Aqui no nosso blog você entende mais sobre email marketing e como ele pode ajudar o seu negócio.

O email marketing para hotel pode alavancar suas reservas rapidamente, pois ele traz diversos benefícios para as empresas, sendo o mais importante deles o fortalecimento das relações com clientes. 

Neste artigo, mostraremos o que é email marketing e como utilizá-lo em seu negócio. Também vamos ensinar alguns truques para criar emails infalíveis. Acompanhe!

O que é email marketing?

O email marketing é uma estratégia de comunicação que significa enviar emails para clientes e leads com informações relevantes, como posts de blog, novidades, promoções e eventos do seu negócio.

Os emails podem ser usados em diversas situações. Porém, apesar dessa versatilidade, eles precisam ser bem planejados para que alcançar algum resultado. Veja abaixo alguns tipos de email marketing:

  • Newsletter: é ideal para manter contato com clientes e leads através de conteúdos;
  • Email sazonal: é enviado em datas comemorativas, como Dia dos Pais ou mesmo aniversários de clientes;
  • Email de boas-vindas: como o nome já diz, ele tem por objetivo dar as boas-vindas ao seu hóspede. Ele também ajuda a causar uma boa impressão;
  • Email promocional: o email marketing promocional é utilizado para promover oferta, curso ou evento do seu estabelecimento.

Benefícios do email marketing para hotel

Essa é uma ferramenta que você pode usar para diversos objetivos dentro do negócio. Conheça algumas vantagens que você terá ao incluí-la nas suas estratégias de marketing.

Conversão e vendas

O principal objetivo de toda ação de marketing é gerar algum lucro para a empresa, não é? Por isso, o email marketing para hotel pode ser um atalho do cliente à sua página em poucos cliques. 

A partir de um conteúdo interessante e algumas técnicas de marketing digital para hotelaria, você pode induzir o leitor a visitar seu site, aumentando suas chances de fechar uma venda. 

Engajamento

Ainda que seu intuito seja vender, receber uma visita em seu site já é um grande passo. Isso mostra que as pessoas consideram fechar negócio com você, interessam-se por seu produto e o que você tem a dizer. 

Com o email marketing para hotel, você pode divulgar novos conteúdos e promoções, bem como enviar mensagens personalizadas de acordo com a fase da jornada em que o cliente se encontra (primeira visita, cadastrado ou já usuário).

Relacionamento direto

Essa ferramenta permite que você fale diretamente com seu cliente utilizando mensagens personalizadas. Com um CRM, é possível saber data de aniversário, idade ou quando foi a última vez em que ele esteve em seu hotel. 

Todas essas informações te ajudarão a criar sua primeira campanha de email marketing e falar diretamente com o hóspede, além de criar um relacionamento cada vez mais próximo, o que aumenta o engajamento.

Como fazer email marketing para hotel?

Como vimos, esse recurso pode trazer diversas vantagens para o seu hotel. Agora, vamos te mostrar como fazer email marketing. Confira abaixo algumas dicas:

Título

Além do conteúdo, o título de um email marketing para hotel deve ser matador. Com uma taxa de abertura tão baixa, é o headline que vai gerar interesse no cliente em ler o conteúdo da mensagem.

Vá direto ao assunto

Mostre ao que veio nas três ou quatro primeiras linhas do email, pois, geralmente, é só até aí que as pessoas vão. Se não conseguir convencê-las a ficar neste primeiro parágrafo, as taxas de abandono são enormes. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Campaign Monitor, a taxa média de abertura de email é de 15%, mas isso não significa leitura de todo o conteúdo ou tomada de alguma ação, por isso é muito importante focar no início da mensagem.

Personalização

Segmente seu público antes de enviar as mensagens. Existem dezenas de ferramentas capazes de analisar o comportamento do cliente e te apontar suas preferências e hábitos. 

Assim, você cria conteúdos personalizados e voltados às suas reais necessidades. Uma boa maneira de segmentar o email marketing para hotel é separá-lo por categorias, que podem ser: 

  • Viajantes solteiros; 
  • Famílias; 
  • Datas comemorativas (para casais no Dia dos Namorados, por exemplo); 
  • Clientes frequentes. 

Call To Action

As Call To Action, ou Chamadas para Ação, são gatilhos mentais inseridos no texto para motivar o usuário a tomar uma ação. Os CTA’s são usados em botões ou links, como “Saiba Mais”, “Quero Conhecer” ou “Receber meu material gratuito”.

Esse recurso é utilizado em vários formatos de texto e existem algumas técnicas de como usar CTA para engajar seu visitante. Uma delas é incluir um botão para ação ao longo do email, principalmente depois das primeiras 3 ou quatro linhas dele.

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