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Veja aqui o que você precisa fazer para configurar Correios e seus principais métodos de envio no seu e-commerce.

Este post é uma transcrição do vídeo “Como configurar Correios na sua DLoja Virtual”, publicado em nosso canal no YouTube. Você pode conferir o conteúdo na íntegra a seguir:

Ainda sobre loja virtual e e-commerce, você também pode gostar dos seguintes temas:

O envio dos Correios é uma das formas de entrega mais utilizadas no e-commerce. Na DLoja Virtual você pode utilizar essa forma de entrega que está vinculada aos Correios de forma gratuita, mas também você tem a opção de ter um frete mais competitivo.

Nesse caso, você pode entrar em contato com os Correios para receber uma tabela e, dessa forma, ver o que é mais atrativo antes de fechar um contrato com os Correios.

Nessa configuração que mostramos aqui, vamos mostrar uma configuração sem contrato para que vocês entendam como é simples.

Como configurar Correios na sua loja virtual

  • Entre no site da DLoja Virtual e acesse a sua conta. Vá em Aplicativos, depois Formas de Envio e selecione Correios;
  • Na próxima etapa, vá em Configurar, depois em Configurações Avançadas. Nessa tela já vai aparecer configurado o cálculo do correio, mas valide se as informações estão corretas;
  • Na versão de API, deixe em SOAP. E na versão regra para cálculo é geralmente utilizada as três maiores dimensões dos itens;
  • Caso transporte muitos volumes, você pode utilizar regras de cálculo de cubagem. Aqui, como a gente não tem nenhum contrato, não precisa colocar o login e a senha. Depois disso, você já pode clicar em Salvar.

Habilitando formas de envio

Quando se fala em formas de envio, a PAC e o Sedex são as mais utilizadas, mas você precisa verificar quais estão disponíveis na sua região. Inicialmente, vamos configurar PAC.

  • Em Código Serviço deixaremos PAC sem contrato porque não temos contrato com os Correios. Há algumas opções que estão desabilitadas, e você pode marcá-las segundo as suas necessidades;
  • Na sequência é possível ver as regiões atendidas. Se for enviar para todo o Brasil pode deixar a região somente Brasil, mas também dá para configurar para apenas alguns estados;
  • Ao adicionar uma região, a primeira opção que você vai colocar é o nome. Vamos colocar, por exemplo, Rio Grande do Sul;
  • Depois, você pode selecionar a região interior e acrescentar ao valor do frete. É possível ainda adicionar uma quantia extra sobre o valor do frete para essa região, por exemplo;
  • Quanto ao prazo adicional, aqui você pode selecionar um prazo extra caso demore um pouco mais para enviar essa encomenda;
  • Você também pode selecionar o valor de pedido mínimo. Isso acontece quando há a venda de produtos muito baratos que não vai compensar a pessoa comprar um produto só;
  • Prazo Descrição é a legenda que vai aparecer do lado quando o cliente calcular o frete.

Após ter selecionado esses itens a gente pode salvar a região, e aqui você pode conferir que ficou adicionado a região nas suas configurações de envio por PAC.

Finalizado isso, é preciso fazer a mesma configuração no Sedex.

configurar correios

Vale a pena usar o envio pelos Correios?

O correio é utilizado por 90% dos e-commerces do Brasil, mas ele também tem suas limitações. A principal delas, por exemplo, é que dependendo do peso ou tamanho a empresa não faz a entrega (neste caso, seria necessário usar uma transportadora).

Outro ponto muito importante é que o fato de não ter um contrato com os Correios vai fazer com que o seu frete fique mais caro. Sendo assim, preste atenção nesse ponto.

Conclusão

Finalizando o tutorial, deu para entender como é simples realizar essa configuração, configurar a região que você deseja trabalhar ou colocar um valor adicional na região.

Outra coisa importante que não mencionamos aqui: para verificar se as configurações estão corretas, vale simular uma compra na sua loja virtual, colocar um CEP da região que você configurou e ver se está calculando tudo direitinho, incluindo o valor adicionar o que você colocou para essa região.

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  • Conclusão

Tags:

  • Loja HostGator

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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