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Descubra os artesanatos mais vendidos e como eles são feitos! Saiba como transformar essas produções em itens que você pode vender online.

Trabalhos manuais artísticos são uma tradição no Brasil. Interessante forma de expressão que carrega costumes de cada região do país, essas obras não precisam ficar restritas apenas às vendas tradicionais. Hoje, conhecer melhor quais são os tipos de artesanato mais vendidos é fundamental para migrar esse comércio para o ambiente online.

Há muitos tipos de produções e elas podem ter diferentes temáticas, estilos e materiais como base de produção. A variação desses detalhes é o que torna o mercado tão democrático e inclusivo. Na prática, isso significa que há espaço para todo tipo de artista. Na internet, a possibilidade de alcançar um público mais amplo é ainda maior, gerando muitas vendas.

Conhecer melhor o mercado de artesanato no Brasil é fundamental para abrir uma loja online para vender obras próprias ou de vários artistas. Este post trará tudo que você precisa saber sobre o assunto e abrir sua loja virtual. Confira!

Vale a pena vender artesanato?

Se pensarmos nos grandes e-commerces que vemos atualmente fazendo sucesso, pode nos soar com estranheza a ideia de uma loja online de artesanato. Mas a pergunta deveria ser: por que não? Uma tradição no Brasil, essa prática é consumida em larga escala nas mais diversas regiões do país, com diferentes estilos de produção.

Artesanato não precisa ser somente um hobbie ou uma atividade para complementar renda. Artesãos são profissionais que estudam, se dedicam, e direcionam seus talentos para a arte com fins comerciais. Independentemente se você produz ou se apenas deseja vender os produtos, não restam dúvidas de que vale a pena vender artesanato.

Anualmente, este mercado fatura, em média, R$20 milhões no Brasil. São números muito relevantes e que mostram como é possível aproveitar uma parcela interessante desse volume de vendas. Para isso, no entanto, é necessário ter um plano estratégico. Começar um negócio online requer preparação, estudo de mercado e, então, ação!

Quais são os tipos de artesanato mais vendidos?

Os tipos de artesanato não impõem nenhuma restrição quanto aos materiais usados para produzir as peças. Uma das questões mais interessantes desse mercado é justamente essa diversidade. Você pode usar materiais mais refinados, se preferir, mas também pode criar produtos incríveis com matéria-prima reciclada, em uma proposta mais sustentável.

Essa é uma escolha livre e que também não precisa ser algo fixo. Uma loja online de artesanato pode decidir se foca em apenas um tipo de artesanato ou se fará uma oferta ampla de produtos. Para isso, o ideal é que você conheça os principais tipos de artesanatos conhecidos atualmente. Acompanhe e veja as opções!

1. Artesanato com reciclagem

O artesanato tem como uma de suas bases a criação fazendo uso de materiais pouco convencionais ou que não são usados comumente para a arte. Isso torna o mercado mais inclusivo, torna os custos de produção mais baratos e permite maior sustentabilidade. Nessa linha, o artesanato de reciclagem é uma das melhores ideias para ser explorada.

A proposta é produzir com base em matéria-prima proveniente de reciclagem, ou seja, materiais que já foram outros produtos e, depois de descartados, puderam ser renovados para terem uma sobrevida útil. O artesanato de reciclagem é uma proposta sustentável, o que tam∫ém tem apelo junto ao público. Além disso, os preços podem ser mais vantajosos!

2. Sabonetes artesanais e cosméticos

A produção de cosméticos também entra nesse rol de tipos de artesanato mais vendidos. O mercado tem crescido bastante nos últimos anos, sobretudo, por conta do impulsionamento de influencers e criadores de conteúdo. Na mesma levada, profissionais de artesanato têm estudado diferentes formas de entregarem produtos úteis e satisfatórios.

No mercado de cosméticos, os sabonetes artesanais se destacam. Além deles, há os cremes hidratantes, esfoliantes naturais, batons e até mesmo maquiagem. A ideia é que esses produtos sejam produzidos apenas com componentes naturais e orgânicos. É uma proposta de sucesso e que tem ganhando mais adeptos com o passar do tempo.

3. Velas artesanais

As velas artesanais cumprem com um ótimo papel dentro desse mercado de artesanato. Ao mesmo tempo em que têm o papel de melhorar o ambiente, já que muitas são perfumadas, ainda servem como objeto de decoração. Por isso, produtores têm investido em cada vez mais aromas, formatos e apresentações diferentes de seus produtos.

Hoje, você encontra muitos produtores de velas artesanais fazendo um bom trabalho na internet. É um produto que simplesmente não sai de moda! Afinal, quem não gostaria de ter uma vela deixando a casa perfumada para receber familiares e amigos em reuniões? Ou seja, você pode explorar esse nicho e faturar bastante!

4. Artesanato em EVA

Um dos principais tipos de artesanato mais vendidos é o de EVA, uma espécie de folha emborrachada que permite moldar diversas formas e conteúdos. As criações exigem inspiração para dar vidas a personagens, ambientes e o que mais a imaginação permitir. Geralmente, o EVA é utilizado para criar temas para festas infantis.

De um modo geral, o artesanato de EVA abre muitas possibilidades de produtos, uma vez que o emborrachado se encaixa em qualquer estrutura. Assim, você pode vender potes personalizados, enfeites de cozinha, imãs de geladeira, porta-chaves e muitos outros itens. É uma das matérias-primas de criação mais democráticas e versáteis no artesanato.

5. Artesanato em decoupage

Uma das mais belas e cuidadosas técnicas de artesanato, a decoupage dá origem a muitos produtos chamativos e que se destacam pela delicadeza na aparência. Esse tipo de montagem consiste no recorte e colagem de folhas de papel em objetos variados. É uma aplicação cuidadosa que resulta em produtos bonitos e de muito bom gosto.

Um dos pontos positivos desse trabalho é a diversidade de resultados que podem ser obtidos. Em outras palavras, você pode criar muita coisa por meio dessa técnica. Uma rápida pesquisa na web ajuda a ter uma ideia da linha de produtos que pode ser criada com a decoupage. Depois disso, dá para escolher em ter um e-commerce só desse tipo ou agregar a decoupage a outras técnicas que você já usa.

6. Patchwork

O patchwork é uma técnica desenvolvida para compor imagens ou padrões por meio da conexão de retalhos de tecidos diferentes. Assim, é possível criar conceitos bonitos com essa mistura, dando uma aparência única para um produto qualquer. Esse formato de artesanato é totalmente direcionado para a confecção de produtos em tecido.

Dá para fazer muita coisa com patchwork, entre elas, colchas, lençóis, mantas, descanso para copo, mochilas, panos de prato, capas para almofada entre outros produtos. Essa técnica traz resultados com uma estética muito característica, com um ar bastante clássico. Há muitas possibilidades com patchwork, o que é comercialmente interessante.

7. Artesanato em crochê

O crochê é uma outra grande tradição na cultura brasileira repassada por gerações e mais gerações. O que, muitas vezes, é uma prática familiar, também pode se tornar sustento para pessoas que têm muita experiência com a confecção. É possível produzir muitos produtos diferentes utilizando as mais variadas técnicas de crochê.

Roupas, acessórios, itens de decoração para a casa, itens de cama, mesa e banho e uma série de outras opções. Quando falamos de crochê, dificilmente conseguimos pensar em todas as possibilidades, já que são poucas as limitações. Isso significa também uma vasta opção de produtos, o que pode ser ótimo do ponto de vista comercial.

8. Artesanato em biscuit

O biscuit é uma das matérias-primas de artesanato que mais tem ganhado espaço nos últimos tempos. Certamente, a razão para esse crescimento é sua capacidade de se tornar muitas coisas. Com bisuit, a ideia é modelar a criar personagens, objetos e itens de decoração, em sua maior parte. Tudo isso de maneira personalizada e detalhada.

Um dos principais sucessos no uso do biscuit é a criação de personagens famosos da cultura pop, nerd e geek, inspirados nos bonecos Funko. Muitos empreendedores têm vendido suas próprias versões, com interpretações únicas, de vários personagens. Mas, o biscuit é uma ótima matéria-prima e permite aplicar qualquer estilo nas criações.

