tudo sobre domínios

Tudo que você precisa saber sobre domínios

quinta-feira, 13 de junho de 2019 | Comentários

Escrito por

Experimente ouvir o conteúdo do post:

Registrar um domínio é o primeiro passo para garantir a publicação de um site. Mas você sabe o que é um domínio? E qual a principal função dele para um site? Mesmo que você não precise ser um especialista em desenvolvimento web para criar seu próprio site, é importante entender todos os fatores que compõem um site de sucesso.

E o domínio é um desses fatores. Nesse artigo você encontrará todas as informações sobre domínio, venha ver.

O que é um domínio?

Importante para a construção da identidade e da presença na web, o domínio funciona como uma porta de acesso das pessoas ao seu site. Por isso, criar um domínio que faça referência à sua empresa, ao seu produto ou ao trabalho que você desenvolve é fundamental.

Quando falamos em criar uma página na internet, não se trata apenas de escolher um bom design ou template para usar. Você deve planejar o site que deseja construir e o ponto de partida é a escolha de um nome.

Podemos definir domínio como sendo o nome de um site. Também conhecido como endereço eletrônico ou URL, o domínio é o endereço do seu site na internet. É o que as pessoas vão digitar nos seus navegadores depois do www para encontrar o seu site.

O domínio apenas carrega essa informação, a parte responsável por armazenar os dados, arquivos, imagens e textos do seu site é a hospedagem de sites. Juntos eles são peças essenciais para que um site fique online na internet.

Por que os domínios foram criados?

Todos os sites têm um endereço de IP único, que consiste em números e se conecta com o servidor que armazena os dados do site. Imagine agora fazer com que o seu visitante aprenda e memorize o número de IP. Seria bem difícil, não é mesmo?

Mesmo que a gente tenha que memorizar documentos de identidade ou até mesmo números de telefone, seria impossível decorar os endereços de IP de todos os sites que nós acompanhamos. Assim, um dos principais objetivos do domínio é facilitar a memorização do endereço de um site.

Como os domínios são gerenciados?

Da mesma forma que existe um IP único, os domínios também são únicos. Não existe dois domínios escritos completamente iguais registrados e ativos. Por isso existe uma entidade responsável pela alocação do espaço de endereços do Protocolo da Internet (IP), a ICANN.

A ICANN é responsável por coordenar os elementos técnicos para garantir que todos os usuários consigam encontrar todos os endereços válidos na internet. Para isso, ela supervisiona a distribuição dos identificadores técnicos e de nomes de domínio internacionais. Aqui no Brasil para os domínios nacionais, com a terminação .br, essa administração é feita pelo Registro.br.

Como funciona um domínio na prática?

Ao acessar um domínio no navegador, os servidores DNS (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios) localizam e traduzem para números IP os endereços dos sites. Assim, conseguimos acessar o conteúdo do domínio que foi armazenado na hospedagem através daquele determinado IP.

Anatomia do domínio

Embora registrar um domínio seja um procedimento simples, é importante observar os detalhes que formam a anatomia do endereço eletrônico. Assim, na hora de registrar, você terá ótimas ideias.

Os domínios podem ter até três partes: o nome, a extensão e o código do país (opcional). Na imagem abaixo você pode visualizar melhor essa estrutura com a URL da HostGator.

Estrutura do domínio

Nome do domínio

O nome do domínio é a identidade de uma empresa na internet, é a parte do domínio que você tem mais liberdade de criação. Por isso, antes de decidir, é importante escolher um nome que tenha uma forte ligação com você, seu produto, sua empresa ou o que você oferece no site.

Além de representar o que você quer comunicar, é importante que o nome seja curto, amigável e fácil de lembrar.

Mesmo que essa parte tenha mais liberdade, algumas regras sintáticas devem ser respeitadas:

  • Devem ter entre 2 e 26 caracteres, sem incluir a terminação;
  • Domínios nacionais (.br) permitem o uso de caracteres acentuados, mas eles não são recomendados porque nem todos os servidores de e-mail suportam esta opção;
  • Não há diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas. HostGator.com.br será reconhecido da mesma fora que hostgator.com.br, por exemplo;
  • O nome do domínio não deve ser iniciado nem terminado por hífen.

Extensão de domínio

A extensão de domínio, também conhecida como gTLD (Generic Top-Level Domain) ou Domínio de Primeiro Nível (DPN) em português, é a parte do domínio que determina a categoria a qual ele pertence. São formadas por mais de duas letras e podem ser usadas em qualquer localidade.

A gTLD indica se é um endereço eletrônico voltado para a área comercial, educação, governo, entre outras opções. Elas ajudam na representação de uma marca ou empresa.

Existem mais de 250 domínios de primeiro nível e a extensão mais conhecida (.com) já está perto de completar seus 30 anos. Atualmente diversas gTLDs novas estão sendo criadas, dessa forma elas estão sendo divididas entre novas e originais:

  • gTLDs originais: .com, .org, .net, .gov, .info e outras.
  • Novas gTLDs: .tech, .life, .top, .store, .space, .fun e outras.

As novas gTLDs foram criadas para ampliar as opções de nomenclatura na web. Muitas delas são para determinados setores e interesses, assim seu domínio pode expressar melhor o que você faz.

Código do país

A ccTLD (Country Code Top-Level Domain) é uma sigla de duas letras no final do domínio que indica o país de origem. Elas são consideradas extensões nacionais e normalmente estão restritas para uso de cidadãos ou empresas que atuam no determinado país, mas o código do país não é obrigatório no registro do domínio.

No Brasil, todos os domínios com terminação .br são gerenciados pela entidade Registro.br, que divulga a relação completa das categorias de domínio disponíveis no seu site.

Mesmo que as ccTLDs tenham sido criadas para uso nacional, algumas também se aplicam para outros fins, como por exemplo:

  • .bz: originalmente representa o código de Belize, mas também pode ser interpretada como “business” e usada por empresas de negócios.
  • .cc: representa o código das Ilhas Cocos, mas também é conhecida como “Creative Commons” e é usada para uma grande variedade de sites.
  • .co: é o código da Colômbia, mas sua sigla pode significar “companhia” e acaba sendo usada para empresas, corporações e companhias de todos os segmentos.
  • .me: representa o código de Montenegro, mas é considerada também como um tratamento pessoal e usada para blogs ou sites autorais.
  • .tv: é, definitivamente, a extensão mais usada por seu segundo significado. Originalmente é o código de Tuvalu, mas por TV ser uma sigla popular para televisão, a extensão passou a ser usada para conteúdo de mídia e audiovisual.

Aqui no Brasil em 2017, o Registro.br iniciou uma campanha para criar novas extensões para as cidades brasileiras. Hoje, mais de 50 cidades já possuem sua própria extensão .br, veja a lista completa e entenda porquê incluir um domínio de cidade na sua estratégia.

Dica: sempre é uma boa opção registrar o domínio escolhido com diversas terminações, como: .com.br, .com, .net. Assim você garante exclusividade sobre o nome escolhido, evita que seus concorrentes registrem nomes parecidos, além de ser facilmente encontrado pelo público.

Como registrar um domínio

Agora que você já sabe tudo sobre domínios, está na hora de registrar um para o seu projeto. Siga o passo a passo para que você não tenha nenhuma dúvida. Está pronto?

  1. Acesse o site da HostGator e insira na barra de pesquisa o nome do domínio desejado, junto com a extensão que você deseja registrar.
  2. Verifique se o domínio está disponível ou não. Se estiver, clique em ” Registrar ” e continue na próxima etapa. Se não estiver, veja se algumas das sugestões é uma boa opção para registrar.
  3. Em seguida, você deve inserir algumas informações pessoais, como o nome completo, endereço e e-mail. Então, você pode escolher o método de pagamento.
  4. Pronto, você registrou o nome do seu domínio na internet.

Se tiver mais alguma dúvida, veja nesse artigo tudo sobre como registrar um domínio.

Lembre-se de que um domínio em si não faz você construir seu site. Será necessário que você procure um plano de hospedagem de site. Alguns dos planos da HostGator possuem domínio grátis, então aproveite e adquira sua hospedagem com domínio gratuito!

Tags:
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar