Confira neste artigo como a HostGator pode te ajudar com a divulgação da sua agência de viagens.

Você conhece alguém que deseja empreender? Segundo o levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2019, existem 52 milhões de brasileiros com micro e pequenas empresas em operação. Diante dessa alta competitividade, a melhor dica é investir em nichos, como o turismo. Mas como abrir uma agência de viagens?

Para responder a essa e mais perguntas que envolvem o empreendedorismo, acompanhe este artigo. Aqui, iremos abordar algumas dicas sobre como atrair os clientes e o que você precisa entender para abrir uma agência de viagens. Confira.

O que você precisa para montar uma agência de viagens?

Antes de entender como abrir uma agência de viagens no Brasil ou qualquer outro lugar, é importante destacar a ajuda especializada, como o Sebrae. Esses profissionais têm como objetivo orientar sobre tudo o que você precisa saber para iniciar uma atividade comercial, desde as licenças necessárias até a criação de um CNPJ. 

Cada segmento de atuação tem algumas particularidades. Para criar e pôr uma agência de viagens em funcionamento, lembre-se que é necessário registrá-la no Ministério do Turismo.

Assim, se você não tem certeza de que deseja montar uma agência de turismo, a dica é oferecer alguns serviços inicialmente. Caso a experiência for positiva, e você perceba que tem mercado para expandir o negócio, somente será necessário ampliar o portfólio de atividades. Algumas possibilidades que estão disponíveis são:

  • hospedagem;
  • guia de turismo;
  • transporte turístico,
  • organização de eventos.

Vale lembrar que todas as atividades que citamos acima precisam ser cadastradas no Ministério do Turismo, por meio do site da Cadastur. Desta forma, evita-se quaisquer problemas com a legalidade do negócio.

Como divulgar a agência de viagens e atrair clientes

Depois que tiver criado um plano de negócio e resolvido toda a parte burocrática, você precisará planejar a divulgação da sua agência de viagens. Isso inclui a criação de um site, mídias sociais e outras estratégias, tanto on-line quanto off-line.

Para garantir a presença on-line, é imprescindível criar um site, que vai ser o cartão de visitas da sua empresa, além de um canal de comunicação, no qual ela poderá ser encontrada pelos potenciais clientes. Para te ajudar na construção da plataforma, confira alguns passos a seguir.

1. Escolha um domínio

Podemos dizer que o domínio é a identidade da sua empresa na internet, já que existe somente um na rede. Por isso, o ideal é que ele contenha o nome do negócio, mas listamos outros cuidados abaixo.

  • Escolha um nome entre 2 a 26 caracteres;
  • Não use hífen no começo e no término do nome;
  • Use todas as letras em caixa baixa;
  • Evite símbolos e caracteres especiais;
  • Opte por um nome fácil de lembrar e pronunciar,
  • Se for possível, escolha um nome que descreva seu negócio.

2. Escolha a hospedagem de sites

Depois de ter escolhido o domínio, é hora de contratar a hospedagem. Responsável por armazenar todas as informações e arquivos, esse é um serviço imprescindível para ter um site.

Por isso, antes de escolher, é importante definir qual será a necessidade do seu site, além de procurar por empresas que ofereçam suporte e ferramentas para a manutenção da plataforma no dia a dia, como a HostGator.

3. Escolha uma ferramenta para a criação de sites

Para montar o site de uma agência de viagens, você pode optar por recursos especializados, que simplificam muito todo o processo. Um exemplo é o Criador de Sites, disponibilizado pela HostGator. 

Com essa ferramenta, você pode criar o seu site sozinho — basta arrastar os campos que deseja usar e editá-los. Você ainda pode contar com outra opção: criar o seu site usando o WordPress, que é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo.

4. Crie conteúdos 

O conteúdo é uma das coisas mais importantes que o site da sua agência deve ter. É por meio dele que as pessoas serão convencidas a adquirir um pacote turístico, hotel ou passagem aérea, por exemplo. 

Por isso, é muito importante criar o conteúdo com atenção, tendo em mente a experiência do usuário e como você acha que ele gostaria de encontrar as informações.

5. Comece a divulgar sua agência de viagens

Assim que o site da sua agência de turismo estiver pronto, comece a divulgá-lo. Você precisa ter em mente que, antes de fazer uma viagem, montar um roteiro ou mesmo definir um destino, as pessoas farão muitas pesquisas na internet. Por isso, o seu site precisa aparecer.

Como a competitividade é alta, ao começar a empreender, você precisa ter em mente como abrir uma agência de turismo que irá competir com grandes plataformas. Assim, uma dica para esse segmento é ter um blog com dicas de viagem. Desse modo, você pode atrair muitos visitantes que, futuramente, poderão se tornar clientes.

Mais dicas para começar a empreender na internet? Confira!

Como você pôde perceber, tanto empreendimentos físicos quanto digitais demandam uma plataforma para atrair clientes e começar a empreender, como abrir uma agência de viagens. Por isso, se estiver procurando entender mais sobre esse processo, conte com a HostGator. Confira em nosso blog.