Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Aprenda nesse artigo de forma simples, quatro métodos para corrigir os erros mais comuns de conexão SSL do seu site!

SSL ou Secure Socket Layer, é o protocolo da internet responsável por fazer a criptografia das informações que enviamos para um servidor, tornando os dados ilegíveis para quem tentar interceptar sua conexão. Para que um site garanta essa criptografia para seus visitantes, é necessário que o administrador do site realize a instalação e configuração de um Certificado SSL. Vale mencionar que aqui na HostGator, nossos clientes podem instalar gratuitamente um SSL em todos os seus sites que estiverem conosco, então não deixe de conferir também nossos planos de hospedagem se é isso que você busca.

O erro de certificado ocorre quando o navegador web não consegue verificar o SSL instalado no site exibindo então um erro ou um alerta. Se ao acessar seu site estiver visualizando erros como ERR_SSL_PROTOCOL_ERROR, entre outros relacionados ao SSL, fique tranquilo que nesse artigo vamos abordar os principais casos de erros que um certificado SSL pode apresentar e como corrigi-los. Vamos lá?

Requisitos para que o SSL da HostGator funcione em seu site

Para que os certificados SSL fornecidos pela HostGator funcionem e se renovem automaticamente, você precisa cumprir os seguintes requisitos:

Por padrão, todo site que cumprir os requisitos acima, terá o certificado SSL instalado e ativado em até três horas, tudo de forma automática.


Como corrigir erros de conexão SSL

corrigir erro ssl

1. Limpando o cache do navegador

É comum ocorrerem erros de conexão SSL durante o processo de instalação e configuração do certificado SSL devido ao cache armazenado pelo navegador. Toda vez que você acessa um site, algumas informações desse site são salvas como dados em cache no seu navegador, isso serve para poupar recursos da sua máquina e do servidor em que está hospedado o site, pois, o cache evita o processo de carregar dados que ele já tem salvo. Confira nesse outro artigo como fazer a limpeza de cache do seu navegador.

Geralmente quando o problema está relacionado ao cache do navegador, o erro ocorre localmente, só onde o navegador já possui esse cache, então, se for seu caso, depois da limpeza do cache, atualize a página do seu site e confira se o erro foi resolvido.

2. Domínio em propagação

Para a instalação do SSL, o sistema realiza algumas validações para as quais é necessário que o domínio esteja com suas DNS propagadas. Quando alteramos as DNS’s de um domínio, estamos trocando o servidor que hospeda esse domínio na internet, por ser um processo que é global, ou seja, impacta em como o mundo todo verá o site, existe um tempo de propagação necessário para as novas DNS estejam propagadas nos servidores de DNS espalhados pelo mundo. Confira nesse outro artigo o que é propagação.

O tempo de propagação varia dependendo do domínio em questão. Para domínios com terminação .br o tempo de propagação leva até 24h para ocorrer. Já para qualquer outra terminação (domínios internacionais) o tempo de propagação passa a ser de 72h.

Se você alterou recentemente as DNS’s do seu domínio, aguarde o tempo de propagação para descartar erro relacionado a esta configuração.

3. Domínio apontado externamente

Se você utiliza as DNS’s do seu domínio na HostGator, não necessariamente seu domínio estará hospedado na HostGator. É comum alguns usuários realizarem apontamentos para outras plataformas externas ao servidor onde configuram seus sites e sistemas. Nesses casos os certificados SSL fornecidos pela HostGator não poderão ser instalados, pois, é exigido a utilização dos apontamentos do domínio para os servidores da HostGator.

Nesses casos, você pode consultar com a plataforma externa onde seu site está instalado e verificar qual procedimento deve realizar para a instalação do certificado SSL em seu site. Caso a plataforma externa não forneça um SSL para seu site, você pode utilizar como alternativa os certificados SSL fornecidos pela Cloudflare. Veja nesse guia como configurar o SSL da Cloudflare no seu site.

4. Ajustando o redirecionamento do site

Muitas vezes o certificado SSL de um domínio está instalado e ativo, mas mesmo assim o site continua acessando com http ao invés de https, o que gera o erro na segurança. A solução nesses casos varia dependendo da ferramenta utilizada para a construção do seu site.

Se você utiliza um site WordPress, por exemplo, confira nesse artigo como instalar o plugin Really Simple SSL que faz o ajuste automaticamente para o redirecionamento do seu site de http para https.

Se seu site foi desenvolvido com uma aplicação diferente do WordPress, confira esse artigo que mostra como ajustar o redirecionamento do seu site para https fazendo pequeno ajuste no arquivo .htaccess.

Dica: Para auxiliar no diagnóstico de problemas com o SSL, pode ser utilizado ferramentas disponíveis na web como o site ssllabs.com onde ao submeter seu domínio para análise, você poderá verificar detalhes do certificado SSL instalado, se o certificado SSL está ou não expirado além de outras informações. 


Considerações Finais

Se você possui um Servidor Dedicado ou VPS, confira nosso outro artigo que mostra como realizar a instalação de um SSL em uma VPS ou Servidor Dedicado.

Caso não consiga resolver seu problema seguindo as dicas acima, entre em contato com nosso suporte para realizarmos uma análise mais detalhada do problema. 

Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, deixe aí nos comentários que no futuro podemos trazer atualizações para este artigo. Também deixo como indicação esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • Requisitos para que o SSL da HostGator funcione em seu site

  • Como corrigir erros de conexão SSL

    • 1. Limpando o cache do navegador

    • 2. Domínio em propagação

    • 3. Domínio apontado externamente

    • 4. Ajustando o redirecionamento do site

  • Considerações Finais

Tags:

  • Domínios

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC. Gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários