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Caprichar na hora de descrever o seu produto pode ser fundamental na hora de fechar uma venda. Vem entender como fazer descrição de produto!

Comprar na internet já faz parte do cotidiano da maioria dos consumidores. O ambiente digital é repleto de recursos para eles pesquisarem sobre o produto, avaliarem as melhores opções e realizarem o pagamento de forma rápida e segura. Um volume tão grande de demanda significa, também, um alto nível de competição. 

O sucesso da sua loja virtual depende de uma abordagem estratégica minuciosa, que cuide dos mínimos detalhes para garantir experiências positivas para os compradores. Isso significa prestar atenção às dores e preocupações do consumidor digital, que está sempre em busca de informações que certifiquem a qualidade e características do item em questão. 

É por isso que é necessário caprichar na hora de descrever o produto. Saber como preencher a descrição de produto da melhor forma pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma venda. Duvida? Neste texto, vamos falar mais sobre a importância desse recurso, além de passar dicas e exemplos para você alcançar os melhores resultados. Confira!

Qual a importância da descrição de produto para loja virtual?

Uma das principais preocupações que o consumidor apresenta ao realizar uma compra online é em relação à incapacidade de ver o produto com os próprios olhos, senti-lo nas próprias mãos. Por mais que você anexe boas fotografias mostrando diversos ângulos da mercadoria, alguns detalhes são simplesmente imperceptíveis. 

Esse é um dos motivos que torna a descrição de produto tão importante para a loja virtual, mas não o único. 

Além de ajudar o cliente a acessar mais informações importantes sobre o produto, gerando o conhecimento necessário para a tomada de decisão, esse recurso pode ser um verdadeiro aliado na ampliação do alcance da sua marca. Se você seguir as práticas certas, pode usar a descrição para aumentar o seu tráfego orgânico. 

É que todo texto publicado dentro do seu website passa pela análise dos algoritmos de buscadores como o Google, que estão sempre em busca de palavras-chave para gerar experiências mais positivas para os usuários. Assim, os Googlebots são capazes de analisar sua página de produto, descobrir do que se trata e posicioná-la nas pesquisas adequadas. 

Mais adiante, vamos falar sobre como você pode utilizar técnicas de SEO para garantir bons rankeamentos. Antes disso, lembremos de outro ponto que torna as descrições de produto elementos tão importantes: acessibilidade. Há um movimento ativo para tornar a internet um ambiente mais acessível para pessoas com deficiência, e uma boa descrição pode fazer a diferença. 

A descrição de produto deve ser encarada como parte fundamental da sua loja virtual. Mais do que detalhar as características do item, esse espaço serve para atrair os clientes certos. Além disso, você pode escrever textos criativos e com a identidade da sua marca, gerando mais um fator positivo para sua estratégia de branding. 

Como cadastrar o produto na loja virtual?

Se você quer vender produtos pela internet, já deve saber que é fundamental criar um comércio eletrônico intuitivo e usar fotografias de qualidade. Além desses itens, existe um outro fator decisivo na hora da compra: a descrição de produtos.

Quando você se dedica a detalhar as características dos produtos que vende, faz com que os clientes entendam se estão diante do artigo que procuram e, assim, alinhem as expectativas com o que, de fato, você oferece. Confira aqui algumas dicas sobre como descrever um produto no seu e-commerce:

Faça a categorização do produto

Organizar os produtos através de uma estrutura lógica é fundamental para que o cliente encontre o que precisa dentro da sua loja. No caso de um e-commerce de moda feminina, por exemplo, é interessante deixar bem claro, através da árvore mercadológica, quais são as principais categorias de sua loja. 

Uma boa opção para facilitar a navegação no site é dividir os produtos em seções como “acessórios”, “vestidos”, “blusas”, “calças”, “roupas íntimas” e “calçados”. Se a sua loja trabalha com grandes marcas, você também pode optar por inserir as categorias principais a partir das marcas.

As subcategorias também são muito importantes para que os produtos não fiquem “soltos” pela loja. Como cada loja tem as suas especificidades, o mais importante é pensar como se você fosse o cliente. Quer comprar uma blusa preta de manga curta? Como é que você procuraria em um site? Por quais categorias? 

Uma dica é inserir o produto em todas as categorias com as quais ele se relaciona. Assim, a blusa de manga curta poderá ficar na seção “blusas”, “manga curta” e “feminino”. Isso garante que, independente do caminho que o cliente traçar, ele encontrará o artigo que procura. Veja o exemplo abaixo das lojas Renner:

É possível visualizar na imagem acima (clique nela para ampliar) as diversas categorias que o setor “feminino” possui. Já na foto abaixo, podemos analisar as diversas sub categorias (destacadas em verde) que abrangem a categoria “blusa”.

Insira um título para o produto

Outra dica para você entender como descrever um produto para venda é inserir um título bem completo. Não adianta você colocar a mercadoria na categoria certa e o título do produto estar absolutamente vago.

Lembre-se que quanto mais informações, melhor! No exemplo acima você consegue ver que o título de cada blusa possui a descrição de uma característica, como foi o caso da “Regata feminina estampa tropical”. 

Isso facilita na indexação do produto no Google, o que deixa mais fácil para o cliente encontrar a regata de estampa tropical no meio de tantas outras existentes. Já no caso de um e-commerce de eletrônicos, procure colocar o modelo, a marca e as especificações técnicas. Veja um exemplo com um smartphone:

Nessa imagem, que é um bom exemplo de descrição de produto, é possível observar que no título foi inserida a marca, a especificação do modelo e a cor do smartphone. As especificações secundárias do produto foram colocadas na descrição.

Escolha uma boa imagem do produto

As fotografias são muito importantes para mostrar as características dos produtos que você vende e têm o papel de aproximar o consumidor do produto. Por isso, a qualidade da foto é indispensável e nunca deve ter baixa resolução. 

A abordagem visual dos produtos não segue uma regra. Ou seja, quem escolhe os tipos de foto é o próprio e-lojista. Vamos voltar ao exemplo de um e-commerce de moda. O tipo de fotografia pode ser variado. Você pode mostrar as roupas de sua loja virtual vestidas em uma modelo, em um manequim, ou até mesmo pendurada em um cabide. 

A foto pode ter fundo branco, colorido, ou ambientada em um cenário. Você mesmo pode tirar as fotos, pode contratar um profissional ou então inserir imagens fornecidas pelo próprio fornecedor. 

Não esqueça que é preciso fotografar vários ângulos do produto. Um vestido, por exemplo, precisa ter necessariamente uma foto de frente e outra de costas, para contextualizar o todo. O vestido possui algum detalhe na lateral? Fotografe também.

Se você vende um modelo com mais de uma cor ou estampa, é interessante também fotografar, além de cadastrar no sistema as cores que você possui, de modo que um pequeno ícone com a cor apareça ao lado do produto.

Insira vídeos

Você sabia que o Youtube é considerado o segundo maior buscador do mundo? Então por que não colocar um vídeo ao lado da descrição de produto? Além de colaborar na ilustração do artigo que você vende, um vídeo hospedado no YouTube pode ajudar a chamar clientes para a sua loja virtual.

Uma ideia criativa veio do pessoal do Porta dos Fundos, que possui um canal de humor no Youtube. Como eles são muito conhecidos no Youtube, utilizaram os vídeos para contextualizar na venda das camisetas temáticas. Olha só que interessante!

Faça otimização de SEO

Aqui está o grande truque para otimizar o seu alcance orgânico. SEO é a sigla para Search Engine Optimization, termo que, em tradução livre para o português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas. O nome é bem explicativo, não é? Trata-se de um conjunto de técnicas e boas práticas implementadas para ajudar páginas da internet a figurarem nas páginas de resultados de buscadores, de preferência nas primeiras colocações. 

Trata-se de um conceito muito utilizado no marketing de conteúdo, especialmente em blogs e redes sociais, mas muitos ignoram sua importância no mundo das lojas virtuais. Essa negligência pode custar muitas oportunidades, já que os consumidores tendem a clicar nas primeiras opções de produtos que aparecem em sua busca. 

Assim, vamos dizer que você vende roupas pela internet. Como você sabe, trata-se de um mercado altamente competitivo, que envolve diversos outras lojas vendendo itens semelhantes. A otimização de SEO ajuda você a destacar seus produtos, tornando-os mais visíveis para os consumidores digitais. 

Uma das formas de fazer isso é trabalhar intensamente no uso de palavras-chave relevantes. Faça uma pesquisa sobre os termos mais utilizados pelos usuários que buscam por produtos como o seu. Incluí-los de forma estratégica na descrição aumenta as chances da sua página ser exibida em um espaço de destaque. 

Ferramentas como a Übersuggest e a SEMRush podem ser fundamentais nesse processo. Os recursos oferecidos por elas possibilitam que você pesquise milhares de palavras-chave, descobrindo quais são mais concorridas e quais apresentam maior volume de busca. Dessa forma, você pode redigir descrições de produtos altamente eficientes. 

Aqui, vale lembrar que os esforços de SEO não devem ser limitados aos elementos de texto. Na verdade, é preciso otimizar toda a sua loja digital de modo a providenciar experiências excelentes para os consumidores, já que esse é o critério mais importante para o Google. Portanto, garanta processos de compra rápidos e certifique-se de que a navegação em sua loja possa ser feita de forma rápida, fluida e segura. 

Como fazer a descrição de produto na loja virtual?

1. Capriche na descrição de produto

Evite ao máximo copiar e colar a descrição fornecida pelo fabricante. Ela será exatamente igual à da grande loja de varejo, que possui centenas de milhares de visualizações por dia e está no topo da pesquisa do Google. É claro que é importante descrever as especificidades técnicas do produto, mas tente ser criativo ou, pelo menos, ir além do óbvio. 

Pense sempre qual é o seu público-alvo e quais são as maiores dúvidas deles quanto a um determinado produto. A dica é tentar sempre dar um passo à frente das perguntas mais frequentes dos clientes. Escreva de que material é feito, as medidas, a forma mais comum de uso e até mesmo as instruções de conservação e lavagem.

Para saber as perguntas frequentes, verifique no espaço do consumidor de grandes players de e-commerce e canais de redes sociais. Isso ajuda muito na hora de desenvolver a descrição. Escreva um release, convide seus clientes para descreverem o produto

Além de aproximar os visitantes ao site, isso deixa o produto cada vez mais visível sensorialmente no imaginário do comprador. Afinal, quem está comprando algo em uma loja virtual não consegue manusear o item, não é mesmo?

Nesse exemplo de descrição, veja como as fotografias são importantes para que o cliente veja o produto com clareza. A página disponibiliza diversos ângulos do tênis em questão para que o comprador tenha uma noção do que irá adquirir. Até a sola do sapato não fica de fora! Repare também que ao lado é possível verificar as cores disponíveis para venda.

2. Não esqueça das tabelas

Mais um item que torna a descrição de produto completa é o uso de tabelas. Elas fazem com que a sua página fique visualmente mais bonita e ajudam a organizar as vantagens e as desvantagens do seu produto em relação às do concorrente.

O site Compare Ninja pode te ajudar com isso. Ele tem diversos formatos de tabela para que você escolha o modelo, preencha e integre na sua loja virtual. Além de ser fácil de usar, o site é social friendly, ou seja, permite que você compartilhe a tabela no Facebook e em outras redes sociais.

3. Aproveite a descrição do fabricante e personalize

Claro, essa é a pergunta fundamental: uma boa descrição não é algo que a pessoa faz rapidamente, ainda mais levando em conta que você tem inúmeros produtos para vender. E é por isso que muitos cometem o erro de utilizar a descrição enviada pelo fabricante. Isso realmente poupa tempo e trabalho.

Mas o problema é que uma descrição enviada pelo fabricante, por mais que explique o produto, tende a apresentar um conteúdo monótono ou de difícil compreensão. Além disso, há muitas descrições de fabricantes que não apresentam todas as informações necessárias para que os clientes realizem suas compras.

4. Não deixe a leitura chata

Como você pode imaginar, esses fatos acabam fazendo a leitura ficar tão chata quanto as bulas de remédios. E aqui você deve propor o oposto a isso. Mas veja, isto não quer dizer que você deve desprezar completamente a descrição de produto do fabricante, apenas que deve se dedicar a usar o conteúdo dela para criar algo mais interessante e fácil.

Para ficar claro, pense bem: boa parte do seu tempo no negócio é dedicado para vender o seu produto, correto? Então, por que você não deveria entregar para o seu cliente descrições próprias e únicas? Isso representa uma vantagem. Saiba que boas descrições trazem um impacto positivo nas vendas. E isso também faz com que mais visitantes queiram levar os seus produtos para casa.

5. Utilize um tom pessoal na escrita

As descrições que mais vendem são aquelas que conseguem criar uma linha direta entre o vendedor e o comprador, atingindo os vínculos pessoais. São como perguntas e respostas, mas que parecem uma conversa. Uma dica é usar a palavra “você”. Ela dá uma humanizada e tanto na leitura.

Outro ponto para levar em conta é falar com o seu cliente do mesmo modo como você falaria se estivesse vendendo em uma loja física. Ou seja, como se estivesse vendo o cliente. Molde a linguagem escrita do seu site para esse nível de aproximação e veja como isso lhe trará mais retorno. Um toque pessoal faz toda a diferença.

6. Enfatize os benefícios dos produtos

Escrever boas descrições costuma estar ligado principalmente à capacidade de focar e de apresentar para o cliente não apenas o produto que você deseja vender, mas o benefício que ele irá oferecer. 

Na hora de criar a descrição de produto, pense quais lacunas o produto que você vende pode satisfazer na vida do seu cliente. Foque nas melhorias e faça com que seu cliente queira não apenas o produto, mas a mudança que ele irá causar na sua vida.

Se você está com dificuldade de imaginar, pense nos produtos que custam um alto preço e que, em troca, oferecem luxo ou que servem para ostentar um certo status na sociedade (o último iPhone, determinado carro, uma camiseta de uma marca. Esses exemplos são de produtos que, no geral, não são necessidades dos clientes, mas geram desejo.

7. Faça o produto gerar desejo no cliente

Um ponto fundamental para levar em consideração é saber diferenciar quando um produto deve ser focado na necessidade ou no desejo. Em geral, se o seu produto não for um item básico, deverá estar mais baseado no desejo do que na necessidade.

O risco de apelar para a necessidade, quando deveria gerar desejo, é de não conseguir causar a impressão desejada e, com isso, não vender o produto conforme esperado. Para simplificar: o desejo é algo que uma pessoa quer ter. Já a necessidade é algo que um indivíduo precisa ter.

8. Evite expressões clichês

Olhe as frases abaixo e pense quantas vezes você já as viu em descrições de produtos:

  • Você não vai se arrepender. 
  • O melhor produto do mercado. 
  • Você irá adquirir um excelente produto. 
  • Esse produto é de qualidade. 

Todas essas frases são batidas e se constituem como clichês que podem acabar cansando seu cliente e o afastando de realizar uma compra. Pense sobre como ele se sentirá lendo essas frases. O que elas agregam ou dizem? 

O maior problema das descrições genéricas é que elas acabam, sem querer, tornando todos os produtos idênticos uns aos outros. Caso esteja sem inspiração para escrever, não apele para o clichê. Faça o contrário e busque ser o mais específico sobre as características do produto que você está tentando vender.

Exemplos de descrição de produto para e-commerce

É claro que a melhor forma para descrever seu produto só pode ser definida com base no segmento em que você está inserido e no público que você quer alcançar. As informações que uma pessoa busca ao comprar roupas, por exemplo, são diferentes das que a mesma pessoa quer encontrar ao procurar produtos de artesanato. 

Ter isso em mente é fundamental para desenvolver descrições de produto excelentes, que não sejam engessadas por padrões pré-estabelecidos. E para ajudar você nesse processo, separamos alguns exemplos relacionados a diferentes tipos de e-commerce. Continue lendo e alimente sua criatividade! 

Moda Fitness 

Para representar o mercado de moda fitness, escolhemos esta calça legging exposta na loja Monnieri Fit Wear. A página do produto conta com um título claro, que estabelece o tipo de mercadoria e sua cor principal. Além disso, apresenta 6 fotos mostrando diferentes ângulos da calça, o que ajuda na experiência do consumidor. 

A descrição de produto, contudo, fica mais abaixo. Para acessá-la, é preciso descer a barra de rolagem. Nesse processo, o consumidor se depara com um vídeo, que é um conteúdo extremamente interessante para educar o público sobre as vantagens que podem ser alcançadas com a realização da compra.

Logo abaixo do vídeo, um parágrafo curto e direto descreve os principais tipos de uso da calça legging, enquanto um infográfico destaca suas principais qualidades. Quem continua descendo a barra de rolagem acessa, também, dados sobre a composição da vestimenta e suas medidas. Trata-se de uma página de produto interativa e muito informativa. 

Camisetas

Como exemplo para a descrição de camisetas, escolhemos as camisetas estampadas da Boss Life Store. Ao acessar a página, você encontra fotos do produto, informações sobre os tamanhos disponíveis e pode selecionar diferentes cores. O preço e o valor de frete também ficam destacados. 

Todas essas informações, contudo, poderiam não ser suficientes para alguns consumidores. Por isso, a loja virtual usa o restante da página para trazer mais detalhes sobre o produto a partir de diferentes formatos. Um deles é a imagem exibida abaixo, que ressalta as principais qualidades das roupas vendidas no site. 

Moda infantil

Todo mundo sabe que os pais costumam ser muito criteriosos na hora de escolher roupas para suas crianças. A busca por conforto e qualidade é constante, o que faz com que as lojas tenham que se esforçar para comprovar que podem oferecer esses benefícios. Para fazer isso, a Xique-Xique Brasil conta com descrições de produtos bem detalhadas. 

Além de ressaltar o material utilizado na composição da roupa, o que é primordial para evitar irritações na pele do bebê, a marca opta por contar um pouco da história do tecido. Repare como a descrição de produto mescla dados sobre o surgimento da renda renascença com dicas para que a roupinha seja utilizada da melhor forma possível.

Além disso, como muitos gostam de recomendar peças de moda infantil para amigos e colegas, a página conta com botões de compartilhamento em rede social. 

Jóias

A descrição de produto em uma loja de jóias deve ter em conta que o consumidor desse nicho é bastante exigente quanto a durabilidade das peças. A Maktub Pratas utiliza mais do que imagens para abordar esse assunto. Além de informações básicas, como as medidas do produto, a loja virtual oferece ao comprador conhecimento valioso sobre sua manutenção. 

Esse tipo de abordagem mais consultiva na descrição de produto é importante para ajudar o comprador a superar qualquer preocupação que esteja impedindo o fechamento do negócio. Ao passar dicas importantes sobre o anel anunciado, a loja se posiciona como um parceiro do cliente, além de transmitir as informações necessárias para estimular a decisão de compra. 

Moda feminina 

A moda feminina também é um mercado conhecido pela importância que os consumidores dão aos detalhes do produto. Eles querem saber se uma peça é leve o suficiente, se o tecido é realmente confortável e se a vestimenta tem bom caimento. Fazer tudo isso pela internet é uma tarefa difícil, mas não impossível. 

A página de produtos da Giraflor, por exemplo, proporciona uma experiência completa. Além de fotos de qualidade mostrando diferentes ângulos do produto, a loja escolheu utilizar modelos fotográficos diferentes, humanizando o processo de compra. Na página, também é possível acessar dicas sobre o armazenamento, limpeza e secagem do vestido. 

O que mais chama atenção, contudo, é essa ilustração empregada para informar sobre a modelagem das peças. 

Contar com uma boa descrição de produtos é algo imprescindível para o sucesso da sua loja virtual. Para lidar com consumidores digitais, é preciso oferecer experiências e compras que contemplem sua constante demanda por informação. Assim, você tem facilidade em conquistar um público constante e utilizar técnicas de marketing e SEO para aumentar a geração de oportunidades

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Pablo Nicolas

Formado em Marketing Digital e com quase 5 anos de experiência na área hoje integra o time de Conteúdo HostGator e DLoja Virtual. Pablo se encontra atuando em diversos canais da redes, como YouTube, Instagram e Blog.

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