Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Você acha difícil inspirar pessoas? Saiba que não é tão difícil assim. Saiba como transformar seu ambiente de trabalho e inspirar seu time!

Você já ouviu falar em Walt Disney, Steve Jobs, Nelson Mandela ou Martin Luther King? Provavelmente sim e, talvez, esses grandes líderes mundiais sejam uma referência na sua vida. Cada um deles destacou-se na sociedade pela capacidade de inspirar pessoas ao seu redor e hoje queremos ajudá-lo a fazer o mesmo.

É claro que o objetivo deste texto não é transformá-lo em um líder mundial (mas temos esperança de que isso ocorra!).

Portanto, queremos apenas que você se torne um bom líder, e o primeiro passo é saber como se comunicar com o seu time usando palavras inspiradoras. Venha com a gente!

Por que inspirar pessoas?

Saiba como inspirar pessoas!

O ser humano usa o comportamento de outras pessoas como referência para as próprias ações. Mas, fazemos isso tomando como base indivíduos que admiramos de alguma forma ou que tememos. Entretanto, a admiração tem um resultado mais efetivo, pois ela cria fãs.

No caso de um líder que sabe inspirar pessoas, a equipe dele passa a ser também sua fã número 1 e esforça-se ao máximo para atingir as expectativas e orientações transmitidas.

Afinal, ela se sente motivada por alguém que as ensina e apoia. É aquela máxima: gente se conecta com gente, não com metas ou políticas organizacionais.

O conceito de liderança inspiradora

A liderança inspiradora é um modelo que tem na figura do líder uma pessoa capaz de inspirar o time. Alguém que consegue energizar os demais colaboradores e oferecer uma visão de futuro que todos podem compartilhar. Uma pessoa que acolhe, escuta, orienta e comemora junto ao grupo.

Quando uma empresa investe na liderança inspiradora, ela consegue criar um senso de coletividade relevante, pois todos trabalham com propósito.

Como inspirar uma equipe: escolha as palavras certas

Pode ser que você ache extremamente complicado inspirar a equipe da qual é encarregado. Entretanto, é possível começar a fazer isso inserindo apenas algumas palavras na hora de conversar com as pessoas. Aqui selecionamos cinco delas.

Eu te ajudo

Um líder inspirador está disponível para ajudar o time quando ele enfrenta dificuldades. Então, escute o problema apresentado e ofereça soluções. Mostre que você está ali para dar suporte a todos e não apenas proferir ordens.

Forneça feedback sobre as atividades, mostre o que pode ser melhorado e ensine como fazer. Quando precisar realizar uma crítica, apresente-a de forma construtiva e mostre-se disponível para ajudar a pessoa a crescer.

Essas atitudes farão uma diferença enorme no dia a dia da equipe.

Muito bem

Elogie seus colaboradores quando eles atingirem algum objetivo, mesmo que pequeno. Um “muito bem” mostra que o trabalho da pessoa é visto e valorizado. Isso contribui para manter o grupo motivado e o impulsiona a dar sempre o seu melhor.

Além do mais, elogiar é uma forma de demonstrar gratidão pelo esforço de cada um, o que gera um senso de companheirismo dentro do grupo.  

Vamos resolver

Um líder sabe delegar atividades, mas não abandona o time quando este não consegue dar conta dos desafios apresentados. Ele mantém a calma e reúne todos para verificar como resolver o problema. Escuta as queixas dos participantes e as suas ideias. A partir daí, propõe ações para todos.

Dizer “vamos resolver juntos” mostra que você trabalha como equipe em todos os momentos, não apenas nas vitórias.

Conte comigo

O ambiente de trabalho pode ser bem desgastante em determinadas situações. Principalmente, quando o líder age com autoritarismo, apenas realizando cobranças e pressionando a todos para que cumpram as metas estabelecidas.

Essa rotina causa ansiedade no colaborador e faz com que ele sinta-se sozinho. Consequentemente, a motivação vai embora e a produtividade tende a cair. Em contrapartida, quando você diz ao seu time “conte comigo para atingirmos as metas” ou “conte comigo para resolver problemas”, a situação muda.

A simples expressão “conte comigo” mostra que você apoia os colaboradores. Isso significa que trabalha junto com eles e se preocupa em criar as condições certas para que cada um consiga desempenhar suas atividades da melhor forma possível.

Eu entendo

Ter empatia é uma habilidade essencial em qualquer líder que deseje inspirar pessoas. Afinal, é por meio dela que você consegue conectar-se com o outro de forma verdadeira.

A vida de qualquer pessoa apresenta problemas e com o seu colaborador não será diferente. Em certas ocasiões, ele terá dificuldades com o próprio trabalho. Em outras, questões familiares irão afetar sua produtividade. E, em ambos os casos, você deve oferecer acolhimento.

Escute o relato apresentado de forma empática, ou seja, enxergue a situação pelos olhos do seu colaborador. Um simples, mas verdadeiro, “eu entendo”, pode fazer a diferença no dia daquela pessoa.

A partir daí, proponha alternativas de trabalho que atendam à necessidade momentânea citada e, ao mesmo tempo, façam com que a pessoa mantenha a produtividade.  

Quais as características de um bom líder?

Para finalizarmos o texto de hoje, separamos as cinco principais características que um líder inspirador possui. Cada uma delas pode ser desenvolvida por meio de estudo e treino.

Ser bom ouvinte

A maior parte das pessoas tem dificuldade para ouvir de verdade. Em geral, elas escutam o relato de alguém já pensando na resposta que darão. Isso significa que estão mais preocupadas consigo mesmas do que com o outro.

Ser um bom ouvinte significa direcionar 100% da sua atenção para a fala de alguém, sem fazer julgamentos ou elaborar argumentos para comentar em seguida.

No caso do líder, quando seu colaborador estiver falando, pare para escutá-lo e não realize outras atividades simultaneamente.

Em seguida, faça um rápido resumo de tudo o que ouviu para confirmar com a pessoa se mensagem foi bem interpretada. Em caso positivo, proponha formas de ajudá-la ou, dependendo da situação, pergunte como você pode ajudá-la.

Ter inteligência emocional

Inteligência emocional é a capacidade de lidar com as próprias emoções e com as de outras pessoas. Em um líder, essa é uma habilidade indispensável.

Afinal, ele precisa interagir constantemente com sua equipe, resolver problemas e imprevistos e tomar decisões rápidas. Caso se deixe abalar pelas emoções, seu desempenho e de todo o time é afetado.

Sendo assim, foque no autoconhecimento e entenda quais os seus pontos fortes e fracos. Perceba o que desencadeia suas respostas emocionais e crie estratégias para lidar com cada situação de forma mais racional.

Saber se comunicar

Um bom líder consegue se comunicar com clareza e adapta a forma de linguagem de acordo com as situações e as pessoas com quem está conversando. Isso faz com que a mensagem seja melhor compreendida, evitando interpretações erradas.  

Portanto, na hora de conversar com sua equipe, seja objetivo nas informações repassadas e no que espera de cada colaborador.

Comemorar conquistas

Para além de cobrar resultados, um líder inspirador valoriza e comemora as conquistas do time. Isso é muito importante para manter a motivação dentro da empresa. Além disso, aqui vale celebrar tanto os grandes resultados quanto às vitórias pontuais.

Caso você não saiba como fazer isso, as possibilidades são diversas: realização de uma festa (caso a companhia permita), bonificação, elogio em público, uma viagem etc.

Delegar

Quer inspirar as pessoas? Então, mostre que você confia nelas e delegue responsabilidades. Não estamos dizendo para você sobrecarregar seus colaboradores com milhares de tarefas.

O objetivo aqui é reconhecer os pontos fortes de cada um dentro da equipe e repassar atividades de acordo com isso. Assim, você também ajuda as pessoas a desenvolverem o próprio potencial.

Bem, com tudo o que foi apresentado, deu para notar que um líder inspirador é aquele parceiro do grupo e que pode inspirar pessoas. Ele se preocupa com os resultados profissionais, mas não deixa de apoiar a equipe nos momentos em que precisa e trabalha para garantir o bem-estar de todos.

Acreditamos que você pode ser esse tipo de líder, agora basta você acreditar!

Compartilhe este texto com algum colega que precise ler sobre liderança inspiradora e como inspirar pessoas!

Navegue por tópicos

  • Por que inspirar pessoas?

    • O conceito de liderança inspiradora

  • Como inspirar uma equipe: escolha as palavras certas

    • Eu te ajudo

    • Muito bem

    • Vamos resolver

    • Conte comigo

    • Eu entendo

  • Quais as características de um bom líder?

    • Ser bom ouvinte

    • Ter inteligência emocional

    • Saber se comunicar

    • Comemorar conquistas

    • Delegar

Tags:

    Robledo Ribeiro

    Fundador e CEO da HostGator Latam. Embaixador do trabalho objetivo e da qualidade de vida. Observador da natureza e estudante da vida.

    Mais artigos do autor

    Garanta sua presença online

    Encontre o nome perfeito para seu site

    www.

    Comentários