Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Conheça o Earned Media, sua utilidade e como você pode utilizar essa estratégia aliada aos seus trabalhos de marketing.

Graças à internet, agora existem inúmeras maneiras de gerenciar o marketing digital do seu negócio online. Uma delas é o que chamamos de Earned Media.

Embora isso signifique que há mais opções do que nunca, também quer dizer que os profissionais de marketing precisam fazer muita pesquisa antes de montar uma estratégia que funcione.

Se você está criando um plano de marketing para seu negócio ou deseja expandir seu plano atual, já deve ter ouvido falar em Earned Media como forma de gerar reconhecimento para sua marca e alcançar novos clientes. 

De fato, quando usada de forma eficaz, esse tipo de mídia certamente pode atingir esses objetivos. Vamos entender o que é a “mídia adquirida” e como você ganha com ela?

O que é Earned Media?

Esse termo descreve um conteúdo que, embora relacionado ao seu negócio, não é postado em canais ou páginas que você possui, como seu site institucional ou perfis de mídia social. 

Como você não está pagando ou produziu esse conteúdo, dizemos que você o “conquistou” ou “adquiriu”, em inglês “earned”.

Está curioso sobre as diferentes formas que esse conteúdo pode assumir? Confira alguns exemplos de Earned Media:

  • Compartilhamento de seu conteúdo ou empresa por um usuário de terceiros;
  • Um destaque em um artigo de revisão;
  • Uma descrição da sua empresa ou produtos em um site de terceiros não afiliado;
  • Um link ou menção ao seu site a partir de um site de terceiros não afiliado;
  • Uma revisão online de seus serviços ou produtos de um terceiro não afiliado.
  • Ao pensar nesses exemplos, lembre-se que há diferenças entre mídia conquistada, mídia paga e mídia própria. 

Continue lendo para descobrir seus recursos exclusivos e como elas funcionam juntas.

banners-blog-dominio

Diferenças entre mídias

Para entender melhor a Earned Media, você precisa também conhecer os outros tipos, como a própria e a paga. Afinal, para tirar o máximo proveito de seus esforços de marketing, sua empresa deve utilizar mídia própria, adquirida e paga.

Paid Media

Mídia paga, em inglês Paid Media, inclui tudo o que você paga para alcançar seus clientes, como anúncios ou conteúdo patrocinado em sites de notícias e blogs. 

Essencialmente, sempre que houver uma transação monetária antes de chegar aos clientes, você estará trabalhando com mídia paga.

Owned Media

Como o próprio nome sugere, a mídia própria refere-se ao conteúdo que sua empresa possui e com garantia de controle. Isso inclui todas as páginas do seu site e blog, bem como o conteúdo de seus canais de mídia social produzidos por você ou sua equipe.

Importância do Earned Media para estratégias de marketing

Embora a Earned Media possa ocorrer naturalmente quando sua empresa publica informações interessantes, na maioria das vezes é o produto de pesquisa e conscientização que causa esse efeito.

Isso significa que para mobilizar mídia adquirida é preciso muito mais trabalho do que apenas publicar conteúdo honesto e de qualidade em seu próprio site. Vamos entender?

Pense pelo seguinte ponto: os consumidores já sabem que todas as empresas publicam conteúdo favorável sobre si mesmas em suas plataformas. Isso não é novidade para ninguém.

Ou seja, eles sabem que os artigos e postagens em seu próprio site são projetados para apresentar seus produtos e serviços de forma favorável, e consideram isso pelo menos um pouco tendencioso.

Para mobilizar mídia adquirida é preciso muito mais trabalho do que apenas publicar conteúdo honesto e de qualidade em seu próprio site.

Por outro lado, com Earned Media os leitores veem que editores objetivos e proprietários de outros sites acham seu conteúdo digno de notícia, ou que sua empresa é confiável o suficiente para ser usada como referência para algo. 

Nesse caso, as pessoas entendem que esse tipo de mídia é mais propensa a ser imparcial que qualquer coisa em seu próprio site. Afinal, os revisores não têm motivos para postar informações falsas sobre sua marca.

earned media

Aumento de conscientização

Além de impulsionar a imagem da sua empresa para quem já a conhece, a mídia conquistada também pode ajudá-lo a alcançar um público mais amplo do que o conteúdo do seu próprio site.

A menos que você seja um grande negócio e tenha passado anos construindo sua presença online, é improvável que você tenha muitos visitantes por mês.

Embora isso não seja necessariamente uma coisa ruim, especialmente se esses visitantes forem qualificados e propensos a converter, um artigo em um site popular do setor pode facilmente chamar a atenção de milhares de possíveis clientes em um único dia.

Com a mídia conquistada, você pode aumentar o reconhecimento da marca e, se a cobertura for favorável, aumentar o interesse em seus produtos e serviços.

Boost no SEO de forma orgânica

Os sites mais respeitáveis ​​também incluem link para seu site no conteúdo em que te mencionarem. E se você conhece bem o SEO, sabe que só isso faz com que a mídia conquistada valha a pena.

A construção de links é um processo difícil e demorado, então sites populares em seu setor podem ter um enorme impacto em seus rankings.

Melhores práticas do Earned media

Agora que você conhece a definição de Earned Media, está pronto para aprender como conquistá-la. Comece a estratégia seguindo estas três etapas:

1. Participe ativamente da mídia social do momento

Redes sociais como Facebook e Instagram são úteis para estratégias de Earned Media. Você pode usar essas redes para se conectar com seu mercado-alvo, interagir com seus clientes e até mesmo engajar especialistas do setor, como blogueiros, líderes de opinião e muito mais. 

A comunicação com seu público pode fazer uma enorme diferença no desempenho de suas estratégias de mídia e marketing conquistadas. Reserve um tempo para verificar as mídias sociais e interagir com seus seguidores e não seguidores.

2. Publicar conteúdo que merece compartilhar

Seu conteúdo é um dos componentes mais críticos de sua estratégia de mídia. Se você não criar conteúdo que as pessoas queiram compartilhar, pode esperar contratempos em sua abordagem. 

Você terá dificuldades para atrair compartilhamentos, links, anúncios e muito mais se publicar conteúdo de baixa qualidade. Dê às pessoas um motivo para compartilhar o que você posta. Pense no que motiva seu público e o que os interessa.

Que conteúdo criativo você pode criar para encantá-los e motivá-los? Conteúdo interativo, como questionários, é um ótimo exemplo de material amigável. Infográficos são outro, dando às pessoas insights rápidos em um formato atraente.

3. Rede com os internos do setor

Aumentar a conscientização é outra parte vital de seus esforços de mídia. Quando você se conecta com pessoas do seu setor, você trabalha com mais facilidade. 

Construir um relacionamento com essas pessoas pode tornar a mídia menos trabalhosa porque elas conhecem e respeitam você e seu conteúdo.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado! Você pode conferir mais sobre marketing e tecnologia no Blog da HostGator. Até a próxima!

Navegue por tópicos

  • O que é Earned Media?

  • Diferenças entre mídias

    • Paid Media

    • Owned Media

  • Importância do Earned Media para estratégias de marketing

    • Aumento de conscientização

    • Boost no SEO de forma orgânica

  • Melhores práticas do Earned media

    • 1. Participe ativamente da mídia social do momento

    • 2. Publicar conteúdo que merece compartilhar

    • 3. Rede com os internos do setor

Tags:

  • Domínios

Luiz Arthur Vasconcelos

Publicitário com mais de 15 anos de experiência como copywriter e produtor de conteúdo. Em sua carreira já trabalhou com grandes marcas nacionais e internacionais conquistando o reconhecimento de importantes premiações.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários