Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Entenda o que causa e como resolver o erro ‘Erro 503 Valid RCPT command must precede DATA’ no envio de e-mails no Outlook!

Às vezes, ao tentar enviar um e-mail importante pelo Outlook, os usuários podem se deparar com o frustrante “Erro 503”. Neste artigo, exploraremos as causas desse erro e forneceremos soluções práticas para corrigi-lo, garantindo que o envio de e-mails seja realizado com sucesso. Vamos lá?

O que causa o erro 503 no Outlook

erro 503 outlook

O erro 503 Valid RCPT command must precede DATA é uma resposta do servidor de e-mail indicando que o comando RCPT (Recipient) válido deve ser executado antes de enviar os dados da mensagem (DATA). Esse erro geralmente ocorre quando a conexão SMTP do cliente de e-mail (como o Outlook) não está autenticando corretamente seu servidor de e-mail.

Existem algumas razões possíveis para esse erro:

  1. Endereço de e-mail inválido: Verifique se o endereço de e-mail do destinatário está correto e não contém erros de digitação.
  2. Firewall do antivírus: O firewall pode provocar o erro de autenticação no processo de monitoramento que el realiza sob as conexões do seu cliente de e-mail.
  3. Erro na autenticação SMTP: O cliente de e-mail pode não estar com a configuração SMTP incorreta.
  4. Problemas de conexão com o servidor de e-mail: Pode haver problemas temporários com a conexão entre o cliente de e-mail e o servidor. Tente reiniciar o Outlook e verificar se a conexão com a internet está funcionando corretamente.
  5. Bloqueio pelo servidor de e-mail: O servidor de e-mail pode estar bloqueando a conexão ou a entrega de e-mails, seja devido a uma configuração incorreta ou suspeita de atividades de spam.
  1. Configurações de conta de e-mail incorretas: Verifique se as configurações da conta de e-mail no Outlook estão corretas, incluindo o tipo de servidor de e-mail, portas, autenticação, etc. Confira a seguir em mais detalhes

Como corrigir o erro 503 no Outlook

Existem muitas causas para o erro 503 por isso, é importante fazer um checklist (lista de verificação) das configurações do seu serviço de e-mail para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.

Ao utilizar uma conexão POP ou IMAP no Outlook é necessário fornecer dados do servidor em que se deseja conectar a conta de e-mail remotamente. Para que o envio de e-mails esteja funcionando é necessário se certificar que as configurações de SMTP no Outlook estejam corretas.

Atenção! O Outlook possuí diversas versões com layouts distintos e submenus internos diferentes, então algumas seções podem ter nomes diferentes do tutorial.

  1. Acesse seu Outlook.
  2. Acesse a opção Arquivo > Configurações de conta.
  3. Selecione a conta que apresenta o erro.
  4. Clique em Mais configurações.
  5. Clique em Servidor de saída (SMTP).
  6. Marque a opção “Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação”  e marque a opção “Usar mesma configuração de e-mail na caixa de entrada”.

Realize o teste com essa configuração e veja se o comportamento de erro no envio se mantém. Caso continue ocorrendo, verifique se com seu provedor de serviço de e-mails os dados para conexão POP e IMAP do seu servidor. Se seu provedor for a HostGator, confira os guias abaixo:

Confira se os dados do seu servidor estão condizentes com os inseridos na configuração do Outlook.

Sugestão: Teste utilizar o número de IP do servidor e também o Hostname.

Considerações Finais

Neste artigo abordamos as causas do erro 503 no envio de e-mails do Outlook e também formas de resolvê-lo.

Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos trazer atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • O que causa o erro 503 no Outlook

  • Como corrigir o erro 503 no Outlook

  • Considerações Finais

Tags:

  • E-mail Titan

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC. Gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários