Em nosso artigo, confira tudo sobre o que é VPS e para que serve. Entenda quando um servidor VPS é indicado e quais são suas principais vantagens.

A definição de o que é VPS pode ser explicada ao analisarmos o significado desta sigla: Virtual Private Server. Traduzindo para o português, significa Servidor Virtual Privado. Neste tipo de hospedagem, por meio de uma técnica conhecida como virtualização, um servidor físico extremamente potente é dividido, criando vários servidores isolados uns dos outros virtualmente. 

Embora compartilhem recursos físicos, mecanismos como processamento, tráfego, espaço em disco e memória RAM são totalmente dedicados a cada servidor virtual. Na prática, cada servidor VPS funciona como se fosse um servidor dedicado, mesmo tendo um poder de processamento menor.

Cada conta possui acesso administrativo (root) e processos completamente independentes — o que garante autonomia na hora de configurar o sistema de acordo com as suas necessidades, escolher scripts, processos, softwares e outras configurações personalizáveis. Entenda mais sobre o que é VPS a seguir.

Para quem um servidor VPS é indicado?

Para entender para que serve VPS, basta uma explicação simples. Se você está ampliando seu site ou precisa de mais controle sobre suas aplicações, um servidor VPS pode ser uma ótima opção.

Normalmente, um servidor VPS é recomendado para sites em que a memória e o processamento podem ser atendidos pelos planos compartilhados, mas que necessitam de outros recursos disponibilizados apenas em planos dedicados como, por exemplo:

  • envio moderado a alto de e-mails (uso específico);
  • firewall personalizado;
  • modificações globais variáveis do PHP,
  • modificações de parâmetros do servidor Apache.

Servidores VPS também são ideais para profissionais web, como desenvolvedores que procuram uma hospedagem para aplicações em JSP (Java/Tomcat) e PostgreSQL, por exemplo, além de Perl, Python (Django), Ruby (on Rails) e FFMpeg. 

Sem falar que é um ambiente perfeito para realizar testes, desenvolver novos ambientes, criar servidores privados, instalar aplicações e automações, fazer manutenção de sistemas e muito mais.

Servidor VPS: vantagens deste tipo de hospedagem

Agora que você já sabe o que é VPS e para quem ele é indicado, vamos fazer um resumo com as principais vantagens e diferenciais que você encontra em um servidor VPS da HostGator.

Autonomia e capacidade de customização

Além de configurar o servidor conforme suas necessidades, você terá total controle sobre o painel administrativo, podendo, por exemplo, instalar e executar todas as aplicações que deseja, personalizar sua DNS com base no seu domínio e administrar sua hospedagem por meio do painel de controle cPanel/WHM.

Recursos dedicados

Você tem uma quantidade de recursos dedicados na máquina que roda o servidor, como, por exemplo, memória e espaço em disco. Os dados do seu site ficam armazenados em discos SSD com velocidade até 10x maior que os discos tradicionais, ou seja, mais desempenho e aplicações.

Fácil expansão

Também é possível fazer um upgrade para outra modalidade sempre que seu site crescer. Em função dessa característica, os servidores VPS são uma excelente escolha para sites que começam pequenos, mas não querem perder a oportunidade de expandir rapidamente.

Tecnologia de virtualização KVM

O uso de KVM nos servidores VPS permite otimizar os recursos e garantir ambientes virtuais independentes entre si, oferecendo alta performance para o site.

Segurança

Seu site estará hospedado em um ambiente com múltiplas camadas de segurança, Firewall IPTables gratuito, Proteção Centralizada DDoS e Firewall seguro, além do Certificado SSL gratuito disponível. Assim, as preocupações diminuem consideravelmente.

Baixo custo

Embora tenham muitas características de um servidor dedicado, os servidores VPS possuem um excelente custo-benefício, com valores que variam conforme o plano escolhido.

Como saber se preciso de um VPS, um servidor dedicado ou uma hospedagem compartilhada?

Enquanto os planos de hospedagem de sites funcionam em ambientes compartilhados, o jeito como funciona um VPS está relacionado com a alocação em ambientes independentes, sem interferência de outras contas. 

No VPS, é possível ter acesso root, o que garante autonomia no momento de configurar e personalizar o sistema, algo que não é possível em uma hospedagem compartilhada.

Assim como o VPS, a hospedagem dedicada garante ótima autonomia, mas a principal diferença é que o servidor dedicado não usa a técnica de virtualização. Por oferecer um ambiente exclusivo, escalável e muito estável, a infraestrutura de um servidor dedicado é mais cara que a de um VPS, outra grande diferença entre os dois servidores.

Assista ao vídeo do canal TekZoom e aprenda com o Reinaldo Silotto como escolher entre um VPS e um Servidor Dedicado.

Agora que você já sabe tudo sobre o que é VPS, acesse nosso site agora e confira os novos planos de servidor VPS que a HostGator oferece!