Saiba como criar subdomínios para seu site com facilidade e rapidez. Aqui vamos te mostrar o passo a passo desse processo e tudo o que você precisa saber sobre subdomínios.

(Atualizado 2 de setembro 2021)

Um recurso interessante para quem precisa diferenciar algumas páginas do site principal sem alterar o domínio é o uso de subdomínios, eles podem ser uma estratégia excelente para descatar seu site.

Com esse recurso você pode organizar melhor seu site ou blog, além de construir layouts diferentes para atender as necessidades de cada área do seu site.

Quer saber mais sobre subdomínio e descobrir como criar utilizando o cPanel, o gerenciador de sua hospedagem? Nesse vídeo, veja mais dicas e exemplos de subdomínio e como fazer para criar o seu.

O que é um subdomínio?

O subdomínio é uma ramificação do domínio e possui a função de organizar e diferenciar páginas e conteúdos do site principal.

São URLs que direcionam para seções diferentes do site. Com ele você pode ter diferentes endereços, cada um desempenhando uma função específica e à parte do seu website.

Por exemplo, digamos que você possui um blog e resolveu ter também uma loja virtual, mas quer continuar utilizando o mesmo nome do domínio do blog. Para isso você pode criar um subdomínio como: ‘loja.meudominio.com.br’. Seu blog continuará inalterado, mas agora você tem uma nova área para criar sua loja virtual.

A estrutura de um subdomínio consiste em usar o nome de domínio principal e um prefixo, como na demonstração abaixo:

Utilizar subdomínios permite diferenciar algumas páginas especiais, além de garantir mais liberdade para criar um layout distinto e independente do site principal.

Então, entendeu o que é um subdomínio? Agora confira abaixo como criar subdomínio utilizando o cPanel.

Quando criar um subdomínio

Agora que entendemos qual é a função e estrutura do subdomínio, precisamos entender quando é necessária a criação de um subdomínio.

O subdomínio entra na sua estratégia, a partir do momento em que você decide ou precisa criar uma seção totalmente diferente do conteúdo abordado na sua página inicial. Assim no exemplo contado anteriormente.

Como criar um subdomínio

Suponhamos que os arquivos da sua loja estão em uma pasta em /public_html/loja, o endereço de acesso ficaria: meudominio.com.br/loja. Após criar um subdomínio, a estrutura do mesmo ficaria da seguinte forma: loja.meudominio.com.br. Interessante, concorda?

Em primeiro lugar, você precisa acessar seu cPanel, localizar a seção Domínios e clicar na opção Subdomínios;

Na opção criar um subdomínio, faça as seguintes configurações:

  • Subdomínio: digite o nome para o subdomínio;
  • Domínio: escolha a qual domínio seu subdomínio irá pertencer;
  • Diretório: Será preenchido automaticamente, caso desejar poderá ser alterado;

Clique em Criar e pronto!

Após finalizar este processo, será exibida uma mensagem de sucesso na tela e todos os domínios e subdomínios da conta serão listados.

Simples, não é mesmo? Mas também entendemos que existem outras plataformas e cada um tem seu jeito de criar subdomínios, vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas!

Como adicionar subdomínios no Plesk?

Muitas pessoas, acreditam que o Plesk é um pouco mais complexo que outros painéis de controle. Mas vamos seguir um passo a passo para criar um subdomínio no perfil admin do Plesk e mostrar como este sistema não é tão complexo quanto parece.

1- No Plesk admin, clique em Domínios e em seguida clique em Adicionar Subdomínio

2- Agora vamos inserir o nome do subdomínio e o domínio em que ele será vinculado, depois é necessário informar o caminho para o diretório home do site e finalizar clicando em “ok”.

Agora precisamos falar um pouco sobre subdomínio no Cloudflare!

Como criar um subdomínio no Cloudflare

Primeiro precisamos entender quando é necessário realizar o apontamentos do subdomínio no Cloudflare. Este apontamento precisa acontecer sempre que os subdomínios criados no cPanel são apontados ou vinculados em DNS do Cloudflare.

Para realizar este processo, são necessárias duas etapas:

  • Etapa inicial: Obter o número do IP
  • Etapa final: Configuração no Cloudflare

Obter o número do IP

Na barra lateral direita do cPanel, vamos procurar por Informações Gerais e depois guardar o número localizado em “IP do Site”.

Configuração no Cloudflare

1 – No Cloudflare, clique sobre o domínio

2 – Na barra superior da tela do Cloudflare, clique na opção DNS

3 – Ao clicar em DNS, você vai chegar na aba DNS Records, aqui é preciso adicionar os valores para o subdomínio, mas sem www:

  • Selecionar a entrada tipo A

4 – Continuando na área de DNS Records, é necessário adicionar os valores para o subdomínio, neste caso, com www:

  • Selecionar a entrada tipo A
  • Nos espaços em aberto, inserir o subdomínio completo com www + IP 
  • Depois, clicar no botão Add Record

Após realizar todo o processo e aguardar o processamento, o subdomínio deverá ficar como vemos na imagem a seguir:

Importante: em alguns casos, pode levar algumas horas até que o subdomínio funcione corretamente, em função do período de propagação dos DNS.

Com os subdomínios você pode criar áreas distintas para o seu site com layout e informações exclusivas mas, ainda assim, manter o mesmo nome do domínio. Uma escolha ótima e simples de fazer, concorda?