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Confira aqui um guia completo com todos os passos necessários de como montar uma loja virtual do ZERO e começar a ter sucesso nas vendas!

Muitas pessoas desejam saber como montar uma loja virtual, mas ficam travadas. Na verdade, essas pessoas só querem saber como vender pela internet. Este simples erro de querer uma coisa e precisar de outra atrapalha muito. Afinal, existem muitas questões que precisam ser tratadas para abrir um e-commerce.

Para te ajudar com este processo, nós preparamos um passo a passo completo que te ensina como montar uma loja virtual de sucesso em 10 passos. Continue acompanhando a leitura e descubra como abrir uma loja virtual!

Como montar uma loja virtual de sucesso do zero?

Confira agora o passo a passo completo de como montar uma loja virtual do zero:

1. Legislação para montar uma loja virtual

Veja abaixo os principais pontos com relação à legislação para criação de loja virtual:

Lei do E-commerce

Por muitos anos, o e-commerce era um mercado que não tinha leis. Em 2013, entrou em vigor o Decreto Nº 7962/2013, conhecido como a Lei do E-commerce. Se você quiser conhecer a lei e saber como abrir uma loja virtual da forma correta, acesse o site do planalto aqui ou veja esse vídeo que explica os principais pontos que você precisa ficar atento.

Os principais pontos da Lei do E-commerce são os seguintes:

  • O consumidor tem o direito de dispor de informações claras a respeito dos produtos, dos serviços e, também, do fornecedor (arts. 2º  e 3º);
  • O fornecedor deverá apresentar sumário do contrato antes da contratação, contendo informações necessárias ao exercício do direito de escolha do consumidor, bem como deverá fornecer o contrato em meio que permita sua reprodução e conservação;
  • O fornecedor deverá disponibilizar ao consumidor meio adequados para acesso a atendimento e resolução de demandas; 
  • O fornecedor deverá dispor de meios de segurança eficazes para pagamento e tratamento de dados do consumidor; 
  • O fornecedor deve informar de forma clara e ostensiva os meios adequados para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor;
  • A inobservância das condutas descritas no Decreto ensejará aplicação das sanções previstas no art. 56 do Código de Defesa do Consumidor.

CNPJ, NFe e ICMS

Além da Lei do E-commerce, é preciso estar atento aos seguintes pontos:

CNPJ

CNPJ é a sigla de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Todas as empresas são obrigadas a se inscrever e fazer esse cadastro antes de iniciar as suas atividades comerciais. Para emitir nota fiscal em uma loja virtual, é necessário ter CNPJ. Portanto, se você quer iniciar uma loja virtual, deve providenciar imediatamente o registro do seu CNPJ.

MEI

O MEI (Micro Empreendedor Individual) pode ser uma boa alternativa para quem está começando. Não há custos para abrir o MEI. A única taxa é mensal, que é paga por meio de uma guia chamada DAS, que custa em torno de R$55,00

Se a sua empresa ultrapassar o limite de R$60 mil reais anuais (limite de faturamento permitido pelo MEI) ou quiser ter mais de um funcionário, é preciso abrir uma empresa limitada, a famosa LTDA. Com o CNPJ em mãos, você está pronto para começar a vender em sua loja virtual. 

Lembre-se de verificar se a classificação no CNAE da empresa permite a venda e/ou comercialização de produtos. CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, e ela possui diversos itens que irão definir quais atividades uma empresa pode exercer.

Ou seja, é um detalhamento da atividade da sua empresa e você deve informar em qual classificação ela se enquadra. Você só poderá fazer a emissão de notas fiscais com os produtos ou serviços correspondentes a essa atividade selecionada.

NFE

No Brasil, qualquer transação comercial tem obrigação de emitir NFe (nota fiscal eletrônica). As notas podem ser feitas no site da receita. Quando você tiver mais pedidos, será necessário um sistema de emissão de NFe ou um ERP. 

O ERP não é um sistema obrigatório até que a sua loja virtual atinja um volume de uns dez pedidos por dia. Ele consegue automatizar processos, reduzir erros e, dessa forma, economizar tempo. Entenda que toda loja virtual possui os seguintes processos:

  • Receber os pedidos;
  • Confirmar pagamentos;
  • Separar e embalar pedido;
  • Emitir NFe e etiquetas;
  • Enviar pedidos;
  • Acompanhar a entrega.
ICMS

ICMS é a sigla do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Esse imposto é aplicado sobre todos os produtos e serviços vendidos na área do comércio, sejam eles virtuais ou físicos 

O imposto também é aplicado sobre algumas atividades básicas, como o fornecimento de água e luz. Para o consumidor, esse imposto é embutido no preço final das mercadorias adquiridas por ele. O percentual do valor irá variar de acordo com o estado de emissão da nota fiscal. 

Formas de Pagamento

Para uma loja virtual poder funcionar corretamente, todas as transações financeiras devem ocorrer por um meio digital. Existem dois grandes grupos de formas de pagamento:

  • Sistemas de pagamento: compostos por empresas que se especializaram em fornecer formas de pagamento para transações na internet. As mais conhecidas no Brasil são: Pagseguro, Mercado Pago e Moip. A contratação é mais rápida e tem menos risco de chargeback, mas possui taxas mais altas.
  • Sistemas de pagamento direto: são via cartão de crédito (Cielo e Rede), boleto bancário e depósito. Essas formas possuem taxas mais atrativas e apresentam maior conversão de venda, porém o processo de contratação é mais rigoroso e burocrático, além de ter mais risco de chargeback.

Formas de entrega / Frete

Um dos maiores pilares quando se pensa em como abrir uma loja virtual está em como a entrega dos produtos é feita. Muitos optam pelos e-commerces justamente pela praticidade de poder receber os produtos em casa. Quando as entregas não são feitas de forma bem sucedida, há um aumento muito grande na reclamação de clientes, o que pode prejudicar a imagem da sua empresa.

Grande parte dos pedidos realizados no Brasil é entregue pelos Correios. No entanto, os Correios têm uma política rígida de proibições. As empresas que não puderem ser atendidas precisarão recorrer a transportadoras ou a algum tipo de entrega própria.

Diferente dos Correios, as transportadoras não possuem restrição de pesagem com as encomendas, sendo uma excelente opção para as lojas virtuais que vendem produtos com mais de 30Kg ou produtos que possuem dimensões que ultrapassam o limite estabelecido pela ECT. Também vale lembrar que os Correios podem passar por paralisações e greves, o que consequentemente pode atrasar as encomendas.

Um dos recursos dos Correios é o “Acompanhamento Ativo dos Correios”. Trata-se de uma funcionalidade que atualiza de forma automática as movimentações relacionadas à entrega. Ela não é obrigatória no início das operações de uma loja virtual, pois a quantidade de pedidos é baixa. Mas é importante saber se a plataforma possui, porque a função aumenta a satisfação do cliente e elimina parte do trabalho do administrador da loja.

2. Escolha de nicho

Antes de pensar em um nome, o processo de montar uma loja virtual passa por outra etapa bem importante: a definição de um nicho.

Um bom ponto de partida ao definir seu nicho é observar as demandas já existentes para um determinado segmento. Muitas vezes, é mais indicado vender para um grupo mais específico do que tentar acertar um público mais geral.

Por exemplo: se o seu intuito é trabalhar com tênis de corrida, há uma chance maior de você alcançar pessoas com uma loja que traz apenas produtos voltados para essa prática específica do que tentar abrir um e-commerce de esportes em geral.

3. Faça um planejamento financeiro

Criar uma loja virtual que não demanda apenas tirar as suas ideias do papel, já que ao longo do processo também é preciso injetar uma grana em várias etapas para que seu sonho vire realidade.

Uma boa saída para isso é listar todas as previsões em uma planilha do Excel ou do Google Docs, separando possíveis gastos com fornecedores, produtos, taxas, abertura de empresa, plano de marketing e outros elementos que você julgar importante.

Vale lembrar também que cada e-commerce possui uma realidade diferente, mas o mais importante é que você mesmo faça esses cálculos para ter uma noção real de todos os custos que estão envolvidos nesse processo.

4. Definição de nome e Registro de endereço

Passadas as etapas anteriores, confira agora os passos para definir o nome da sua loja virtual:

A importância do nome

Sem dúvidas um dos passos mais importantes quando se analisa como abrir uma loja virtual é a escolha do nome. Ele será a identidade da sua empresa e a forma na qual os clientes irão te reconhecer.  Quando você for planejar ações estratégicas de atração de clientes e construir toda a sua marca (design, posicionamento, etc.), o nome será de grande relevância. Portanto, invista um tempo considerável para definir um nome que irá te ajudar e não te dê muito trabalho no futuro.

Existem diversas empresas especializadas em construção de nomes. Elas fazem estudos e aplicam técnicas avançadas de marketing para isso. Lembre-se que, diferente de uma loja física, o seu e-commerce não terá o nome exposto em banners e outdoors que auxiliam na fixação da marca. Pense estrategicamente e conte com a ajuda de profissionais qualificados para essa escolha.

Como definir um nome

Mas afinal, como definir um nome? O ponto principal aqui é não restringir seu pensamento em um único nome. É preciso pensar no futuro, nos anos de sucesso pela frente e pensar grande. Pegue um papel e escreva diversos nomes, faça testes de imaginação, pergunte-se se esses nomes são fáceis de falar para outras pessoas ou se são confusos, e faça todo tipo de exercício antes de definir de fato o nome final.

Após chegar a alguns nomes, é necessário eliminar alguns deles com as seguintes perguntas:

  • É fácil de memorizar?
  • É curto?
  • É de fácil pronúncia?
  • É de fácil entendimento?
  • É criativo?
  • É diferente da sua concorrência?
  • Está disponível para Registro de Domínio?

Além disso, é importante evitar termos em inglês ou aqueles que possuem grafias muito diferentes e difíceis.

Após realizar este trabalho de levantamento de ideias, utilize uma ferramenta de busca para termos e associações e verifique se as palavras que você encontrou não estão associadas a problemas ou palavras “ruins”. 

Validação do nome

Com a lista de nomes em mãos, é preciso fazer o processo de validação da sua marca e do seu domínio. No Brasil, essa validação de marcas e patentes é feita pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O INPI é justamente aquele que irá verificar se não existe duplicidade de marcas. 

Após verificar se não existe nenhuma marca parecida ou igual às da sua lista de ideias, também é preciso verificar no registro.br se o domínio está disponível. Se tudo estiver ok, você pode contar com os serviços da HostGator para as etapas de registro e hospedagem.

Registrando o seu endereço na internet

Agora que você já conferiu que não existem nomes parecidos com a sua ideia escolhida, é preciso realizar o registro do seu endereço na internet. Esse passo é necessário para que você tenha um domínio na internet. Ele será o endereço da sua loja na internet, como se fosse o endereço físico de uma empresa.

Este domínio precisa ser adquirido e mantido no mesmo formato de um aluguel anual. Lembre-se que a reserva deve ser renovada a cada ano para que a loja não saia do ar.

5. Escolha da plataforma de loja virtual

Esse é um dos passos fundamentais ao pensar em como abrir uma loja virtual. É preciso escolher uma boa plataforma para e-commerce, pois isso pode influenciar em muitos fatores e otimizar o seu trabalho. No entanto, é importante saber que não adianta utilizar a melhor plataforma do mercado se você não oferecer bons produtos e atrair novos clientes.

Muitos apostam tudo nas plataformas ao iniciar um negócio do zero, o que pode acabar trazendo frustrações. O que realmente tem efeito nas vendas de uma loja virtual é o marketing. A divulgação precisa ser feita da forma correta para atrair o público ideal. 

Passo a passo para escolher a sua plataforma de e-commerce

Isso não significa que a escolha da plataforma não seja importante. Por isso, separamos alguns passos:

Faça um orçamento completo

Realize pesquisas completas para analisar os preços. Lembre-se que a plataforma precisa ter os recursos necessários para o seu tipo de loja virtual. Você pode encontrar uma plataforma barata demais, mas será que ela realmente irá atender às suas necessidades?

Escolha uma plataforma com design responsivo

Design responsivo é a capacidade de um site de se adaptar aos diferentes tipos de dispositivos com fácil navegação, sem que haja falhas, bugs, erros, etc. É preciso ter um site compatível com celulares, computadores, tablets, etc.

Verifique se a plataforma possui ferramentas de otimização

Busque por uma plataforma que trabalhe com ferramentas de otimização, principalmente com recursos de SEO. Afinal, para alcançar as primeiras posições no Google, é preciso que a loja seja otimizada.

Analise as opções de pagamento

Se a plataforma não for compatível com diferentes opções de pagamento (boleto bancário, cartão de crédito, cartão de débito, Pix, etc.), é muito provável que você perca muitas vendas. Quanto mais diversificado for os meios, melhor!

Integração com outras ferramentas

Verifique se a plataforma oferece o recurso de integração com outras ferramentas, como, por exemplo, os softwares de gestão. Isso é fundamental, pois o dia a dia de trabalho de quem possui uma loja virtual necessita de muitas outras ferramentas.

Busque por uma navegação simplificada

A última dica é buscar uma plataforma que ofereça uma navegação fácil e simples, para que o cliente tenha uma boa experiência ao navegar pelo site. Os menus devem ser bem categorizados e o site deve ter um sistema de busca eficiente.

Criando A loja Virtual

Agora você já tem todos os passos para encontrar uma plataforma para e-commerce eficiente. Ao escolher uma, basta agora criar de fato a sua loja virtual. Na plataforma da DLoja Virtual, por exemplo, é possível criar uma loja em poucos minutos. Após a confirmação do cadastro e do e-mail, basta seguir para os próximos passos. Continue acompanhando!

6. Configuração da aparência

Não há dúvidas de que a aparência da sua loja virtual deve ser trabalhada de forma estratégica. Veja abaixo como você pode fazer isso:

Aparência

Antes de lançar a sua loja virtual, é crucial planejar a sua aparência. Isso significa que é preciso pensar no layout, logotipo, banners, distribuição, cores, dentre outros muitos fatores. Lembre-se que esse será o primeiro contato que o cliente terá com a sua loja. Portanto, tudo precisa ser claro, atrativo, objetivo e harmônico para causar as sensações certas, além de uma boa impressão.

Por exemplo, esses fatores têm o poder de gerar empatia e desejo de realizar uma compra. Contudo, ele pode trazer reações negativas, como insegurança.

Cores

É comprovado que as cores têm um poder enorme de influência psicológica. Por isso, elas podem influenciar o comportamento dos consumidores, podendo ele ser positivo ou negativo. É importante que as cores sejam definidas com o processo de definição do nome e da marca. Assim, tudo irá comunicar uma única mensagem.

É importante lembrar que os estudos revelam que 30% das pessoas observam o aspecto visual do site antes de realizar uma compra. Portanto, faça com que tudo seja atrativo. 

Logotipo

O logotipo é o que irá representar graficamente a sua marca. Ele pode conter apenas o nome, ou então ser um desenho, símbolo, junção de letras, etc. Ele irá identificar a sua empresa, ou seja, as pessoas olharão para a logo e saberão que é da sua loja virtual. 

Por isso, esse processo de criação não é fácil. Para conseguir o resultado que deseja, fale para o designer uma descrição mais completa e menos subjetiva. Dessa forma, ele poderá oferecer um resultado do jeito que deseja. 

Layout

O layout da sua loja é a distribuição da sua página e o dimensionamento gráfico dela. As plataformas costumam oferecer alguns modelos padrão, onde a divisão é feita em cabeçalho, conteúdo da página e rodapé. A partir disso, é possível realizar os ajustes necessários conforme as preferências. 

Diversas empresas de plataforma para e-commerce oferecem a opção de personalização. Contudo, é um investimento a mais a ser feito. Avalie se isso vale a pena para a sua estratégia. Na plataforma da DLoja Virtual, por exemplo, é possível customizar um layout de forma gratuita. Basta acessar o módulo Configurando a Aparência.

Lembre que tudo deve seguir a estratégia da sua marca, considerando sempre o tipo de produto vendido, o público alvo, a mensagem que você deseja transmitir, etc.

Banner

Os banners de uma loja virtual também são elementos fundamentais e precisam ter uma aparência atrativa. Eles contêm informações sobre novidades, promoções, etc. O espaçamento é de acordo com cada layout e varia dependendo da plataforma.

Normalmente, eles são inseridos nas laterais, no rodapé e entre os produtos ou no topo da página. Você pode utilizar o site ‘canva’ para criar banners de forma gratuita ou procurar por profissionais designers.

7. Cadastramento de produtos

Confira agora os passos para realizar o cadastramento de produtos:

Categorias e Subcategorias

Ter uma loja bem categorizada é essencial. A partir das categorias, é possível organizar e distribuir os produtos de maneira que a navegação do consumidor seja facilitada. As subcategorias são subdivisões das categorias principais. É por meio delas que os clientes irão achar os produtos de forma mais rápida e intuitiva. 

Para isso, acesse o painel administrativo da sua plataforma e localize o cadastro de categoria. Lembre-se que antes de iniciar esse processo, você já precisa ter definido quais categorias e subcategorias serão cadastradas. A sugestão é que isso seja feito em um papel, para que você visualize bem a estrutura que deseja montar. Por fim, é só salvar as configurações.

Importância Fotos e vídeos

A presença das fotos e vídeos em um site consegue deixar o conteúdo menos massante. Isso é fundamental, pois existem indivíduos que possuem mais dificuldade de absorver informações apenas por textos.

Portanto, a linguagem visual é cada vez mais importante nas lojas virtuais, pois trazem mais destaque. Além disso, pense que os produtos vendidos em e-commerces não podem ser tocados como em lojas físicas. 

Quanto mais recursos você utilizar para despertar o desejo dos consumidores, maiores serão as chances deles terem boas impressões ao enxergarem riqueza em detalhes, realismo, boa aparência, etc. Isso trará mais clareza nas informações, principalmente se vier acompanhado com descrições completas.

A junção desses recursos formam uma abordagem completa para atingir um público maior de consumidores, pois irá transmitir uma maior confiança.

Tipos de Produto

Existem quatro tipos de produto e a escolha deles irá depender da estratégia definida para o seu e-commerce:

  • Produto simples: são os produtos únicos, que não possuem variações. Por exemplo, o consumidor não precisa selecionar opções de cores ou tamanhos na hora da compra (ex.: livros);
  • Produto composto (com variações de estoque): são os produtos que apresentam variações, ou seja, o consumidor precisa selecionar algumas opções para finalizar a compra, como cor, tamanho, acabamento, etc. (ex.: roupas);
  • Produto digital (para download): produtos digitais que são comprados para realizar um download. (ex.: livro em pdf, e-book, vídeo, apostila, etc.);
  • Produtos de serviço online: produtos que são algum serviço online, como cursos e treinamentos.

Informações/dados de Produtos

Durante o processo de cadastro de um produto, é preciso prestar atenção em alguns pontos essenciais. Toda informação que será inserida deve ser feita de forma estratégica: descrição, fotos, valor e outras informações. O primeiro de tudo é saber que as informações devem satisfazer às necessidades do seu cliente em potencial e transmitir segurança a ele. 

Em segundo lugar, é importante que o seu potencial cliente encontre as informações do seu produto, utilizando os melhores termos a fim de que ele coincida com o que as pessoas mais pesquisam para aquela palavra-chave.

É preciso utilizar estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para alcançar as primeiras posições nos rankings dos buscadores. Como já abordado aqui, a escolha da plataforma para e-commerce precisa levar em conta esse fator!

Veja abaixo o que é preciso no cadastro dos seus produtos:

  • Nome do produto: nome do produto que será exibido na loja;
  • Código loja (código SKU): código de identificação do produto na loja;
  • Preço de venda: preço que define o valor que será cobrado do produto;
  • Imagem: imagem do produto. Caso tenha mais de uma imagem, elas devem ser adicionadas em ordem e a primeira será a principal. Elas devem ter no máximo 1MB;
  • Descrição:  informações e características do produto;
  • Peso e dimensões do produto: informações utilizadas para o cálculo do frete. É preciso informar altura, largura e comprimento. As dimensões mínimas são 2cm (altura), 16cm (comprimento) e 11cm (largura);
  • Estoque: deve ser informado a quantidade do produto cadastrado no estoque.

Pré-Cadastro de Produtos

É fundamental que você faça uma planilha de pré-cadastro para facilitar na hora de cadastrar os produtos em seu e-commerce. Assim, é possível organizar, ajustar e editar tudo em uma única planilha, de forma rápida e facilitada. Com isso, quando for realizar o cadastro, é só copiar e colar. Dessa forma, o retrabalho é evitado e o processo é otimizado.

Cadastro de Produtos

Chegou a hora de cadastrar os produtos de fato. Lembre-se de checar se todos os passos anteriores foram feitos. Assim, esse processo será mais rápido. Cada plataforma possui um layout diferente, mas basicamente é só preencher os campos vazios com as informações necessárias. 

Importância de vídeos

Neste tópico, queremos reforçar a importância dos vídeos em seus produtos. Já abordamos sobre a importância da utilização de imagens e vídeos em geral, mas é importante entender que os vídeos devem ser feitos para responder às principais objeções e questionamentos dos clientes. Eles podem ser feitos por produtos ou por categorias. 

8. Informação de dados cadastrais

Mesmo sendo uma loja virtual, é necessário o registro de algumas informações físicas, como endereço, CNPJ, CEP, tipo de cadastro permitido na loja (pessoa física/pessoa jurídica), etc. Veja abaixo os passos para esse processo:

Importância dos dados cadastrais

Alguns dados cadastrais precisam estar visíveis e de forma clara na loja, pois isto está estabelecido na Lei do E-commerce Decreto Federal. Além disso, muitos deles são importantes para o funcionamento da empresa, como o CEP da loja. Ele servirá como base para o cálculo do frete dos produtos.

Preenchendo dados cadastrais

Veja abaixo os dados cadastrais que precisam ser preenchidos em sua loja virtual e devem estar visíveis para todos:

  • Endereço da loja: o endereço onde a empresa está registrada comercialmente deve ficar visível no rodapé de todas as páginas;
  • Razão Social: nome da empresa que está registrado na Receita Federal;
  • CNPJ: CNPJ da empresa;
  • Telefone para contato: o telefone da organização deve ficar visível no topo ou rodapé do site;
  • E-mail: o e-mail também deve seguir a regra do último tópico;
  • CEP: os correios e transportadoras irão utilizar o CEP da loja como base para o cálculo do frete.

Páginas adicionais

As páginas adicionais também são muito relevantes para a sua loja virtual. Veja abaixo quais são as páginas institucionais que contêm informações importantes sobre a empresa:

  • Quem Somos: página que irá apresentar a empresa. Portanto, ela é de extrema importância! Não há um padrão exato, pois cada negócio carrega as suas características. 
  • Onde Estamos: o endereço físico deve estar destacado;
  • Informações Importantes: informações que podem ser acrescentadas para auxiliar o cliente e transmitir mais segurança;
  • Como Comprar: se o cliente clicar nessa página, é porque ele está interessado em fechar alguma compra, mas ainda possui dúvidas sobre a empresa. Portanto, utilize uma linguagem simples e deixe essa página o mais completa possível.
  • Compra Segura: essa é uma página crucial, pois ela apresenta a segurança envolvida no momento da compra. Detalhes e certificados são essenciais aqui. 
  • Privacidade e Segurança: nesta página explica como as informações são tratadas e como funcionam as regras de privacidade;
  • Garantias: explique as regras de garantia e devolução dos produtos. O consumidor costuma prestar uma atenção especial nessa parte!
  • Fretes e Entregas: aborde quais são as formas de entrega e como funcionam os prazos da loja;
  • Termos de Uso: liste as regras gerais, restrições e todas as informações que condicionam as regras da utilização da loja virtual;
  • Trocas e Devoluções: detalhe bem as regras e instruções de como funcionam as trocas ou a devolução de um produto. Lembre-se de ser claro!
  • Acompanhe seu Pedido: informe ao possível cliente como ele pode acompanhar o status do seu pedido;
  • Informações sobre a Entrega: responda as principais dúvidas que podem surgir em relação às entregas.

Página Quem Somos

Como abordamos no tópico anterior, a página Quem Somos tem um papel crucial na apresentação da sua loja virtual e no impacto gerado aos clientes, que precisam sentir segurança ao comprar em seu e-commerce. Veja abaixo a estrutura aconselhada para essa página:

  • Apresentação: quem é você? (o empreendedor);
  • História: como surgiu a empresa?
  • Missão, Visão, Valores;
  • Endereço: opcional se a loja não tiver um endereço físico;
  • Loja Física: apenas se você tiver uma loja física;
  • Fotos: fotos de você, da sua empresa e/ou da sua equipe se tiver;
  • Informações cadastrais (todas as que citamos nos tópicos anteriores).

9. Ferramentas e sistemas

Conheça agora os principais sistemas e ferramentas estratégicas para te auxiliar com sua loja virtual:

Google Analytics

As vendas não acontecem por acaso. Existem diversos fatores e ações estratégicas que auxiliam nesse processo. Tudo deve ser pensado baseando-se em dados e análises de cenário. No caso dos e-commerces, o empreendedor deve conhecer tudo sobre o seu perfil de consumidor para garantir que as vendas aconteçam. Existe uma poderosa ferramenta de análise web chamada Google Analytics.

Ela irá trazer informações muito importantes sobre o desempenho de sua loja virtual, como dados sobre quantas pessoas visitam sua loja, o tempo que costumam permanecer nela, por onde chegaram até o seu endereço, quais campanhas de marketing apresentam melhor resultado, dentre outras informações valiosas para analisar os resultados e desenhar novas ações estratégicas. 

Dessa forma, suas ações podem ser baseadas em dados reais, direcionando os esforços de maneira específica, otimizando tempo e dinheiro.

Chat

É muito comum o surgimento de dúvidas e questionamentos dos consumidores de lojas virtuais. Isso porque obviamente os consumidores não podem ver fisicamente o produto e nem possuem um vendedor o acompanhando para esclarecer todas as dúvidas possíveis.

Além disso, eles não conseguem visualizar a estrutura de uma loja física para ter mais segurança no seu processo de compra. Por isso, ter um chat de atendimento online pode contribuir muito para que a loja virtual passe segurança ao consumidor e esclareça todas as dúvidas para que o cliente finalize a compra.

Redes sociais

Atualmente, as redes sociais têm um papel crucial no marketing das lojas virtuais, pois muitos brasileiros são usuários ativos na internet e estão presentes nas redes sociais. Mas, diante de tantas opções, qual delas é mais vantajoso marcar presença? 

Isso irá depender da sua estratégia de e-commerce e de qual público você deseja alcançar.  Esteja presente nas redes sociais que a loja virtual tem capacidade de atualizar com conteúdos relevantes. Se você não manter as redes atualizadas, isso pode trazer uma imagem negativa sobre o seu e-commerce.

É preciso ter qualidade de conteúdo e atualizações frequentes, seja no Facebook, Instagram, WhatsApp ou outros meios que escolher.

Formas de pagamento

No início deste artigo, abordamos sobre as formas de pagamento existentes para lojas virtuais. Agora, é hora de utilizar aquelas informações para configurar o seu e-commerce e receber os pagamentos da forma adequada.

Na plataforma DLoja Virtual, por exemplo, basta clicar em “formas de pagamento” e selecionar o sistema utilizado (ex.: Mercado Pago, Pag Seguro, etc.). Após isso, é preciso preencher com o seu usuário, personalizar algumas etapas e finalizar a integração para começar a utilizar nas compras realizadas.

Formas de entrega

Assim como as formas de pagamento, também é preciso configurar as formas de entrega de acordo com o que foi planejado nos passos lá no início deste artigo. Na plataforma da DLoja Virtual o processo é muito fácil. Basta clicar em configurações, depois clicar em “formas de envio”. Agora é só selecionar o meio utilizado para as entregas e configurá-los. 

Ajustes finais layout

Por fim, nesta etapa, é preciso configurar os ajustes finais do seu layout. Para isso, todas as etapas anteriores precisam estar configuradas, com tudo já cadastrado. Faça uma lista com tudo o que você deseja mudar no layout. O passo a passo da personalização irá depender da plataforma escolhida. Portanto, o ideal aqui é que você tenha escolhido uma plataforma intuitiva e de fácil alteração no layout.

10. Operação da sua loja virtual

Veja agora algumas questões importantes acerca da operação da sua loja virtual:

A importância de testar

Ter uma loja virtual de sucesso não significa que você estará ausente de problemas. Eles vão acontecer, mas com a ajuda de especialistas, é possível entrar com soluções eficazes para enfrentar cada um dos desafios. 

Mantenha uma cultura de testes para garantir que tudo esteja funcionando de forma correta. Se colocar no lugar do consumidor é essencial!

Finalizando a compra

Ainda nesta etapa de testes, você pode simular a finalização de uma compra para garantir que tudo está funcionando perfeitamente. Acesse o endereço da sua loja virtual, escolha um produto e clique sobre ele.

Verifique se tudo está correto e atrativo: descrição, preço e especialmente o botão Comprar. Ele precisa estar visível com cor destacada e em uma posição que favoreça a sua localização durante o processo de escolha. Clique sobre ele!

Agora clique para finalizar o pedido, selecione a quantidade e clique em fechar pedido. Agora, passe por todas as etapas de cadastro até finalizar a compra de fato. Fique atento a todas as etapas e analise como foi a experiência.

Gerenciando pedidos

Agora é hora de testar a administração do pedido feito. Cheque todas as informações e verifique se não há nada errado, principalmente os dados de contato do cliente. Após isso, identifique o pagamento do pedido e se a forma de pagamento realmente está funcionando corretamente.

Siga para as próximas etapas: confirmação de pagamento, separação do produto, verificação de uma embalagem resistente e inviolável, checagem do produto antes do envio e encaminhamento para entrega. Após a alteração dos status de enviado e recebido, o processo se encerra.

Contratação de plano

Se você tiver solicitado uma demonstração gratuita em alguma plataforma, lembre-se de fazer a contratação de um plano pago para a sua loja virtual. Clique aqui para conhecer os planos da plataforma DLoja Virtual e criar loja online.

Configuração de domínio

O nosso último passo é a configuração de domínio na plataforma. Assim, a sua loja pode começar a ser acessada através do seu endereço na internet. Na sua plataforma, clique em “domínio” nas configurações e preencha com o domínio escolhido. Preencha também os domínios secundários. Agora basta salvar e ir até os sites de domínio (como o registro.br) e fazer as configurações necessárias.

Conclusão

Agora você já sabe todos os passos de como montar uma loja online e começar a vender! Basta colocar todos os passos em prática e contar com o apoio da DLoja Virtual para tirar os planos do papel

Se você quer a ajuda dos nossos especialistas para montar a sua loja virtual e criar as suas campanhas de marketing para começar a vender, basta entrar em contato conosco no WhatsApp clicando aqui. Confira também outros artigos relacioonados a este:

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  • Como montar uma loja virtual de sucesso do zero?

    • 1. Legislação para montar uma loja virtual

    • 2. Escolha de nicho

    • 3. Faça um planejamento financeiro

    • 4. Definição de nome e Registro de endereço

    • 5. Escolha da plataforma de loja virtual

    • 6. Configuração da aparência

    • 7. Cadastramento de produtos

    • 8. Informação de dados cadastrais

    • 9. Ferramentas e sistemas

    • 10. Operação da sua loja virtual

  • Conclusão

Tags:

    Douglas Vieira

    Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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