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Você também pode ouvir o conteúdo desse post no YouTube: Um dos grandes motivos para ter um site de empresa é conseguir fazer os usuários encontrarem sua marca na web. No entanto, não adianta colocar o site no ar e esperar os visitantes chegarem. Outros passos devem ser dados para dar visibilidade online a sua […]

Você também pode ouvir o conteúdo desse post no YouTube:

Um dos grandes motivos para ter um site de empresa é conseguir fazer os usuários encontrarem sua marca na web. No entanto, não adianta colocar o site no ar e esperar os visitantes chegarem. Outros passos devem ser dados para dar visibilidade online a sua página e um dos segredos é saber como manter um site atualizado.

Mais de 1 bilhão de sites podem ser encontrados no Google e esse número só aumenta. Quem não oferece conteúdo novo e deixa o site desatualizado, acaba ficando para trás, afinal, a concorrência é cada vez maior.

Sabendo como manter o site atualizado, é possível melhorar a experiência do usuário e atrair as atenções. Por serem amigáveis ao usuário, contribuem, ainda, para aumentar o tempo de permanência nelas.

Como manter um site atualizado?

Agora, vamos direto ao ponto: como manter um site atualizado. Só é importante lembrar que a otimização de sites deve ser realizada mais de uma vez. É preciso fazê-la, periodicamente, para que seu site continue nas primeiras posições das ferramentas de busca.

1. Atualize as informações regularmente

O site possui todas as informações mais recentes da marca? Se a resposta é não, isso significa que passou a hora de atualizá-lo. De acordo com uma pesquisa da Blue Fountain, 81% dos usuários pensam menos na marca, se o site não possui suas informações atualizadas. Isso inclui informações básicas, como endereço, número de telefone e outras formas de contato.

Os produtos e serviços também devem estar sempre atualizados. O primeiro motivo é simples: sem eles, dificilmente, você consegue vender adequadamente. Em segundo lugar, usuários que conhecem sua marca e visitam o site podem ficar desconfiados ao perceber que os produtos que eles consomem não aparecem na página.

2. Atualize o CMS

Seu site usa um CMS (Content Management System), como o WordPress? Nesse caso é importante mantê-lo sempre atualizado. Os métodos de atualização variam um pouco, mas na, maioria dos casos, o próprio sistema manda um aviso ao usuário.

Essas atualizações trazem mais segurança e eficiência para seu site. Desenvolvedores de CMS estão criando soluções a todo momento para evitar invasões e vazamentos de informações. Quem trabalha com dados de clientes, fornecedores ou parceiros precisa entender como manter um site atualizado e considerar isso prioridade.

Além disso, erros e bugs encontrados em versões anteriores do CMS recebem correções com essas atualizações. Ou seja, você consegue melhorar a segurança, otimizar seu site e ainda evitar erros.

3. Atualize e otimize imagens

Um texto bem escrito, certamente, ajuda seu site a brilhar, mas nada se compara a uma imagem. De acordo com a MDG Advertising, as pessoas lembram apenas de 10% das informações depois de 3 dias. Se você adicionar uma imagem a essa informação, a chance da pessoa lembrar aumenta em 65%.

Sabe o que isso significa? Que aprender como manter um site atualizado também envolve incluir imagens.

Na hora de fazer atualizações, revise seu conteúdo e adicione imagens para melhorar sua visibilidade para o usuário. Lembre-se de incluir arquivos que realmente representam o conteúdo abordado. Infográficos e vídeos também chamam muita atenção e ajudam a explicar o texto.

É possível aproveitar para fazer testes e entender como as imagens afetam seu público. Você pode comparar tipos diferentes, como vetores, fotos de pessoas, fotos de produtos e infográficos, e analisar os resultados de tempo de permanência e abandono da página.

Seu site já usa imagens? Considere se não está na hora de substituí-las. Se for possível, encontre algo que se relacione melhor com seu conteúdo e negócio ou que expresse a mensagem de maneira visual. Mudar é sempre bom para chamar a atenção de pessoas que visitam seu site com frequência.

