Veja os principais meios para gerar renda extra ou até mesmo criar seu próprio negócio. Descubra como ganhar dinheiro na internet com o blog da HostGator.

A cada dia, cresce o número de pessoas interessadas em como ganhar dinheiro na internet. Isso porque, além de ser uma ferramenta para conectar pessoas, fornecer informações, entretenimento e lazer, a internet é uma ótima oportunidade para quem busca uma renda extra.

O ecommerce brasileiro cresceu 47% no primeiro semestre de 2020, a maior alta em 20 anos. A  42ª edição da pesquisa Webshoppers revelou que o comércio eletrônico faturou R$ 38,8 bilhões. Esse dado mostra que começar um negócio na internet pode ser uma grande oportunidade para aumentar sua receita. 

Se você está buscando uma oportunidade para ganhar dinheiro na internet ou já possui um blog pessoal e quer aumentar sua renda, continue lendo este artigo e descubra algumas maneiras de como fazer isso.

1. Inscreva-se em um programa de afiliados

Se você já tem um site ou blog, participar de um programa de afiliados pode ser uma excelente ideia, principalmente se o seu conteúdo está relacionado de alguma forma ao tipo de produto que a empresa oferece.

O programa de afiliados é uma das práticas mais comuns para ganhar dinheiro na internet e funciona da seguinte forma: uma empresa “aluga” espaços publicitários em seu site para que você venda de forma direta ou indireta os produtos dela. Em troca, você recebe uma comissão.

Os afiliados podem enviar potenciais clientes para a empresa usando várias ferramentas, como banners, links de texto e análises de produtos. Dessa forma, você utiliza o tráfego do seu site ou blog para gerar mais tráfego para o site da empresa que recomenda, e ainda recebe pelas indicações aprovadas que vieram do seu website ou blog.

Você sabia que a HostGator conta com um Programa de Afiliados? Para conhecer, confira a página do programa no nosso site.

2. Inscreva-se no Google AdSense

Agora que você já sabe o que é um programa de afiliados, saiba que o Google possui seu próprio programa, o AdSense. Com o Google Adsense, donos de blogs e sites podem publicar anúncios contratados na plataforma de publicidade do Google e ser remunerados por essa exibição.

Para você, que já tem um site ou um blog, investir no Google Adsense pode trazer muito retorno. Com o programa de afiliados do Google, você disponibiliza espaço em seu site para a publicação de anúncios relevantes e, em troca, recebe um percentual do valor pago pelo anunciante.

O AdSense é uma forma fácil e gratuita de renda para o seu site, e não é preciso entrar em contato com anunciantes, pois o Google cuida desse processo. 

Os anunciantes definem valores para a exibição de anúncios, e aquele que pagar mais será exibido em seu site. Esses anúncios são revisados para garantir que tenham alta qualidade e, além disso, você pode bloquear o que não gostar e personalizar onde cada anúncio será exibido em seu website.

O mais importante no AdSense é que os anúncios não são selecionados de forma aleatória: o Google tenta colocar um que tenha a ver com o seu conteúdo. Ele também possui diversos critérios para a remuneração dos anúncios, mas o mais conhecido é a remuneração por cliques, o chamado Custo Por Clique (CPC). Cada vez que uma pessoa clica no anúncio, o dono do site recebe uma parcela do valor pago pelo anunciante ao Google. 

Para analisar o desempenho, você recebe relatórios detalhados com informações sobre a performance dos seus anúncios. Se você gostou da ideia, mas ainda não tem um site ou blog, confira algumas dicas para garantir sua presença online aqui.

3. Abra uma loja virtual 

O comércio eletrônico nada mais é que um modelo de negócios que permite que empresas e indivíduos comprem e vendam coisas pela internet. A principal característica do ecommerce é a loja virtual.

Para quem tem capital para um investimento inicial, uma ótima opção para ganhar dinheiro e expandir seu negócio é abrir uma loja online. 

Com o e-commerce, a forma de vender ficou mais fácil e rápida, pois você precisa apenas de um site e um estoque mínimo para administrar seu negócio. Além disso, você não possui limitações físicas de público e pode se concentrar no mercado de nichos para evitar concorrentes com grandes nomes.

Para isso, comece com um bom planejamento e analise seu público-alvo, criando a sua persona. Depois, é só investir na divulgação da sua loja em redes sociais, criar promoções e fazer parcerias com outros blogs e sites. 

