Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Saiba como destacar os benefícios de um produto na sua loja virtual! Ensinamos as 9 principais estratégias para conquistar mais vendas.

Saber como destacar os benefícios de um produto faz com que e-commerces tenham um melhor “argumento” na hora de vender suas mercadorias nas lojas virtuais. Os consumidores querem ter a certeza de que não estão levando gato por lebre, então a descrição, as imagens, vídeos e o que mais for possível servirá como material de apoio.

O ponto de partida de um bom trabalho na hora de destacar um produto é saber suas vantagens e benefícios. São questões que agregam valor a um item e o tornam algo desejado. Além disso, suas características principais devem ser destacadas, o que é parte da busca por transparência na relação com o consumidor.

De modo geral, destacar isso tudo com exatidão e gerando o desejo de consumo no seu cliente é o grande desafio. Neste post, mostraremos como gerar mais atenção em um produto por meio de nove estratégias valiosas. Confira!

Quais são as diferenças entre característica, vantagem e benefício de um produto?

Estes três termos, características, vantagens e benefícios, podem ser muitas vezes confundidos, mas a verdade é que trazem conceitos distintos. Em suas particularidades, quando falamos de produtos, eles ajudam a  destacar razões que podem levar consumidores a comprar.

Seus concorrentes, certamente, estão trabalhando muito bem na hora de descrever o produto que eles têm à venda. Ou seja, se você não faz o mesmo, já está saindo atrás na disputa. Ainda que vocês ofereçam o mesmo item, sai na frente quem consegue oferecer uma visão mais completa sobre o que esse produto vai gerar para o consumidor.

A seguir, entenda melhor o que característica, vantagem e benefício representam e de que maneira esses conceitos devem ser trabalhados na loja virtual.

Características de um produto

Quando falamos em características estamos detalhando todos os aspectos físicos de um produto, assim como seus detalhes técnicos relacionados ao uso. Ou seja, aquilo que se pode relatar quando olhamos para ele e também quando o utilizamos para o que é proposto.

Suponhamos que em sua loja virtual você venda um smartphone de última geração. Ele tem características muito próprias e únicas que chamam atenção do consumidor. Ou seja, para despertar o desejo de compra, a descrição do produto deve destacá-las.

Considerando o exemplo do smartphone, seria possível chamar atenção para características como:

  • tamanho da tela;
  • tipo de processador;
  • pixels da câmera;
  • funcionalidades de segurança;
  • sistema operacional;
  • capacidade de bateria;
  • tipo de entrada de carregamento.

Vantagens de um produto

Quando falamos de vantagem estamos citando as diversas formas pelas quais determinado produto ajuda a trazer algum valor. Por exemplo, a funcionalidade de um smartphone e como ela é útil ao consumidor em questões do cotidiano.

As vantagens também podem estar relacionadas à comparação a um outro produto, mas você não precisa citar diretamente esse concorrente. Portanto, a ideia é mostrar o que o consumidor terá como destaque competitivo se ele adquirir determinado produto.

Seguindo o exemplo dado, as vantagens destacadas em um smartphone seriam:

  • bateria com duração para um dia inteiro de trabalho;
  • câmera que não pixela as fotos em ambientes com pouca luz;
  • sistema de segurança que dispensa a utilização de senha;
  • agenda sincronizada com e-mails e computadores.

Benefícios de um produto

Por fim, os benefícios estão diretamente ligados a algo que o produto ajuda a conquistar. Ou seja, o que o consumidor vai conseguir obter, a nível de valor ou de produtividade, em sua rotina se usar aquele item.

Saber como destacar os benefícios de um produto é parte importante do trabalho, mas nem sempre as lojas virtuais fazem isso adequadamente. Você pode explorar isso de maneira mais publicitária, incentivando a pessoa a comprar e conquistar benefícios. Seria desta maneira: 

  • todos os seus compromissos na tela do celular;
  • participe de reuniões de trabalho em qualquer lugar;
  • tire fotos com qualidade profissional;
  • tenha todos os principais apps do momento na palma da sua mão.

Como destacar os benefícios de um produto na loja virtual?

Saber como destacar os benefícios de um produto, além de suas características e vantagens é um trabalho que requer dedicação e detalhamento. Portanto, você precisa focar em algumas estratégias qualificadas, como as nove que destacamos a seguir!

1. Faça uma boa descrição do produto

A descrição do produto é uma parte fundamental na hora de cadastrar um item qualquer no e-commerce. Pessoas ainda precisam ler para saber questões importantes sobre o que estão considerando comprar. Portanto, cabe à loja saber como descrever características, informações de fabricação, detalhes técnicos, entre outros pontos.

Uma descrição deve ser publicitária e transparente ao mesmo tempo. Isso significa que ela deve ser direcionada para vender aquele produto, mas sem deixar de ser precisa e relatar todas as informações sobre ele. Não se esqueça também de usar palavras-chave na descrição, assim você pode rankear seu produto na primeira página do Google!

2. Faça fotos que mostram bem o produto

Seres humanos são altamente atraídos por qualquer estímulo visual. O que significa que, quanto mais qualificado ele for, maior é a capacidade de envolver alguém com uma imagem. Logo, as fotos de produto precisam ser pensadas como elemento fundamental no e-commerce. Elas são valiosas formas de captar a atenção do consumidor.

Há duas questões importantes a considerar quando falamos de fotos de produtos. A primeira delas é a percepção sobre o item. Se a foto é boa, o consumidor consegue enxergar detalhes e características. Além disso, boas fotos geram desejo de compra. Portanto, conte com profissionais que possam fazer fotos de alta qualidade.

3. Faça vídeos destacando os benefícios do produto

Vídeos são também ótima formas de captar a atenção e envolver o consumidor. Atualmente, 85% dos profissionais de marketing afirmam usar vídeos em suas estratégias online. Isso acontece porque as pessoas cada vez mais estão engajadas com vídeos, ou seja, seu público também estará, desde que você produza materiais realmente bons.

Então, aqui vai uma dica: crie um canal da sua empresa no YouTube! Lá você pode postar reviews dos produtos, vídeos de análises técnicas e uma série de outros tipos de conteúdos. Depois, basta inseri-los na sua página de produto. Não se esqueça também de utilizar palavras-chaves nas descrições e títulos, também para reforçar o rankeamento.

4. Use as redes sociais para mostrar o produto

Quanto mais você compartilhar o seu produto por canais da empresa, melhor! Não basta apenas ter esses itens à venda na sua loja virtual. Lá será apenas o ambiente em que as compras serão feitas. O que também deve ter atenção da sua equipe de trabalho é a divulgação e, atualmente, poucos ambientes são tão bons para isso quanto as redes sociais.

O ideal é que você crie um calendário de postagens unificado, o que vai ajudar você a organizar as postagens sobre esses produtos em cada uma das redes sociais. Na hora de publicar, utilize fotos, vídeos e explore as diferentes ferramentas no Facebook e também no Instagram, como os stories, reels, entre outros.

5. Mostre os benefícios do produto nas campanhas

Na hora de vender esses produtos, mostrar seus benefícios será de grande importância para que eles sejam fatores decisivos. Quando o consumidor entender o que aquele item pode gerar em sua rotina, ou na solução de um problema, certamente se sentirá pronto para realizar a compra. Esse deve ser o resultado de uma boa descrição de benefício.

Portanto, não economize na hora de listar esses benefícios. Na página do produto, liste a maior quantidade deles possível. Nas redes sociais, crie conteúdos mostrando esses benefícios de forma concreta, em alguns casos criando até mesmo campanhas com base em storytelling. O ideal é ilustrar precisamente esses ganhos.

6. Use o site HTTPS 

O HTTPS é uma extensão que garante a segurança na Transferência de dados, e que é o protocolo padrão, mais utilizado para o tráfego da maioria das informações na internet. HTTPS ajuda a manter segura as informações dos usuários, principalmente em uma loja virtual, que temos dados confidenciais.

O Google e outros mecanismos de pesquisa, têm indicado que a HTTPS tem um papel importante na escolha das lojas que ficarão nas primeiras posições. Assim, instalando o SSL, você também irá ajudar no SEO do seu site.

O HTTPS já é o padrão para as lojas virtuais, e o que antes era um diferencial, hoje é uma obrigação, um requisito mínimo para estar no mercado.

7. Tenha páginas aceleradas para dispositivos móveis (AMP)

O código-fonte aberto The AMP Project tem o objetivo de tornar a internet melhor e muito mais rápida.

O AMP é uma versão reduzida do seu site, que carrega apenas texto e imagens, sem elementos mais sofisticados, como animações e outras funcionalidades. Isso é essencial para que suas páginas abram rapidamente em smartphones, principalmente para os que forem mais lentos ou que possuam planos de internet  mais restritos.

8. Procure oferecer acessibilidade

Você precisa pensar nos pequenos detalhes da sua loja. Portanto, considere se seu site é intuitivo para as pessoas com deficiências auditiva, cognitiva, neurológica, física, de fala, e deficiência visual.

E-commerces precisam ser inclusivos para que seu negócio fique disponível para todos os seus potenciais clientes. A falta de acessibilidade pode levar consumidores a lojas concorrentes e prejudicar a imagem do seu negócio.

9. Utilize botões de compartilhamento

Uma forma de conseguir que seu produto seja conhecido por outras pessoas é utilizar um botão de compartilhamento nas redes sociais. Assim o usuário irá divulgar os seus produtos com outros potenciais clientes, o que irá ajudá-lo a diminuir o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) e a aumentar as suas vendas.

Como vender benefícios de um produto?

Por meio de algumas estratégias precisas é possível vender esses benefícios de maneira eficaz. Tudo depende dos recursos de descrição e dos gatilhos de convencimento que são utilizados. Separamos alguns desses métodos a seguir, confira!

Faça campanhas

As campanhas são importantes para concentrar todo o esforço de trabalho em ações direcionadas a agregar valor a um determinado produto. Portanto, um bom time de marketing deve ser capaz de criá-las e fazer com que alcancem o público certo, o que deve gerar vendas em pouco tempo.

Mostre os benefícios para os clientes

Seja com campanhas inbound, seja com ações que levam o seu produto aos clientes, destacar os benefícios nessa relação com o consumidor é fundamental. Assim, você não deixa de dar destaque aos ganhos que serão obtidos, que são justamente os principais pontos de captação de atenção que geram conversão.

Divulgue o feedback dos clientes

O gatilho de prova social é um dos mais valiosos na hora de vender um produto online. Isso significa mostrar ao seu público que outras pessoas já compraram aquele item e se mostraram satisfeitas com ele. Por isso, coloque essas avaliações na página de produtos e reposte conteúdos do tipo nas redes sociais.

Garanta a eficácia do produto

Se você consegue dar garantias sobre a eficácia e durabilidade do seu produto, certamente aumentará o nível de confiança que as pessoas têm nele. Portanto, trabalhe sempre com possibilidades de devolução ou garantias por qualquer problema técnico. Deixe isso destacado na descrição do item!

Evite reclamações

As reclamações de clientes podem pegar mal! É claro que elas sempre irão existir, mas quando são expostas, mostram que houve algum problema na experiência que sua loja virtual oferece. O ideal é que elas nunca aconteçam, por isso, trabalhe sempre para otimizar a experiência e nunca deixe de agir para solucionar qualquer insatisfação.

Viu como é importante saber como destacar os benefícios de um produto? Essa é uma das mais eficazes formas de levar informação ao consumidor, mas sem deixar de trabalhar com um aspecto publicitário. Dessa forma, se torna mais fácil prepará-lo para comprar no seu negócio!

Confira também outros artigos relacionados:

Navegue por tópicos

  • Quais são as diferenças entre característica, vantagem e benefício de um produto?

    • Características de um produto

    • Vantagens de um produto

    • Benefícios de um produto

  • Como destacar os benefícios de um produto na loja virtual?

    • 1. Faça uma boa descrição do produto

    • 2. Faça fotos que mostram bem o produto

    • 3. Faça vídeos destacando os benefícios do produto

    • 4. Use as redes sociais para mostrar o produto

    • 5. Mostre os benefícios do produto nas campanhas

    • 6. Use o site HTTPS 

    • 7. Tenha páginas aceleradas para dispositivos móveis (AMP)

    • 8. Procure oferecer acessibilidade

    • 9. Utilize botões de compartilhamento

  • Como vender benefícios de um produto?

    • Faça campanhas

    • Mostre os benefícios para os clientes

    • Divulgue o feedback dos clientes

    • Garanta a eficácia do produto

    • Evite reclamações

Tags:

  • Loja HostGator

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários