Confira neste material as melhores práticas para deixar o carrinho de compras do seu e-commerce ainda mais funcional e aumente o seu volume de vendas

A importância do carrinho de compras acaba passando despercebida por boa parte dos empreendedores que pretendem montar um e-commerce. No entanto, o que muitos não sabem: um bom carrinho de compras é justamente um dos maiores segredos para uma loja virtual de sucesso! 

Pensando nisso, a HostGator preparou um conteúdo completo com uma série de dicas para otimizar a página de checkout do seu e-commerce e aumentar o volume de vendas dos seus negócios. 

Vale a pena conferir com atenção cada dica que separamos para você, pois temos certeza que elas podem contribuir para aumentar as suas vendas! 

Qual é a função do carrinho de compras? 

O carrinho de compras é o local onde os clientes e visitantes organizam os itens que pretendem comprar na sua loja virtual. Pense no tradicional carrinho de supermercado. A ideia é bem parecida: um espaço onde o cliente pode organizar todos os produtos que pretende levar. 

A função básica do carrinho de compras você já conhece. No entanto, quando falamos do e-commerce é preciso algo a mais para que o cliente não abandone o carrinho sem passar pelo “caixa”. 

Nas lojas virtuais, o carrinho não apenas lista e organiza os produtos, como também apresenta uma série de informações importantes. Por isso, é fundamental que estas estejam bem organizadas para facilitar a jornada dos clientes.

Qual é a importância de ter um bom carrinho de compras 

Um bom carrinho de compras é fundamental para um e-commerce de sucesso, afinal, ele é o mecanismo para finalização das vendas. 

Quando bem estruturado e organizado, o carrinho é capaz de levar o maior número possível de clientes a finalizar suas compras sem qualquer complicação e em poucos cliques.

Vale destacar que, para conquistar os clientes mais exigentes e evitar os temidos abandonos de carrinho, as páginas devem ser rápidas, bem organizadas e dispor de informações precisas que transmitam segurança aos compradores e facilitem a jornada de compras. 

Sabendo da importância desta página para o sucesso das vendas na internet, os principais e-commerce do país buscam aprimorar a experiência fornecida pelos seus carrinhos diariamente. 

O objetivo é facilitar cada vez mais a finalização das vendas e reduzir ao máximo o número de cliques necessários para que os clientes finalizem os seus pedidos. E é aqui que fica uma pergunta: o carrinho da sua loja virtual facilita a jornada de compras dos clientes, ou sua página ainda sofre com um grande número de carrinhos abandonados? 

Continue acompanhando este conteúdo e descubra como melhorar a conversão do seu site com alguns ajustes no carrinho de compras.

Elementos do carrinho de compras 

Você sabe quais são os elementos indispensáveis em um bom carrinho de compras para e-commerce? Separamos uma lista de elementos com dicas importantes, confira: 

  • Valor de cada item: é muito importante apresentar de forma clara o valor de cada produto, permitindo ainda que o cliente elimine itens de forma individual da lista; 
  • Valor final da compra: além do valor de cada item, a página de checkout também precisa apresentar de forma clara o valor final da compra. A cada inclusão ou remoção de itens, o valor final precisa ser atualizado automaticamente, sem a necessidade de atualizar a página; 
  • Quantidade dos produtos: todos os itens precisam contar com um campo para que o cliente tenha a opção de modificar a quantidade que pretende levar. Esta deve ser limitada e sincronizada ao volume disponível no estoque físico da loja, para evitar problemas de pós-vendas; 
  • Opção para inserção de cupons de desconto: cupons de desconto podem influenciar os clientes a finalizar suas compras. Esse tipo de estratégia remete a uma sensação de oportunidade e urgência, fazendo com que o usuário entenda que não pode deixar a compra para depois; 
  • Foto dos produtos: em um layout de carrinho de compras bem construído, apresentar a foto de cada item é fundamental; 
  • Descrição dos produtos: além das fotos, o carrinho também deve apresentar uma breve descrição com as principais informações de cada produto; 
  • Apresentação das formas de pagamento: a apresentação das formas de pagamento é fundamental para que o cliente decida entre finalizar a compra ou não. O ideal é apresentar o maior número possível de possibilidades, incluindo links de pagamento, boleto, cartão de crédito e débito, transferência bancária e até mesmo PIX; 
  • Formas de frete e prazo de entrega: por fim, a página de checkout deve apresentar um campo para inserção de CEP e cálculo do frete. É importante que o e-commerce ofereça algumas opções de frete (incluindo econômico e expresso), além de transportadoras, valor e prazo de entregas diferentes.  

Agora que você já sabe tudo que não pode faltar no carrinho de um e-commerce de sucesso, é hora de criar o seu carrinho de compras. 

São várias as opções disponíveis, dentre elas: 

  • Use plugins WordPress: Se o seu site foi construído com base no WordPress, você pode escolher entre plugins que cumprem a função. Na área de plugins do WordPress, você pode encontrar várias opções. 
  • Contrate um programador: Você também pode contratar um programador para personalizar o seu próprio carrinho de compras. No entanto, apesar da maior possibilidade de personalização, essa opção pode não ser interessante, pois ficará dependente do programador para solução de problemas futuros. 
  • Criador de sites HostGator: Sem dúvidas, a sua melhor opção. Com o criador de sites HostGator, você pode dar vida a carrinhos de compras incríveis e que incluem todas as dicas que listamos neste conteúdo. E o melhor, temos planos sob medida para o seu negócio e um time de suporte à sua disposição! Criar um carrinho de compras no e-commerce nunca foi tão fácil! 

Dicas para melhorar a conversão 

Procurando dicas para melhorar a conversão do seu carrinho de compras? Separamos algumas para você: 

1. Evite falhas técnicas e instabilidade: O carrinho de compras de sucesso precisa ser rápido, estável e livre de falhas técnicas. Demorar para carregar é um dos erros clássicos que precisa ser evitado a qualquer custo. 

2.Seja responsivo: Sua página de checkout também precisa ser responsiva. Na prática, ser responsivo significa funcionar bem em qualquer dispositivo, independentemente do tamanho da tela. Adaptando-se a televisores, computadores, tablets e smartphones, mostre que o seu e-commerce está preocupado com a experiência do cliente. 

3.Ofereça segurança: Seu e-commerce precisa contar com certificados de segurança e canais de contato que transmitam credibilidade aos clientes. 

4.Cuidado com os cadastros: Solicite o menor número de informações possíveis dos clientes, facilite o processo de cadastro e evite perder vendas. 

Seguindo todas as dicas, você conseguirá melhorar a conversão do seu carrinho de compras. 

Conclusão 

Gostou das nossas dicas? Então coloque tudo o que você aprendeu neste conteúdo em prática para potencializar os resultados e o volume de vendas do seu e-commerce. 

Deseja ter acesso a mais dicas como essa, aprender ainda mais e transformar o seu e-commerce em uma verdadeira máquina de vendas? Conte com a HostGator, salve o nosso Blog nos seus favoritos, acompanhe o nosso canal no Youtube e também as nossas redes sociais!