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Loja virtual sem estoque é uma boa opção para o seu negócio? Veja se vale realmente a pena trabalhar com estoque zero e saiba como montar!

Ao contrário do que muitos pensam, ter uma loja virtual sem estoque é uma técnica de venda que funciona muito bem. No entanto, apesar de ser muito vantajoso na prática, requer alguns cuidados com relação ao planejamento e parcerias, exigindo acordos bem estruturados.

Basicamente, existem três oportunidades de loja virtual sem estoque: dropshipping, vendas just in time e a negociação a prazo com o fornecedor. Elaboramos esse post a fim, de  responder a você se uma Loja virtual sem estoque é uma boa opção para o seu nicho de negócio? Veja se vale realmente a pena trabalhar com estoque zero e descubra como montar! Boa leitura!

VALE A PENA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL SEM ESTOQUE?

Vender na internet sem ter estoque ou se preocupar com onde armazenar seus produtos,  é uma situação possível? Ou, o que é ainda mais importante, é economicamente viável? Não é apenas possível, quanto você pode fazer isso sozinho. Vamos saber como isso funciona.

NÃO INVISTA EM PRODUTOS IMPORTADOS

Grande parte das pessoas que querem fazer uma loja virtual sem estoque tem ideia de vender produtos de fornecedores chineses. Se você quer começar assim, uma dica: não comece, porque você vai falhar vergonhosamente. Vender produtos da china, no papel parece ser uma ideia ótima, mas na prática é muito ruim. Você vai ganhar uma série de inimigos por causa do prazo de entrega, porque as coisas não chegam ou chegam com problema, porque o fornecedor que você comprou na china não existe mais, entre outras coisas.  Evite esse tipo de problemas.

CONSIGA UM FORNECEDOR NACIONAL

Então se você quer montar uma loja virtual sem estoque, tente conseguir um fornecedor nacional que faz um serviço legal de logística para você, e só depois disso pense em querer ter uma loja virtual sem estoque. Mas lembre-se que o seu grande desafio é como se diferenciar, porque quem fornece esse tipo de serviço, fornece para uma série de pessoas e com isso, muitas vezes você vai ter o mesmo produto, com o mesmo preço. Como você vai convencer o cliente a comprar de você e não comprar do seu concorrente que tem o mesmo fornecedor? Como você faz isso? Esse é o grande desafio.

QUANDO É VANTAGEM MONTAR UMA LOJA VIRTUAL SEM ESTOQUE?

Quando alguém pensa em gerenciar um e-commerce,  a chave é atuar apenas como distribuidor. Você só precisa se concentrar em vendas e marketing. Entre as vantagens de uma loja  online é que você economiza nos custos de instalação e operação. Você não precisa alugar um imóvel num bom endereço, pagar assistentes de lojas, você reduz os custos de processamento de pedidos, entre outros. 

Outra vantagem é  usar sua loja online para mostrar seus produtos aos clientes existentes. Mas, e se você não tiver estoque? 

Existem duas maneiras de desenvolver esse tipo de negócio. Com o  sistema de dropshipping, e o marketing de afiliado.

Com ambas as opções, você pode esquecer tudo relacionado ao estoque,  embalagem e envio. Você só precisa se concentrar no aspecto mais comercial. Nesse caso, para você que está pensando nessa opção,  vamos conhecer os benefícios de não ter um estoque.

AS VANTAGENS DA VENDA ONLINE SEM ESTOQUE

  1. Zero preocupação com armazenamento, embalagem ou remessa.
  2. O fornecedor enviará todas as informações necessárias.
  3. Você paga apenas pelos itens que você vende.
  4. Você oferece mais credibilidade e confiança.
  5. Você decide o preço final.

MOTIVOS PARA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL SEM ESTOQUE 

O baixo custo para iniciar o negócio na web já é menor em relação ao físico, ainda mais se não tiver que investir no estoque e logística. Trata-se de um modelo de negócio que já dura mais de 10 anos e tem se mantido em um mercado tão competitivo que é o e-commerce.

Além disso, a variedade de produtos pode ser enorme, uma vez que não será preciso estocar. O negócio define seu portfólio de acordo com a necessidade do seu público, podendo, inclusive, adentrar a diferentes nichos, já que as oportunidades são quase infinitas.

MOTIVOS PARA NÃO MONTAR UMA LOJA VIRTUAL SEM ESTOQUE

Grande parte das pessoas interessadas em desenvolver uma loja virtual sem estoque tem ideia de vender produtos de fornecedores chineses. Se você quer começar assim, uma dica: não comece, porque você vai falhar. Isso porque você poderá ganhar uma série de inimigos por causa do prazo de entrega, que é muito longo, e de problemas com a mercadoria, que pode chegar com defeito — ou pior, não ser entregue. Outro ponto refere-se ao atraso no envio, principalmente na fiscalização brasileira. Sem contar a cobrança de taxa de importação e variação constante do dólar que podem minar seu faturamento.

TIPOS DE LOJA SEM ESTOQUE

Existem três modalidades de lojas sem estoque. Confira a seguir.

DROPSHIPPING

Nessa modalidade, o revendedor negocia o valor de um determinado produto com o cliente e encomenda ao fornecedor, que envia o pedido diretamente para o consumidor. Dessa forma, o estoque e a logística fica por conta do parceiro.

Assim, o revendedor não precisa participar da operação de entrega. No entanto, ele ainda detém a responsabilidade junto ao comprador. Além disso, no dropshipping o pagamento ao fornecedor pode ser feito após o recebimento do cliente, conforme o acordado.

VENDA JUST IN TIME

É um sistema em que tudo deve ser adquirido (ou produzido) e transportado na hora exata. No caso do e-commerce, o revendedor somente comprará o produto para vender ao consumidor após o pedido na loja virtual ser concluído.

Ou seja, o revendedor somente comprará do fornecedor aquilo que já vendeu e a entrega será feita pelo mesmo diretamente ao cliente. Essa estratégia tem o intuito de reduzir ou eliminar estoque e desperdícios durante o processo de venda, reduzindo custos derivados.

NEGOCIAÇÃO A PRAZO COM O FORNECEDOR

É semelhante aos exemplos anteriores, contudo, o revendedor pode negociar quantidades específicas dos produtos com preços e condições melhores. A ideia é que o lojista tenha um volume fixo de mercadoria sob o poder do fornecedor, com prazo determinado para o pagamento.

O fornecedor tem, ainda, a responsabilidade de envio — ou seja, ele apenas mantém a mercadoria em seu estoque próprio. Findado o prazo de pagamento, as duas partes podem negociar o que sobrou e reiniciar o ciclo.

COMO MONTAR ESTOQUE PARA LOJA VIRTUAL

Ao lançar uma loja online, suas principais preocupações devem ser os produtos Então, sugerimos que você cuide dos produtos e fornecedores bem antes de lançar sua loja online. Nesse caso, a dúvida mais comum é: apostar em pouca variedade de produtos com muitas peças em estoque ou em muita variedade de produtos com poucas peças de cada modelo? 

Se você errar no planejamento de estoque, com certeza irá ter dificuldades pela frente.

LOJA VIRTUAL COM ESTOQUE TERCEIRIZADO

Um empreendedor online tem muito a oferecer – começando com gerenciamento da cadeia de suprimentos, estoque, remessa e devoluções, catálogo de produtos, estratégia de atendimento ao cliente e marketing – todos esses componentes-chave fazem parte de um e-commerce. Então, como os empresários podem se concentrar em concluir várias tarefas igualmente importantes? A solução é simples: terceirizando.

Donos de e-commerce vem aderindo a terceirização do estoque em função da dificuldade em manter o esse estoque em alta e pela grande e variada disponibilidade de produtos. Isso pode ser uma boa alternativa, dependendo do modelo do negócio. Existem duas formas de terceirizar o seu estoque:

  • fazer uso do estoque do seu fornecedor,  e não incorporar todo o custo de armazenagem para si;
  • utilizar um operador logístico, que vai fazer a armazenagem e envio da mercadoria que, nesta forma será sua.

TRABALHAR COM ESTOQUE ZERO

Este método de vender produtos sem manter estoque é bastante popular devido à sua simplicidade. Com o marketing de afiliados, você promove produtos de outros empreendedores e recebe sua comissão.

Você pode  promover produtos através de seu site, lista de e-mail, mídia social ou blog. No entanto, você precisa estudar as regras antes de aderir a qualquer programa, porque algumas delas proíbem o uso de email marketing.

O QUE CONSIDERAR ANTES DE MONTAR UMA LOJA VIRTUAL SEM ESTOQUE? 

Montar uma loja com estoque zero pode ser um desafio maior se não houver entendimento do assunto. Por isso, é muito importante estudar sobre o tema, analisar os casos e seguir algumas das sugestões que listamos a seguir.

DESENVOLVA UM PLANEJAMENTO SÓLIDO

Antes de montar uma loja virtual sem estoque, pense em como você se diferenciará no mercado. Para isso, um planejamento bem estruturado é muito importante, pois é por meio dele que você definirá como atuará. Sendo assim, será preciso definir:

  • objetivos e metas;
  • fornecedores e o tipo de parceria que será firmada;
  • plataforma utilizada;
  • ações que serão realizadas e o cronograma para sua execução;
  • portfólio;
  • público-alvo e persona;
  • formas de pagamento que serão aceitas;
  • como será feito o pagamento para o fornecedor;
  • como o negócio divulgará sua proposta e seus produtos.

ESTUDE O QUE É TENDÊNCIA

Estude também as necessidades do seu nicho de atuação, suas preferências, poder aquisitivo, o que gosta de fazer, como prefere pagar, entre outras informações que o ajudarão a se posicionar no mercado.

