Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

O curso de Introdução à Lógica de Programação em Python foi desenvolvido para que pessoas que nunca programaram possam compreender o conteúdo e sejam capazes de “codar” sem nenhuma dificuldade. Veja mais agora!

O curso de Introdução à Lógica de Programação em Python, do CollabPlay, foi criado para pessoas que, como você, sempre sonharam em trabalhar com programação, mas estão adiando por não encontrar conteúdos gratuitos e de qualidade. 

Entre as linguagens de programação existentes, o Python é um dos primogênitos, ele foi concebido no final de 1980. Durante um período, a linguagem foi “esquecida” pelos desenvolvedores e programadores, mas tudo indica que está voltando à linha de frente – e que veio para ficar! 

Entre as linguagens que os profissionais da área mais “gostariam de aprender”, segundo o ranking da HackerEater, o Python aparece na segunda posição, com 24%.

No curso Introdução à Lógica de Programação em Python, os instrutores Hallison e  Kizzy, engenheiros de computação do canal Programação Dinâmica, compartilham um conteúdo didático que acompanha o seu ritmo e ensinam um passo a passo detalhado para você começar a programar hoje mesmo. 

O curso é a oportunidade única de estudar com instrutores que são engenheiros de computação! 

Não é necessário instalar nada no seu computador, contudo é indicada a utilização do Google Colab para a geração de códigos. Para acompanhar as aulas, você terá acesso a um arquivo notebook gerado nesta mesma ferramenta. No documento, também há exercícios de fixação para você desenvolver.

Na aula introdutória, a Kizzy tira algumas dúvidas como “O que vou aprender neste curso?” e “Por que aprender Python?”. Além disso, ela explica como utilizar o Google Colab. Tudo isso para que você chegue completamente preparado (a) para esta jornada!

Dividido em 11 aulas e com cerca de 2h05 de duração, o curso foi desenvolvido para que pessoas que nunca programaram em Python possam compreender o conteúdo e sejam capazes de “codar” sem nenhuma dificuldade. 

Uma das propostas do curso Introdução à Lógica de Programação em Python é realizar um projeto final, para que você utilize os conhecimentos adquiridos nas aulas. 

O professor Hallison também ensina a tradição do “Olá Mundo” e a codar a sua primeira linha. 

Vamos lá? 

O que você vai encontrar no Curso de Introdução à Lógica de Programação em Python

Se você está interessado em aprender a programar é porque sabe que a programação está presente em quase tudo, desde um site até jogos digitais e inteligência artificial. 

Uma pesquisa realizada em 2018, pela Universidade de Harvard, mostrou que até 2025 haverá cerca de 1,4 milhões de vagas de emprego na área da tecnologia, mas apenas 400 mil pessoas capazes de programar. 

Steve Jobs estava certíssimo quando disse que “Todas as pessoas do mundo deveriam aprender a programar um computador, porque isso nos ensina a pensar”, né? 

Por isso, o curso Introdução à Lógica de Programação em Python é tão importante! Nele, você aprenderá:

  • Lógica de programação em Python
  • Como os computadores funcionam 
  • Que tipo de operações são capazes de fazer
  • Como uma linguagem de programação opera
  • Como fazer um projeto prático 

Após a aula introdutória de Lógica de Programação em Python, você irá entender quais são os tipos de dados válidos para utilizar no programa. 

Também irá conferir o que são variáveis, para representar um dados ou conjunto de dados e terá acesso a materiais complementares: Conhecendo os tipos de dados em Python, Operações com números e Comparando números.

Para evoluir o conhecimento, após as aulas você tem a opção de testar os conhecimentos adquiridos por meio de exercícios complementares. 

Na aula “Analisando Condições”, você aprende tudo sobre a funcionalidade “if (se)” e “else (se não)” e avalia na prática como fazer o computador tomar decisões a partir dos valores de dados. 

A aula 5 é dedicada à entrada e saída de dados, em que os professores ensinam como acrescentar textos de variáveis na exibição. Você também aprende como receber os dados inseridos pelo usuário.

Já as aulas 6 e 7 já são um pouco mais avançadas. Você confere como criar listas para representar diversos valores em uma única variável e entende como repetições podem ser importantes para seu código – além de começar a utilizar a função “for” no Python. 

Para avançar ainda mais, os professores indicam materiais complementares sobre Lista de Dados, Repetições em Python Iterações, Strings e Criptografia, acessíveis por meio do canal da Programação Dinâmica. Bacana, né? 

O projeto final é desenvolvido nas aulas 8, 9, 10 e 11 no curso. Você irá planejar o código que será escrito – etapa muito importante para organizar o processo. 

Em seguida, os criadores do canal Programação Dinâmica ensinam como fazer a conversão de tipo de dados de String para Float e String para Booleano. 

Por fim, você confere como solucionar o problema da lista de categorias e como fazer a análise do perfil de interesses do usuário. Com a entrega do projeto final, você estará preparado para começar outras iniciativas com Python! 

Por que devo aprender a programar em Python?

Como você já sabe, Python é uma das linguagens de programação mais apreciadas devido à sua versatilidade, flexibilidade e recursos orientados a objetos. 

Se ainda está em dúvida se vale a pena investir tempo para aprender Python, saiba que ele pode ser utilizado para: 

1. Paradigmas de programação múltiplos

2. Teste da Web

3. Extração de dados

4. Pesquisas de inteligência artificial (IA) e ciência de dados

5. Desenvolvimento de aplicativos da Web e Internet

6. Fácil acesso ao banco de dados, personalização da interface e integração rápida do sistema

7. Cibersegurança

Segundo a Codecademy, em 2018 houve um aumento de 34% no número de usuários que estudam Python. Embora seja uma linguagem de alto nível e possa fazer tarefas complexas, esta linguagem é fácil de aprender!

Portanto, é recomendável tanto para iniciantes quanto para programadores experientes. 

De modo geral, Python é uma ótima habilidade para ter no currículo, não importa onde sua carreira acabe levando você.

Existem várias maneiras de aprender Python; você pode estudar sozinho, inscrever-se em bootcamps de programação ou com o curso incrível de Introdução à Lógica de Programação em Python, disponível no Collabplay! 

Que tal começar logo esta jornada e se dedicar à  experiência de escrever softwares de maneira fácil e agradável?

Inscreva-se já no curso Introdução à Lógica de Programação em Python e aprenda a programar hoje mesmo. 🎓

Navegue por tópicos

  • O que você vai encontrar no Curso de Introdução à Lógica de Programação em Python

  • Por que devo aprender a programar em Python?

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Larissa Gaspar

✏ Jornalista e apaixonada por ouvir e contar histórias, atua como produtora de conteúdo e tem experiência em marketing e reportagem multimídia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários