Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Aprenda como usar o comando chown no Linux para alterar o proprietário e grupo de arquivos e diretórios, com exemplos práticos e flags úteis.

O comando chown é uma ferramenta poderosa e útil para gerenciar a propriedade e as permissões de arquivos e diretórios no sistema operacional Linux. Com o chown, é possível alterar o proprietário de um arquivo ou diretório, bem como o grupo ao qual ele pertence. Além disso, esse comando pode ser usado para alterar as permissões de acesso de um arquivo ou diretório, permitindo que você conceda ou negue privilégios de leitura, gravação e execução. Neste artigo, vamos explorar como usar o comando chown do Linux para controlar a propriedade e as permissões de arquivos e diretórios. Vamos lá?

Como funciona o sistema de proprietário de um arquivo ou diretório

No sistema operacional Linux, as permissões de arquivo e diretório são fundamentais para manter a segurança e a integridade dos dados armazenados. O sistema de permissões funciona com base em três tipos de usuários: proprietário, grupo e outros. Cada usuário possui permissões diferentes para acessar, ler, gravar ou executar um arquivo ou diretório.

O usuário proprietário é aquele que criou o arquivo ou diretório e tem controle total sobre ele. As permissões do proprietário são definidas com base em três categorias: leitura (r), gravação (w) e execução (x). Por exemplo, se um usuário criou um arquivo chamado “texto.txt” e deseja permitir que ele consiga apenas ler e escrever no arquivo, ele deve definir as permissões do proprietário como rw-. O “r” indica a permissão de leitura, enquanto o “w” indica a permissão de gravação. O traço indica que a permissão de execução não foi concedida.

O grupo proprietário é formado por usuários que possuem os mesmos direitos e permissões para acessar um arquivo ou diretório. Por exemplo, em um ambiente de trabalho, pode haver um grupo chamado “equipe” que contém todos os usuários que precisam ter acesso aos mesmos arquivos e pastas. As permissões do grupo também são definidas com base nas categorias de leitura, gravação e execução. Se um usuário deseja conceder permissões de leitura e escrita a um grupo, ele deve definir as permissões do grupo como rw-. Para adicionar usuários a um grupo, pode-se usar o comando “usermod -a -G grupo usuario“.

Ao executar o comando “ls -la” em algum diretório, você pode verificar as informações de quem é o proprietário de um arquivo, veja o exemplo abaixo:

proprietário de um arquivo ou diretório

No exemplo acima, os diretórios “.” e “..” são propriedade do usuário e grupo “root” enquanto o diretório “jpires” possuí o proprietário de usuário e grupo “jpires“.

Como utilizar o comando chown

O comando chown (change owner) é utilizado em sistemas Linux para alterar o proprietário e/ou o grupo de um arquivo ou diretório. Abaixo estão alguns exemplos práticos de como usar o comando chown:

Alterar o proprietário de um arquivo

Suponha que você tenha um arquivo chamado “arquivo.txt” que atualmente pertence ao usuário “usuario1” e deseja mudar o proprietário para “usuario2“. Você pode usar o comando chown da seguinte forma:

sudo chown usuario2 arquivo.txt

chown arquivo

Neste exemplo, o comando chown alterou o proprietário do arquivo “arquivo.txt” de “usuario1” para “usuario2“.

Alterar o grupo de um arquivo

Suponha que você tenha um arquivo chamado “arquivo.txt” que atualmente pertence ao grupo “grupo1” e deseja mudar o grupo para “grupo2“. Você pode usar o comando chown da seguinte forma:

sudo chown :grupo2 arquivo.txt

chown diretorio

Neste exemplo, o comando chown alterou o grupo do arquivo “arquivo.txt” de “grupo1” para “grupo2“.

Alterar o proprietário e grupo de um arquivo/diretório

Suponha que você tenha um diretório chamado “diretorio1” e deseja alterar tanto o proprietário quanto o grupo do diretório para “usuario2” e “grupo2“, respectivamente. Você pode usar o comando chown da seguinte forma:

sudo chown usuario2:grupo2 arquivo.txt

chown respectivamente no diretório e arquivo

Neste exemplo, o comando chown alterou tanto o proprietário quanto o grupo do diretório “diretorio1” para “usuario2” e “grupo2“, respectivamente.

Alterar o proprietário e o grupo recursivamente em um diretório e seus subdiretórios

Suponha que você tenha um diretório chamado “diretorio2” que contém vários arquivos e subdiretórios, e você deseja alterar o proprietário para “usuario3” e o grupo para “grupo3” em todos os arquivos e subdiretórios dentro de “diretorio2“. Você pode usar a flag “-R” para executar a operação recursivamente:

sudo chown -R usuario3:grupo3 diretorio2

chown -R

Neste exemplo, a flag “-R” foi usada para alterar o proprietário e o grupo de todos os arquivos e subdiretórios dentro de “diretorio2” de forma recursiva.

Considerações Finais

Neste artigo você aprendeu o que são os proprietários de arquivos e diretórios no Linux e também como utilizar o comando chown.

Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos trazer atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • Como funciona o sistema de proprietário de um arquivo ou diretório

  • Como utilizar o comando chown

    • Alterar o proprietário de um arquivo

    • Alterar o grupo de um arquivo

    • Alterar o proprietário e grupo de um arquivo/diretório

    • Alterar o proprietário e o grupo recursivamente em um diretório e seus subdiretórios

  • Considerações Finais

Tags:

  • Hospedagem de Sites
  • Servidor Dedicado Linux
  • Servidor VPS

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC. Gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários