Conheça mais sobre o Linktree e veja como ele pode te auxiliar na centralização e divulgação de suas redes sociais para seus usuários

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Um recurso que está ficando cada vez mais famoso entre empresas é o Linktree, uma plataforma que permite reunir vários links em um só lugar de maneira totalmente gratuita.

A proposta se popularizou pela facilidade que oferece ao usuário em encontrar os diferentes canais de comunicação de uma empresa.

Sua principal utilidade hoje está no Instagram, pois a rede social não permite a inserção de links nas postagens de feed.

Pelo fato de haver um único campo para colocar link na biografia do perfil, o Linktree se tornou uma excelente alternativa para direcionar o usuário a outras páginas.

Ao clicar em um Linktree, o visitante é levado para uma área exclusiva contendo vários links.

Essa página é personalizável e a empresa decide quais são os melhores destinos para serem colocados ali.

Conheça mais profundamente a plataforma e veja como usá-la para melhorar a interação com seus seguidores — e potenciais clientes — no Instagram.

Como funciona o Linktree? 

O Linktree é um site gratuito que oferece uma espécie de minipágina personalizável.

Nessa página, podem ser inseridos diversos links que redirecionam o usuário para os canais de comunicação externos de uma empresa, que podem ser outras redes sociais ou sites, por exemplo.

O Linktree não tem nenhum tipo de vínculo com o Instagram, mas é mais utilizado nessa rede social porque, de todas as mais utilizadas, é a única que não permite postagens contendo links.

Dessa forma, não faz muito sentido usar o Linktree no Facebook ou no Twitter, por exemplo, já que você pode colocar o hiperlink do conteúdo que deseja diretamente em seu post.

Ao criar seu Linktree, você recebe uma URL — bem amigável por sinal — que fica mais ou menos assim: linktr.ee/nomedasuaempresa.

Esse endereço direciona para uma landing page que pode ser personalizada com tema e cores mais semelhantes aos usados na comunicação visual da sua marca.

Os links são distribuídos de forma bem organizada em botões, em que você escolhe a ordem e o nome de cada um deles.

Qual é a importância do Linktree? 

Com cada vez mais conteúdo disponível na internet, perder o usuário no meio do caminho é muito fácil.

Mesmo que você tenha construído uma ótima estratégia para divulgar sua empresa no Instagram, o limite de um link por perfil é uma verdadeira pedra no sapato.

Isso impede que você leve o seguidor para as próximas etapas do funil de vendas. Antes do Linktree, havia apenas duas formas de fazer isso:

  • Pagando para impulsionar suas publicações: dessa forma, é possível inserir um link externo com uma chamada de ação como “Saiba Mais” ou “Cadastre-se”.
  • Chamando o potencial cliente no direct e enviando o link de compra por lá: opção bastante manual e trabalhosa podendo levar horas e até dias para fechar de fato uma venda.

Com o Linktree, isso mudou. Com ele, é possível disponibilizar não apenas um, mas vários destinos externos que podem levar à conversão.

Outra grande vantagem do Linktree é que o site permite reunir importantes informações de contato do seu perfil em um único lugar.

Dessa forma, você encurta o caminho do usuário até o objetivo final da sua estratégia, seja ela aumentar o tráfego orgânico do seu site ou mesmo vender mais em seu e-commerce.

O layout limpo e os botões levam direto para o destino que você deseja, sem propagandas ou necessidade de clicar em várias outras páginas. Assim, é uma grande facilidade tanto para as empresas quanto para os usuários encontrarem a informação que desejam.

O Linktree vem sendo amplamente utilizado, pois se mostrou eficiente na missão de apresentar aos seguidores do Instagram outros canais de comunicação de um determinado perfil de forma responsiva.

O recurso é gratuito, mas conta com uma versão paga, que mostra uma análise mais detalhada sobre a quantidade de cliques dados nos links.

Pode ser uma ferramenta interessante para avaliar as métricas da sua página comercial. Esse upgrade custa em torno de U$ 6, ou R$ 25, por mês.

Também na versão paga é possível retirar a marca d’água e personalizar o layout do aplicativo, inserindo as cores e o logo da sua empresa.

Com isso, o Linktree funciona como uma ponte invisível entre seu perfil no Instagram e outros conteúdos seus na internet.

Dessa forma, o usuário nem percebe que migrou para uma plataforma intermediária, a impressão é que ele passa direto do seu Instagram para a página linkada na árvore.

Como criar o Linktree? 

Criar um perfil no Linktree é fácil e gratuito. Isso quer dizer que, mesmo sem qualquer orçamento, você pode ter a ferramenta ativa para melhorar o desempenho do seu negócio no Instagram.

Basta acessar o site https://linktr.ee/ e criar sua conta. Você tem a opção de criar seu perfil automaticamente ao vincular sua conta do Instagram. Isso porque a empresa já entendeu sua maior utilidade e deixa essa opção destacada na página de cadastro para facilitar o processo aos novos usuários.

Se você quiser criar uma conta do zero, não tem problema! Os clássicos dados de e-mail e senha serão solicitados, bem como a inserção de um nome de usuário, que pode ser o seu user do Instagram mesmo — se estiver disponível.

Com o perfil criado, você pode começar a personalizar sua página. O site conta com templates prontos bem versáteis de cores neutras. Só com a versão gratuita já é possível encontrar um tema que converse com a comunicação visual da sua marca.

Se preferir pagar pela versão premium, será possível acessar outros templates e adicionar o logotipo da sua empresa.

Após personalizar o visual da sua página do Linktree, está na hora de inserir os links.

Mais adiante, você verá dicas sobre como escolher as páginas externas mais assertivas para seu perfil.

Aqui, você basicamente copia e cola a URL de locais externos, como seu site, outra rede social, uma página de produto — também conhecida como landing page —, entre outros.

Para cada destino, é gerado um novo botão que se organiza com os demais em formato de lista organizada.

Principais práticas do Linktree

Com o Linktree, você pode inserir quantos links achar necessário, mas é recomendável que não exagere na dose, pois isso acaba confundindo o visitante.

A melhor prática é colocar os principais canais de comunicação da empresa e dois conteúdos recentes, no máximo.

Esses conteúdos recentes podem ser artigos ou uma landing page de algo que você está divulgando com mais frequência.

Empresas de eventos utilizam para colocar a página de venda de ingressos do espetáculo mais próximo, por exemplo.

Se for o caso, esse tipo de conteúdo deve ser sempre atualizado e ter relação com o que você está divulgando no feed ou no stories do Instagram no momento.

Outras sugestões de links fixos para ficar em sua árvore do Linktree são:

  • Website da empresa

Essencial para que os usuários entrem em contato com sua marca e conheça melhor seus produtos e conteúdos, como um blog.

  • Facebook

Ainda que as pessoas passem mais tempo navegando pelo Instagram atualmente, o Facebook ainda é a rede social com mais usuários cadastrados no mundo.

Ainda tem muita gente que usa o Facebook, e, mesmo que você apenas reproduza seu conteúdo do Instagram por lá, é importante manter uma página profissional e inserir o link em seu Linktree.

  • LinkedIn

Dependendo do tipo de negócio que você tem no Instagram, o LinkedIn será a rede que fornecerá o profissionalismo e as oportunidades de network com outras empresas para parcerias ou mesmo convites para novos trabalhos.

O mundo corporativo usa bastante essa rede social, e deixá-la com fácil acesso pode te ajudar em novas oportunidades de negócio.

  • Pinterest

Se o Instagram é sua principal ferramenta de trabalho, muito provavelmente você tem um perfil no Pinterest para se inspirar em ideias de postagens. 

O Pinterest é uma rede social em ascensão e a maioria dos profissionais que trabalham com conteúdo criativo tem um perfil por lá.

  • WhatsApp Business

Esse link não pode faltar na sua árvore de links do Linketree, pois é o canal de comunicação direto com seu potencial cliente.

Se ele viu uma promoção no seu feed e quiser te contatar diretamente pelo WhatsApp, é em seu Linktree que ele vai procurar essa informação. Aliás, você mesmo(a) pode destacar isso nas postagens, chamando seus seguidores a tirarem dúvidas pelo aplicativo de mensagens.

  • Outros

Twitter, YouTube, TikTok ou a página de contato do seu website. O que vale aqui é ser o mais específico possível e inserir apenas os links que fazem mais sentido para seu usuário.

Se sua empresa tem um canal no YouTube, mas posta uma vez por mês, é mais interessante colocar links que redirecionem para plataformas com conteúdos mais recentes.

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