Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Você tem um projeto e não sabe como e por onde começar? Saiba como trabalhar na construção dos seus sonhos e pelo sucesso dos seus projetos.

O sucesso é o palco dos nossos sonhos. É o resultado final de um projeto que encanta e inspira o público. Mas, ninguém sobe ao palco e é aplaudido sem se preparar. Quantas falas erradas o ator não cometeu antes de estrear uma peça? Quantas quedas o ginasta não teve antes de ganhar o ouro nas Olimpíadas?

Esse pensamento aplica-se a qualquer sonho que você tiver, incluindo o de montar seu próprio negócio. Ou seja, não espere que as recompensas apareçam de forma automática ou que tudo ocorra com extrema facilidade.

Pode parecer clichê ou até um pouco brega dizer isto, mas você precisará se planejar e colocar uma boa dose de esforço nas suas ações para transformar um desejo em realidade.

Dando o primeiro passo na construção do seu sonho

Saiba dar o primeiro passo na construção do seu projeto

Nenhuma grande empresa ou grande conquista surgiu dessa maneira. Na verdade, é bem provável que elas tenham começado de modo discreto, uma atividade por vez. E é exatamente isso que você precisa fazer.

Liste todas as suas ideias

É normal que as suas ideias estejam fervilhando no início de um projeto, seja ele um projeto de negócio ou de outro gênero. Apesar disso ser extremamente positivo, também pode deixá-lo perdido.

Então, pare um pouco e coloque no papel tudo o que está ligado ao seu sonho. Destrinche as formas de colocá-lo em prática, o custo que terá, o tempo previsto, as possibilidades de algo dar errado e o que você fará para lidar com tais imprevistos.

Um dica aqui é organizar essas informações em forma de mapa mental. Assim, conseguirá visualizar tudo mais facilmente.

Entenda a motivação por trás dos seus objetivos

Ao longo da construção do seu sonho, aquele gás inicial nem sempre vai estar no nível máximo. Vão existir muitas situações em que você vai querer desistir. Por essa razão, tenha total clareza do que o motivou a começar sua trajetória. É essa consciência que o fará se manter firme quando os problemas surgirem.

É hora de tirar seu projeto do papel!

Com as ideias engatilhadas, chegou o momento de agir e dar vida ao seu sonho. Nesta etapa, é preciso se dedicar ao máximo para ver os resultados surgirem.

Busque conhecimento

Não importa o quão capacitado você seja, sempre existe algo mais para aprender. Sócrates, há milhares de anos, já entendia isso. Tanto que é dele a famosa frase “só sei que nada sei”. Portanto, tenha humildade e nunca pare de buscar conhecimento.

Se você quiser abrir um negócio, por exemplo, estude como anda o mercado para seu produto ou serviço, busque programas de mentoria, pesquise novas técnicas de marketing.

Caso queira mudar de carreira, faça novas especializações, participe de um processo de coaching e informe-se, ao máximo, sobre o campo no qual quer entrar.

Essa busca por conhecimento vale para qualquer que seja o seu sonho, de morar fora do país até atravessar o Canal da Mancha.

Invista no networking e construa parcerias

Nós, humanos, somos seres sociáveis. Diversos estudos já comprovaram essa questão. Sendo assim, por que, quando pensamos em ir em busca de um sonho, queremos agir individualmente? Ter a ajuda de bons parceiros vai acelerar sua caminhada e fazê-lo chegar mais longe. Portanto, valorize o networking

Quer montar um projeto de negócio? Vá a palestras sobre empreendedorismo e converse com as pessoas, faça cursos e troque ideias com seus colegas, conecte-se! Existem MeetUps online e até mesmo os famosos Ted Talks, que também podem nos ensinar bastante.

Todavia, não encare essas relações como uma troca de interesses da qual você precisa tirar vantagem. Um boa rede de contatos é aquela em que todos se ajudam e trocam experiências.

Não importa se estiver com medo ou achar que ainda não chegou o momento ideal. Você precisa começar de algum ponto e este ponto é o agora. O que quero dizer é: não adie seu sonho criando ideias de projetos perfeitos, pois isso nunca vai existir. Podemos sonhar, mas sem tirar os pés do chão.

Planeje-se, tenha consciência do que busca e esteja preparado para os problemas que podem surgir. Já tem tudo isso organizado? Então, vá para o jogo, arrisque-se! Depois, é só realizar as adaptações que julgar necessárias.

Sonhos não são estáticos: ajuste a direção sempre que precisar

Você precisa ter uma meta e criar planos para atingi-la. Entretanto, suas estratégias não devem ser engessadas, afinal a vida é imprevisível. Dessa maneira, esteja aberto ao desafios que surgirem, tenha iniciativa, aproveite e aprenda com cada momento.

Ter uma postura flexível, vai ajudá-lo a lidar melhor com problemas e adaptar um projeto sempre que for preciso.

Entenda que o crescimento não é linear

Em geral, quando pensamos em sucesso, imaginamos que para atingi-lo precisamos subir uma escada e que sempre daremos passos contínuos. Porém, cada pessoa tem a sua própria jornada rumo ao sucesso e quase nunca ela é linear.

Tenho certeza que, em vários momentos, você vai achar que não está saindo do lugar e que as grandes conquistas nunca chegam. Aqui é o momento de analisar com atenção o presente e perceber tudo o que já atingiu. Não é porque ainda não chegou no alto da montanha que a sua trajetória não tem vitórias.

É importante que você valorize cada passo dado, pois ele faz parte da caminhada e é uma maneira de honrar o seu esforço.

Mude o que não está dando resultado

Lembra do que comentei sobre ser flexível? Então, essa postura vai permitir que você se desprenda daquilo que não está dando certo e invista em algo diferente.

Muita gente não consegue fazer isso. Algumas pessoas batem sempre na mesma tecla, mesmo que o som não seja agradável, o que as impede de atingir o sucesso.

Sendo assim, observe o que você está fazendo de errado, o que pode ser melhorado no seu projeto e mude! Essa é a melhor atitude que pode tomar pelo seu sonho.

Recomece

Às vezes, algumas mudanças de trajetória não serão suficientes para transformar seu sonho em realidade. E aqui você terá duas escolhas: desistir ou recomeçar. Inclusive, eu sugiro que opte pela segunda opção.

Afinal, estamos falando de ir em busca de um grande objetivo, algo que realmente faz seu coração bater mais forte. E, se bater o desânimo, lembre-se de que muitas pessoas, referências de sucesso atualmente, recomeçaram várias vezes antes de atingirem seus objetivos. Como exemplo, temos Steve Jobs, Walt Disney, J.K. Rowling (autora de Harry Potter), entre outros.

Trabalhe para o sucesso e pelo sucesso

Independentemente de qual seja o seu sonho, tenha o sucesso como consequência de fazer algo que ama e não como meta de vida. Esse posicionamento fará com que você aproveite cada pequena vitória e consiga se reinventar diante dos problemas. Do contrário, é provável que o primeiro obstáculo acabe lhe derrubando.

Além do mais, buscar o sucesso por si só, fará com que você não entregue valor naquilo que faz, pois estará focado apenas em um ponto pequeno de toda a trajetória.

E, caso deseje ser dono do seu próprio negócio, isso é ainda mais relevante. Afinal, para ter uma marca reconhecida, é preciso entender a dor dos seus clientes e posicionar a sua empresa como a melhor alternativa para ajudá-los. Isso exige colocar o outro em evidência e não suas próprias ambições.

Para finalizar, assista o vídeo criado pela HostGator Academy sobre trabalhabilidade. Nele você vai descobrir como desenvolver habilidades para carreiras que vão além do trabalho e entender como gerar uma renda extra:

Bem, agora é com você! Ponha em prática as dicas que demos ao longo do post e transforme a sua ideia em um projeto de grande sucesso!

Navegue por tópicos

  • Dando o primeiro passo na construção do seu sonho

    • Liste todas as suas ideias

    • Entenda a motivação por trás dos seus objetivos

    • É hora de tirar seu projeto do papel!

    • Busque conhecimento

  • Invista no networking e construa parcerias

  • Sonhos não são estáticos: ajuste a direção sempre que precisar

    • Entenda que o crescimento não é linear

    • Mude o que não está dando resultado

    • Recomece

  • Trabalhe para o sucesso e pelo sucesso

Tags:

  • Empreendedorismo
  • realizar sonhos
  • sucesso
  • Domínios

Robledo Ribeiro

Fundador e CEO da HostGator Latam. Embaixador do trabalho objetivo e da qualidade de vida. Observador da natureza e estudante da vida.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários