Um portfólio bem estruturado pode ser a porta de entrada para uma boa oportunidade profissional. Confira dicas de como fazer seu portfólio já!

Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo!

Se você está se perguntando sobre como fazer um portfólio atrativo em meio a tanta concorrência, saiba que você não é o único. Com cada vez mais profissionais migrando para o ambiente digital, a concorrência por vagas de emprego ficou mais acirrada.

Para se destacar, é preciso não apenas oferecer mão de obra qualificada, mas também saber como mostrá-la às empresas. O portfólio é uma ferramenta que pode ser usada para vender o seu trabalho e mantê-lo competitivo no mercado.

Neste artigo, você vai saber como fazer um portfólio e como divulgá-lo, além de conhecer alguns tipos diferentes e saber qual deles é o mais adequado para você!

O que é um portfólio? 

Um portfólio nada mais é que uma compilação de amostras de trabalho

Contudo, diferentemente dos modelos antigos de currículo profissional, em um portfólio é possível inserir vários tipos de conteúdo, como imagens e informações completas sobre sua trajetória profissional.

Este material auxilia na tomada de decisão de um cliente ou empregador, mostrando que você é a pessoa certa para o trabalho! Existem algumas formas diferentes de apresentar um trabalho ou proposta comercial a alguém, tudo depende do nicho de atuação em que você se encontra. 

Por isso, no tópico abaixo, você descobre quais são os principais tipos de portfólio de trabalho. 

Quais são os tipos de portfólio? 

Basicamente, existem dois tipos de portfólio mais utilizados: o portfólio físico e o virtual. Tanto o primeiro quanto o segundo possuem dezenas de variantes, e o profissional pode optar por aquele que melhor valoriza o seu trabalho.

Como veremos mais adiante, artistas, como pintores e grafiteiros, podem causar melhor impressão ao apresentarem um portfólio físico, mas a maioria das profissões hoje permite a criação de portfólios online incríveis. 

Sendo assim, ter uma presença digital é essencial para criar referências e pontos de contato na sua área de atuação. Confira abaixo alguns tipos de portfólio de trabalho e se inspire em um modelo para fazer o seu!

Portfólio clássico

Este tipo de portfólio costumava ser usado por profissionais da publicidade, em que eram apresentados pequenos resumos das peças produzidas, que poderiam incluir páginas de revistas e jornais (anúncios), colagens e um currículo impresso, como uma espécie de scrapbook

Não é mais tão usado, mas dependendo da sua proposta, ele pode trazer um aspecto criativo e vintage para estilistas de moda, pintores, designers e artesãos de uma maneira geral.

Portfólio apresentado

Ainda muito utilizado por empresas, no portfólio apresentado você mostra seu trabalho em formato de proposta, vendendo-se como profissional. A apresentação pode ser feita em um documento PowerPoint, e um discurso bem ensaiado pode ser o suficiente para conquistar aquela empresa dos sonhos.

Portfólio digital

Aqui as possibilidades são infinitas e você pode abusar da criatividade e referências para desenvolver um portfólio que mais tenha a ver com seu perfil profissional. 

Um dos formatos mais comuns é o dos websites, em que você tem um site inteiro exclusivo para apresentar seu trabalho. 

Para começar um negócio na internet, é essencial que as pessoas conheçam seu trabalho. Saber como fazer um portfólio pode ser o primeiro passo para aproveitar todos os benefícios.

Os documentos em PDF também oferecem boas oportunidades criativas em formatos semelhantes a e-books, jornais ou revistas digitais.

Portfólio público

Além do site, uma das formas de apresentar o seu trabalho na internet é usando as redes sociais. 

A rede social mais comum para networking e para fazer negócios é o LinkedIn, mas dependendo da sua área de atuação a melhor escolha pode ser o Instagram ou mesmo o Pinterest.

Portfólio para empresas 

As empresas geralmente apresentam suas propostas comerciais através de documento ou apresentações, mas tudo depende do nicho de negócio em que ela atua. 

As apresentações podem ser feitas em modelos padrão, como slides, ou uma visita presencial com um representante. Porém, hoje em dia, é mais comum que esse processo aconteça remotamente, com a empresa enviando um email com o portfólio anexo em PDF.

Esse documento é diagramado como uma espécie de e-book ou revista digital e pode ser interativo, direcionando para páginas do site ou relatórios com números mais detalhados.

Portfólio de design 

Designers gráficos são os profissionais que mais desfrutam do formato digital para a apresentação de seus portfólios, devido à infinidade de recursos que um site pode oferecer.

Os trabalhos como webdesigner, por exemplo, podem ganhar vida nessa plataforma que é capaz de apresentar os mais variados formatos (vídeos, textos, animações, ilustrações 3D, entre outros). 

Uma recomendação de como fazer um portfólio de design é ser seletivo: escolha apenas os melhores projetos e selecione um para cada especialidade sua. Isso mostrará objetividade e deixará seu portfólio mais organizado.

Portfólio acadêmico 

Este tipo de portfólio pode ser apresentado tanto no formato físico quanto virtual. É possível criar páginas online elegantes que integrem o conteúdo acadêmico com ícones e gráficos, tornando a experiência do leitor mais agradável.

Fazer uma página de apresentação e outra de currículo também ajudará a tornar seu site mais atrativo. Outra vantagem de colocar seu portfólio acadêmico na internet é que você tem um alcance muito maior e poderá enviá-lo para instituições de ensino em todo o mundo.

Portfólio para desenvolvedores web 

Existem plataformas específicas para desenvolvedores web mostrarem seu trabalho, como Behance e Cargo Collective, por exemplo. Lá, é possível criar layout usando toda sua expertise de programador. Ainda assim, um bom website com as informações bem colocadas já pode cumprir essa função de maneira satisfatória.

Portfólio de fotografia 

Como o próprio nome já diz, os portfólios de fotografia servem para exaltar as imagens. Neste modelo, você não precisa de muito texto, gráficos ou ícones — deixe as imagens falarem por si só.

Se você precisa de um layout que favoreça as imagens, sempre as coloque em alta qualidade, mas certifique-se de ter uma boa velocidade de processamento junto à sua servidora de hospedagem para não cansar o visitante com páginas muito lentas. 

Você também pode usar redes sociais, como Instagram e Pinterest, como portfólio de fotografia.

Portfólio de artes 

Alguns grafiteiros, pintores, desenhistas e tatuadores, por exemplo, ainda costumam apresentar seus portfólios físicos. Entretanto, com um pouco de trabalho, é possível escanear as peças e transformá-las em formato digital. 

Se você é artista e quer saber como fazer um portfólio digital, pode se inspirar em modelos de portfólios para designers e fotógrafos.

Portfólio de redação 

Geralmente esses profissionais apresentam trabalhos já publicados através de links em suas redes profissionais, como LinkedIn, ou anexados em seu currículo, via e-mail. 

No entanto, se quiser saber como fazer um portfólio e se destacar na área, a melhor opção é criar uma página exclusiva na internet. Com domínio próprio, você pode apresentar seu trabalho de redação de uma maneira dinâmica e criativa.

Como fazer um portfólio?

Como apresentado nos tópicos anteriores, o processo de como fazer um portfólio vai depender muito da área de atuação do profissional.

No entanto, uma coisa é fato: quase todos os portfólios podem ser adaptáveis ao ambiente digital. Se você pretende trabalhar por conta própria, a grande vantagem de digitalizar o seu portfólio é que você aumenta o alcance do seu trabalho. 

Com um portfólio online, você pode mostrar seu trabalho para empresas do mundo inteiro apenas com um link. É a melhor estratégia é ter o seu próprio domínio, assim, você ganha autoridade e passa uma imagem mais profissional. 

Para ter um portfólio profissional atraente, o template é o passo decisivo! O visual do seu site também é algo muito importante, ele precisa ser responsivo para dispositivos mobile, como tablets e celular, e ser esteticamente bonito e organizado.

As possibilidades de um site são inúmeras, mas você não precisa se preocupar em construir um layout incrível do zero. Existem centenas de templates gratuitos que você pode instalar em seu site e, depois, só inserir os seus trabalhos.

Como divulgar seu portfólio?

Está na hora de começar o seu negócio, mas não adianta saber como fazer um portfólio se você não souber a melhor maneira de divulgá-lo. 

Uma dica para começar é recolher todos os contatos de empresas que deseja trabalhar e enviar um e-mail personalizado com o link do seu portfólio online para cada uma delas.

Também existe a possibilidade de fazer campanhas pagas no Google. Através de um trabalho de pesquisa de palavras-chave, você consegue exibir seu portfólio para pessoas que estão buscando trabalhos como o seu. Suas redes sociais também podem ser usadas para divulgar seu trabalho, peça para amigos e familiares ajudarem compartilhando seu conteúdo.

E aí, gostou deste conteúdo? Mostre para a gente o resultado do seu portfólio! Não quer perder mais nenhum conteúdo? Assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo publicado aqui no blog da HostGator.