5 dicas para gerar mais tráfego (e vendas) no Natal

Datas comemorativas: 5 dicas para gerar mais tráfego (e vendas) no Natal

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segunda-feira, 8 de dezembro de 2014 | Comentários

É pessoal, o Natal está (muito) próximo. Nesta época, músicas (e o espírito) de Natal começam a tomar conta, encontrando você quando passeia no shopping, quando navega pela web, quando planeja o que vai fazer nos próximos dias.

Uma música sempre surge na minha mente nesta época. Vocês devem conhecer, aquela da Simone, que começa assim: Então é Natal, e o que você fez…

O início da música nos leva ao assunto deste post: datas comemorativas, e como aproveitá-las para gerar mais tráfego (e vendas, claro) para seu site. Afinal, se você quer aproveitar o interesse dos consumidores, algumas ações serão necessárias.

Se não existe outra data específica do seu setor no mês de dezembro, o foco agora com certeza é o Natal – que, vamos combinar, sempre traz boas receitas para o comércio em geral.

5 dicas para gerar mais interesse pelos seus produtos

Com a correria de fim de ano, alguns detalhes podem passar batido. Você quer que seus clientes lembrem de você quando estiverem fazendo as compras de Natal ou preparando a ceia, mas você está fazendo algo para que eles tenham interesse no seu site e nos seus produtos e/ou serviços nesta data?

Ainda não? Bom, o tempo é curto, mas você ainda pode implementar algumas ações para estimular o interesse do seu público neste período. Que tal me acompanhar nas dicas abaixo?

1. Customize o seu site para o Natal

customize seu siteCustomizar sua marca, inserir algum elemento natalino no header do seu site, divulgar uma promoção na página inicial. Ações simples podem reacender o interesse do seu cliente, que na verdade já está buscando por ideias para presentear, decorar a casa, relaxar e curtir o fim de ano.

Nós temos muita sorte. Nosso mascote, o Snappy, adora se preparar para datas comemorativas. Bacana, não acha? 🙂

2. Crie uma promoção

crie uma promoçãoEsse é o momento de despertar o interesse. Se tiver um apelo promocional, melhor ainda. Ofereça o que seu negócio tem de melhor para a data, promova um concurso ou sorteio, ofereça descontos. Enfim, você já teve ter uma ideia do tipo de promoção que agrada seu público, não é?

As possibilidades são infinitas. Na dúvida, veja o que seus concorrentes estão fazendo. Ou pense em algo totalmente “fora da caixa”.

3. Envie e-mail marketing

envie e-mail marketingVocê criou uma promoção, um concurso, tem sugestões ótimas para presentear? Enviar um e-mail marketing é uma ótima forma de avisar as pessoas sobre o que você tem a oferecer. Sim, todos estão fazendo isso.

Por isso é importante que você se diferencie. Mas como? Escolha um bom título para o e-mail, invista forte no visual, crie um conteúdo relevante (focado no seu público), personalize e segmente bem sua mensagem. Não é tão difícil, concorda?

4. Divulgue nas redes sociais

divulgue nas redes sociaisNovamente: se ninguém souber que você está fazendo uma campanha ou promoção, você pode criar as melhores peças e oferecer os melhores preços. Ninguém vai aparecer, ou saber.

Para ter relevância e ficar bem posicionado nos buscadores, é fundamental utilizar as redes sociais. Se você utilizar elas de forma criativa, vai garantir publicidade e visibilidade para seu negócio, além de estimular a interação dos usuários. Foque em conteúdo de qualidade, e tenha uma boa chamada para a ação (call-to-action).

5. Invista em publicidade paga

invista em publicidade pagaÉ grande o número de pessoas que pesquisam na internet antes de comprar. Então, se você tem recursos para investir, uma campanha de links patrocinados pode ser bem decisiva. Google Adwords e Facebook Ads são excelentes exemplos de como investir nesta área.

Não sabe quais palavras-chaves seus clientes usam para procurar seus produtos e serviços na internet? Utilize ferramentas gratuitas como o Google Webmaster Tools e/ou o Bing Webmaster Tools para descobrir quais as mais relevantes, e otimize suas campanhas para essas palavras.

São apenas algumas dicas que você pode implementar rapidamente. Ano que vem, com mais tempo, você pode investir nestas, e em várias outras opções para se comunicar melhor com seus clientes, e gerar resultados cada vez melhores.

Aliás, quando tiver tempo para colocar suas leituras em dia, você pode encontrar algumas dicas em dois e-books que lançamos este ano. Nesta série, chamada de Faça & Não faça, você pode algumas ideias interessantes sobre o que fazer (e do que não fazer) para gerar resultados e novos negócios com seu site.

Para conferir, veja os links abaixo:

Lembre-se: monte um calendário de datas comemorativas que faça sentido para seu negócio, e procure sempre aproveitá-las. Com o call-to-action correto você consegue criar o cenário ideal: agradar seus clientes, que esperam por dicas e promoção nas datas comemorativas; e gerar mais vendas (afinal, este é o objetivo de qualquer negócio). 😉

E você, que tipo de ação está utilizando para melhorar a comunicação com seus clientes? Compartilhe suas ideias conosco no espaço para comentários. Será ótimo receber seu feedback.

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