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Fique por dentro dos principais termos relacionados ao marketing digital.

Se você trabalha (ou está começando a entrar no universo do marketing digital), você já deve ter visto alguns termos que sempre estão presentes, mas que muitas vezes, são de difícil interpretação. Por isso, estou trazendo para você o nosso Dicionário do Marketing Digital. 😉

Com ele, você vai entender todos os principais termos do marketing digital para nunca mais ficar perdido quando se deparar com alguns deles por aí. Mas antes de tudo, dê uma olhada neste vídeo que separei para você, onde o Pablo vai te mostrar as 16 profissões mais famosas do marketing digital.

Conheça o Dicionário do Marketing Digital

Agora que você já conhece as principais profissões do marketing digital, nada melhor do que ficar por dentro dos termos que são mais usados no cotidiano de cada profissão com nosso Dicionário do Marketing Digital, vamos lá conferir!

Marketing de Conteúdo

Para começarmos bem o nosso Dicionário do Marketing Digital, vamos falar sobre marketing de conteúdo, que nada mais é do que uma estratégia de marketing que consiste em criar conteúdos qualificados e relevantes sobre assuntos específicos para atrair potenciais clientes para o site. Essa estratégia te ajuda a se tornar referência sobre o tema, facilitando a conversão dos leitores em consumidores da sua marca.

Leads

São pessoas que se interessam pelo que você tem a oferecer e de alguma maneira deixa algum tipo de dado (geralmente) e-mail para saber mais sobre a sua solução e de forma resumida, são potenciais clientes.

Atração de leads

Consiste em realizar ações para atrair o potencial cliente da empresa. Geralmente, são disponibilizados conteúdos que os incentivam a inserir dados relevantes em um formulário de conversão para futuras abordagens.

Segmentação de leads

É a ação de segmentar sua base de contatos seguindo determinados critérios, como região ou preferências, por exemplo. Esse tema do glossário de marketing digital é importante porque essa ação pode otimizar os resultados das estratégias de relacionamento da sua empresa. Isso porque você irá abordar cada possível cliente com argumentos diferentes dependendo da sua segmentação.

Persona

De acordo com o nosso Dicionário do Marketing Digital, Persona nada mais é do que a representação do cliente ideal da empresa. É preciso levar em consideração fatores como objetivos, comportamentos, dados geográficos, entre outros, para criá-la. Com ela definida, fica mais fácil desenvolver conteúdos que irão atender suas necessidades. 

Landing page

É uma página criada para oferecer determinado material em troca de informações úteis sobre os usuários (como e-mail, telefone, nome e etc), convertendo-os em leads. É aqui que pode ser disponibilizado um e-book para ser baixado, por exemplo. 

Automação de marketing

Consiste na automatização de tarefas antes realizadas de forma manual, como envio de e-mail marketing programado e categorização de leads, por exemplo. 

Clickbait

Traduzida como “iscas de cliques”, é uma estratégia de divulgação online que consiste em utilizar títulos sensacionalistas como forma de gerar mais cliques no conteúdo.

White paper

Utilizado em estratégias de marketing de conteúdo mais avançadas, é um documento que aprofunda um problema, apresentando conceitos, causas e soluções. Para que seja eficiente, deve ser destinado a clientes que já se encontram no fundo do funil.

Conteúdo evergreen

Também conhecido como conteúdo perene, é aquele que continua agregando valor após um tempo da sua publicação. Em outras palavras, pode ser utilizado como referência por um longo período, devido ao seu caráter atemporal.

Nutrição de leads

Prática que consiste em desenvolver uma série de comunicações, entre e-mails e mensagens nas redes sociais, para qualificar um lead, mantê-lo engajado e levá-lo aos poucos ao longo do funil de vendas. 

Conteúdo viral

É o material que se tornou popular na internet devido a quantidade de compartilhamentos que gerou. Nem sempre é possível prever que o conteúdo será viral até que ele se torne um. 

CRM (Customer Relationship Management)

Traduzido como Gerenciamento de Relacionamento com Clientes, o termo costuma ser utilizado para descrever os softwares de CRM que permitem armazenar dados, tanto pessoais como últimas compras. Com isso, é possível realizar ações de acordo com o comportamento do consumidor.

E-book

É um tipo de conteúdo rico, relevante e mais longo que um post normal muito utilizado nas estratégias de marketing digital. Eles ajudam a gerar leads, uma vez que costumam ser disponibilizados mediante o preenchimento de dados em um formulário.

E-mail marketing

Ferramenta de marketing digital que amplia o vínculo com os potenciais clientes, bem como ajuda na nutrição de leads. Através dele, é possível divulgar campanhas, novos produtos ou mesmo compartilhar, de forma personalizada, conteúdos através de newsletter.

Fluxo de automação

Consiste em realizar ações variadas de acordo com o comportamento do público. É possível, por exemplo, enviar novos e-mails marketing conforme o usuário visita determinadas páginas, incentivando-os a seguir o fluxo até se tornar um cliente de fato.

Formulário de conversão

É um tipo de formulário em que o visitante preenche campos com seus dados em troca de algo, como obter uma oferta exclusiva, receber um brinde ou baixar um e-book gratuito. Tem por finalidade a conversão dos leads.

Inbound marketing

Considerado como “novo marketing”, consiste em atrair clientes até a sua marca e seus produtos de forma gradual e sutil, sem interromper as ações que eles estejam realizando – como é o caso das propagandas que surgem em intervalos.

Newsletter

Conteúdo enviado por e-mail para uma lista de assinantes de um site – que podem ser clientes reais ou potenciais. Ele é importante porque mantém a sua marca sempre na mente das pessoas, estabelecendo autoridade e notificando quando há algo novo que possa os interessar. 

Vídeo marketing

É uma estratégia de divulgação de marca, produto ou serviço realizada através de produções de vídeos. Por serem de consumo rápido e fácil, costumam atrair mais a atenção dos usuários, gerando mais engajamento de textos e imagens. 

Webinar

São os conteúdos disponibilizados em formato de vídeo. Geralmente apresentado ao vivo, pode ser composto por palestras, aulas, debates, entre outros. As empresas podem utilizá-lo para lançar um produto, por exemplo, e gerar conversões imediatas.

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Tráfego Orgânico

É quando os usuários encontram a sua página através dos mecanismos de busca. O uso das palavras-chave adequadas é essencial pensando nesse tipo de tráfego. 

Autoridade de página

É o nível de valorização de uma página em comparação ao da concorrência. Os principais parâmetros para determinar sua autoridade são a quantidade e a qualidade dos links que estão direcionando o acesso para ela.

Autoridade de domínio

Está relacionado à autoridade que o nome ou domínio do site possui como um todo. Essa métrica, desenvolvida pela Moz, consegue prever o potencial que o domínio tem de alcançar o topo do Google e receber mais tráfego web.

Blog

É uma área do site onde são publicados artigos, imagens e vídeos regularmente, como forma de compartilhar experiências e conhecimentos. Para empreendedores, o blog é considerado essencial porque ajuda a melhorar o posicionamento do site nos mecanismos de busca.

Domínio

É o endereço de um site, ou seja, o que deve ser digitado na barra de endereço URL para que ele seja encontrado. O nosso, por exemplo, é www.hostgator.com.br.

Google Meu Negócio

Ferramenta gratuita que permite que as empresas gerenciem sua presença no Google. Adicionando dados sobre a empresa, como localização e horário de atendimento, também permite que seus clientes encontrem facilmente o negócio físico – esforço conhecido como SEO local.

É o link disposto em uma página que leva à outra página, documento ou imagem do mesmo site. Um exemplo são os links de conteúdos já publicados em um blog que são adicionados ao longo de um post novo.

São os links que direcionam o leitor para uma página fora do seu domínio. Um uso comum é quando são adicionadas pesquisas em um conteúdo e o link leva o leitor para a fonte oficial dos dados.

Palavra-chave

É um termo que resume ou define o foco de um conteúdo. É importante realizar a escolha adequada porque é através dela que o leitor irá lhe encontrar nos mecanismos de busca.

Pillar page

Trata-se de uma página que contém um texto completo sobre determinado assunto relacionado ao negócio. Ela funciona como um hub de conteúdos associados a uma palavra-chave de interesse da empresa.

