Quer começar a anunciar no Facebook Business? Aprenda agora 3 Formas de realizar a verificação do seu domínio.

A cada dia, mais pessoas se encontram na necessidade de investir em publicidade, e com isso o Facebook trouxe ferramentas para seus usuários que queriam alcançar novos públicos. A ferramenta Gerenciador de Negócios dá ao usuário a possibilidade de criar e desenvolver anúncios de sua marca/site no Facebook e Instagram. Desse modo, a ferramenta tem um excelente potencial de alcance, sendo uma inteligente estratégia para novas marcas se destacarem.

Porém, em 2018, o Facebook passou a exigir uma verificação de autenticidade para garantir que o domínio que está sendo usado para divulgar anúncios seja propriedade da pessoa que o está divulgando. Assim, um método de verificação foi implementado, e vejo que existe muita gente tendo dificuldade para realizar a verificação, com isso trago alguns métodos para sanar as dúvidas referente a esse procedimento. Vem comigo! :^)

Veja nosso vídeo tutorial!

Nosso amigo Pedro Angheben fez um vídeo bem explicativo a respeito desse passo a passo, confira abaixo!

3 Formas de realizar a verificação de um domínio no Facebook

Justificando os métodos que ensino nesse guia, trouxe formas envolvendo cPanel, que é uma ferramenta muito popular no Brasil para o gerenciamento de hospedagem, além de ser nosso principal produto na HostGator. Além disso, o WordPress é um dos CMS mais usados no mundo, representando 37% dos websites online hoje (2021). Por esses motivos trouxe os métodos voltados pra essas ferramentas, mas se você não se encaixa nos métodos que passei, deixa ai nos comentários sugestões de outras plataformas para que eu possa estar trazendo no futuro ;^)

Certo, para realizar a vericação, você vai precisar já ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook, caso não tenha, podes seguir o próprio passo a passo deles para estar realizando a criação da sua conta, só clicar nesse link. Assim que tiver sua conta pronta, acesse a página de configuração do Facebook Business.

A partir dessa tela, clique em Segurança da Marca>Domínios.

Deverá abrir uma tela assim:

A partir daqui seguimos para os 3 métodos para verificar o domínio no Facebook.

1. Verificando o domínio com metatag no WordPress

Nessa tela mesmo, você precisa copiar o código da meta tag:

Agora, acesse o painel de admnistrador WordPress do seu site, basta digitar na barra de busca do seu navegador seudomínio.com.br/wp-admin. Daqui, clique em Apresentação> Editor de Temas.

Em seguida, na barra lateral à direita, clique em Cabeçalho do tema (header.php). Deve abrir algo semelhante a isso:

Atenção ao próximo passo! Role o ficheiro central até localizar as linhas de código referentes ao cabeçalho, vai ser identificado por essa estrutura:

<head>
	"Aqui terão alguns códigos, o importante 
        é localizar o <head> e </head>"
</head>

Agora, insira o código que você copiou no primeiro passo, em alguma linha que esteja entre o <head> e </head>, e em seguida clicar em Actualizar ficheiro dessa forma:

Por último, mas não menos importante, você precisa retornar ao Facebook e clicar em Verificar domínio.

Pronto! Seu domínio deve ter sido verificado com sucesso se você seguiu o passo a passo a corretamente.

Nota: É importante lembrar que verificando dessa maneira, você estará vinculando o código no tema que você estiver usando no WordPress, então se eventualmente ocorrer a troca do tema, o domínio poderá perder a verificação sendo necessário realizar o passo a passo novamente.

2. Verificando o domínio com o código TXT na zona de DNS do cPanel

Primeiramente, no Facebook, altere o método de verificação selecionando “Atualize o registro TXT do DNS com seu registrador de domínio“.

Deverá aparecer algo assim:

Copie o código TXT que aparece nessa tela, nesse caso é este:

facebook-domain-verification=w27s6fz85nn2cdshrtq5446ywml840

Agora acesse o cPanel que você utiliza para hospedar o domínio em questão, e pesquise por Editor de zona DNS.

Nessa tela clique em Gerenciar.

Agora clique em Adicionar Registro. Preencha os campos dessa maneira:

  • Nome: Seu domínio apenas
  • TTL: 14400
  • Tipo: TXT
  • Registro: O código TXT do Facebook

Por fim clique em Adicionar Registro.

Agora só falta clicar no botão de verificação do Facebook :^)

Feito! Seu domínio está verificado!

Nota: Ao criar um novo apontamento, que é o caso desse método, a zona de DNS precisa de um tempo propagar o novo registro. Costuma ser bem rápido mas pode levar até 4h nos servidores da HostGator pra nova mudança ir ao ar, então caso o domínio não seja verificado na mesma hora, aguarda mais um tempinho, ou então tente outro método :^)
Confira mais sobre propagação.

3. Verificando o domínio com o arquivo HTML pelo cPanel

Para esse método, selecione no Facebook a opção “Carregue um arquivo HTML no seu diretório raiz”.

Deve aparecer assim, clique em HTML verification file para baixar o arquivo HTML que você precisará importar na sua hospedagem.

Agora acesse o cPanel e pesquise por Domínios.

Consulte nessa aba de Domínios o diretório do seu domínio em questão, nesse caso o diretório se chama /hgtutoriais.com.

Agora, no cPanel novamente, pesquise por Gerenciador de arquivos.

Localize aqui o diretório do domínio e o acesse. Em seguida, clique no botão Carregar no topo da página.

Clique em Selecionar Arquivo, selecione o arquivo que você baixou no Facebook que ele será importado pra hospedagem. Deve aparecer uma tela como essa:

Feito isso, basta acessar novamente o Facebook e clicar em Verificar domínio.

Considerações Finais

Bom, esses foram os métodos mais comuns para se realizar a verificação de um domínio no Facebook, se sentiu falta de alguma ferramenta deixe ai nos comentários sugestões que podemos estar criando novos materiais! :^)

Se nenhum desses métodos funcionou, as causas mais prováveis é de que o domínio não esteja ativo ou talvez não esteja hospedado onde você acha que está, se o domínio se encontra na HostGator, não perca tempo e venha verificar com nosso atendimento 24h