Que assuntos você quer receber:

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Confira aqui como se comportar e o que deve ser dito no momento da entrevista de emprego sobre você e suas experiências de trabalho.

Após se destacar com o seu currículo entre muitos candidatos, você, finalmente, foi chamado para a entrevista de emprego. Agora, só precisa impressionar o recrutador, seja ao vivo ou de forma online, para conquistar a sua vaga e realizar o seu desejo.

Porém, se não estiver preparado este processo vai parecer mais difícil do que realmente é e você pode até perder o emprego dos sonhos. Além de encontrar sites especializados e cursos na internet para turbinar o seu currículo, você deve treinar para o processo seletivo, que ainda é um desafio para muitas pessoas e gera temor em que vai realizá-lo.

Para te ajudar, separamos neste artigo as dicas essenciais de como se vestir, se apresentar e tudo o que você deve fazer para garantir a vaga no primeiro contato com a empresa. 

Lembre-se que você pode ter o melhor currículo do mundo, mas se não tiver preparo, confiança, resposta na ponta da língua e se não conseguir demonstrar interesse, será muito difícil se diferenciar dos outros candidatos. 

Quer chegar confiante na entrevista de emprego? Confira aqui como você pode se preparar e o que evitar para impressionar o recrutador na hora do processo seletivo.  

Como se comportar em uma entrevista de emprego?

A primeira apresentação, o comportamento e as respostas dadas na hora da entrevista influenciam totalmente o recrutador. Leia aqui como se comportar para demonstrar o seu valor, garantir a oportunidade de emprego e veja dicas do que fazer. Aproveite! 

Seja pontual 

Respeitar os horários do compromisso que foi previamente agendado é uma forma de demonstrar respeito e comprometimento, seja presencial ou por chamada de vídeo

Dessa forma, chegue ao local no horário combinado ou, até mesmo, um pouco antes para não correr o risco de enfrentar trânsito ou outras adversidades como atrasos de ônibus.  

Desse modo, a sua primeira imagem na entrevista de emprego já apresentará o bom profissional que você é e poderá impressionar o seu entrevistador desde o primeiro contato. 

Outro ponto positivo de ser pontual neste momento de avaliação é que você poderá lidar com o seu nervosismo e não fará o trajeto até o local com pressa, ajudando a aparentar tranquilidade e confiança. 

Se a entrevista for online, organize o seu espaço com antecedência, verifique a conexão de internet e a bateria dos dispositivos eletrônicos, para que a conversa comece no horário combinado e não tenha contratempos.  

domínio

Utilize roupas formais 

A aparência e a linguagem corporal são fatores importantíssimos para a nossa avaliação sobre a personalidade de uma pessoa. Assim, é importante pesquisar o “dress code” da empresa que você se candidatou para identificar o que combina ou não com você. 

Saiba que em uma conversa mais formal as suas preferências e apresentação visual serão observadas. Sendo assim, busque uma combinação entre o seu estilo e a imagem que deseja ressaltar durante a entrevista. 

Depois dessas reflexões, pense em qual será a sua vestimenta neste primeiro encontro e deixe-a separada. 

Uma roupa formal e confortável é sempre a melhor escolha para estes momentos nos quais não se sabe como será recebido. Opte pela roupa formal que ressalte a sua personalidade, valide a sua presença e transmita o sentimento de confiança ao avaliador.  

Tente não demonstrar medo 

Como dissemos no tópico anterior, transmitir confiança é parte do grande segredo do sucesso numa seleção, por isso é importante saber como se comportar em uma entrevista de emprego.

No entanto, é normal sentir nervosismo em um momento que você deve dialogar e impressionar alguém através da sua postura, atitudes e experiências de trabalho. Por isso, organize-se, pratique em casa o que gostaria de dizer e seja claro.  

Procure demonstrar que você está pronto para ser contratado e que suas habilidades e competências profissionais são tudo que o recrutador precisa. 

Se você for uma pessoa ansiosa, busque se organizar com antecedência, para que todos os preparativos para o processo seletivo sejam feitos com tempo e calma. 

Lembre-se de chegar cedo, respirar fundo e de criar um ambiente acolhedor um pouco antes da entrevista. Vale também escutar sua música favorita para manter a calma. 

Ademais, confie no seu próprio potencial, pois este é o caminho para que o recrutador também reconheça que, apesar de algum nervosismo, você está pronto para a vaga.  

Seja sincero 

Não minta durante a entrevista por nenhum motivo, os recrutadores são pessoas treinadas para saber quando você não está dizendo a verdade. 

Eles podem abordar novamente as questões e a sua mentira pode ser percebida, inclusive durante a entrevista. Isso, além de gerar a perda da vaga, pode ocasionar processos e até mesmo gerar uma mancha na sua reputação.

Assim, a sinceridade é o caminho para apresentar aquilo que você tem a oferecer. Além disso, você pode achar que contar uma inverdade é a saída para garantir a vaga, mas, depois, será preciso sustentar a mentira que foi dita através do seu trabalho, o que pode acabar colocando tudo a perder. 

Não minta durante a entrevista por nenhum motivo, os recrutadores são pessoas treinadas para saber quando você não está dizendo a verdade. 

Se você não tem algum conhecimento necessário para a vaga, diga a verdade e apresente todos os outros conhecimentos que você domina e podem ser utilizados

Aproveite para mostrar seus pontos positivos e traços de personalidade que contribuirão para o cargo e para os resultados da empresa.  

entrevista de emprego

Ouça as perguntas com atenção 

Preste atenção ao que está sendo dito para oferecer respostas assertivas. Seja pelo nervosismo ou vontade de impressionar, algumas pessoas acabam fazendo mil elaborações sobre um assunto e esquecem de responder o que foi perguntado. 

Para que a conversa transcorra com naturalidade, ouça a pergunta e reflita antes de dar qualquer resposta.

Desse modo, concentre-se, mantenha os olhos atentos e escute as colocações do recrutador. Você demonstrará interesse pela entrevista de emprego e respeito pela pessoa que está diante de você.  

Aborde pontos fortes em experiências anteriores 

Prepare-se previamente para responder perguntas clássicas de trabalho, como aquelas que tratam de suas experiências profissionais.  

É preciso que esteja muito claro em você todo o seu desempenho anterior para ser possível identificar os seus pontos fortes e as principais colaborações. 

Além disso, construa uma apresentação cronológica ou em etapas significativas da sua experiência, de modo que fiquem visíveis os desafios que você superou, os resultados que já alcançou e a sua evolução enquanto um profissional eficiente, afirmando que você entende como se comportar em uma entrevista de emprego e dentro do ambiente de trabalho. 

Assim, quando chegar a hora de apresentar as suas experiências profissionais, a resposta ideal e verdadeira estará na ponta da língua. 

Por fim, você vai ter a certeza de que as suas vivências trabalhistas anteriores e formação são parte essencial do melhor que você pode oferecer à nova empresa. 

Este é o momento crucial para apresentar o seu valor e deixar claro as razões pelas quais você é a melhor escolha para a vaga atual.  

entrevista de emprego

Faça perguntas referentes à vaga 

Demonstre interesse pela vaga e aproveite para tirar dúvidas que são necessárias para você. De acordo com o gerente executivo Guilherme Filgueiras, em entrevista dada ao portal do LinkedIn, você pode perguntar se “Esta vaga é nova ou é uma substituição?” ou “Qual é o plano de carreira para essa posição?”. 

Já a headhunter e especialista em recolocação Carolina Martins pontua que o candidato deve fazer perguntas inteligentes e genuínas, questionando sempre que tiver dúvidas. 

Elabore perguntas importantes que esclareçam as dúvidas sobre a jornada de trabalho, benefícios oferecidos, regimento interno da empresa, equipamentos de trabalho e equipe de trabalho por departamento.  

Depois, deixe que as perguntas sejam colocadas com naturalidade ao longo da entrevista de emprego, para certificar que você está preparado e que entende o que deve falar em uma entrevista de emprego.

Outro ponto importante é: identifique o perfil do seu entrevistador antes de colocar os questionamentos. Desse modo, as perguntas terão o tom adequado e você receberá as respostas desejadas.  

O que não fazer?

Agora que você já aprendeu as dicas que garantem as melhores vagas do mercado de trabalho, separamos aquelas atitudes que você deve evitar durante a entrevista de emprego para não prejudicar a sua chance. Veja o que você não deve fazer diante do recrutador da empresa:  

Não demonstrar desespero pela vaga 

Apresentar interesse e vontade de trabalhar na empresa é uma atitude positiva, contudo, ficar demonstrando desespero e urgência pode influenciar negativamente o entrevistador. 

Por isso, priorize a demonstração de disposição para aprender e evoluir como profissional, pontuando que aquela empresa tem o perfil adequado para uma parceria de sucesso com você. 

Apesar de precisar muito de um emprego, você está participando de uma seleção, então aproveite a conversa para demonstrar força de vontade e evite a insistência.  

Aguarde os prazos para respostas 

Sabemos que um emprego pode ser uma necessidade urgente de muitas pessoas, mas o recrutador está fazendo um processo seletivo que possui etapas que devem ser seguidas. 

Fique ciente dos prazos, pergunte as datas importantes dessa entrevista de emprego e como será feita a devolutiva da vaga. Depois, aguarde o tempo que foi combinado para a seleção do candidato. 

Durante esse período aproveite para pesquisar mais sobre a empresa e as principais atividades e realizações. Caso chegue na próxima etapa, você estará mais preparado e terá mais propriedade para apresentar uma postura similar ao que está sendo procurado.

Além disso, o tempo de espera de resposta da vaga pode ser um período para continuar investindo no seu currículo e realizando estudos sobre os temas tratados durante a entrevista. Desse modo, você já vai entrar na empresa com os conhecimentos necessários para trabalhar com os outros colaboradores da instituição. 

Pesquise sobre os novos conhecimentos, ferramentas de trabalho ou referências citadas pelo recrutador, para que a sua formação curricular permaneça atualizada e de acordo com as exigências do mercado de trabalho. 

Não fale mal de empresas pelas quais passou (ou ex-chefes) 

Mesmo que você tenha passado por situações negativas em outras empresas, a entrevista de emprego não é o lugar para ficar criticando os outros espaços que já foram seu local de trabalho. 

Essa atitude pode demonstrar que você não tem respeito pelos empregadores e poderá fazer o mesmo com a empresa atual no futuro. 

Pensar sobre o que falar em uma entrevista de emprego diz muito sobre o profissional que você é.

Fale sobre o perfil profissional do seu ex-chefe e conte mais um pouco sobre a sua experiência de trabalho anterior, relembrando como era a dinâmica no antigo local, quais eram suas atividades e a rotina de serviço

A melhor saída é falar sobre o que você aprendeu no emprego anterior e pontuar que está buscando novos desafios que continuem desenvolvendo seu potencial. 

Responder uma pergunta sem entender o contexto 

Você está numa entrevista de emprego para ser avaliado e cada resposta será considerada parte do que você tem a oferecer na nova empresa.  

Por isso, é importante ouvir o que está sendo dito pelo recrutador para que você consiga elaborar a melhor resposta para a vaga. 

Caso não tenha entendido a pergunta, peça para repetir, mas não ofereça uma resposta descontextualizada que só irá prejudicar a sua chance de um novo trabalho.  

Não olhar nos olhos (ou para a câmera) 

Olhar nos olhos também é uma ação que fala muito sobre a personalidade. Pessoas tímidas, que estão nervosas, sujeitos que não gostam de falar em público e pouco confiantes evitam fazer contato visual.  

Por esse motivo, faça contato visual e cuide do seu comportamento durante a entrevista. Evite ficar olhando para outros lugares da sala enquanto o entrevistador está falando, pois, além de aparentar insegurança, também é uma atitude que demonstra falta de atenção por qualquer pessoa que está interagindo com você. 

Manter o contato visual é uma forma de apresentar confiança e prontidão para responder o que foi colocado. 

Com as dicas acima você estará mais preparado para passar por qualquer processo seletivo de emprego e garantir a vaga.  

Estar preparado para mandar bem na entrevista de emprego fará muita diferença durante a sua busca por uma nova posição no mercado de trabalho. Desejamos sucesso em suas buscas e até a próxima!. 

Navegue por tópicos

  • Como se comportar em uma entrevista de emprego?

    • Seja pontual 

    • Utilize roupas formais 

    • Tente não demonstrar medo 

    • Seja sincero 

    • Ouça as perguntas com atenção 

    • Aborde pontos fortes em experiências anteriores 

    • Faça perguntas referentes à vaga 

  • O que não fazer?

    • Não demonstrar desespero pela vaga 

    • Aguarde os prazos para respostas 

    • Não fale mal de empresas pelas quais passou (ou ex-chefes) 

    • Responder uma pergunta sem entender o contexto 

    • Não olhar nos olhos (ou para a câmera) 

Tags:

  • Domínios

HostGator

Provedora mundial de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários