A vida só flui quando assumimos as rédeas em relação ao que sentimos, ao que somos, pensamos e falamos. Saiba como inovar a partir do autoconhecimento e a definição dos seus valores.

Vivemos em um mundo complexo e competitivo. Temos passado mais horas no trabalho do que em casa, nossa mente não para nenhum instante e fazemos coisas no automático na maioria do tempo. 

Isso tudo é ainda mais intenso, quando se tem uma grande capacidade de inovar. Naturalmente, pessoas inovadoras são mais inquietas, perfeccionistas e buscam soluções a todo momento, para facilitar não só suas rotinas, mas de pessoas próximas ou clientes

Isso tudo também está ligado aos valores de cada ser inovador. Pode ser que no dia a dia eles passem batidos, mas estar conectado com eles faz toda a diferença no processo de inovação e principalmente no relacionamento com o próximo. 

Neste artigo, vou te ajudar a entender como é importante estar conectado aos seus valores, para que a inovação aconteça. Vamos lá? 

Se conhecer faz bem

As constantes transformações, desafios e oportunidades diárias definem o mundo atual como VUCA: volátil, incerto, complexo e ambíguo. Para vivermos tudo isso, precisamos de muita resiliência, flexibilidade e coragem

Fazendo um exame de consciência, pode ser que não tenhamos todos esses valores ou não estamos praticando eles da melhor forma possível. Por isso, é importante que nesse momento de vidas aceleradas, procuremos pausar um pouco toda a loucura, olhar para dentro e fazer uma auto reflexão. 

Te convido a tirar um tempo para um simples exercício. Analise as três perguntas abaixo, validando tanto o lado pessoal como o profissional: 

  • O que eu faço?
  • Como eu faço?
  • Por que eu faço?

Faça dessa análise algo bem crítico, resgate os seus valores e perceba com eles o ajudam a viver uma rotina mais criativa e inovadora. 

Conecte-se ao seus valores

Agora que você fez esse exercício, com certeza além de entender mais sobre você mesmo, ainda deve ter se reencontrado com os seus valores. 

Esse é o momento de se reconectar com eles. Talvez a forma como estamos levando as nossas vidas não é a ideal e precisamos refletir sobre como virar esse jogo ao nosso favor, para assim sermos mais produtivos e inovadores. 

Pode ser que nesse momento você esteja travado no meio de um projeto ou não consegue desenvolver uma tarefa importante. Nesse caso, te convido a deixar isso de lado e assumir as rédeas de outras atividades ou mesmo parar para cuidar de si mesmo. 

Lembre-se: a criatividade surge em momentos aleatórios, onde estamos mais relaxados. Por isso, aproveite a oportunidade do ócio para se conectar com seus valores e fazer coisas que não fazia há muito tempo. 

Por exemplo, use o seu valor dedicação, para construir aquele seu portfólio que há tanto tempo deseja. Use isso para ampliar a percepção sobre você mesmo, seus propósitos, crenças e até o seu estado de consciência. 

Seja consciente

As pessoas inovadoras são inquietas. Estão sempre com algo na mente, buscando novidades e trazendo uma nova roupagem para as ideias. Normalmente, são extremamente autoconfiantes e isso pode passar um certo tom de arrogância. 

Por isso, cuidado! 

Se você é uma inovador nato, lembre-se frequentemente de estar próximo de seus valores mais bondosos e flexíveis. Afinal, com a sua mente acelerada e a vontade de fazer acontecer, você pode passar por cima das pessoas sem querer.

Ser confiante é algo necessário nesse mundo, mas você também precisa ser empático, cordial, honesto e justo. Dessa forma, procure abrir espaço para que as pessoas se aproximem de você e o ajudem em atividades e projetos, trazendo uma nova visão a partir de suas vivências

Se você chegou até aqui, provavelmente já se reconectou com seus valores ou está nesse processo. Logo, já entende que para a inovação acontecer, você precisa estar conectado com o seu verdadeiro eu. Por isso, seja consciente e use todas essas dicas a seu favor. 

Aceite que não sabe tudo

Na auto reflexão que fez, acredito que deve ter esbarrado em seus limites. A partir do autoconhecimento, é que você entende que ao definir os seus próprios limites, você está pronto para dar a partida para inovar

Juntamente com esse processo, você aceita que não sabe tudo e que isso não é vergonha nenhuma. Nós vivemos em um mundo volátil, lembra? Dessa forma, com o acúmulo de informações, novas leis, tecnologias e rumos da sociedade é impossível você dominar todos os assuntos. 

Aprenda a ver o que há de bom no outro. Assim como as coisas que podem te complementar e te ajudar a conhecer novas formas de literalmente fazer um pouco de tudo.

Aprenda a compartilhar conhecimento

Ser inovador também é ser um constante agente de mudanças. Afinal, você sempre está pensando em como as coisas podem ser melhores, mais fáceis de serem executadas, ter melhor usabilidade e etc. 

Nesse processo, aproveite para estar ainda mais conectado com os seus valores e seja a sua melhor versão, para inspirar outras pessoas. Com isso, use os espaços que tiver em sua equipe de trabalho ou em família, para compartilhar conhecimento. 

Estamos em constante processo de aprendizagem e nada é melhor do que aprender na prática, com alguém mais experiente. Você como uma pessoa curiosa é mais do que capaz de treinar pessoas ou ajudá-las a crescer em suas carreiras ou pessoalmente

Recrie as suas relações

Uma grande barreira que pessoas inovadores têm, é quando as equipes de trabalho não são receptivas ao novo e criam naturalmente bloqueios para qualquer nova ideia

Nesse momento é importante que você seja gentil não só com as outras pessoas, mas com você mesmo. Como assim?

Não foque apenas no problema. Analise bem porque as pessoas estão agindo assim e procure encontrar as motivações certas para que elas correspondam às suas necessidades. 

Encontrando um determinador comum, você vai conseguir recomeçar a relação e com certeza os projetos irão fluir. Nesse processo, a partir da gentileza, você não se prejudica, não desanima de suas aspirações e nem afeta o próximo com possíveis atitudes negativas. 

Alie seus objetivos com seus valores

Você provavelmente deve ter algumas ou várias metas traçadas em sua vida. Para que tudo tenha mais fluidez e aconteça como deve ser, alie seus objetivos com seus valores. Ser cordial, empático, ter coragem e confiança o ajudam a chegar mais longe. 

Muitas vezes, as metas que determinados em nossas vidas são difíceis de ser alcançadas e não podemos desistir no meio do caminho. Se usamos a nossa persistência e perspicácia para enfrentar todas as adversidades, com certeza a meta será batida

E no meio desse processo, provavelmente você vai encontrar formas inovadoras de cumprir de forma mais rápida seus próprios objetivos

A vida só flui quando assumimos as rédeas em relação ao que sentimos, ao que somos, pensamos e falamos. Se não estamos descolados de nossa verdadeira essência, a rotina se torna mais leve e a resolução de problemas se torna simples. 

Espero ter ajudado você a se reconectar com o seus valores e a entender que o autoconhecimento é tudo para a inovação. É conhecendo os seus limites que você chega mais longe, se destaca e traz mais harmonia para a sua vida pessoal e profissional

Faça essa experiência e se sentir à vontade, me conte como foi e como isso tornou a sua rotina mais positiva e produtiva. Até a próxima!