9. Artesanato em MDF

MDF é um material derivado da madeira que é muito utilizado em personalização e criação de estruturas artesanais. Menos rígido do que sua matéria-prima de origem, o MDF permite ser confeccionado com mais detalhes, sobretudo na criação de produtos de menor porte. Isso faz com que ele seja um sucesso também no artesanato brasileiro.

Com MDF é possível criar objetos de decoração, vasos de plantas, quadros, molduras de quadros, prateleiras, luminárias, entre outras opções. Geralmente em cores claras, o MDF pode ser pintado e estilizado como o artesão preferir. Assim, é possível dar nova cara e uma vida única ao material, gerando diversos tipos de produtos que vendem bastante.

10. Artesanato em fuxico

O fuxico é um tecido típico muito tradicional no Brasil e pode ser usado para dar origem às mesmas criações que o crochê e o patchwork geram. A diferença é que estamos falando de pequenos pedaços de tecido que, geralmente, são representados por pétalas de flor. Então, uma criação com fuxico trará a estética de um jardim, praticamente!

O artesanato de fuxico é muito utilizado para criar artigos de cama, mesa e banho, como colchas, toalhas de mesa, capas para almofadas, mantas e outras opções de decoração para casas. Muito coloridos, esses produtos têm uma imagem muito alegre e retratam muito bem a cultura brasileira. É possível criar muita coisa vendável com o artesanato em fuxico!

11. Bordados

Os bordados também trazem muita diversidade em suas criações. Basicamente, a técnica é feita com linhas e uma espécie de costura em tecidos, criando imagens e estampas diversas. Alguns bordados são feitos em telas decorativas, que podem ser fixadas ou penduradas em algum lugar. Há também os bordados em tecidos de toalhas, panos de mesa, entre outros itens.

Com a evolução das técnicas, os bordados podem trazer outros elementos do artesanato para si. Alguns usam crochê para criar itens em uma estampa, além de pedrinhas decorativas para criar efeitos especiais. Dá para criar muitos produtos bonitos e de ótimo gosto com os bordados, o que possibilita ter um negócio especializado só disso.

12. Produtos pintados à mão

Por fim, uma outra ótima opção são os produtos pintados à mão. A delicadeza de artistas qualificados pode transformar qualquer objeto em algo personalizado, dependendo apenas da aplicação dos materiais certos e, claro, das melhores técnicas de ilustração. É como trazer vida para algum comum, transformando em um produto único e especial.

Você pode vender tudo: vasos, copos, roupas, cerâmica, tecidos gerais, quadros e uma série de objetos. A ideia é trazer essa estética de um trabalho manual e diferenciado, algo que se destaca muito e salta aos olhos do consumidor.

Como vender artesanato na internet?

Produtores de artesanato conhecem as mais diferentes técnicas, têm muita experiência na criação e estão acostumados a dar vida a produtos únicos! Todo esse talento, no entanto, não é suficiente para quem deseja ter um negócio online. Na hora de vender pela web, vale muito ter conhecimentos sobre estruturação de negócio e posicionamento na internet.

Por isso, listamos algumas dicas importantes de etapas necessárias para que você comece a sua empresa online. Confira esses passos e saiba como conduzi-los.

Escolha o tipo de artesanato que quer vender

Esse é um passo decisivo na hora de começar seu negócio online. Primeiramente, é importante saber que você não precisa se prender a um estilo de artesanato apenas. Há muitos negócios online que simplesmente focam suas atividades em vender artesanato, sem distinção de qual técnica ou tipo de produto será comercializado.

Agora, se você é especialista em apenas um, ou acredita que pode explorar bem determinado nicho, vá fundo! Não é errado, do ponto de vista estratégico, focar em apenas uma categoria de artesanato. Inclusive, fazer isso pode posicionar seu negócio como referência em determinado nicho. Assim, você concentra um público e ainda gera vendas recorrentes.

