O blog da HostGator lhe mostra algumas técnicas e ferramentas para descobrir qual fonte foi utilizada em uma determinada imagem. Veja mais!

Para designers e outros profissionais que usam tipografias decorativas na rotina de trabalho, saber como descobrir a fonte de uma imagem é essencial. 

Se você está no processo de criação do site do seu negócio, é muito provável que já tenha se deparado com uma fonte incrível na internet, mas ela estava contida em uma imagem, por isso, não conseguiu descobrir qual era, não é verdade?

Pois, saiba que esta tarefa nem é tão difícil assim! Com apenas alguns cliques, é possível descobrir a fonte e fazer o download de graça, dependendo do site que você utilizar para isso. 

Para saber o nome de todas as fontes que você vê por aí, existem maneiras diferentes, tanto pela internet, usando seu computador, quanto pelo programa Photoshop ou até tirando uma foto com a câmera do seu celular!

Neste artigo, você vai aprender três jeitos de fazer isso com um passo a passo explicativo de cada etapa para nunca mais ficar sem saber qual é o nome daquela fonte que tanto queria. Vamos lá?

Como descobrir a fonte de uma imagem pela Internet

A internet oferece um universo de possibilidades e, por meio dela, você consegue descobrir praticamente qualquer informação. Para encontrar a melhor tipografia para um site, por exemplo, um designer começa fazendo uma pesquisa para escolher uma fonte que seja atraente e preserve o valor estético do conteúdo. 

Uma das plataformas mais usadas para descobrir a fonte de imagens é a MyFonts. Se quiser dar uma olhada em outros sites que possuem ferramentas semelhantes, procure por Font Squirrel, WhatFontis.com e FontSpring.  O passo a passo de como descobrir a fonte de uma imagem abaixo foi feito usando a primeira indicação.

Passo 1

Em seu navegador, faça uma busca por MyFonts ou acesse o site diretamente, digitando myfonts.com. No menu superior, procure a opção WhatFont.

Passo 2

Ao clicar nesta seção, você terá duas formas para descobrir a fonte de uma imagem. A primeira delas é fazer o upload da foto na página do site. O arquivo precisa estar no formato JPEG. 

A outra forma é colando a URL da imagem no campo indicado. Para isso, basta arrastar o arquivo até ali. É importante lembrar que o link precisa terminar com .jpeg para que o site consiga identificar a fonte. 

Passo 3

O site é bem intuitivo. Após escolher a forma de busca, basta clicar no botão de cor verde abaixo, escrito “PESQUISAR”. Com esta ação, serão exibidos os caracteres da imagem separadamente. É possível que eles venham embaralhados em forma de caracteres especiais. Para corrigir este erro, você terá que seguir o próximo passo!

 Passo 4

Caso encontre algum problema quando as letras forem exibidas nesta tela, a correção pode ser feita manualmente. Basta clicar com o mouse sobre os caracteres embaralhados (ou errados) e corrigi-los. Após isso, clique em continuar.

Passo 5

Nesta tela, aparecerão todas as sugestões de fontes parecidas com a imagem. Ao clicar em alguma delas, será aberta uma nova página com informações mais detalhadas. O MyFonts também já oferece opções de compra, mas você pode pesquisar o nome da fonte na internet e encontrar sites de downloads gratuitos.

Como descobrir a fonte de uma imagem pelo Photoshop

Também é possível saber como descobrir a fonte de uma imagem usando o famoso editor de fotos da Adobe, o Photoshop. 

Este recurso é bem bacana, pois permite criar uma identidade visual mais profissional ao usar a mesma fonte ou família de tipografias utilizadas na imagem. Confira abaixo um passo a passo: 

Passo 1

Com a imagem aberta em seu dashboard do Photoshop, clique para selecionar o item.

Passo 2

Com a imagem selecionada, vá até “texto”, localizado no menu superior do programa. Ao descer as opções, escolha “localizar fonte semelhante”.

Passo 3

O software vai apresentar as opções de fonte que mais se aproximam das contidas na imagem. Vale ressaltar que a pesquisa do Photoshop não é tão eficiente quanto a dos recursos on-line citados anteriormente, mas pode resolver o problema de maneira mais rápida.

Como descobrir a fonte de uma imagem pelo smartphone

Você pode descobrir a fonte de uma imagem usando o seu próprio celular. Este é um ótimo recurso para quem está na correria do dia a dia e acaba se deparando com a tipografia ideal para aquele projeto em andamento. 

Veja, agora, como é simples conseguir esta informação pelo seu smartphone.

Passo 1

Para conseguir o nome de uma fonte pelo seu celular, você precisa ter o aplicativo WhatFont instalado. Ele é bem prático para quem trabalha com isso e usa fontes em projetos com frequência. O app possui versão para download gratuito em iOS e Android.

Passo 2

Com o aplicativo instalado, o processo é um pouco diferente da ferramenta do desktop, como já ensinamos anteriormente. A grande vantagem é que você pode descobrir fontes de imagem que estão fora do sistema. Como? Tirando uma foto dela com a câmera do seu celular! Sim, caso veja uma fonte interessante em uma revista, por exemplo, você pode tirar uma foto e carregá-la no aplicativo para descobrir o nome dela.

Passo 3

Caso a imagem contendo a fonte esteja na web, basta tirar um print da tela e carregar o arquivo no mesmo campo.

Passo 4

Após carregar a imagem, o aplicativo irá pedir que você selecione o caractere ou a palavra exata da fonte que está buscando. É tudo bem responsivo, e você faz isso com o auxílio de um ícone que irá aparecer na tela para esta função.

Passo 5

Após selecionar a região da imagem que consta a fonte desejada, basta clicar em pesquisar para obter os resultados de fontes semelhantes. Lembrando que você pode encontrar banco de imagens gratuitas na internet.

Agora que você já sabe como descobrir as fontes utilizadas numa imagem, utilize esses recursos para agregar valor ao seu negócio com uma identidade visual marcante. O público sempre se lembra da marca de uma empresa e das tipografias que você usa na apresentação dos visuais.

E aí, curtiu este conteúdo? Conte para a gente quais fontes você encontrou usando o passo a passo ensinado nesse artigo!