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Como melhorar o posicionamento no Google da sua loja virtual?

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Se você trabalha com vendas online, já deve saber que estar na internet não é suficiente para garantir que o seu site será apresentado em primeiro lugar nos buscadores. Para se destacar nestes canais, é fundamental investir em estratégias que otimizem os resultados e que consigam alcançar um bom ranqueamento para a sua marca. De […]

Se você trabalha com vendas online, já deve saber que estar na internet não é suficiente para garantir que o seu site será apresentado em primeiro lugar nos buscadores. Para se destacar nestes canais, é fundamental investir em estratégias que otimizem os resultados e que consigam alcançar um bom ranqueamento para a sua marca.

De fato, ficar em primeiro lugar no Google não é uma tarefa fácil. No entanto, também não deve ser encarada como uma missão impossível. Algumas otimizações podem ser aplicadas ao seu site e em seus conteúdos publicados para melhorar a experiência do usuário e destacar o seu e-commerce nos motores de busca.

Quer descobrir como melhorar o posicionamento no Google? Criamos esse texto bem completo com todas as informações que você precisa!

Como Aparecer nos Resultados de Pesquisa do Google?

Para melhorar o posicionamento no Google e deixar o seu comércio eletrônico bem ranqueado, você precisa saber diferenciar o tráfego pago do tráfego orgânico, que são as duas únicas formas possíveis de aparecer nos mecanismos de busca. Com esse conhecimento, poderá traçar as melhores estratégias para o seu negócio.

Tráfego Pago

Esse tipo de tráfego se refere a anúncios pagos que são criados com o objetivo de conduzir o seu público-alvo ao seu e-commerce. O principal exemplo de tráfego pago é o Google Adwords, um mecanismo que permite que o seu site apareça em destaque na página de busca do Google.

Tráfego Orgânico

Este tipo de tráfego, por sua vez, se refere às medidas não pagas que podem ser implementadas em seu comércio eletrônico para que ele seja destacado pelo Google e por outros buscadores de forma orgânica. Nesse caso, são usadas as técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

O que é SEO?

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization que, em português, pode ser chamado de Otimização para Mecanismos de Busca. Essa é uma estratégia relevante para o marketing de conteúdo, que envolve um conjunto de otimização para sites, blogs e outros tipos de webpages. A consequência disso é melhorar o posicionamento no Google.

Esses ajustes têm como objetivo chegar a um bom alcance orgânico, gerando não só tráfego, mas também autoridade para seu site. A estratégia é imprescindível para que sua marca ganhe destaque nos buscadores, alcançando mais visibilidade e gerando leads. Esses leads têm potencial para se tornar clientes e gerar mais faturamento.

Como o SEO Funciona?

O gestor que se pergunta como melhorar o posicionamento no google inevitavelmente se depara com o SEO. Essa otimização serve para aumentar suas visualizações e oportunidades de negócio, já que 90% dos internautas que fazem pesquisas na rede clicam apenas nos resultados da primeira página.

O SEO funciona, portanto, para aumentar o volume do tráfego orgânico e gerar mais visibilidade para a página da web. São técnicas que podem ser aplicadas para melhorar a experiência do usuário e fazer com que o Google e outros motores de busca deem destaque para a sua página.

Como Melhorar o Posicionamento no Google? 9 Táticas

Na teoria você já deve ter compreendido o que é SEO e como ele funciona. Mas na prática, você saberia aplicar algumas ações para melhorar o posicionamento no Google? Se você tem dúvidas sobre como fazer isso, confira as táticas a seguir:

1. Qualidade Do Conteúdo

O Google e outros buscadores têm a capacidade de reconhecer os conteúdos de baixa qualidade, sem que exista interesse em apresentá-los nos primeiros resultados dos buscadores. Sem dúvidas, a prioridade de classificação é para os sites que apostem na autoridade do conteúdo e o apresentem da melhor forma possível.

2. Tamanho das Publicações

O tamanho de um conteúdo também influencia no posicionamento no Google. Em pesquisa da Search IQ, os conteúdos que estão nas primeiras colocações costumam ter 2.500 palavras. O Google busca por publicações completas, que esclarecem as questões dos clientes. Mas tenha em mente que o tamanho ideal varia conforme a situação.

3. SEO Title

O título SEO é aquele que aparece nas pesquisas feitas nos motores de busca e tem a função de direcionar o leitor ao seu conteúdo. Enquanto o title tag pode ter mais caracteres e é completo, o título do SEO deve ter aproximadamente 55 caracteres. Além disso, precisa ser objetivo, indo direto ao ponto.

4. URLs Amigáveis

A URL também interfere no posicionamento no Google, uma vez que o buscador identifica as palavras-chave no endereço eletrônico de sua página. O recomendado é que ela tenha a palavra-chave, apenas um subdomínio, seja curta e de fácil interpretação. Como o Google não lê espaços, é importante apostar no hífen para fazer a separação de palavras.

5. Heading Tags

As heading tags são aplicadas para definir a prioridade dos conteúdos dentro da webpage. No código, existem até seis headings, apresentando desde o conteúdo principal (H1, aplicado para o título) até os subtítulos (que vão do H2 ao H6). Quando escrever um texto, pense na forma como fará a classificação de cada tópico.

6. Uso da Palavra-Chave

O Google passou por um refinamento em sua avaliação de palavras-chave. Agora a análise semântica, a qualidade e o foco em sanar a dúvida do leitor são fatores relevantes. Para melhorar a posição no Google, aposte em palavras-chave com boa distribuição dentro do conteúdo apresentado.

7. Design Responsivo

Para ter a melhor experiência de navegação, o usuário precisa encontrar um design responsivo. Além da adequação aos dispositivos móveis, é importante que a disposição das informações na página facilite a leitura e permita que o internauta encontre o que procura, aumentando seu tempo na webpage (que também é um fator de ranqueamento).

8. Tempo de Carregamento

A alta velocidade com que recebemos as informações na internet nos tornou um tanto impacientes. Aguardar mais do que 3 ou 4 segundos para que uma página carregue é um desafio para o internauta. O tempo de permanência citado acima é prejudicado quando o carregamento é demorado. O usuário não consegue aguardar e abandona a navegação.

9. Meta Description

A Meta Description é aquele texto de descrição que aparece logo abaixo de um resultado de pesquisa no Google. Quanto melhor escrito for esse conteúdo, maiores serão as chances de os usuários entenderem que o seu site tem o que eles precisam e clicarem no link apresentado.

Os links contribuem para a autoridade do seu comércio eletrônico. Enquanto os links internos servem para que você construa uma boa navegação dentro do seu próprio site, os links externos demonstram que a sua página é bem relacionada na internet, fazendo parte de uma comunidade online.

Esta é uma estratégia interessante para destacar o posicionamento no Google. Se muitos sites e blogs linkarem o conteúdo para o seu site, o Google entenderá que é relevante apresentar a sua página nas pesquisas. Para isso, é importante investir em relacionamento com outros vendedores e produtores de conteúdo.

12. Otimização de Conteúdos Antigos

Os conteúdos antigos também contam muitos pontos para o ranqueamento da sua loja virtual em buscadores como o Google. Sabendo disso, vale a pena dedicar algumas horas (ou dias) para rever essas publicações e otimizá-las seguindo as técnicas de SEO que você conhece.

A posição zero do Google é o sonho da maioria dos empreendedores. O termo se refere ao primeiro resultado apresentado de forma orgânica no buscador. Quanto mais estratégias de otimização forem aplicadas no seu site, maiores serão as chances de o Google mostrar o seu negócio em primeiro lugar.

Vale a Pena Investir em Marketing de Posicionamento na Internet?

Muitos empreendedores digitais têm dúvidas se realmente vale a pena investir em técnicas para melhorar a posição no Google. No entanto, a nossa resposta é que sim, vale muito a pena pensar nesses aspectos de ranqueamento! Isso porque um comércio eletrônico funciona sob uma lógica bem diferente de uma loja de rua.

Enquanto um ponto de venda físico pode abrir as suas portas e já começar a vender, um comércio eletrônico precisa investir em anúncios e em estratégias de otimização para conduzir os usuários até o seu site. Não existe outra forma para tornar o seu negócio conhecido na internet!

Se você quer vender, mas opta por não adequar o seu site conforme as práticas do SEO, terá que investir em anúncios pagos. Não tem outra saída! Assim, o ideal mesmo é equilibrar as duas formas de tráfego, de modo que a sua estratégia digital contemple todas as possibilidades de impacto ao seu público-alvo.

Consultoria de SEO

Contratar uma consultoria de SEO pode ser muito importante para impulsionar o seu negócio, aumentando as possibilidades de tornar a sua empresa conhecida sem ter que depender somente dos anúncios pagos. Um profissional da área tem os instrumentos adequados para torná-lo expert em SEO!

Numa consultoria sobre este tema, o gestor do e-commerce aprende estratégias internas e externas de otimização. Ou seja, entende como otimizar o código fonte, as imagens, as palavras-chaves e a URL do site, além de poder criar formas de interagir com outras páginas da web, aumentando as chances de o site ficar melhor ranqueado.

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    • 1. Qualidade Do Conteúdo

    • 2. Tamanho das Publicações

    • 3. SEO Title

    • 4. URLs Amigáveis

    • 5. Heading Tags

    • 6. Uso da Palavra-Chave

    • 7. Design Responsivo

    • 8. Tempo de Carregamento

    • 9. Meta Description

    • 12. Otimização de Conteúdos Antigos

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    Marcio Eugênio

    Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular.

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