ANALISE A CONCORRÊNCIA

Isso não quer dizer que você terá que copiá-los, mas, sim, verificar o que está funcionando e o que deixa a desejar. Assim, será possível corrigir os erros e aperfeiçoar a sua estratégia. 

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Vale ressaltar que uma loja virtual sem estoque exige melhorias contínuas, administração e desenvolvimento de processos capazes de tornar o negócio competitivo e relevante do ponto de vista financeiro. Portanto, busque sempre se atualizar, procurar novos fornecedores e fortalecer a parceria com aqueles que não decepcionam — no mais, boas vendas!

AFINAL, COMO MONTAR UMA LOJA VIRTUAL SEM ESTOQUE?

Muita gente gostaria de ter uma loja virtual, mas desiste devido a necessidade de um estoque grande de produtos. Esse é um problema que até pouco tempo atrás era bem difícil de lidar, mas que agora já apresenta soluções que podem facilitar sua vida. 

Ter uma loja virtual que possa vender produtos mesmo com estoque zero acaba sendo o sonho de muita gente que deseja começar a vender pela internet. 

ESCOLHA UM NICHO DE ATUAÇÃO

Se você quer trabalhar com estoque zero, será necessário que você planeje cada um dos passos que dará para que tenha sua vida facilitada. O momento de escolher o nicho é essencial, já que você precisa ter clareza total de como funcionará ter produtos numa loja virtual sem nenhum tipo de estoque. Então, há pontos que você precisa considerar.

  1. Há produtos que são muito valiosos, o que faz com que os fornecedores não queiram fazer parcerias com você em vendas just in time (lógica de vendas que se compra somente o que for necessário, ou seja, quando você tiver feito uma venda, vai até o seu fornecedor, faz a compra e envia o produto para o seu cliente);
  2. Para produtos que exigem maior elaboração, os prazos de entrega e da própria fabricação costumam ser maiores, o que pode resultar em atrasos no envio. Isso, consequentemente, irá atrasar todo o processo.

Encontre um nicho que possua uma logística mais simples e que permita que os seus produtos sejam fabricados e repostos rapidamente. 

COMO FUNCIONA UMA LOJA ONLINE SEM ESTOQUE?

Você já percebeu agora a importância de ter um bom nicho de produtos para vender, então agora irá perceber como funciona uma loja virtual sem estoque. Em primeiro lugar, você precisa ter um ótimo relacionamento com os seus fornecedores. De qualquer modo, quando se fala de venda sem estoque, há algumas alternativas disponíveis. São elas:

Vendas just in time: Por meio dela será possível trabalhar com o estoque de um fornecedor ao mesmo tempo que se economiza no capital de giro. Isso permite que os recursos sejam investidos em outros locais.

Como problema está o fato de gerar um custo adicional em deslocamento, já que muitas vezes você precisará ir ao encontro do fornecedor.

FIQUE DE OLHO NOS PRAZOS

Negociação a prazo: nesta alternativa, você deve ir ao fornecedor, comprar uma determinada quantidade de produtos e só pagar depois de um prazo pré-estabelecido, como 90 dias.

Assim, você está trabalhando com os valores oriundos do fornecedor. Isso pode ser útil para que você consiga vender uma quantia de produtos e pagar seu fornecedor antes do prazo. Para trabalhar em negociação a prazo, será preciso fazer a negociação por cartão de crédito ou por contrato.

ENCONTRE FORNECEDOR PARA A LOJA VIRTUAL

Esse ponto é essencial para que a sua loja virtual sem estoque dê certo. Você precisa encontrar os fornecedores ideais com quem trabalhar. Além disso, é necessário que você firme parcerias sólidas para que possa progredir de forma estável. Então, para você encontrar o fornecedor ideal para sua loja virtual sem estoque, o primeiro passo consiste em listar todos os atacadistas e distribuidores que atuam no segmento de produtos que você deseja vender. Após ter feito isso, você pode ir até cada um deles e checar como eles trabalham. 

RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES: CHAVE DO SUCESSO PARA VENDER SEM ESTOQUE

Então, faça um pente fino nos fornecedores e descubra quais são os fornecedores que podem ser mais úteis para sua loja virtual sem estoque. Após isso, comece a trabalhar seu relacionamento com cada um deles. Nesse caso, deixe claro para o fornecedor que você está começando e que, por esse motivo, está buscando proteger o seu capital de giro.

Logicamente, isso faz com que você esteja buscando fornecedores de confiança que aceitem trabalhar com vendas just in time ou com pagamentos a prazo. 

Agora, se negociar via dropshipping, tente descobrir outros lojistas que já trabalharam com determinado fornecedor e consulte suas referências o máximo possível para atestar suas qualidades.

Apesar dos contratempos que afinal, fazem parte de todos os mercados, montar uma loja virtual sem estoque requer conhecer os fornecedores e principalmente, evitar problemas na entrega dos produtos. Quer saber mais sobre e-commerce? Confira outros artigos relacionados:

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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