4. Venda suas fotos online

Se você trabalha como fotógrafo ou tem isso como hobby, vender fotos online é uma ótima opção de como ganhar dinheiro na internet. A demanda por imagens de todo o tipo está em alta, principalmente porque essa mídia é uma poderosa ferramenta de engajamento nas redes sociais.

Uma opção é a venda por banco de imagens. Nessa modalidade, as agências retêm parte do dinheiro da venda de imagens, como comissão pelo uso de seu espaço e nome.  Além disso, é possível vender suas fotos via loja virtual. Para isso, basta integrar a loja virtual ao seu site de portfólio (caso tenha) ou criar do zero.

5. Crie um blog

Para participar de um programa de afiliados, você precisa primeiro investir num blog. Se você deseja ser bem-sucedido no mundo dos blogs, considere um tema que possa dar lucros, invista num plano de conteúdo e tenha consistência. Além disso, é importante pensar no nicho e em suas habilidades de marketing digital. 

6. Crie um canal no YouTube

Um estudo do Think With Google revelou que 40% dos brasileiros passaram mais de três horas por dia no YouTube desde o início da quarentena. Nesse cenário, um canal no YouTube é outra opção de como ganhar dinheiro na internet. 

De modo geral, para fazer sucesso no Youtube, você precisa conhecer muito bem a abordagem da plataforma e produzir um conteúdo de qualidade.Também é necessário ter ao menos quatro mil horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses e atender a todas as diretrizes do Youtube. 

Com esses requisitos cumpridos, você já pode incluir anúncios, contribuições, parcerias com marcas e ganhar um percentual sobre vendas e conteúdo patrocinado.

7. Invista no streaming

Uma das consequências da pandemia causada pela COVID-19 foi o boom das lives. Há duas coisas que você precisa saber sobre streaming se quer ganhar dinheiro com isso:

  1. Transmissão ao vivo não se trata apenas de jogar videogame e convidar outras pessoas para assistir. 
  2. Para muitas pessoas a transmissão ao vivo é mais do que um hobby — é um fluxo de receita genuíno. 

Por meio do streaming, você pode receber investimento de fãs que curtem seu conteúdo, receber pagamentos regulares por meio de programa de afiliados, como o AdSense e receita de anúncios e patrocínios de marcas 

8. Comece a criar conteúdo como freelancer 

Para trabalhar por conta própria e descobrir como ganhar dinheiro na internet, uma opção é oferecer serviços. Por exemplo, você já pensou em criar uma loja virtual de marketing de conteúdo? Isso mesmo! 

Diversas empresas ainda não possuem estrutura para gerar conteúdos para seus blogs empresariais ou redes sociais e sempre buscam profissionais nesse ramo. Ter boa redação, experiência com SEO e UX Writing, e conhecimentos sobre o que os consumidores querem ver em uma página de uma marca é um belo começo.

As oportunidades nos setores de tecnologia da informação e internet estão crescendo nos últimos anos. 

Redação, fotografia, edição de vídeos, gestão de redes sociais, design, produção de sites e mais uma infinita lista de trabalhos são algumas das atividades que você pode executar para ganhar dinheiro na internet.

9.  Venda serviços de tradução

A tradução é uma atividade que apresenta grandes desafios, pois não se trata apenas de transportar palavras de uma língua para outra, mas uma busca de métodos que possibilitem a organização do texto.

Se você possui familiaridade ou fluência em mais de uma língua, saiba que é possível monetizar serviços como: tradução de artigos, de sites, de livros, transcrevendo vídeos e áudios, material para apresentações, currículos e até conteúdo para redes sociais. 

10. Revenda de hospedagem

Com o serviço de revenda de hospedagem, você se torna o próprio fornecedor de recursos para hospedagem de sites na internet. É uma maneira fácil e barata para começar um negócio de hospedagem, além de poder contar com a confiança e infraestrutura da empresa contratada.

Como revendedor, você terá acesso administrativo para criar contas para cada um dos seus clientes e administrar sua empresa da maneira que preferir. A HostGator oferece planos de revenda de hospedagem

Gostou das opções que separamos para você? Sempre há ótimas alternativas para ganhar dinheiro na internet, só é preciso explorar as possibilidades para conseguir uma renda extra ou aumentar o faturamento. Aposte nas oportunidades e boa sorte! 😉

Assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo publicado aqui no blog da HostGator.