SEO (Search Engine Optimization)

É a sigla de “Search Engine Optimization”, que pode ser traduzida como Otimização nos Sites de Pesquisa. Consiste em uma série de ações e técnicas que aumentam o número de acessos de um site de forma orgânica, melhorando o posicionamento no Google

SERP (Search Engine Results Page)

São todas as páginas que aparecem nos mecanismos de busca quando um usuário realiza uma pesquisa.

SEM (Search Engine Marketing)

É um termo de marketing digital que está cada vez mais sendo utilizado. Trata-se de um conjunto de técnicas que visam utilizar o poder de visibilidade dos buscadores para promover sua página. Ele é dividido em duas partes: SEO e links patrocinados.

Guest post

É um texto ou material publicado em seu blog mas produzido por um convidado.

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Tráfego Pago

O tráfego pago é aquele que chega através dos anúncios publicitários realizados em plataformas específicas, como Google Ads e Facebook Ads

Conversão

Esse termo de marketing digital nada mais é do que uma métrica de avaliação de quantidade de vendas obtidas. Logo, através dela, é possível mensurar o quanto uma estratégia foi bem-sucedida.

CTA (Call-To-Action)

Pode ser um link, um botão ou mesmo uma frase que incentive o visitante da página a realizar alguma ação específica para se tornar lead ou consumidor. Exemplos de CTA são “Entre em contato conosco” e “Baixe nosso e-book agora mesmo”. 

O Google Ads é outro termo indispensável no dicionário do marketing digital. Trata-se de uma ferramenta do Google que permite criar campanhas publicitárias vinculadas aos resultados de busca. Você pode patrocinar palavras-chave relevantes, fazendo com que a sua página apareça no topo, por exemplo.

São os anúncios pagos e exibidos quando fazemos pesquisas por palavras-chave nos mecanismos de busca.

Outbound marketing

Esse é o marketing tradicional, em que são feitas publicidades para convencer o consumidor a adquirir um produto ou serviço. Outdoors e anúncios em jornais são exemplos de ações nesse formato. 

Remarketing

O objetivo dessa estratégia é analisar pessoas que demonstraram algum tipo de interesse em sua empresa e impacta-las com anúncios e e-mails mais personalizados com a finalidade de convencê-la a finalizar a compra.

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Métricas de Marketing

São dados gerais ou específicos que ajudam a mensurar os resultados das estratégias adotadas. A partir delas, é possível identificar tendências e comparar resultados com outras ações realizadas. 

Google Analytics

É uma ferramenta de análise de tráfego de um site disponibilizada gratuitamente pelo Google. Ela permite saber a quantidade de acessos, de onde eles vieram e o tempo de permanência na página, entre outros.

Growth hacking

Refere-se a um tipo de marketing mais novo, voltado a experimentações, experiências e, principalmente, crescimento rápido da base de clientes.

KPIs (Key Performance Indicators)

Traduzido como Indicadores-chave de Desempenho, são uma série de indicadores quantitativos que permitem mensurar ações e monitorar se as metas estão sendo cumpridas. Eles permitem, ainda, acompanhar o progresso com base em números.

Teste A/B

Esse tipo de teste é muito comum ao lançar novas ações de marketing digital. Como o próprio nome diz, consiste em realizar um teste que avalia qual ação trará resultados mais assertivos. Para isso, são criadas duas versões de uma mesma página ou e-mail, por exemplo, para verificar qual das versões deram mais retorno e utilizá-la como padrão.

CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

É um cálculo feito para mostrar quanto a empresa gasta para conseguir seus clientes. Em linhas gerais, a fórmula para calcular o CAC é a seguinte:

Soma dos investimentos / Número de clientes adquiridos

Com um exemplo prático, imagine que em um trimestre, sua empresa investiu R$3.000,00 nas áreas de Marketing e Vendas e conquistou 10 clientes novos. Nesse cenário seu CAC seria de R$300,00.

LTV (Lifetime Value)

Segundo o nosso Dicionário do Marketing Digitaç, LTV é uma média da quantia total que se pode esperar receber dos clientes até que eles deixem de usar o produto ou serviço. Para saber qual o LTV da sua empresa você deve aplicar a seguinte fórmula:

Seu ticket médio x a média de compras por cliente ao ano x a média da longevidade do relacionamento com o cliente.

ROI (Return On Investments)

ROI é a sigla em inglês para Return On Investment (Retorno sobre Investimento) e é uma famosa métrica de gestão financeira que mede a lucratividade de um negócio. O ROI revela qual a relação entre o lucro obtido com os investimentos e o dinheiro aplicado.

O cálculo do ROI é simples e você pode obtê-lo usando a fórmula a seguir: Receita-Custo/Custo x 100.

Métricas de vaidade

É qualquer métrica que não vai ajudar a tomar uma decisão importante sobre a sua estratégia de marketing digital. Ou seja, como o próprio nome diz, são métricas que não significam nada para o seu negócio ou pro objetivo que você tem.

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Vendas na Internet

De acordo com o nosso Dicionário do Marketing Digital vendas na internet é todas as transações comerciais que acontecem no ambiente online, ou seja, na internet. No processo de vendas na internet qualquer pessoa pode comprar/contratar qualquer produto ou serviço sem necessariamente ter que ir à uma loja física para finalizar a compra.

E-commerce

É um comércio eletrônico ou uma loja virtual, em que o empreendedor pode vender seus produtos e serviços de forma direta. Estima-se que, no Brasil, existam cerca de 930 mil sites de comércio eletrônico.

Marketing de Afiliados

É um processo de vendas onde você ganha comissões promovendo os produtos de outras pessoas ou empresas. Ou seja, você escolhe um produto e começa a divulgá-lo, quando efetuar uma venda, parte do valor faturado vem para você.

PLR no Marketing Digital

PLR é a sigla em inglês para Private Label Rights (Direitos de Marca Própria) que se refere ao direito de adquirir, modificar e explorar a propriedade intelectual de terceiros. De certa forma, você terá direito a um conteúdo (e-book, curso, vídeos, áudios etc) para poder colocar a sua marca e explorar no mercado sem precisar pagar taxas ou direitos autorais.

Funil de Vendas

Pode ser considerado como a jornada de conhecimento das pessoas antes delas se tornarem seus clientes. De forma simples, no topo do funil é quando as pessoas estão conhecendo sua solução. No meio do funil as pessoas estão quase se convencendo a comprar o que você oferece e no fundo do funil, ela precisa de apenas um empurrãozinho para se tornar seu cliente.

redes sociais

Redes Sociais

Esse é um tema do Dicionário do Marketing Digital que muitas pessoas já ouviram falar. Tratam-se das mídias criadas para a interação social, como Facebook, Instagram e Twitter. Eles são também um canal adicional para expandir o alcance do negócio.

Branding

Processo de criação da imagem de uma marca na mente do consumidor. É uma estratégia que visa atrair e reter clientes fiéis e, por isso, não poderia ficar de fora do nosso dicionário do marketing digital.

Engajamento

Esse é outro termo do dicionário de marketing digital que está cada vez mais em pauta. Ele reflete as interações que as pessoas têm com o conteúdo disponibilizado em um site ou rede social, seja através de curtidas, comentários ou compartilhamentos, por exemplo. É uma métrica que permite avaliar o envolvimento e relacionamento com os públicos.

Influenciador digital

Pessoa com poder de influenciar outras pessoas através das redes sociais. Por possuírem diversos seguidores que confiam nas suas avaliações, algumas marcas fazem parcerias com eles para que divulguem seus produtos.

YouTube

É o maior site de compartilhamento de vídeos, em que as pessoas podem visualizar, compartilhar ou mesmo fazer upload dos conteúdos gratuitamente. As empresas podem utilizar essa rede para divulgar vídeos, mesmo que curtos, para se aproximar ainda mais dos seus clientes.

Gostou do nosso Dicionário do Marketing Digital?

Pronto, agora você está pronto para ficar por dentro de todos os assuntos relacionados ao Marketing Digital. Aproveite e dê uma olhada nesses outros posts que separei para você.

Um abraço e até a próxima. 😉

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Amaro Regly

Apaixonado pelo Atlético Mineiro e Especialista em Marketing Digital .

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