Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Confira aqui algumas dicas do que você deve considerar para escolher um bom domínio para o seu projeto online.

Em tempos de era digital, é fato que ter um site é praticamente um requisito mínimo para quem deseja atingir o sucesso em qualquer segmento. Mas, não basta ter um site se ninguém consegue localizá-lo, concorda? Por isso, saber como escolher um bom domínio é essencial para estruturar a sua página e mantê-la acessível para os seus leads.

Sabendo disso, preparamos aqui um artigo completo, com todas as dicas para você aprender como criar um bom domínio para o seu site. Assim, ficará bem mais fácil acertar na hora da escolha e garantir um nome com presença na internet. Ficou curioso para saber mais? Então, continue acompanhando e descubra tudo! Boa leitura!

O que é um domínio?

Se você nunca ouviu falar sobre domínio, não é preciso ficar preocupado, pois esse se trata de um termo técnico para uma função bem comum. O domínio se trata, na verdade, do nome do seu site, bem como do endereço eletrônico pelo qual ele será acessado. 

Normalmente o domínio do site é o nome da própria empresa que ele está representando. Por exemplo, o domínio da HostGator é hostgator.com. No entanto, essa não é uma regra, tendo em vista que algumas pessoas escolhem um domínio diferente do original de sua companhia. 

O mais importante sobre o assunto é que o domínio se trata de um serviço obrigatório na hora de iniciar um site. Sendo assim, todos precisam escolhê-lo, pois ele será como o documento de identidade da plataforma que entrará na web. 

Como escolher um bom domínio?

Agora que você já entendeu o que é domínio e percebeu como ele é fundamental para o processo de criação de um site, é preciso também aprender como escolher um bom domínio.

Afinal, como comentamos anteriormente, ele funciona como o rosto da sua plataforma. Sendo assim, caso não seja bem selecionado pode atrapalhar bastante o seu volume de tráfego.

De maneira geral, existem alguns erros que não devem ser cometidos na hora de escolher um domínio. Caso você caia em algum deles, o seu site pode se tornar pouco acessível ao público, tornando mais difícil atingir o objetivo de se estabelecer na web. 

Com base nisso, abaixo separamos algumas dicas de como escolher um bom domínio na web de forma super prática, rápida e segura. Confira! 

Pense em um nome fácil

Por muito tempo as pessoas acreditavam que ter um nome complicado e de difícil leitura era sinônimo de elegância. No entanto, atualmente já conseguimos entender que, se tratando da web, quanto mais simples melhor. 

Por esse motivo, de nada adianta escolher um domínio complicado para o seu site. Caso isso aconteça, é pouco provável que seu público consiga memorizar o nome escolhido e, mesmo que memorize, provavelmente encontrará dificuldades em escrevê-lo da maneira certa. 

Nesse sentido, palavras muito complicadas, sobrenomes difíceis de escrever e termos em língua estrangeira devem ser evitados. Quanto mais simples for o seu domínio, mais fácil será ser conhecido pelos usuários.

No entanto, não esqueça que “simples” é diferente de “comum”. Na hora de escolher o seu domínio na web pense em uma palavra fácil, mas que não esteja relacionada a nenhum outro site ou empresa da internet.

Aqui no Brasil existe um órgão responsável por fazer a regulação dos domínios da web. Conheça mais neste artigo: Registro.br: Conheça o órgão de registro de domínios nacionais 

Não crie um domínio longo

Como comentamos anteriormente, um bom domínio é simples e fácil de ser memorizado. Nesse sentido, é evidente que devemos sempre evitar palavras muito longas, mesmo que elas tenham sentido entre si. 

O ideal é que seu domínio seja composto por uma só palavra, a qual seja simples de escrever e de falar. 

No entanto, para o caso de empresas que possuem nomes compostos, não há nenhum problema em utilizá-lo por completo, tendo em vista que se trata da principal característica da companhia.

Porém, vale destacar que cada vez mais empresas estão buscando reduzir seus nomes, visando facilitar a identidade. Um exemplo disso é a Magazine Luíza, hoje conhecida apenas como Magalu. Essa estratégia visa garantir que o nome do domínio se fixará rapidamente na mente dos usuários, sendo o primeiro a ser lembrado quando um assunto sobre o tema surgir.

Verifique a disponibilidade 

Se você é um usuário ativo da internet, com toda a certeza já passou pelo menos uma vez por aquela situação chata de pensar em um usuário ou nickname perfeito, mas descobrir que ele já está sendo utilizado na hora de fazer o cadastro. Infelizmente, essa é uma situação bastante comum também quando se trata de domínios de site.

Afinal, não é difícil imaginar que existe um número gigantesco de plataformas online. Segundo uma pesquisa realizada pelo Statista no ano de 2021, atualmente existem mais de 1 bilhão de sites ativos e funcionando dentro da web. Nesse sentido, pode ser que o domínio escolhido por você já esteja sendo utilizado em outra plataforma. 

Caso esse seja o caso, a única opção possível é pensar em outro domínio. Portanto, se tiver uma boa ideia procure descobrir se ela pode ser utilizada antes mesmo de realizar os demais processos. Do contrário, uma surpresa bem desagradável pode aparecer ao tentar colocar o seu site no ar. 

Pense nos dispositivos móveis

Um dos principais motivos pelos quais conseguimos ficar conectados o tempo todo está no fato de que atualmente é quase impossível encontrar alguém que não tenha um smartphone. 

Esses aparelhos com o passar dos anos se tornaram cada vez mais populares e acessíveis, fazendo parte do dia a dia de todos nós. 

É evidente que pelo menos metade do tráfego do seu site virá de dispositivos móveis. Sendo assim, é preciso levar essa informação em conta para aprender como escolher um bom domínio, tendo em vista que os usuários o digitarão em um teclado pequeno e com poucos símbolos. 

De forma geral, não há muitos segredos para escolher um domínio confortável também para celulares. 

O mais importante é lembrar-se de manter uma palavra simples e de fácil compreensão para o corretor ortográfico, de modo que ele não realize nenhuma alteração quando o termo for digitado no buscador.

Não utilize caracteres especiais

Os caracteres especiais nada mais são que aqueles símbolos que comumente ficam na segunda metade do teclado do nosso celular. 

Grande parte dos sites que comercializam domínios não permitem que eles sejam utilizados no endereço. No entanto, alguns mais simples podem ser selecionados. 

A grande questão com os caracteres especiais está no fato de que eles podem dificultar o acesso ao seu site. Afinal, é muito mais difícil lembrar de pontos e underlines do que de um nome simples e curto, não é mesmo? 

Além disso, quando inserimos esses caracteres, confundimos também nossos usuários sobre o local em que eles aparecem, podendo ser no início, meio ou final da palavra. 

Por esse motivo, a melhor opção é manter o seu domínio formado apenas por letras, evitando qualquer tipo de caractere especial. Caso isso não seja possível, opte sempre pelos pontos, que são mais simples de entender.

Se escolher utilizá-los, mantenha-os sempre entre as palavras, como um substituto do espaço. Desse modo, seu domínio ainda se manterá simples e a legibilidade do nome escolhido ainda melhorará um pouco. 

Evite estrangeirismos no nome 

Como comentamos anteriormente, a principal e maior dica de todas sobre escolher um domínio corretamente está em optar por nomes simples, que sejam fáceis de falar e de escrever. Nesse sentido, é evidente que os estrangeirismos não são a melhor opção. 

De maneira geral, chamamos de estrangeirismos os termos advindos de outra língua, mas utilizados também no português. Normalmente esses termos não possuem uma tradução equivalente e se adaptam em nossa língua de forma enraizada, fazendo com que os usemos sem nem mesmo perceber. 

No entanto, mesmo que sejam palavras comuns, ainda assim comumente há a dificuldade de escrita do domínio em outra língua. Em outras palavras, pode até ser que o nome seja fácil de falar, mas provavelmente continuará sendo difícil de escrever, principalmente se advindo da língua inglesa. 

Por esse motivo, foque em encontrar um nome em português que atenda as necessidades do seu negócio. Com toda a certeza essa é a melhor maneira de se aproximar do público e garantir que todos consigam compreender a mensagem que você deseja passar com seu domínio.

Escolha a extensão correta

Se você está sempre navegando pela internet, com toda certeza já sabe o que é extensão de domínio, mesmo que não conheça por esse termo. .com, .edu. e .gov são alguns exemplos desse serviço, que nada mais é do que o final do seu domínio. 

Existem diversos tipos de extensão de domínio, cada uma delas caracterizada por uma terminação diferente e usada para tipos específicos do site. O .gov, por exemplo, é utilizado apenas para sites relacionados ao governo. Já o .edu costuma ser bastante associado a escolas e instituições universitárias. 

Aqui no Brasil a extensão mais utilizada é o .com, estando presente na maioria dos sites. 

A melhor dica, nesse caso, é buscar pela extensão mais comum dentre as disponíveis, de modo a facilitar ainda mais a compreensão, leitura e memorização do seu domínio. 

Trabalhe com múltiplos domínios

Você sabia que seu site pode ter mais de um domínio? Essa é, na verdade, uma estratégia de divulgação bem comum e que costuma ser ótima para garantir mais acessos do público. Afinal, não é cena rara confundirmos o nome de uma empresa com outra ou simplesmente escrevê-lo errado. 

Caso isso aconteça com seu cliente e você tenha apenas um domínio, pode ser que ele não consiga encontrá-lo. Por isso, talvez seja interessante pensar em registrá-lo também em formatos .com.br, .com, .net e por aí vai.

Basicamente, a estratégia de registrar vários domínios consiste em cadastrar o nome da sua empresa de diversas formas, de modo a garantir que o buscador lhe indique mesmo que o usuário faça uma pesquisa incorreta. 

Sendo assim, caso aconteça algum erro de digitação na hora da pesquisa, ainda assim o seu site poderá ser encontrado sem grandes problemas.

Lembre-se da relação com a marca

Até aqui você já conseguiu perceber que não é tão complicado aprender como escolher um bom domínio, é preciso ser criativo, mas não extravagante. 

Porém, é importante ressaltar mais uma vez que o domínio é a porta de entrada para o seu site, portanto, deve representar sua marca de forma perfeita. 

Esse é um ponto interessante a ser destacado porque não há nada que te obrigue a registrar seu domínio com o mesmo nome da sua empresa. 

Porém, quando há essa falta de relação entre os termos, é bem comum que os usuários acabem se confundindo e não memorizando nenhum dos dois. 

Por esse motivo, a melhor dica é registrar seu domínio com o nome da sua empresa ou algum termo relacionado a ela. Desse modo será possível ter uma maior presença dentro da web, tendo em vista que o nome da sua marca se tornará cada vez mais conhecido e forte devido ao desenvolvimento e crescimento do site.

Utilize palavras-chave

Palavras-chave podem ser definidas como aqueles termos frequentemente relacionados a um assunto, os quais fazemos associações imediatas. A palavra carro para a marca Fiat, por exemplo, ou Globo para emissora de TV. Esses termos, por sua vez, podem ser uma ótima maneira de tornar o seu domínio mais simples e assertivo. 

Caso o nome da sua empresa não esteja disponível para registro, uma boa ideia é associá-lo ao seu principal serviço. 

“Loja” para comércios online, “empresa” para sites institucionais e “escola” para instituições de ensino são alguns termos bem comuns e que podem te ajudar bastante a acertar no domínio. 

No entanto, vale o lembrete para não exagerar no número de palavras além do nome do seu negócio. Lembre-se que ele deve ser o centro do domínio, com apenas mais um termo para completar o endereço. 

Conclusão

E aí, agora que aprendeu como escolher um bom domínio, está pronto para selecionar o seu novo domínio na web? Já teve alguma ideia nova? 

Se você gostou de acompanhar as nossas dicas, continue acompanhando o nosso blog! Aqui postamos os melhores conteúdos sobre tecnologia, os quais vão te deixar sempre por dentro do que há de novo na web!

Navegue por tópicos

  • O que é um domínio?

  • Como escolher um bom domínio?

    • Pense em um nome fácil

    • Não crie um domínio longo

    • Verifique a disponibilidade 

    • Pense nos dispositivos móveis

    • Não utilize caracteres especiais

    • Evite estrangeirismos no nome 

    • Escolha a extensão correta

    • Trabalhe com múltiplos domínios

    • Lembre-se da relação com a marca

    • Utilize palavras-chave

  • Conclusão

Tags:

  • Criador de Sites

Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários