Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

4 passos para criar uma revenda de hospedagem de sites

Como começar um plano de revenda de hospedagem

Compartilhe:

Se você está em busca de uma renda extra a revenda de hospedagem de sites pode ser uma ótima escolha.

Se você está em busca de uma renda extra, a internet pode ser uma ótima escolha, pois as possibilidades de empreender e criar novos negócios nesse universo não se limitam às vendas de produtos em sites ou páginas nas redes sociais.

Se você possui conhecimento em HTML e sabe bem o que termos como FTP e DNS significam, a revenda de hospedagem de sites é uma ótima alternativa para aumentar o lucro e profissionalizar sua atuação digital. Outro ponto: é tão fácil entrar nesse mercado que bastam apenas quatro passos para você criar e começar a gerir sua própria revenda. Despertou seu interesse?

O que é revenda de hospedagem?

A revenda de hospedagem é uma oportunidade que os grandes fornecedores de hosting, como a HostGator, disponibilizam para quem deseja revender seus serviços. É um produto que promove um negócio próprio, pois através dele uma pessoa pode oferecer serviços de hospedagem para terceiros, gerenciando valores, planos, pacotes e recursos que serão disponibilizados aos clientes.

Este tipo de empreendimento é, geralmente, destinado a desenvolvedores, agências digitais que necessitam hospedar sites de clientes e demais interessados em abrir uma empresa de hospedagem e que possuam conhecimento na área (um requisito importante). O momento é favorável: os empreendedores estão cada vez mais convencidos sobre a importância da presença digital para seus negócios.

Uma das principais vantagens desse tipo de negócio é que você pode utilizar uma estrutura já estabelecida, mas personalizá-la com seu nome. Outro benefício é que apesar de ser o responsável pelo atendimento e cobrança dos clientes, você conta com o suporte avançado da empresa contratada. Além disso, é possível criar contas independentes para seus clientes, garantindo segurança e privacidade.

Como funciona a revenda de hospedagem na prática?

Começar a sua revenda de hospedagem é muito simples. A HostGator oferece cinco planos, cada um com uma capacidade de armazenamento que varia entre 50 GB e 200 GB. Os planos também têm variações no volume de transferência, que vai de 500 GB a 1.400 GB. Independentemente da opção escolhida você poderá hospedar quantos domínios quiser, e a criação de contas de e-mail também é ilimitada.

O negócio de revenda permite que você tenha uma marca própria de servidores de hospedagem. Além disso, é possível gerenciar os valores dos pacotes, a capacidade de armazenamento e transferência e até os recursos disponíveis.

Por meio do painel WHM (gerenciador da revenda) é possível criar e gerenciar as contas adquiridas. Através dele, é feita a liberação do cPanel para os clientes, assim como a suspensão e qualquer alteração, edição ou exclusão das configurações realizadas em um site.

A HostGator também concede gratuitamente um sistema comercial, chamado de WebHost Manager Complete Solution (WHMCS). Ele automatiza diversas tarefas que simplificam a gestão de clientes, administração financeira e prestação de suporte. Com ele é possível enviar cobranças automáticas, gerar relatórios estatísticos e de contabilidade e até a gestão de tickets. São funcionalidades que simplificam o seu cotidiano para você se dedicar às vendas e ao atendimento ao cliente.

3 características de uma revenda de hospedagem

1. Flexibilidade

Com o Painel de Controle WHM você terá flexibilidade para gerenciar os planos de hospedagem de seus clientes. Além disso, terá total independência para criar e modificar as contas e poderá conceder acesso a recursos para a gestão de sites e e-mails.

2. Faturamento automatizado

Você não precisa se preocupar com a gestão financeira da sua revenda de hospedagem. É possível automatizar suas necessidades de faturamento usando o WHMCS, uma facilidade que a HostGator oferece gratuitamente para revendedores.

3. Escalabilidade

A revenda de hospedagem é um negócio facilmente escalável. Você é quem tem o controle sobre a distribuição de recursos e, sempre que precisar, pode facilmente expandir seu plano de revenda. O upgrade é fácil e rápido.

Como criar uma revenda de hospedagem de sites?

Para tornar-se um revendedor, basta pesquisar sobre as empresas que oferecem esse tipo de serviço, definir o melhor plano, criar um pacote no WHM e gerenciar suas cobranças. Simples, não é? Abaixo detalhamos como começar no mercado de revenda de hospedagem de site.