4. Publique conteúdo

Um site não está completo sem conteúdo de qualidade. Para isso, é importante ter um blog e mantê-lo atualizado semanalmente ou mensalmente. O Google, e outras ferramentas de busca, consideram mais relevantes os sites que estão sempre atualizados com conteúdo.

Seu blog deve estar cheio de posts úteis para os usuários que também são seus possíveis clientes. Algumas pessoas pensam que por terem um negócio B2B, por exemplo, não podem publicar conteúdo. Pelo contrário, qualquer tipo de negócio ou site precisa de conteúdo.

Um bom texto e um bom vídeo podem atrair as pessoas para seu site e levá-las a conversão. É possível utilizar todo tipo de postagem para conseguir a atenção do seu público. Isso inclui dicas, tutoriais e respostas a questões comuns. Aproveite seu blog para educar o público e ajudá-lo a resolver suas dores. As chances de sucesso são altas!

5. Aplique estratégias de SEO

Não adianta ter um blog cheio de conteúdo útil se os posts não aparecem entre os primeiros resultados das ferramentas de busca. Por isso, é importantíssimo utilizar estratégias de SEO ao aprender como manter um site atualizado.

Essas estratégias devem estar presentes desde o planejamento. O Google tem uma série de ferramentas que analisam seu site antes de considerá-lo relevante. Para isso, ele utiliza palavras-chave, links e outros atributos.

Ao atualizar sites, confira se todos os artigos possuem:

  • Links internos e externos;
  • Palavras-chave utilizadas ao longo do texto e no título;
  • Frases de tamanho adequado;
  • Parágrafos de tamanho adequado.

6. Atualize os CTAs

Quem trabalha com um e-commerce ou qualquer outro tipo de site voltado à conversão também precisa ficar atento. É comum produzir conteúdo para campanhas, seja ele visual, em texto ou em vídeo, que terminam com um CTA. Ele desempenha um papel fundamental no momento da conversão, caso o seu consumidor encontre um de seus conteúdos ele pode ficar confuso com o CTA e não converterá.

Sempre revise seu site para atualizar os textos de venda. Se um conteúdo com CTA para uma campanha do ano passado ainda existe, é preciso mudá-lo. Aproveite esse momento para fazer testes com seus botões e chamadas para a ação. É importante experimentar textos para saber qual tem a capacidade de gerar mais cliques.

Os números mostram que 88% dos usuários não retornam a um site depois de uma experiência ruim. E não há experiência pior do que clicar em um link e encontrar uma página de erro. Se você não gosta de encontrar links quebrados, imagine as ferramentas de busca.

Esses links influenciam no posicionamento orgânico da sua página e na experiência do usuário. Mas será que existe algum caso desse no seu site? Provavelmente. Eles surgem por causa de erros de digitação ou quando você deleta arquivos ou páginas.

Portanto, se você está aprendendo como manter um site atualizado e já mexeu em páginas, artigos e arquivos do site, é provável que tenha deixado alguns links quebrados para trás. Felizmente, não é necessário entrar no site e clicar em cada um dos links existentes para conseguir verificar o problema.

O próprio Google oferece uma ferramenta para encontrar links quebrados no Google Search Console. Sempre que atualizar seu site, lembre-se de verificá-los para conseguir a melhor experiência do usuário.

Links quebrados no Google Search Console

Conseguiu entender como manter um site atualizado? Então, está na hora de colocar a mão na massa e resolver todos os pequenos problemas que podem prejudicar o desempenho do seu website.

Siga os passos recomendados acima e, se precisar de mais ajuda, confira os artigos recomendados. Eles trazem ainda mais informações importantes para quem precisa de um site funcionamento perfeitamente.

Navegue por tópicos

  • Como manter um site atualizado?

    • 1. Atualize as informações regularmente

    • 2. Atualize o CMS

    • 3. Atualize e otimize imagens

    • 4. Publique conteúdo

    • 5. Aplique estratégias de SEO

    • 6. Atualize os CTAs

Tags:

  • otimização

Eduarda Delavy

✏ Apaixonada por tudo o que envolve leitura, escrita e cultura nerd, atua como Analista de Conteúdo na função de editora do Blog e Social Media da HostGator.

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