Faça a validação de produto

A validação de um produto é um importante processo de análise do potencial de mercado que determinada mercadoria tem. Você até pode apostar em tipos de artesanatos que ainda não são tão famosos, ou em um produto específico dentro desse mercado. Porém, é necessário ter uma percepção mínima de que ele tem chances de fazer sucesso.

Esse processo de validação passa por pesquisas de opinião, buscas, entendimento do que as pessoas têm consumido, entre outras etapas de estudos. Não há uma regra sobre como fazer, mas o ideal é fazer uma pesquisa detalhada e dedicada, sem pressa para terminar. Quanto melhor a sua percepção, maiores as chances de ter um negócio bem-sucedido.

Realize uma pesquisa de mercado e público

A pesquisa de mercado vai trazer muitas percepções. Como você viu no tópico anterior, ela vai ajudar na validação de um produto. Mas é possível descobrir questões além dessas. Com as pesquisas, você entende mais sobre outros pontos importantes, como:

  • materiais que são mais utilizados;
  • preço médio dos produtos;
  • produtos que mais geram vendas;
  • temáticas que mais agradam o público;
  • expectativa do público sobre o mercado.

Essas informações ajudarão a entender quais são as brechas e oportunidades que uma loja virtual de artesanato precisa aproveitar. Começar um negócio no setor é bom, mas o sucesso dele vai depender de como a empresa será posicionada. Isso evita que ela se torne só mais uma em meio a muitas outras.

Entenda a persona

A persona do negócio é um conceito fundamental para entregar ao público o que ele deseja. Não estamos falando só da venda do produto ideal, mas de uma experiência perfeita e completa, garantindo total satisfação do consumidor. Para que isso seja possível, é importante entender em detalhes questões como:

  • faixa etária do consumidor;
  • estilo de vida de quem compra;
  • preferências pessoais;
  • expectativas que essas pessoas têm sobre marcas;
  • classe social;
  • região em que vivem;
  • hábitos de consumo.

Essas informações ajudam a traçar um perfil muito realista do consumidor médio do negócio. Assim, fica mais fácil se comunicar, vender, atender e criar a experiência ideal.

Estruture o sistema de logística

A logística é um dos pilares do e-commerce. Se um bom trabalho não é possível ter sucesso, atender os consumidores e ter, de fato, um negócio online funcional e eficaz. Por isso, antes mesmo de começar uma empresa, é fundamental pensar na estrutura logística.

Isso significa criar uma rotina e processos de gestão. Entre os pontos que mais precisam de definição e otimização estão:

  • aquisição de matéria-prima de produção;
  • definição do tempo de produção das peças;
  • integração da loja virtual com o estoque do negócio;
  • fechar parcerias com empresas de entrega que cumpra prazos.

Esses pontos são importantes para que o negócio funcione bem desde que um pedido é feito até que ele chegue na casa do cliente.

Comece vendendo no Instagram

O Instagram é uma plataforma excelente e muito completa. Não precisamos nem destacar que por lá você pode divulgar seus produtos e ter um ótimo alcance com os seus consumidores. Mas além disso, suas primeiras vendas também podem ser feitas por lá. Assim, você aproveita o ambiente para conduzir duas estratégias ao mesmo tempo.

Se você não tiver uma loja virtual ainda, uma boa estratégia é negociar pelo Instagram e oferecer links de pagamentos para plataformas como PagSeguro, PayPal, entre outras. Assim, o cliente tem um processo seguro em que pode confiar. O ideal é que, com o tempo, você consiga migrar para um sistema de compras mais completo e profissional.

Faça tráfego pago para aumentar as vendas

Aquisição de tráfego será uma necessidade, sobretudo nesse momento inicial de estabilização de um negócio online. A ideia é que você possa investir em anúncios para que seus produtos sejam visualizados por mais pessoas. Nem sempre é possível conseguir tráfego qualificado de maneira orgânica.

Pagar por tráfego tem, entre suas vantagens, a possibilidade de fazer uma segmentação muito mais afunilada e precisa. Com os filtros que você pode aplicar em ferramentas utilizadas para isso, como o Instagram Ads, Facebook Ads e Google Ads, dá para alcançar só quem está no seu público-alvo.

Realize o planejamento para expansão do negócio

Uma vez que você já começou sua venda de artesanato online e esse negócio tem funcionado bem, pensar em expandir e crescer é importante. Nesses casos, o ideal é ter um planejamento sólido que permita pensar em aumentar a atividade de maneira estratégica. Assim, dá para aproveitar o bom momento e não dar um passo maior do que as pernas.

É necessário pensar em questões como:

  • planejar o custo financeiro da expansão;
  • pensar em uma estrutura de e-commerce;
  • organizar a logística;
  • formalizar o negócio para a atuação online;
  • pensar na contratação de funcionários.

Crie uma loja virtual de artesanato

A loja virtual é o melhor cenário possível para quem deseja trabalhar com os diferentes tipos de artesanato mais vendidos. Seu ambiente online funcionará como um e-commerce tradicional em que você expõe todos os seus produtos e permite que consumidores os comprem a qualquer hora. Para isso, é importante tomar algumas decisões importantes.

A primeira dessas escolhas é por uma estrutura de loja virtual adequada. Escolher uma boa plataforma faz toda diferença para conquistar resultados relevantes na jornada de vendas.

Aumente o investimento em marketing digital

Investir em marketing digital é simplesmente fundamental para quem deseja ter sucesso com negócios online. Posicionar marcas, se relacionar adequadamente com o público e criar campanhas que engajam e geram mais vendas. Tudo isso é possível graças às estratégias de marketing projetadas para a internet.

O investimento será necessário em duas necessidades principais. A primeira é contratar uma consultoria de marketing ou até mesmo profissionais que criem campanhas, conceitos e rodem ações. Você pode ter funcionários ou terceirizados. Além disso, precisará definir um orçamento para investir em anúncios pagos, que são essenciais.

Amplie a produção e comece a vender mais

Por fim, escalar um negócio também requer uma oferta maior de produtos, sem dúvidas. Para isso, você precisará produzir mais de seus itens, o que requer mais tempo e dedicação. Portanto, o melhor a se fazer é ter pessoas junto de você. Elas cuidarão de demandas importantes, deixando tempo para que você se dedique a algumas atividades.

Você aumenta a produção de duas formas: quando se dedica mais a ela e delega outras funções a funcionários ou quando contrata pessoas para ajudar na produção. De uma forma ou de outra, mais itens poderão ser criados e as vendas vão explodir!

Os tipos de artesanato mais vendidos podem servir de inspiração para que você inicie um negócio de sucesso. Com organização e planejamento estratégico fica muito mais fácil conseguir grandes resultados comerciais. Assim, você vive do que ama e conquista lucratividade.

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  • Vale a pena vender artesanato?

  • Quais são os tipos de artesanato mais vendidos?

    • 1. Artesanato com reciclagem

    • 2. Sabonetes artesanais e cosméticos

    • 3. Velas artesanais

    • 4. Artesanato em EVA

    • 5. Artesanato em decoupage

    • 6. Patchwork

    • 7. Artesanato em crochê

    • 8. Artesanato em biscuit

    • 9. Artesanato em MDF

    • 10. Artesanato em fuxico

    • 11. Bordados

    • 12. Produtos pintados à mão

  • Como vender artesanato na internet?

    • Escolha o tipo de artesanato que quer vender

    • Faça a validação de produto

    • Realize uma pesquisa de mercado e público

    • Entenda a persona

    • Estruture o sistema de logística

    • Comece vendendo no Instagram

    • Faça tráfego pago para aumentar as vendas

    • Realize o planejamento para expansão do negócio

    • Crie uma loja virtual de artesanato

    • Aumente o investimento em marketing digital

    • Amplie a produção e comece a vender mais

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Pablo Nicolas

Formado em Marketing Digital e com quase 5 anos de experiência na área hoje integra o time de Conteúdo HostGator e DLoja Virtual. Pablo se encontra atuando em diversos canais da redes, como YouTube, Instagram e Blog.

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