Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Confira aqui as diferenças entre domínio e hospedagem, e entenda a importância de ambos para o seu projeto.

Se você está pensando em criar um site, existem algumas coisas que precisa saber, dentre elas a diferença entre domínio e hospedagem.

Para orientar você e tirar suas dúvidas, neste conteúdo vamos explicar os dois conceitos e também a diferença entre eles. Continue sua leitura até o final para aprender ainda mais sobre esses conceitos.

O que é domínio?

Domínio é um nome único que identifica um site na internet, ou seja, o endereço virtual de um site. Cada domínio tem que ser único, para que os computadores saibam a que site redirecionar os usuários quando eles inserem esse nome.

Um domínio é tipicamente composto por duas partes principais: o nome do domínio e a extensão. Por exemplo, em “hostgator.com.br”, “hostgator” é o nome do domínio e “.com.br” é a extensão.

Para usar um domínio específico, uma pessoa ou empresa deve registrá-lo por meio de um registrador de domínios. Ao registrar um domínio, você basicamente está alugando o direito de usar esse nome na web por um período específico, geralmente um ano ou mais.

Na prática, o domínio é fundamental para a identidade e marca de um site na web. Ele não apenas serve como um endereço, mas também pode indicar informações sobre o conteúdo do site, sua finalidade ou a organização que o mantém.

O que é hospedagem?

Hospedagem é um serviço de servidor em nuvem que permite que um site fique acessível na internet. 

Basicamente, os arquivos que compõem um site, como códigos HTML, imagens, plugins e outros elementos, são armazenados em um servidor de hospedagem para estarem disponíveis sempre que alguém acessá-lo.

Em termos simples e didáticos, se um domínio é o endereço do seu site, podemos dizer que a hospedagem é a casa onde seu site vive.

Qual a diferença entre domínio e hospedagem?

Após conhecer os conceitos, é hora de entender a diferença entre domínio e hospedagem, já que ambos são fundamentais para a construção e manutenção do seu site.

Para começar a diferenciar os conceitos, precisamos reforçar que o domínio é basicamente o endereço de um website na internet. É o que os usuários digitam na barra de endereços do navegador para acessar um site específico.

Exemplo: hostgator.com.br

O endereço de domínio facilita o acesso aos sites, já que é mais fácil lembrar de um nome como hostgator.com.br do que de um endereço IP numérico (como 192.168.1.1).

Os domínios são registrados por meio de registradores de domínios, onde você “aluga” aquele endereço por um período determinado de tempo.

Já a hospedagem é o serviço que armazena os arquivos do site em servidores, tornando-os acessíveis via internet.

Sendo assim, quando você contrata um plano de hospedagem da HostGator, você está alugando espaço em um dos nossos servidores.

A hospedagem determina, dentre outras coisas:

  • A velocidade de carregamento das páginas;
  • A quantidade de espaço de armazenamento disponível;
  • A capacidade de gerenciar grandes volumes de tráfego.

Os planos de hospedagem variam em termos de recursos, espaço, banda larga, tipos de servidores (compartilhado, VPS, dedicado, etc.), e outros aspectos técnicos.

Uma maneira simples de entender a diferença entre domínio e hospedagem é pensar em uma analogia com uma loja física:

  • Domínio: o domínio é o endereço da loja, ou seja, é como as pessoas encontram sua loja na cidade;
  • Hospedagem: é o prédio da loja, ou seja, é onde você armazena seu estoque, atende seus clientes e realiza suas operações.

O que é mais importante: domínio ou hospedagem?

Você já sabe qual é a diferença entre domínio e hospedagem, mas, afinal, qual deles é o mais importante?

Na prática, tanto o domínio quanto a hospedagem são componentes importantes para a presença de um site na internet, já que um complementa o outro.

Você precisa dos dois para ter um site funcionando: um endereço de domínio para que as pessoas possam encontrá-lo e um espaço de hospedagem para armazenar e apresentar seu conteúdo aos visitantes.

Sem um domínio, os usuários não encontrariam seu site, e sem hospedagem, não haveria site para encontrar. Portanto, ao criar um site, é muito importante investir tanto em um domínio memorável quanto em uma hospedagem confiável.

Conclusão

Após esclarecer suas principais dúvidas sobre a diferença entre domínio e hospedagem, temos uma boa notícia para você.

A HostGator oferece ambos os serviços. Sendo assim, aqui você pode contratar planos de hospedagem e registro de sites em combos com excelente custo-benefício! Vale a pena conferir!

Navegue por tópicos

  • O que é domínio?

  • O que é hospedagem?

  • Qual a diferença entre domínio e hospedagem?

  • O que é mais importante: domínio ou hospedagem?

  • Conclusão

Tags:

  • Domínios

Ruan Filadelpho

Ruan Filadelpho é Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Com larga experiência em grandes empresas do setor tecnológico, se especializou em produção de conteúdos para web. É certificado pela HubSpot e pela Cont Rocket, e atualmente escreve sobre tecnologia, marketing, finanças e contabilidade.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários