Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Veja dicas para saber como consultar o dono do domínio que você deseja e como fazer com que ele seja seu. Tempo estimado de solução: 3min

Se você já se deparou com um site desconhecido e desejou consultar o dono de um domínio, saiba que há maneiras de fazer essa verificação de forma rápida e simples.

O registro de um domínio é uma informação pública e pode ser acessada por qualquer pessoa, e neste artigo vamos mostrar como consultar o dono de um domínio utilizando ferramentas gratuitas disponíveis na internet. Vamos lá?

Como consultar quem é o dono de um domínio

Existem diversas ferramentas online e gratuitas que podem rastrear as informações de quem registrou um determinado domínio. São elas:

  • Registro.br – para consulta de domínios nacionais (terminação com .br);
  • Whois.com – para consulta de domínios internacionais (terminações diferentes de .br).

Atenção! O registrante de um domínio pode solicitar que suas informações fiquem privadas. Confira mais a respeito desse processo no nosso artigo: O que é Privacidade de Domínio e porque utilizar.

Confira a seguir, em detalhes, como consultar o dono de um domínio nessas ferramentas:

Registro.br

Na página da ferramenta Whois da Registro.br você pode consultar informações ao verificar um domínio. Insira o domínio nacional que você deseja consultar no campo de texto e a registro.br exibirá informações a respeito da pessoa ou empresa que realizou o registro do domínio.

como consultar o dono de um domínio

Whois.com

Na página de consulta de domínios do Whois você pode verificar informações a respeito do registrante de um domínio internacional. Insira no campo de texto o domínio e depois clique em Search.

Depois que a página carregar, você pode consultar informações de contato do dono do domínio na seção Registrant Contact.

O que fazer em seguida para registrar um domínio

Agora que você já sabe como consultar um domínio, está na hora de verificar o interesse da outra parte em ceder ou vender os direitos sobre o endereço. Se você está inseguro porque o dono está em outro país ou é uma empresa, também existem algumas ferramentas que podem te ajudar nessa etapa.

Essas ferramentas são plataformas online onde você registra seu interesse de compra e é realizado um tipo de leilão. O dono do domínio recebe sua proposta, compara com outras pessoas interessadas e decide para quem e por quanto ele quer vender.

Caso não seja possível comprar o domínio agora, essas mesmas plataformas monitoram os endereços e avisam os interessados quando a data de licença deles está próxima da expiração. Não é a melhor alternativa, mas é um jeito de conseguir exatamente o domínio que quer.

Outras alternativas para registrar seu domínio

Ao saber quem é o dono de um domínio na internet, pode ser que ele realmente não esteja interessado em vender o registro ou simplesmente esteja pedindo mais do que você está disposto a pagar. Nesses casos, uma alternativa é usar uma variação do nome escolhido.

Pode ser apenas mudando o final para .net ou .org, por exemplo. Flexionar alguma vogal ou usar um nome parecido também é uma alternativa rápida e barata para agilizar o processo de hospedagem do seu site. Mesmo que pareça frustrante, depois de tanto trabalho pode ser que você descubra um nome ainda melhor do que havia planejado anteriormente.

Em qualquer situação na jornada de um negócio, o importante é ser resiliente e ver que, dentro das dificuldades, podem haver outras chances de aprendizagem e crescimento que você não estava conseguindo enxergar antes por estar muito focado no problema.

Algumas extensões de domínios mais buscadas na HostGator:

Essas variações de extensão de domínio são ideais para quem deseja ter uma personalização para seu projeto ou negócio e garantir um branding único para seu público, sem falar nas possibilidades que você pode usar na sua comunicação de marketing.

Veja se é possível conseguir o domínio desejado com esses passos, mas, se der errado, não desanime e continue sua empreitada na web. Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais, leia nosso artigo sobre como melhorar a autoridade do seu domínio!

Não se esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar sempre por dentro dos temas que envolvem o mundo da tecnologia!

Navegue por tópicos

  • Como consultar quem é o dono de um domínio

    • Registro.br

    • Whois.com

  • O que fazer em seguida para registrar um domínio

  • Outras alternativas para registrar seu domínio

    • Algumas extensões de domínios mais buscadas na HostGator:

Tags:

  • Domínios

Juliana Domingues

Jornalista pós-graduada em marketing digital, trabalha com produção de conteúdo para web principalmente no setor de tecnologia. Já atuou em empresas de todo o Brasil, Alemanha, Portugal e atualmente coordena o marketing de uma lawtech da Suécia. É apaixonada pelo o que faz e, nas horas vagas, gosta de viajar - principalmente para praia - e tomar um bom vinho com os amigos.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários