Saber como criar uma loja virtual está se tornando cada vez mais importante, especialmente depois da pandemia do novo coronavírus. Afinal, mais do que nunca, as empresas enxergaram a necessidade de migrar para o ambiente digital para aumentar o seu alcance.

Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo!

Ter uma loja virtual é uma oportunidade para alavancar as vendas e, ainda, reduzir custos com estrutura física. Além do mais, faz com que sua marca se torne mais competitiva, sendo facilmente encontrada através dos mecanismos de busca do Google, Bing etc

Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), entre março e maio de 2020, foram abertas mais de uma loja virtual por minuto no Brasil. Em apenas dois meses, cerca de 107 mil novos estabelecimentos surgiram na internet para vender os mais variados produtos, desde alimentos a produtos de limpeza.

criador-de-sites

Mas como criar uma loja virtual sem ter conhecimento técnico sobre desenvolvimento e programação?

Existem diversas ferramentas que ajudam nesse processo, eliminando a necessidade do empreendedor ter que buscar um expert no assunto.

Neste artigo, você irá conhecer o Criador de Sites da HostGator, a solução ideal para você criar um e-commerce de um jeito simples, prático e ágil. Mostraremos um passo a passo para você colocar a mão na massa agora mesmo.

Boa leitura!

Você vai ler neste artigo:

  • Por que o Criador de Sites da HostGator é ideal para quem não sabe como criar uma loja virtual?
  • Passo a passo de como criar uma loja virtual com o Criador de Sites da HostGator
  • Diferenciais do Criador de Sites da HostGator
  • Quais as principais funcionalidades da solução da HostGator?

Por que o Criador de Sites da HostGator é ideal para quem não sabe como criar uma loja virtual?

Essa ferramenta permite criar e publicar sites e lojas virtuais com apenas alguns cliques. Contando com visual intuitivo, fácil de usar e em português, ela possui recursos que permitem personalizar totalmente a página. Portanto, ele é ideal para qualquer segmento de atuação.

Com um criador de sites você pode, por exemplo:

  • Adicionar imagens;
  • Incluir a localização do seu negócio no mapa;
  • Inserir botões para as principais redes sociais;
  • Editar rapidamente os textos;
  • Modificar fontes e cores;
  • Inserir banner rotativo;
  • Adicionar vídeos e áudios;
  • Alterar a forma de visualização e o tema sempre que precisar.

Ele conta, ainda, como hospedagem inclusa, contas de e-mail gratuitas e suporte 24 horas – afinal, por mais intuitivo que seja, as dúvidas podem surgir no meio do processo.

Outro diferencial que a ferramenta oferece é o fato de os sites serem totalmente responsivos, ou seja, adaptam-se à tela de dispositivos móveis. Inclusive, você pode ver previamente como ele irá ficar em cada formato antes mesmo de publicar – basta clicar no botão “pré-visualização”.

Além disso, o Criador de Sites é amigável ao SEO, ou seja, conta com campos que, ao serem preenchidos, facilitam que os mecanismos de busca encontrem a página. E, consequentemente, com o tempo, pode fazer com que você melhore suas posições, aumentando as visualizações.

Passo a passo para criar uma loja virtual com o Criador de Sites da HostGator

Agora que você viu como criar uma loja virtual pode ser uma tarefa descomplicado e rápida, vamos mostrar, na prática, como utilizar o Criador de Sites da HostGator.

Confira!

Passo 1 – Após adquirir um dos planos de hospedagem compartilhada que oferecem gratuitamente o Criador de Sites, vá no Portal do Cliente e clique em Criar Site.

Passo 2 – Em seguida, será preciso escolher a categoria a qual o negócio se encaixa.

criador-de-sites-hostgator

Passo 3 – A próxima etapa consiste em ajustar as configurações para dar a cara ao site. É preciso incluir o nome, imagem de fundo (que pode ser do banco de dados da plataforma ou uma sua mesmo), logo da marca, fonte do site, paleta de cores e estilo de navegação.

criador-sites-hostgator

Passo 4 – Com essas configurações ajustadas, você irá adicionar as informações da sua empresa, como endereço, telefone e e-mail, que deverá aparecer no rodapé inferior da página;

criador-de-sites-hostgator

Passo 5 – Com o fim dessas etapas, estará concluído o básico do criador de sites. Com o tempo, você começa a promover melhorias e outros ajustes de configuração, como alterar tema e cor. Essa edição é simplificada pelo fato do site ser visualizado em seções ou blocos isolados.

Se quiser mais detalhes sobre como usar o Criador de Sites, acesse nosso curso online do CollabPlay!

Passo 6 – É nesse momento que chega a opção de criar a loja virtual e, assim, expor os produtos que você vende. Uma vez selecionada, você inicia a fase de configuração da loja propriamente dita.

Passo 7 – Após escolher o tipo de produto que você vende – físico, serviço ou um download digital -, é hora de começar a adicionar suas mercadorias. A ferramenta permite que você inclua o nome do produto, seu preço, imagem e uma breve descrição e, em seguida, defina se o frete é grátis ou se existe uma taxa fixa.

Passo 8 – O Criador de Sites irá solicitar informações sobre a sua loja, como endereço (que será validado) e os métodos de pagamento.

Pronto. Esses são os principais passos de como criar uma loja virtual utilizando a ferramenta da HostGator.

Diferenciais do Criador de Sites da HostGator

A ferramenta recomenda a utilização do PayPal e oferece um jeito bem simples de configurá-lo para que os valores entrem diretamente na sua conta. Porém, também é possível integrar com PagSeguro, por exemplo.

Outro diferencial do Criador de Sites é que ele possui um gerenciador da loja, que conta com informações básicas de acesso para que você monitore os resultados. Ainda nessa página, você pode atualizar as informações dos produtos, incluindo a quantidade no estoque – que irá alterar automaticamente conforme ocorrem as vendas.

O Criador de Sites conta ainda com algumas configurações avançadas, que podem ser incorporadas quando o site já estiver no ar. Ele permite integrar com os Correios, oferecer cupom de descontos ou mesmo criar categorias para que os seus produtos fiquem mais organizados e, portanto, fáceis de serem encontrados.

criador-de-sites

E o mais importante, ele vale para qualquer segmento que você atue, seja um restaurante, salão de beleza ou mesmo uma pet shop. E se você quer apenas criar uma página institucional, ele também funciona perfeitamente, permitindo que você crie uma homepage agradável e atraente aos seus clientes.

Quer ver um exemplo prático? Veja como é simples criar uma loja para vender roupas no vídeo abaixo:

Quais as principais funcionalidades do Criador de Sites da HostGator?

Agora que você viu como é simples criar uma loja virtual, que tal colocar o seu projeto no ar? A HostGator conta com três planos de criador de sites e certamente um deles se encaixa perfeitamente às suas necessidades. São eles:

  1. Pessoal, ideal para desenvolver um site pessoal e oferecer um serviço;
  2. Profissional, para você divulgar a sua empresa;
  3. Loja virtual, que facilita a venda dos seus serviços e produtos.

Entre as funcionalidades que podem ser encontradas em todos esses planos estão:

  • Painel fácil HostGator;
  • Diversidade de temas grátis;
  • Banco de imagens também gratuito;
  • Certificado SSL grátis (http);
  • Domínio personalizado;
  • Integração com Google Analytics;
  • Geração de Newsletter;
  • Amplo espaço interno.

Não perca tempo e crie seu site!

Como deu para perceber, fica muito mais fácil criar um site com a HostGator para alavancar suas vendas e fortalecer ainda mais a sua marca.

Seguindo esse passo a passo, você tem tudo para começar agora mesmo a montar seu site e vender na internet!

A HostGator disponibiliza diversos cursos para que a sua experiência ao criar um site e otimizá-lo seja ainda mais efetivo e livre de complicações. Clique aqui e confira os cursos disponíveis.