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Aprenda a criar um site para minimercados e impulsionar suas vendas

quarta-feira, 22 de julho de 2020 | Comentários

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Até pouco tempo atrás, criar um site para minimercados poderia ser visto como algo desnecessário. Porém, o cenário atual está exigindo que diversos segmentos se adaptem e oficialmente se insiram nos mercados digitais.

Para driblar a crise gerada pela pandemia e alavancar as vendas, muitos prestadores de serviços estão reinventando o seu negócio. Mesmo comércios pequenos e de bairro precisam expandir a divulgação dos seus produtos para evitar ter que fechar suas portas.

Neste conteúdo mostraremos como criar site para minimercados e daremos dicas para atrair uma grande quantidade de clientes a sua página.

Boa leitura!

Tópicos deste artigo

Por que é importante criar site para minimercados?

Passo a passo para criar site para minimercados

1- Registre um domínio

2- Escolha uma hospedagem de site

3- Crie a sua página

Dicas para obter uma boa performance no seu site

  • Crie um formulário de contato
  • Tenha um perfil nas redes sociais
  • Publique conteúdos em seu blog
  • Registre sua empresa no Google Meu Negócio
  • Metrifique seus resultados no Google Analytics
  • Dica Bônus: Elabore campanhas no Google Ads

Por que é importante criar site para minimercados?

O ramo de minimercados é o segundo maior do país em número de pequenos negócios. Segundo levantamento realizado pelo Sebrae, existem cerca de 415 mil estabelecimentos, que representam 35% das vendas do setor supermercadista.

Mas se as vendas são aparentemente boas, porque abrir a empresa para os mercados digitais?

A questão é que a crise afetou os comércios de bairro de uma forma diferente. Com menos pessoas circulando nas ruas, as compras passaram a ser realizadas online. Logo, as grandes redes acabaram se beneficiando, já que oferecem essa modalidade há mais tempo.

Desta forma, quem deseja sobreviver a esse mercado amplo e altamente competitivo, precisa ver a Internet como grande aliado. Assim será possível manter o cliente fidelizado e comprando diretamente de você.

Consequentemente, você não apenas manterá o seu negócio aberto, como também poderá aumentar suas vendas e os seus resultados substancialmente.

Passo a passo para criar site para minimercados

Agora que você entendeu a importância de investir no mundo digital, é hora de colocar a mão na massa. Confira abaixo o que você precisa fazer para criar o seu comércio eletrônico!

1- Registre um domínio

O primeiro passo para criar um site para minimercados é registrar o nome de domínio. Ele consiste no seu endereço na Internet e funciona como uma porta de acesso das pessoas a sua página.

É importante que você verifique a disponibilidade antes, ou seja, se já não existe outro site com o mesmo nome. O ideal é que o domínio remeta ao seu negócio, seja o próprio nome do minimercado ou o serviço oferecido. Além disso, ele deve ser fácil de escrever e de lembrar.

2- Escolha uma hospedagem de site

Analisar bem o local onde o site fica hospedado é essencial, pois influencia diretamente nas funcionalidades que você terá à disposição, bem como na capacidade de armazenamento das imagens do seu negócio.

A HostGator conta com diferentes planos de hospedagem de site, tudo para se adaptar às necessidades e características dos mercados digitais.

3- Crie a sua página

Com o domínio criado e tipo de hospedagem selecionado, é momento de oficialmente criar o site para minimercados. O ideal é que você planeje a página antes de colocar a mão na massa.

Para isso, determine o tipo de conteúdo que deseja publicar. Além dos produtos que você vende, avalie a possibilidade de criar um blog, por exemplo, para disponibilizar informações relevantes sobre o seu segmento e que pode atrair mais visitantes.

Não esqueça de adicionar outros campos, como informações ou formulários de contato, e de segmentar seus produtos para que a pesquisa seja intuitiva.

Caso você não queira contratar uma agência ou um programador para desenvolver o site para minimercados, existem alternativas simples para que você mesmo faça. É o caso do Criador de Sites da HostGator, que, além de ser fácil de usar, conta com temas e banco de imagens gratuitos!

Dicas para obter uma boa performance no seu site

Mesmo após criar o site para minimercados, é essencial encontrar alternativas para aperfeiçoá-lo e deixá-lo ainda mais atrativo. Abaixo, selecionamos algumas dicas para aumentar a conversão no site:

Faça o tratamento das imagens

Quando pensamos em mercados e mercadorias digitais, a parte visual ganha ainda mais importância. Afinal, o cliente não poderá ver os produtos ao vivo e poderá basear sua decisão no que ver no site. Aqui a frase “comprar com os olhos” faz ainda mais sentido!

Logo, preocupe-se com a qualidade e nitidez das imagens. Além disso, elas devem ser fiéis ao produto, para que o seu cliente não se frustre ao receber.

Crie um formulário de contato

Lembra que sugerimos elaborar um formulário de contato ainda na etapa de criar site para minimercados? Ele é essencial porque permite que os visitantes consigam contatar com a sua empresa rapidamente.

Ele também ajuda a ter acesso às dúvidas mais comuns, permitindo promover melhorias na página para oferecer uma experiência mais completa.

Tenha um perfil nas redes sociais

Construir uma página consistente e bem estruturada nas redes sociais faz com que o seu negócio seja percebido pelas pessoas, gerando autoridade no segmento de atuação. Além disso, contribui para que elas queiram saber mais sobre a empresa e os produtos ofertados. E onde podem encontrar essa informação? Justamente no seu site!

Logo, é importante contar com perfis profissionais e compartilhar conteúdos próprios na rede. Quando mais pessoas curtirem e compartilharem, mais serão atingidas pela sua marca.

Além disso, lembre-se de interagir com seus seguidores, pois isso pode aumentar o tráfego do seu site substancialmente.

Publique conteúdos em seu blog

O conteúdo é um fator-chave quando pensamos em marketing digital. Ao compartilhar informações relevantes, a sua marca estará esclarecendo as principais dúvidas das pessoas, ao mesmo tempo em que demonstra autoridade no assunto.

Logo, invista em materiais que resolvam o problema dos seus potenciais clientes. Eles devem ser úteis, exclusivos e trazer referências para fazer com que cheguem até você.

Uma dica é variar os formatos dos conteúdos, criando também:

  • E-book;
  • Newsletter;
  • Vídeos;
  • Infográficos.

Registre sua empresa no Google Meu Negócio

Outra estratégia que pode ajudar quem acabou de criar site para minimercados é adicionar a empresa física no Google Meu Negócio.

Ao realizar isso, sua empresa passa a ser exibida nos resultados da pesquisa pelo Google Maps. Logo, ela se torna mais acessível para quem deseja adquirir aquilo que você tem a oferecer, aumentando as chances de entrarem em contato.

Metrifique seus resultados no Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta que permite que você acompanhe o desempenho do seu site, conferindo quantas pessoas acessaram, clicaram ou permaneceram navegando pelas páginas.

Com ele, você acessa diversas métricas que ajudarão a conhecer e melhorar o seu site. Inclusive, pode avaliar a localização onde grande parte das compras estão sendo realizadas.

Dica Bônus: Elabore campanhas no Google Ads

Realizar anúncios de links patrocinados através do Google Ads pode ser uma ótima alternativa para quem não quer esperar os resultados da busca orgânica – que podem demorar um pouco. Afinal, eles permitem que as pessoas que estão pesquisando pelo serviço ou produto achem a sua empresa logo nas primeiras posições.

Para criar a primeira campanha no Google Ads, é preciso ter uma conta no Google. Os anúncios são ativados pelas palavras-chaves que você escolhe e é você define o quanto deseja pagar por cada clique que o seu link obtiver.

Uma das vantagens desse formato de anúncios de mercados digitais é que é possível segmentar a campanha, desde onde você quer que ela seja veiculada, horário, dia da semana até o perfil do público (como idade e sexo).

Logo, o Google Ads é um aliado para empreendedores que desejam se destacar, pois flexibiliza a divulgação e permite que não gaste muito para conseguir atrair mais clientes para o seu site.

Se, depois de criar site para minimercados, você deseja investir nesse tipo de publicidade, acesse agora mesmo o Curso de Google Ads da HostGator e aprimore seus conhecimentos para obter excelentes resultados!


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