O processo de criação de personas é fundamental para que o seu conteúdo atinja o público certo.

Se você tem um blog ou site, deve saber da importância de um bom conteúdo para engajar seu leitor. No entanto, também é preciso se atentar ao perfil de visitantes que você quer atingir. Por isso, é fundamental pensar em como criar persona. 

Nesse post, preparamos algumas dicas de como criar persona para manter o seu público envolvido e te ajudar a produzir conteúdos que sejam interessantes para o seu leitor. Confira:

O que é persona?

As personas são representações fictícias do seu público-alvo e auxiliam na tomada de decisões, que ajudarão e acompanharão você por todo o caminho do blog. Elas são importantes na hora de produzir o conteúdo certo. A construção desse perfil se baseia em reunir informações demográficas e comportamentais, como: 

  • local onde mora;
  • idade;
  • interesses e outros. 

É comum finalizar essa análise e encontrar mais de um perfil de persona, já que não é preciso limitar-se a uma única descrição, o que restringe muito o seu público. No entanto, lembre-se de não exagerar para não perder o foco.

Como definir sua persona?

Agora que você já entendeu o que é persona e qual é a sua importância, vamos entender como defini-la. Utilize perguntas para obter dados mais concretos sobre o seu leitor ideal. Confira abaixo como fazer uma pesquisa de persona:

Elabore um questionário

O primeiro passo de como definir sua persona é elaborar um questionário, pois ele ajuda a conhecer o perfil do seu público de forma abrangente. Para isso, utilize a ferramenta Google Forms e elabore questões para o seu leitor, como:

  • Qual é a sua idade?
  • Quais assuntos lhe interessam?
  • Quais são suas expectativas?
  • Possui preocupações?
  • Quais são os seus hobbies e paixões?
  • Que tipo de post gostaria de ler?
  • Que tipo de informação busca em outros blogs?
  • Quais livros gosta de ler?
  • Quais são seus objetivos?
  • Quais são suas habilidades?
  • O que não gosta de fazer?
  • Quais assuntos não gosta?

Você também pode adicionar outras perguntas. Assim, liste vários exemplos de conteúdos que podem interessar o seu leitor e comece a respondê-las. Contudo, no dia a dia do blog, ainda é comum nos depararmos com um público que não esperávamos encontrar. 

Portanto, para conhecer melhor o seu leitor, você pode observar os feedbacks que recebe, analisar qual é o post mais comentado, o que ele costuma comentar e qual post teve mais compartilhamentos. 

Outra opção é utilizar o Google Analytics, já que, com ele, você tem métricas reais e confiáveis para entender o comportamento dos consumidores, além de descobrir de onde eles vieram. 

Identifique padrões nas respostas

Depois de receber as respostas do questionário, é hora de checar se existem padrões que podem ser observados. Para isso, analise se existem informações que se repetem, como uma mesma faixa etária ou um mesmo tipo de hobby, por exemplo.

Dessa forma, será mais fácil entender quem é o seu público e qual é o tipo de conteúdo que ele deseja consumir, o que facilita bastante o processo de criação e de produção. 

Como criar persona?

Após esse processo, é hora de criar a sua persona! Lembre-se de que, apesar de fictícia, ela precisa ser o mais real possível para que o seu blog atinja as pessoas certas. 

Outra dica importante é dar vida a sua persona. Utilize informações como renda familiar, profissão, nome, rosto e comportamentos. Pense em que momento do dia ela lê o seu blog e de que maneira interage com o seu conteúdo. Veja um exemplo abaixo:

  • Nome (fictício);
  • Alguma imagem que ilustre sua persona;
  • Sexo;
  • Trabalho;
  • Nível de estudo;
  • Desejos;
  • Medos;
  • Desafios;
  • Como pode ajudar com o meu blog;

Aumente o engajamento com o público

O engajamento, no ambiente de um blog, define o nível de envolvimento e interação que você alcança com o seu público, ou seja, o engajamento é o relacionamento entre você e seus leitores.

Ao estabelecer uma conexão mais íntima, você cria uma afinidade com o público. Dessa forma, o engajamento tem a função de encantar pessoas, a fim de que elas produzam uma ação – seja ela comentar em seus posts, compartilhar nas redes sociais ou se inscrever no seu blog para acompanhar as novidades.

Continue investindo no seu conteúdo

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