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Qual o conceito de empreendedorismo? Tudo o que você precisa saber sobre empreendedorismo para começar a sua empresa. Confira!

O conceito de empreendedorismo é amplamente estudado, para muitas pessoas, o empreendedorismo é uma arte. Para outras, é uma técnica. E, para algumas, o empreendedorismo é a forma encontrada para lucrar com o seu empreendimento individual.

Geralmente, quando um empreendedor inicia a sua carreira, tem como objetivo desempenhar um papel importante na sociedade. Mas você sabe exatamente o que é empreendedorismo e quais são as características de um empreendedor? Vamos falar sobre isso!

O Que é Empreendedorismo?

De acordo com estudos de caráter acadêmico e cultural, o empreendedorismo pode ser definido como uma forma de desenvolver um trabalho que gere transformação. Por isso, o empreendedorismo muitas vezes é visto como a chave para o sucesso profissional.

O empreendedorismo é uma atividade econômica que a pessoa pode desenvolver com determinados graus de autonomia. Assim como o dono de um negócio é um empreendedor, um trabalhador também pode desenvolver-se como empreendedor e ser um agente de transformação em seu meio.

Qual o Conceito de Empreendedorismo no Brasil e no Mundo?

Você sabe o que é empreendedorismo? A palavra empreendedorismo é muito conhecida e utilizada nos dias de hoje. Mas, por incrível que pareça, passou a ser utilizada apenas no ano de 1945, quando Joseph Schumpeter fez alusão ao termo em sua teoria de destruição criativa.

Conforme Schumpeter, o empreendedorismo só poderia acontecer através de pessoas com comportamento versátil e que agregassem habilidades técnicas para produzir, capacidade para organizar recursos financeiros, conhecimento para gerir operações internas e qualificação para realizar vendas.

Mais recentemente, Robert D. Hisrich formulou o conceito de empreendedorismo que foi adotado no mundo acadêmico e corporativo. Conforme o estudioso, o empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforços necessários, assumindo riscos psicológicos, financeiros e sociais, e recebendo satisfações econômicas e pessoais.

Ser Empreendedor

Ser empreendedor significa possuir determinadas características que tenham serventia na atuação. Em geral, os empreendedores têm pensamento criativo, são pró-ativos, planejam com responsabilidade, têm capacidade de organização e de liderança, têm visão do futuro, sabem aproveitar as oportunidades e topam assumir riscos, desde que estes sejam calculados.

Por que se Associa o Empreendedorismo ao Ter Uma Empresa?

Em geral, as pessoas associam a atividade de um empreendedor com o fato de ele ter um negócio próprio. Mas, como falamos acima, o conceito de empreendedorismo não depende apenas disso.

Uma das principais características do empreendedor é a sua capacidade de desenvolver múltiplas habilidades. Isso, de fato, é essencial para um gestor de uma empresa, mas também é importante para empreendedores que trabalham em outras áreas.

Por que é Importante Saber Sobre o Conceito de Empreendedorismo?

Quando falamos sobre o conceito de empreendedorismo, nos referimos a uma atividade que está em crescimento no Brasil e no mundo. Uma empresa que reconhece características empreendedoras nos seus funcionários tem um grande diferencial, uma vez que pode gerar satisfação aos colaboradores e benefícios para o negócio.

Conforme previsão de estudiosos da área, cada vez mais os funcionários e gestores de empresas terão que atuar como empreendedores. Isso porque a terceirização de mão-de-obra será cada vez mais praticada, fazendo com que prestadores de serviço tenham que se qualificar e se preparar para ter uma visão empreendedora.

Definição do Conceito de Empreendedorismo

Existem muitas definições sobre o conceito de empreendedorismo, e falaremos sobre algumas delas a seguir. Antes disso, porém, é importante destacar que nem sempre empreender é sinônimo de ter dinheiro no bolso. A ação está muito mais relacionada à criatividade, à inovação e à visão de novos caminhos.

Em geral, as organizações que valorizam o empreendedorismo tornam o ambiente mais favorável para seus funcionários, o que contribui para o empenho dos colaboradores, para uma gestão mais qualificada e para uma tomada de decisão com menos risco.

Como se Tornar um Empreendedor?

Para se tornar um empreendedor, antes de mais nada é necessário pensar e agir como um. Para isso, é muito importante analisar a si mesmo e também o ambiente que o cerca. É necessário reconhecer os seus pontos fortes e, principalmente, os seus pontos fracos.

Após essa avaliação, é necessário encontrar uma forma de suprir os seus pontos fracos e de fortalecer ainda mais os seus pontos fortes. Além disso, é recomendado que você aperfeiçoe as características que reconheceu sobre si mesmo, buscando evoluir e agir de maneira inovadora e criativa.

Com o passar do tempo, com muito estudo e trabalho, será possível visualizar automaticamente os problemas nas mais diversas situações e você estará qualificado para solucioná-los da melhor forma possível. Dessa forma, estará colocando toda a sua criatividade em prática, focando diretamente para a solução dos desafios encontrados.

Quando estiver diante de um impasse, avalie o cenário e identifique as diversas possibilidades contidas nele. Separar o útil do descartável é um processo altamente complexo, mas, com o passar do tempo, se torna mais simples. É uma questão de sair da zona de conforto e ampliar a visão de mundo.

Empreender e realizar são palavras muito próximas. Ser empreendedor é ter, acima de tudo, a capacidade de propor um conjunto de ações e de fazer com que se tornem realidade, gerando algo novo e que trará resultados positivos.

Em poucas palavras e em uma visão simplificada, o empreendedor é aquele que vê o que ninguém vê, mesmo que tenha que passar por muitos obstáculos até tornar sua ideia viável e vendável.

Perfil Empreendedor

Cada empreendedor possui características pessoais diferentes, mas podemos identificar pontos em comum, que acabam sendo cruciais para o sucesso de seus projetos. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Otimismo: mesmo diante dos primeiros obstáculos, o empreendedor acredita que vai dar certo se continuar pondo em prática seu plano de negócio;
  • Autoconfiança: acreditar em si mesmo é um processo que vem antes de acreditar em sua ideia. O empreendedorismo envolve tanto uma realização social quanto pessoal;
  • Coragem e capacidade de correr riscos: o empreendedor está disposto a correr altos riscos, desde que sejam calculados, e não se desespera na primeira falha;
  • Autogestão e protagonismo: o empreendedor é protagonista da própria história e sabe lidar com suas próprias dificuldades. Isso é essencial para uma trajetória plena;
  • Resiliência e perseverança: de fato, o empreendedor desiste facilmente. Mesmo que mude de foco durante o caminho, persegue o resultado até o fim;
  • Capacidade criativa: um dos pontos principais do perfil empreendedor é a criatividade e capacidade de pensar em soluções ousadas e diferentes do comum;
  • Habilidade de lidar com pessoas: um empreendedor consegue agregar pessoas e convencê-las a, pelo menos, ouvi-lo.

Independência para Agir

Ao mesmo tempo em que um empreendedor tem que aprimorar características como as citadas acima, também deve cuidar para ter independência para agir e para não se prender aos conceitos pré-estabelecidos.

Um bom empreendedor deve analisar com muita cautela os pontos positivos e negativos do seu projeto, para projetar metas reais de evolução e de autodesenvolvimento para si e para seu negócio. Quem não se limita vai além.

Organizar para Construir

Abrir uma empresa ou construir um projeto significa ter que lidar com diversas questões de uma única vez, como, por exemplo, organizar o plano de negócios, gerir o plano financeiro e estabelecer um eficiente plano de marketing.

Para conseguir executar essas tarefas com sobriedade é essencial que o empreendedor não perca o foco do negócio. Se perder, terá sua produtividade prejudicada e, por consequência, gastará mais recursos corrigindo erros que poderiam ter sido evitados.

Quando o negócio está no início, todo mundo deseja “fazer direito”. No entanto, é fundamental saber aproveitar os deslizes e erros para traçar estratégias mais eficientes, renovar as energias e evitar a repetição das falhas.

Como Começar a Empreender na Internet?

1. Não Ache que Todo Bom Amigo é um Bom Sócio

Existem 3 atividades básicas na vida dos empreendedores: fechar negócios, entregar o produto e cuidar das finanças. É difícil ter uma única pessoa executando todas essas tarefas ao mesmo tempo.

É aí que procuramos um sócio: para dividir as funções ou coordená-las junto com a gente. Essa figura não precisa ser alguém do nosso ciclo de amizade. Achar que ter amigos como sócios é sempre a melhor escolha pode ser uma grande dor de cabeça e causar frustrações.

2. Conclua as Tarefas

O ideal é fazer um planejamento a curto prazo. Bimestral ou trimestral. Planejamentos longos podem ser uma grande armadilha para os novos empreendedores, que ainda estão desenvolvendo suas estratégias empresariais.

Concluir tarefas implica “pensar fora da caixa” e estabelecer soluções rápidas e criativas. Isso é potencializado com a ajuda de algumas ações, como: sair do escritório ou home office, visitar exposições, ir ao cinema, ler um bom livro e pesquisar a história de marcas de sucesso.

3. Fale sua Ideia em Poucas Frases para pelo Menos Duas Pessoas

Aqui não vale pensar que haverá alguém bisbilhotando sua ideia para quem sabe roubá-la. Quanto mais você citar os pontos principais da sua ideia, mais vai conseguir enxergá-la, rever seu discurso, aprimorá-lo, além de captar as impressões das pessoas que escutaram.

Para melhorar o seu produto e o seu modelo de negócio, anote todos os pontos de vista possíveis e tente definir o que têm em comum. Eventualmente, se você for “copiado” por alguém, isso não será um sinal de fracasso e sim de sucesso, já que uma boa ideia serve como referência para outras tantas boas ideias.

Um bom exercício é falar essas mesmas frases, explicando sua ideia para si mesmo no espelho, sempre que for sair de casa, até que consiga dizer tudo isso de olhos fechados. Amigos e familiares sempre são ótimos “ouvidos” também. Em encontros, almoços, aniversários, pratique um pouco. Inclusive, em muitos ciclos familiares encontramos os nossos primeiros clientes!

4. Por Incrível que Pareça, se Preocupe Menos com Dinheiro!

Quando você for procurar alguém para investir na sua ideia (anjo, capital semente, sócio investidos, venture capital, etc.), uma startup ou incubadora, pense primeiro se fazem parte de um universo inspirador, se possuem networking potencial e, claro, se têm sinergia com você.

Nada é pior do que não se identificar com aqueles que estão sentados do outro lado da mesa, prontos para analisarem aspectos do seu projeto e estabelecerem pontos essenciais de cada tipo de investimento, traçando acordos econômicos.

5. Defina Marcos 

Os marcos nada mais são do que metas de curtíssimo prazo, de pontos que causam impacto real e significativo na sua empresa. Por exemplo: fazer uma pesquisa de mercado, de concorrentes diretos, criar redes sociais, conseguir os primeiros dois clientes, alugar um escritório, etc.

Diferente disso, por exemplo, pedir cartões de visita, fazer camisas de funcionários, imprimir a papelaria da empresa na gráfica, encomendar móveis de escritório ou definir quem vai organizar os papéis da mesa de reunião. Marcos são metas cruciais e não somente metas de rápida execução.

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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