1. Escolha a empresa de hospedagem

Dois dos principais elementos que devem ser considerados nesta decisão são a segurança e a disponibilidade do servidor. Como em alguns sites pode haver troca de informações como dados pessoais e bancários, pesquise o histórico e a reputação da empresa de hospedagem no mercado. Preste atenção se o certificado SSL é oferecido para o melhor controle dos dados que trafegam nas suas páginas e a possibilidade de instalar o certificado facilmente para os seus clientes.

Outro ponto importante é verificar o uptime, tempo em que o servidor ficará disponível. Para ser considerado um bom serviço, o ideal é que esse percentual esteja acima de 99%. Analise também a facilidade de migração entre os diferentes tipos de plano, caso você sinta a necessidade de agregar recursos.

2. Crie uma conta no WHM

Panel do WHM
Fonte da imagem: Suporte HostGator

O Web Host Manager, ou WHM, é o programa que permite o acesso ao cPanel, ou painel de controle. Com ele, além de poder vender serviços de hospedagem para outras pessoas, você tem a opção de criar e gerenciar vários cPanels para os seus clientes. Isso é importante, entre outras coisas, porque se um dos sites for pirateado ou atacado, as chances de que o hacker possa entrar nos outros são reduzidas. Ele ainda oferece ferramentas como:

  • capacidade de configurar os pedidos de suporte de seus próprios clientes via cPanel;
  • permissão para verificar as informações e o status do servidor;
  • capacidade de desenvolver sua própria página padrão quando uma nova conta é criada;
  • capacidade de alterar os nomes de seus clientes e nomes de usuários.

3. Configure um pacote no WHM

Os pacotes são elementos essenciais da administração dos recursos da sua revenda de hospedagem. Com eles, é possível criar planos de hospedagem, estipulando cotas pré-definidas de espaço em disco e banda (tráfego mensal), entre outras configurações. Assim você pode oferecer diversos planos diferentes, com valores diferentes, para os seus clientes.

4. Gerencie suas cobranças

Uma das partes mais complicadas para quem trabalha com criação é a gestão das finanças. Como revendedor, você será o responsável pelas cobranças e pela saúde financeira do seu negócio, mas há formas de tornar essa missão mais simples e intuitiva.

O WebHost Manager Complete Solution (WHMCS), sistema comercial oferecido gratuitamente pela HostGator, é uma delas. Ele automatiza diversas tarefas, simplificando a gestão de clientes, a administração do negócio e a prestação de suporte. A geração de relatórios, a gestão de tickets e o envio de cobrança são realizados de forma automática. Com isso, é possível poupar tempo e melhorar a relação com o cliente.

Vantagens de criar uma revenda de hospedagem

Agora que você já sabe como é fácil criar uma revenda de hospedagem de site, veja quais os principais benefícios que ela pode trazer para você:

  • Não é necessário fazer um investimento alto, o que reduz os riscos do negócio;
  • Possibilidade de criar a própria empresa de hospedagem, mas com suporte prestado pela empresa contratada;
  • Negócio altamente escalável, você pode expandir facilmente seu plano de revenda;
  • Flexibilidade para gerenciar os planos de hospedagem e independência para criar e modificar contas;
  • Com o processo automatizado de cobrança não é preciso se preocupar com a gestão financeira do seu negócio;
  • Possibilidade de criar um número ilimitado de websites utilizando sua própria marca.

Ficou interessado em entrar nesse mercado? Então conheça nossos planos e comece agora sua revenda de hospedagem de sites.

Navegue por tópicos

  • Como funciona a revenda de hospedagem na prática?

  • 3 características de uma revenda de hospedagem

    • 1. Flexibilidade

    • 2. Faturamento automatizado

    • 3. Escalabilidade

  • Como criar uma revenda de hospedagem de sites?

    • 1. Escolha a empresa de hospedagem

    • 2. Crie uma conta no WHM

    • 3. Configure um pacote no WHM

    • 4. Gerencie suas cobranças

  • Vantagens de criar uma revenda de hospedagem

Tags:

  • revenda

Snappy da HostGator

Eu sou o mascote oficial da HostGator! Sou super antenado nas tendências, principalmente se for algo bem nerd. E não fico desconectado da internet por nada! Sempre procuro me atualizar sobre novidades tecnológicas, pois sou muito hightech ;)

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários