Veja dicas em nosso artigo sobre os modelos de e-mail marketing que existem e como criar o ideal para o seu tipo de negócio. Confira!

Para quem deseja divulgar melhor seu negócio e atrair mais clientes, o e-marketing pode ser uma ótima alternativa. Ele vale tanto para lojas virtuais, empresas e projetos quanto para blogs pessoais. Estudar os modelos de e-mail marketing e entender qual é o ideal para seu tipo de negócio é o primeiro passo para essa estratégia dar certo.

Porém, para não correr risco de sair por aí enviando spam, é importante saber como criar um e-mail marketing que interesse realmente ao seu público. Neste artigo, falamos mais sobre as boas práticas do e-mail marketing, quais são os modelos de e-mail marketing e como fazer essa estratégia dar certo.

Boas práticas para o envio de e-mails

Para entender como fazer e-mail marketing sem correr risco de enviar mensagens que possam comprometer a imagem da sua marca, listamos abaixo algumas dicas. Confira:

  • Só mande e-mails para pessoas que autorizaram o envio;
  • Respeite as áreas de interesse que as pessoas informaram ao lhe conceder o e-mail;
  • Não mande e-mails para listas de terceiros;
  • Jamais compre listas de e-mail,
  • Dê oportunidade de a pessoa se descadastrar da sua lista e respeite isso.

Como criar um e-mail marketing que interesse ao seu cliente

Além de seguir as boas práticas que citamos acima, veja também algumas dicas que podem ajudar na sua campanha de e-mail marketing:

1. Crie uma estratégia de e-mail

As pessoas esperam que o e-mail marketing promocional da sua empresa siga a mesma linguagem da marca, por isso, é fundamental criar uma estratégia de e-mail alinhada aos demais valores da organização. 

Aproveite para definir periodicidade, horários de envio, formatos, remetente, enfim, crie um direcionamento básico para o envio de newsletters com base no seu conhecimento do perfil do público-alvo, suas preferências, interesses etc.

2. Monte uma base qualificada

Jamais, em hipótese alguma, você deve comprar listas de e-mails. Uma das primeiras lições de como criar um e-mail marketing bem-sucedido é falar com as pessoas que estão interessadas em ouvir você, mas quando você adquire uma base pronta não saberá qual é o perfil desses e-mails. 

Portanto, ofereça alternativas no seu site para o público se cadastrar na sua base de e-mails. Pode ser via cadastro pelo site, pesquisas no momento de uma compra ou até em ações promocionais. Assim, você conseguirá montar uma base qualificada, com pessoas que realmente se interessam pela sua empresa ou projeto.

3. Faça segmentações

Uma dica de ouro para vender bem é oferecer o produto para as pessoas certas. Portanto, se você está em busca de referências de como criar um e-mail marketing, considere essa orientação e segmente o seu público. Você pode segmentar a base de e-mails por região, faixa etária, sexo, entre outras características. 

No entanto, lembre-se sempre de considerar as diferentes personas de clientes, que têm variados interesses e comportamentos. Afinal, a pessoa pode estar em busca de produtos para presentear, por isso, é fundamental respeitar o que foi previamente indicado.

4. Aproveite as datas comemorativas

As datas comemorativas são um ótimo gancho para os e-mails. Você pode abordar diversas datas comemorativas, desde aniversário, Dia dos Namorados, Black Friday, Dia do Consumidor e por aí vai. 

Não tem muito segredo sobre como criar um e-mail marketing promocional, basta você definir o que deseja informar e adequar a sua estratégia. Você pode simplesmente sugerir produtos, divulgar promoções, oferecer cupons de desconto etc. Dê uma atenção especial ao assunto do e-mail, isso pode lhe diferenciar da concorrência.

5. Envie o e-mail que você gostaria de receber

Entre os modelos de e-mail marketing, esqueça aqueles com muita informações, com texto em CAIXA ALTA e repletos de termos como “clique aqui”, “grátis” ou “urgente”. Mensagens muito apelativas transmitem a sensação de spam e costumam afastar o público da sua marca. 

Coloque-se no lugar do seu cliente e escreva o e-mail que você gostaria de receber, com um template de e-mail simples e uma mensagem objetiva que possa realmente agregar valor ao usuário.

Modelos de e-mail marketing

Após entender mais sobre as boas práticas dessa estratégia, confira os principais modelos de e-mail marketing:

E-mail de boas-vindas

O e-mail de boas-vindas é geralmente utilizado como um dos primeiros contatos diretos entre a marca e o cliente, para servir como um gatilho para que ele continue sua jornada de compra.

Informativo

É o modelo de e-mail marketing usado para manter os clientes informados sobre as novidades em relação à empresa. O conteúdo pode conter links que direcionam o usuário para um blog ou site e é enviado com certa periodicidade.

Neste vídeo você vai saber exatamente o que é uma newsletter (emial informativo), a importância de ter uma e também algumas dicas para que você possa gerar negócios por meio dela.

Retenção

O e-mail marketing de retenção tem como principal objetivo estimular o cliente a finalizar uma compra que ele desistiu de fazer. Ao mesmo tempo, com esse tipo de e-mail também é possível relembrá-lo sobre os benefícios que ele terá ao adquirir esse produto.

Especial

Pode ser utilizado em datas especiais, como Natal, Dia das Mães, Páscoa, entre outras. Em seu conteúdo pode conter imagens comemorativas junto com cupons de desconto para serem usados em determinado período.

Inativo

Neste caso, o e-mail serve para engajar os consumidores que deixaram de interagir com a marca por um determinado período de tempo. Podem conter ofertas ou cupons de desconto para incentivar a volta do cliente.

Promocional

A campanha de e-mail marketing promocional tem como finalidade mostrar ofertas da marca e servir para engajar os clientes e estimular o aumento da taxa de conversão do seu negócio.

Transacional

Por fim, o conteúdo do e-mail transacional é composto por informações que já são esperadas pelo cliente, como confirmação de compra, envio de nota fiscal, redefinição de senha, entre outras.

Saiba mais sobre planejamento estratégico

Por fim, avalie os resultados: taxa de abertura, taxa de cliques, tipos de e-mail com melhor receptividade e até o assunto do e-mail podem apontar dados relevantes para o aperfeiçoamento da sua estratégia. 

Essas são as principais dicas para entender o que é e-mail marketing e como criar um e-mail marketing relevante. Então, coloque-as em prática, faça testes e fortaleça cada vez mais o relacionamento entre o público e a sua marca.

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