaciona o prazer com a alimentação.
Automóveis
- Taos – “Um carro com super poderes”. O slogan desse carro da Volkswagen está totalmente alinhado à tagline da marca “Você conhece, você confia”, que exalta a máxima qualidade dos automóveis desta empresa;
- Honda Civic – “Além de tudo, é lindo”. Essa frase de impacto se conecta perfeitamente à expressão usada para representar a marca “O poder dos sonhos”, mostrando que, esse carro, além de ser lindo, é tudo o que você sempre sonhou;
- Toyota Corolla – “Dirigir é incrível”, Com esse bordão, a empresa conseguiu unir perfeitamente o marketing do carro com a tagline da marca, que diz “Vamos chegar lá”;
- Fiat Mobi – “O novo jeito de se mover pela cidade”. Essa frase de impacto está completamente atrelada ao posicionamento da marca, cuja tagline é “A paixão move”.
Tecnologia
- iPhone X – “Diga olá para o futuro”. Com essa expressão marcante, a Apple conseguiu vincular o marketing do seu produto com o seu branding, que se resume na expressão “Pense diferente”;
- iPhone 6 – “Grande em tudo”, outra mensagem impactante que demonstra um diferencial do produto e a inovação da Apple;
- Galaxy S24 – “Galaxy S24 com Galaxy AI. Incrível, simples assim.” Essa frase faz referência ao posicionamento da Samsung, que chama os seus consumidores a fazerem coisas que antes eram impossíveis.
Cosméticos e medicamentos
- Elseve L’Oréal Paris Linha Cachos – “Nossos cachos valem muito”. Esse slogan se alinha perfeitamente ao posicionamento da marca, cuja famosa tagline é “Porque você vale muito”, ao celebrar o valor das mulheres;
- Benegrip – “É gripe, Benegrip”. Com essa frase de efeito, além de comunicar os benefícios do produto, ainda é possível aproximar esse item da marca ao apresentá-lo como uma solução simples e eficaz para um problema de saúde;
- Band-Aid – “Cura duas vezes mais rápido”. Essa expressão traz uma promessa do produto, que pode ajudar a atrair novos consumidores, e ainda está alinhada ao propósito da marca de promover cuidados com a saúde das pessoas;
- Lux – “Nove a cada 10 estrelas usam Lux”. Essa mensagem ajuda a reforçar a exclusividade e a qualidade do produto, o que está alinhado ao branding da marca;
Como um slogan pode influenciar a decisão de compra?
Uma frase de impacto bem feita é capaz de gerar na mente do consumidor a associação com uma ação positiva ou uma emoção boa, gerando, assim, o desejo de adquirir aquele item.
Por exemplo, pense no bordão do iogurte danoninho: “Vale por um bifinho”, ao ouvir ou ler essa frase, os pais vão pensar que esse alimento é nutritivo e vai contribuir para o desenvolvimento da criança. Logo, eles vão comprar esse produto para oferecer para os seus filhos, já que eles imaginam se tratar de um alimento saboroso e rico em nutrientes.
Outro exemplo é a frase de impacto do remédio Doril: “Tomou doril, a dor sumiu”. Essa expressão leva os consumidores a pensar que ao tomarem esse medicamento, logo vão se livrar da dor que os incomoda, fazendo com que, muitas vezes, eles deem preferência a esse item em detrimento dos produtos similares de outros fabricantes.
Conclusão
Saber o que é e como criar um slogan é essencial para que deseja deixar o seu produto ou serviço marcado na mente dos consumidores. Portanto, se você quer aumentar a percepção da sua mercadoria, procure criar uma frase marcante que tenha a essência daquilo que você vende.
Além de saber como elaborar essa mensagem, é essencial conhecer outras estratégias de marketing e de branding para deixar a sua marca presente nas mentes dos consumidores. Sendo assim, confira a seguir a nossa lista de posts que vão ajudar você nessa tarefa: