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Como Criar um Site de Vendas do Zero e Começar a Lucrar Hoje Mesmo!

Descubra como criar um site de vendas online

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Aprenda passo a passo como criar seu site de vendas do zero, atrair clientes e começar a faturar ainda hoje. Simples, rápido e sem precisar ser um expert!

Para quem tem um negócio, vender na internet costuma ser uma excelente maneira de aumentar o alcance da marca e conquistar novos clientes. Já para aqueles que estão começando a empreender, comercializar produtos por meio dos canais digitais pode ser uma boa maneira de começar a ganhar dinheiro no ambiente online. Contudo, para atingir esses objetivos, é preciso saber como criar um site de vendas.

Graças à tecnologia e à popularização da inteligência artificial, criar um site de vendas tem se tornado algo cada vez mais simples e rápido. No entanto, mesmo que o processo tenha se tornado mais prático, ainda é preciso fazer um bom planejamento e escolher bem a forma como a sua loja virtual vai operar, para ter mais chances de construir um negócio bem-sucedido.

Sendo assim, continue lendo este texto para descobrir quais são os 13 passos essenciais para criar um site de vendas e traga o seu negócio para a internet o quanto antes

1. Defina o seu modelo de negócios

Caso você ainda não tenha uma empresa, o primeiro passo a ser tomado é escolher um modelo de negócios. A forma mais comum de vender online é comercializar os seus produtos diretamente para algum revendedor ou para o consumidor final.

No entanto, se você não quiser comprar ou criar uma mercadoria, saiba que ainda assim é possível comercializar na internet por meio do modelo dropshipping. Nesse formato, o lojista não precisa manter um estoque, pois ele atua como um intermediário entre o fornecedor e o cliente final.

Quando alguém faz um pedido em um site de dropshipping, o lojista efetua a compra do produto no fornecedor, que ficará responsável por entregá-lo ao consumidor final. Apesar de ser mais simples operar uma loja virtual dessa forma, a margem de lucro nesse modelo tende a ser menor.  

2. Defina o que você vai vender

Após definir a sua estratégia de vendas, será necessário escolher quais serão os produtos comercializados no seu e-commerce. O ideal aqui é escolher um nicho e focar nos produtos que fazem parte dessa categoria.

Por exemplo, quem escolher o nicho de beleza, pode comercializar cosméticos para o corpo e o rosto, maquiagens e acessórios relacionados à beleza e bem-estar.

Um nicho que tem ganhado destaque é o de produtos personalizados, que comercializa artigos como camisetas, canecas e mochilas com estampas especiais. Contudo, nesses casos, na maioria das vezes, os itens são feitos sob encomenda, e isso precisa ficar claro no e-commerce, já que o produto vai demorar mais para chegar no endereço do comprador. 

3. Delimite o seu público-alvo

Definir o público-alvo também é importante para quem vai abrir uma loja virtual. Isso porque assim será possível estabelecer uma comunicação mais eficiente com os seus consumidores, atingir mais pessoas interessadas em adquirir as suas mercadorias e criar ofertas específicas para esse público

4. Crie um domínio e contrate um plano de hospedagem

Após finalizar essas etapas de planejamento, estará na hora de ir para a parte prática da criação do e-commerce e, para isso, será necessário escolher e registrar o domínio do seu site.

O domínio será o endereço virtual da sua loja, como, por exemplo: “www.sualoja.com.br”. Caso você já tenha uma empresa, utilize o nome dela. No entanto, se você ainda estiver começando a aprender, se possível, escolha um nome fácil de ser lembrado, pois, assim, haverá mais chances das pessoas se lembrarem e indicarem o seu comércio eletrônico. 

Além de registrar um domínio, também é preciso contratar um plano de hospedagem para o seu site. O recomendável é escolher um plano que tenha um suporte técnico de qualidade e que ofereça algumas vantagens para os usuários, como:

  • Certificado SSL; 
  • E-mail profissional;
  • Criação de sites com IA;
  • Um ano de domínio grátis.

Nos planos da HostGator você encontra essas funcionalidades e muito mais para criar uma loja virtual otimizada, atraente e adequada para os seus objetivos profissionais

5. Escolha uma plataforma de criação de sites 

O próximo passo é escolher a plataforma de criação de sites, a opção utilizada no mundo inteiro é o WordPress, um sistema de gerenciador de conteúdo intuitivo, seguro e que oferece alto grau de personalização

Mesmo quem não sabe programar consegue criar um site do zero usando essa plataforma, e para facilitar ainda mais esse processo, você pode usar o WordPress com IA da HostGator que usa a inteligência artificial para ajudar na escolha do template e dos plugins ideais para o seu site. E você ainda pode usar esse recurso para gerar textos e imagens para as suas páginas. 

Além disso, quem optar por usar o WordPress ainda vai poder utilizar o plugin WooCommerce, desenvolvido especialmente para a criação de lojas virtuais. Essa ferramenta oferece muitas funcionalidades que, além de facilitarem a criação de sites de vendas, ainda vão facilitar a gestão da sua loja virtual. Veja agora quais são as principais:

  • Processo de cadastro de produtos facilitado;
  • Integração com diversas formas de pagamento;
  • Envio de e-mails para leads que abandonaram o carrinho;
  • Acompanhamento de cada pedido;
  • Serviços de pagamentos recorrentes, como assinaturas ou mensalidades; 
  • Ferramenta que ativa promoções;
  • Emissão de relatórios;
  • Integração da loja virtual com o Facebook. 

6. Crie uma identidade visual

A identidade visual é fundamental para diferenciar o seu e-commerce dos concorrentes, visto que ela comunica os valores, a missão e a personalidade da sua marca. Além disso, quando bem feita, ela também pode ajudar a conferir mais credibilidade para o seu negócio.

Por isso, escolha com atenção as cores e os elementos gráficos e visuais que vão compor o seu site. Eles devem estar alinhados à imagem que a sua empresa deseja transmitir e, ao mesmo tempo, atrair o seu público-alvo.

E pra facilitar esse processo, você pode contar com o assistente de criação de sites WordPress com IA da HostGator. A ferramenta ajuda a gerar um template inicial totalmente personalizado com base no seu nicho, estilo e tipo de negócio — economizando tempo e garantindo mais coerência visual logo de cara.

Caso você já tenha um empreendimento físico, utilize as cores e o logo no seu site. Assim, seus clientes reconhecerão facilmente a identidade da sua marca no ambiente digital, o que transmite confiança e gera mais conversões.

7. Foque na usabilidade 

Nos sites com boa usabilidade, os usuários conseguem identificar seções, conteúdos e produtos facilmente e navegar pelas páginas sem dificuldade. Investir nisso é essencial para atrair e reter os consumidores.

Algumas das maneiras de melhorar a usabilidade do seu e-commerce são:

  • Deixar todas as informações legíveis, para isso, é importante prestar atenção no contraste das cores utilizadas e na tipografia escolhida;
  • Garantir que todos os elementos do site sejam fáceis de encontrar;
  • Não usar elementos gráficos decorativos de maneira excessiva e respeitar os espaços brancos;
  • Criar um cabeçalho com as principais informações do site e incluir nele um campo para pesquisa.

8. Foque no mobile

Cada vez mais brasileiros têm feito compras no celular. Portanto, é fundamental que o seu site tenha um design responsivo e adaptável. Assim, independentemente do dispositivo que o usuário usar para acessar o seu e-commerce, ele vai conseguir visualizar todas as informações de maneira organizada e legível.

9. Escolha os meios de pagamento que serão aceitos no site

Outra etapa que não pode ser negligenciada nesse processo é a escolha dos meios de pagamento. Para conseguir atrair mais leads e realizar um maior número de vendas, o ideal é que a sua loja virtual aceite as principais formas de pagamento, como:

  • Cartão de crédito;
  • PIX;
  • Boleto bancário;
  • Carteiras digitais.

Para conseguir processar os pagamentos no seu site, será necessário escolher também um gateway de pagamento, uma ferramenta que possibilita o processamento das transações financeiras no ambiente digital

O WooCommerce já conta com algumas opções de gateway de pagamentos, como o PayPal Pro, que o usuário pode habilitar para usar no seu comércio eletrônico, 

10. Pense em como as entregas serão feitas

Quem vai comercializar produtos físicos também precisa pensar em como as entregas serão feitas. Quem trabalha com um grande volume de vendas pode optar por usar uma transportadora, pois, nesse caso, será possível conseguir um preço de frete mais atrativo.

Já aqueles que vendem uma quantidade pequena de mercadorias, podem optar pelos correios, que é uma solução de frete prática. Se essa for a sua escolha, ofereça para os seus clientes a possibilidade de envio via PAC ou Sedex, assim, se ele quiser receber o produto em pouco tempo, ele poderá escolher a alternativa mais rápida. 

11. Cadastre os produtos

Após definir as questões técnicas do seu site de vendas, chegou a hora de começar a cadastrar os produtos. Apesar de ser uma tarefa aparentemente simples, é preciso fazer esse cadastro de maneira estratégica para chamar a atenção dos compradores e aumentar as chances de concretizar uma venda

Portanto, confira as nossas recomendações para criar uma página de produtos atraente:

  1. Opte por imagens de alta qualidade: escolha fotografias nítidas e de alta resolução e, se possível, tire fotos do produto em diferentes ângulos e perspectivas. Dessa forma, os usuários vão poder ver a mercadoria como ela realmente é e vão se sentir mais seguros para realizar a compra;
  2. Faça descrições detalhadas: crie uma descrição completa, objetiva, atraente e persuasiva para cada item. Destaque os benefícios e diferenciais do produto e descreva como ele pode ser utilizado;
  3. Faça uma Chamada para Ação (CTA): inclua uma chamada de ação no texto convidando os leads para adquirirem aquela mercadoria. Deixe o seu CTA em um local bem visível e use frases com verbos no imperativo, como “Compre já”, por exemplo;
  4. Espaço para avaliações: deixe uma área na página de cada produto para que os clientes possam escrever os seus depoimentos sobre o item adquirido. Vendo que outras pessoas aprovam a sua mercadoria, os consumidores vão se sentir mais seguros de comprar na sua loja virtual. 

12. Invista na criação de conteúdo

Para dar mais credibilidade para o seu negócio, e também para aumentar as chances do seu site rankear bem no Google e em outros mecanismos de buscas, invista na produção de conteúdo de qualidade e que ajude a resolver as dores do seu público-alvo.

Você pode produzir artigos para blog sobre assuntos relacionados ao seu nicho. Por exemplo, quem tem uma loja de roupas femininas pode fazer textos sobre diferentes modelos de vestidos e como criar looks para cada ocasião.

Dessa forma, será possível entregar mais valor para os seus clientes e mostrar que você é uma autoridade no seu nicho, o que pode impactar positivamente no número de vendas. 

13. Divulgue o seu site

Após criar o seu site, é fundamental divulgá-lo para conseguir atrair um maior número de visitantes. Uma das maneiras mais simples de fazer isso é divulgando a sua loja virtual nas redes sociais, seja por meio de conteúdo pago ou orgânico.

Você também pode investir em anúncios no próprio Google para deixar o seu e-commerce mais bem posicionado no mecanismo de buscas. Caso você tenha também uma loja física, coloque um quadro com um QR Code com o endereço do seu site e incentive os seus clientes a acessá-lo.

Conclusão 

Saber como criar um site de vendas é essencial para quem deseja lucrar com a internet e quer ter uma marca conhecida e competitiva. Portanto, siga os passos que apresentamos neste artigo para lançar a sua loja virtual.

Além de saber como criar um e-commerce, também é essencial aprender como atrair e fidelizar mais clientes. Sendo assim, confira alguns conteúdos disponíveis sobre esse assunto no blog da HostGator:

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  • 1. Defina o seu modelo de negócios

  • 2. Defina o que você vai vender

  • 3. Delimite o seu público-alvo

  • 4. Crie um domínio e contrate um plano de hospedagem

  • 5. Escolha uma plataforma de criação de sites 

  • 6. Crie uma identidade visual

  • 7. Foque na usabilidade 

  • 8. Foque no mobile

  • 9. Escolha os meios de pagamento que serão aceitos no site

  • 10. Pense em como as entregas serão feitas

  • 11. Cadastre os produtos

  • 12. Invista na criação de conteúdo

  • 13. Divulgue o seu site

  • Conclusão 

Tags:

  • Loja HostGator

Carolina Martins

Jornalista, estrategista de conteúdo e redatora SEO há mais de quatro anos, com ampla experiência na produção de conteúdos sobre tecnologia, finanças e marketing para blogs e redes sociais. Já trabalhou para agências de comunicação, startups e também para grandes empresas.

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