Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Criar senhas seguras na web exige mais do que criatividade. Listamos algumas dicas para você criar senhas fortes e manter seus dados em sigilo.

Criar senhas seguras para proteger os seus dados na web exige mais do que criatividade. É preciso seguir alguns cuidados básicos para criar senhas fortes, mas também é essencial alterá-las regularmente.

Ficou em dúvida se está fazendo tudo certo? Fique tranquilo, pois neste post vamos apresentar várias dicas para você criar senhas seguras e preservar suas informações em sigilo.

Por que é importante criar uma senha segura?

Infelizmente, cresce cada dia mais o número de ataques a contas dos mais variados tipos. E-mail, redes sociais e até mesmo contas que gerenciam sistemas de pagamento acabam sendo os principais alvos de pessoas mal-intencionadas.

O problema de não ter uma senha segura em serviços do gênero está exatamente na quantidade de dados que acabam associados a eles. Neste grupo, claro, destacamos especialmente aqueles que gerenciam pagamentos, uma vez que guardam informações importantes de cartão de crédito, por exemplo.

Por conta disso, uma combinação forte se torna uma boa aliada na sua defesa contra esse tipo de ação. Afinal, quer coisa mais fácil para alguém que está doido para colocar as mãos em dados alheios do que deixar a sua data de nascimento como senha? Não dá, não é mesmo?

A estrutura ideal para senhas seguras

Quando nos cadastramos em algum serviço, somos orientados a utilizar um número mínimo de caracteres. Muitos mecanismos, inclusive, não aceitam senhas com menos de oito caracteres.

Além do tamanho da senha, a inserção de caracteres maiúsculos e minúsculos, números e símbolos são constantemente recomendados, pois favorecem a criação de senhas seguras.

Lembre das suas principais senhas e identifique se elas seguem essas características:

  • Tem no mínimo de 8 caracteres;
  • Tem no mínimo 2 letras maiúsculas: ABCDEFG;
  • Tem no mínimo 1 letra minúscula: abcdefgh;
  • Tem no mínimo 1 número: 123456;
  • Tem no mínimo 2 símbolos: @#$%.

Se for necessário manter uma cópia das suas senhas, cuide para deixá-las em um lugar seguro. Com certeza um post-it colado no computador não é o lugar mais seguro para guardar suas senhas. Então, se precisar dessa “cola”, guarde o mais longe possível do computador e evite guardar em arquivos digitais, como no bloco de notas, por exemplo.

Uma alternativa é salvar suas senhas num pen drive e guardá-lo num local seguro. Se fizer isso, evite nomear o arquivo com algo muito óbvio, como: “minhas senhas”. Outra alternativa seria deixar essa senha perdida dentro de um documento de um jeito que apenas você consiga entender o que está ali.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então confira o material que preparamos em áudio no Blog Express:

Quais são as senhas mais comuns?

Todo mundo já sabe que usar a data de nascimento não é uma boa alternativa. Então, muitos recorrem ao nome do parceiro, do namorado, dos filhos ou pais, e isso torna a senha mais vulnerável. O site Tecmundo, especializado em tecnologia, criou uma lista com as senhas mais comuns e entre elas estão sequências lógicas de números, como 1234, 645321 ou variações como 123123.

O número do telefone é outro grande vilão das senhas seguras, pois as pessoas usam achando que ninguém irá suspeitar, mas é justamente um dos seus dados pessoais que costuma ser mais divulgado.

Usar palavras como password, senha, iloveyou também é algo muito habitual, mas que você deve evitar, pois aparecem na lista das senhas mais comuns. Outra recomendação importante é evitar usar parte do seu endereço e os números dos seus documentos, tanto trechos, quanto o número inteiro.

Assim como cidade natal ou atual, bairro e até nomes de animais de estimação e amigos mais próximos; não use nada que possua alguma relação com a sua rotina ou que seja fácil de deduzir.

5 passos para uma senha segura

5 dicas práticas para criar senhas seguras

Encontramos um exemplo bem prático que usa tudo o que falamos até agora sobre a criação de senhas seguras. Praticamente todas as dicas aparecem abaixo, veja se você consegue identificá-las.

A senha tem duas letras em maiúsculo (H e G), tem letras minúsculas (o, t e r), tem número (0) e caracteres especiais ($ e @). Viu como criar senhas seguras não é tão difícil quanto parece?

Foi muito simples criar essa senha, pois usamos o método Leet, que é uma forma de escrita com variações. O L33T utiliza várias combinações de caracteres ASCII para substituir as letras do alfabeto latino, é uma espécie de criptografia.

Como criar senhas usando o Leet

  1. Escolha uma palavra simples ou um nome que tenha no mínimo oito letras. No exemplo acima escolhemos o nome “hostgator”.
  2. Troque duas letras por símbolos que pareçam semelhantes. Nós trocamos o “s” por “$” e o “a” por “@”. O resultado ficou “ho$tg@tor”.
  3. O passo seguinte é alterar pelo menos uma letra para um número parecido. Nós optamos por trocar o segundo “o” pelo número zero. Com mais essa alteração ficou assim: “ho$tg@t0r”.
  4. Depois basta incluir duas letras maiúsculas. No nosso exemplo trocamos o “h” minúsculo por “H” maiúsculo e o “g” por “G”. Chegamos à versão final: “Ho$tG@t0r”.
  5. Se quiser ousar ainda mais, existem outros níveis de dificuldade no Leet. Este que usamos é o básico, mas também existe o intermediário e o avançado.

Outra dica interessante foi apresentada pela McAffe, em um artigo em inglês. Você pode ver que, no documento, a empresa enfatiza a importância de nunca repetir as senhas e sugere em vez de você usar uma palavra, utilizar uma frase que seja fácil de lembrar, e que alterne símbolos, números e letras minúsculas e maiúsculas.

Que tal usar o trecho de alguma música que você goste, aplicando essa alternância entre os caracteres?

Gerador automático de senhas seguras

Com todas as dicas deste post é muito provável que você conseguirá criar senhas seguras e lembrar delas com facilidade. Mas, se mesmo assim ainda quiser outra opção, a nossa recomendação é usar o Gerador de Senhas da HostGator.

Você pode escolher opções somente com letras e números ou ampliar a segurança adicionando caracteres especiais.

Quando for criar uma nova senha você define a quantidade de caracteres, entre 8 e 40, e clica no botão azul. Cada vez que clicar no botão, uma nova senha será gerada. Talvez seja um pouquinho mais difícil para decorar, mas com certeza será uma senha segura.

Esqueceu a senha, e agora?

homem pensando em senhas seguras

Sabemos que não é nada agradável ter que memorizar dezenas de senhas para os diversos serviços eletrônicos que utilizamos no dia a dia. Afinal, é senha de acesso ao e-mail, para uso da conta bancária, redes sociais, para acessar o painel de controle de sua hospedagem de site.

Por mais incômodo que seja, a senha é uma das formas mais seguras de proteger nossos dados no ambiente eletrônico. Mas é necessário cuidado: afinal, qual a utilidade das senhas se elas podem ser facilmente descobertas ou se você tem dificuldades para decorá-las?

Portanto, além de criar senhas seguras você ainda deve saber como memorizá-las ou guardá-las em segurança. Neste caso, você pode recorrer aos famosos gerenciadores de senhas (que são seguros) para manter essas informações guardadas.

Ficou com alguma dúvida sobre a criação de senhas seguras? Conte pra gente nos comentários abaixo. 😉

Navegue por tópicos

  • Por que é importante criar uma senha segura?

  • A estrutura ideal para senhas seguras

  • Quais são as senhas mais comuns?

  • 5 dicas práticas para criar senhas seguras

  • Como criar senhas usando o Leet

  • Gerador automático de senhas seguras

  • Esqueceu a senha, e agora?

Tags:

  • Segurança
  • Domínios

Vanessa Fetter

Profissional de comunicação e marketing, com formação em jornalismo e especialização em Mídias digitais. Atualmente atua como Coordenadora de Comunicação na HostGator, onde é responsável pelas áreas de produção de conteúdo e mídias sociais.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários