Educação a distancia

Como a educação a distância está ajudando o empreendedorismo digital

Escrito por

segunda-feira, 28 de maio de 2018 | Comentários

A educação a distância tem sido uma excelente opção tanto de aprendizado quanto de ensino. Mas, além da vertente educacional, a EAD também tem se mostrado interessante para quem quer empreender na internet.

Isso pode ser percebido com a quantidade de cursos online que tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, além do crescimento do número de pessoas que procuram essa modalidade de ensino.

Tal fenômeno pode ser explicado por causa de vários fatores, como:

  • Acesso às tecnologias e à internet;
  • Disponibilidade de tempo;
  • Alcance maior dos cursos a distância;
  • Valores acessíveis.

Esse último fator é interessante para quem quer comprar cursos online. Afinal, tanto a mensalidade dos cursos de graduação a distância quanto o preço dos cursos livres são mais baratos e exigem um investimento menor também por parte de quem produz.

Mesmo com toda essa evolução, grande parte das pessoas ainda acha que trabalhar no mercado digital está relacionado apenas a abrir uma loja online, ser um desenvolvedor de sites ou fazer algo que envolva ter muito conhecimento sobre tecnologia. Atualmente, o mercado online não se resume apenas a isso. Na verdade, existem diversos tipos de trabalho que uma pessoa pode fazer na internet, e o ensino a distância é um deles.

O que é empreendedorismo digital?

Antes de falarmos como a educação a distância está ajudando o empreendedorismo digital, é importante que você tenha clareza do que é isso.

O empreendedorismo digital consiste em desenvolver um negócio que funcione de forma digital, para oferecer serviços ou produtos sem precisar investir em um espaço físico e visando a obtenção de lucro.

Existem inúmeras formas de ser um empreendedor na internet, alguns exemplos de negócios digitais são:

  • E-commerce;
  • Blog;
  • Canal no Youtube;
  • Serviços prestados online (consultoria, produção de conteúdo, marketing digital, design gráfico, programação, etc.).

Assim como nos empreendimentos comuns, no mercado digital o objetivo da maioria das pessoas é ganhar dinheiro trabalhando com condições mais flexíveis. Mas, ao contrário dos empreendimentos offline, o empreendedorismo digital, normalmente, exige um investimento inicial menor e não há a necessidade de ter uma estrutura física complexa para seu funcionamento.

Além disso, esse formato permite que o empreendedor trabalhe de onde e quando ele quiser, tendo flexibilidade em seus horários e rotina.

O que é educação a distância?

A educação a distância (EAD) é uma modalidade de ensino em que os processos de aprendizagem acontecem através da utilização de recursos tecnológicos. Dessa forma, a relação entre aluno e professor conta com o auxílio de ferramentas online que dispensam o uso de um espaço fixo, como uma sala de aula.

Atualmente, há várias opções de aulas disponíveis online, desde cursos de graduação e especialização até cursos livres nas mais diversas áreas de conhecimento. Entre os cursos de graduação, uma boa parte dos que são oferecidos presencialmente hoje estão presentes também à distância. Como é o caso de administração, marketing, logística e diversos cursos de licenciatura, que estão presentes nas instituições de EAD. Já relacionado à cursos livres, existem inúmeros nas mais diversas áreas. Como culinária, informática e finanças são apenas alguns exemplos de cursos que encontramos na internet.

O ensino a distância tem ganhado cada vez mais alunos e possibilitado que mais pessoas se conectem a informações e conteúdos de maneira simples, rápida e econômica. Devido às facilidades oferecidas pelo EAD, podemos dizer que praticamente qualquer pessoa pode acessar um curso disponibilizado online, desde que ela tenha acesso a internet. Com isso, o conhecimento não tem barreiras, se torna mais atrativo e possui um alcance maior.

Se considerarmos somente os pontos que já citamos, podemos concluir que a educação a distância possibilita a entrada de um perfil muito amplo de pessoas, até maior que os cursos tradicionais e presenciais. Hoje, é cada vez mais importante adquirir conhecimento e habilidades visando se aperfeiçoar profissional e pessoalmente. O grande problema é que, paralelo a necessidade por conhecimento, as pessoas dispõem de cada vez menos tempo. O tempo que se perde no trânsito para ir a um curso presencial, por exemplo, é algo impossível para uma parcela da população. Com a educação a distância, mesmo quem dispõe de pouco tempo pode estudar um assunto de seu interesse, apenas precisam de um ambiente que favoreça o estudo e de um dispositivo com acesso à internet.

Quando pensamos em ensino a distância, podemos dizer que as possibilidades são infinitas. Você pode aprender uma nova profissão, uma técnica de trabalho, uma habilidade artística, e diversas outras coisas, tudo isso graças à evolução tecnológica e aos recursos digitais.

Por isso é tão interessante pensar nesse mercado não apenas como aluno, mas também como empreendedor. Afinal, se a educação a distância oferece tantos benefícios para quem busca estudar nessa modalidade, imagine para quem pretende produzir e comercializar produtos ou serviços online?

Como empreender no mercado de ensino a distância?

Antes de entender as possibilidades que você tem para empreender no ensino a distância, é importante saber que qualquer pessoa pode trabalhar nesse mercado. Você não precisa ser um professor experiente para trabalhar com o ensino a distância.

É claro que, caso você já trabalhe como professor dando aulas presenciais, isso significa que conhece técnicas de ensino. Por isso, você está adiantado e só precisa adequar essas técnicas ao formato do ambiente virtual, que possui várias diferenças com relação ao ensino tradicional. Porém, se você não é professor, mas tem conhecimento em um tema específico e está disposto a compartilhar sua expertise e empreender, esse mercado também é para você.

Agora, se você não tem um conhecimento ou experiência com um tema específico, mas ainda assim tem vontade de empreender na internet, saiba que você também pode entrar no mercado de cursos online.

Independentemente de qual seja o seu caso, existem duas maneiras de empreender digitalmente no mercado de ensino a distância:

1. Afiliado

Ao empreender como afiliado, sua função é vender cursos digitais de outras pessoas. Nesse tipo de negócio, sua função será divulgar os produtos para possíveis compradores e, a partir disso, ganhar comissões por cada venda realizada.

Essa profissão é bastante recomendada para quem já tem ou quer ter uma influência online, mas não quer criar um conteúdo próprio, como produtos digitais, nem gerenciar estoque, no caso de produtos físicos. Para trabalhar nessa área é preciso ter habilidade com vendas, saber usar algumas técnicas para atrair uma audiência e ter autoridade no assunto relacionado ao curso que você divulgar para alcançar o sucesso.

Você deve se dedicar a aprender sobre um tema e indicar sempre um produto que você confia e acredita que agregará valor para seu público. Assim, as pessoas verão que suas ofertas são realmente relevantes. Tudo depende de sua estratégia e sua eficiência em gerar resultados.

2. Produtor

O produtor é a pessoa que cria os cursos online e atua, geralmente, como professor na educação a distância ou como o principal responsável pela criação do curso. Se você tem algo de útil e com grande procura para ensinar, mesmo que não seja uma matéria como a escolar, você pode ensinar através de cursos online e colocá-los a venda em plataformas online próprias para isso.

O material do curso pode ser feito em vários formatos, como e-books, vídeoaulas e podcasts. Tudo dependerá do que você quer ensinar e de qual tipo de conteúdo é mais adequado para seu público.

Para se tornar um produtor, é importante lembrar que você precisa elaborar um conteúdo que seja realmente útil para outras pessoas. Afinal, de nada adianta repetir aquilo que seus possíveis concorrentes já estão fazendo. E mesmo que você não seja especialista em algum assunto, é possível empreender digitalmente investindo em alguém que você conheça e que seja autoridade em um tema.

Por exemplo: Pode ser que você conheça alguém que saiba fazer doces muito bem e que tem um dom natural para ensinar. Que tal juntar-se a essa pessoa e ajudá-la a criar um curso online para dar aulas de culinária a distância? Você pode ser a pessoa que ajudará com a parte técnica, como criação de páginas de vendas, sites, blog e até mesmo gravação do conteúdo.

Quer empreender online?

Você já deve ter percebido que a internet abre um leque imenso de possibilidades para quem quer empreender online. Para isso, basta que você entenda o que realmente gosta de fazer e se dedicar a isso. Se você gostaria de se tornar um empreendedor digital e trabalhar de qualquer lugar e com uma qualidade de vida excelente, trabalhar com a educação a distância com certeza é uma opção para você.

Quer saber como começar? Acesse nosso post que te ajuda a entender como ganhar dinheiro dando aulas online.

  • Guest post produzido pela equipe da Hotmart.
Tags:, , , , ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar