Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Está se deparando com o erro “DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN” em seu navegador? Confira como corrigir! Tempo estimado de solução: 6min

O DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN é um erro que aparece em alguns navegadores quando não é possível se conectar ao site desejado. Existem diversas causas para ele ocorrer e nesse artigo você vai entender o que é o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN e como solucioná-lo. Vamos lá?

O que é o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN?

Para entender melhor o que é o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN é importante esclarecer o conceito de DNS. Domain Name System (ou em português: sistema de nome de domínios) ou DNS, é o sistema responsável por lidar com o processo de tradução de um nome de domínio em um endereço IP (IP é um número que identifica um servido. Ex: 123.123.123.123).

Para que um site seja acessível, é importante que o domínio esteja vinculado a um IP de um servidor que hospeda o conteúdo presente no site. Analogamente, pense em uma lista telefônica, onde você precisa localizar o número de telefone sabendo apenas o nome da pessoa. Nessa situação a DNS é como se fosse a lista telefônica em si, que armazena a informação de qual pessoa tem tal número de telefone.

Então basicamente o que a DNS faz é resolver a pergunta: “qual IP hospeda esse domínio?”. Quando essa pergunta consegue ser respondida com sucesso, o navegador faz requisições ao IP do servidor solicitando os dados que compõe o domínio buscado.

Mas e quando a DNS não consegue resolver essa pergunta?

Erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN navegador Chrome

Quando é realizado a busca de um domínio no navegador e a consulta na DNS não é resolvida, ou seja, não é localizado o IP que hospeda o domínio, é apresentado o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN.

Existem diversas causas que explicam o porquê não é possível resolver a DNS de um domínio, podendo ser um problema local como:

  • Digitar o domínio errado
  • Problemas na rede de Internet
  • Cache do navegador

Ou então pode ser um problema no servidor de DNS como:

  • Zona DNS do domínio travada
  • Propagação do domínio após alteração das DNS’s

Vale lembrar que o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN aparece com esse nome nos navegadores Chrome e Edge, mas para outros a mensagem pode aparecer diferente. Confira a seguir como os principais navegadores apresentam este erro:

Microsoft Edge

Erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN navegador Edge

Mozilla Firefox

Erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN navegador Firefox

Opera

Erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN navegador Opera

Como corrigir o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN

Tutorial em vídeo

Confira abaixo um tutorial em vídeo mostrando como solucionar o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN:

Investigando se o erro é local ou no servidor do domínio

O erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN pode ser um problema local do usuário que está tentando acessar um domínio ou um problema no servidor que hospeda o domínio e entender qual é o caso é fundamental para solucionar o erro.

Para isso, indicamos a ferramenta whatsmydns que permite conferir se o site está acessível a partir de outros lugares do mundo. Insira seu domínio no site e em seguida clique em Search.

Se caso seu site apresenta a tela de erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN e no whatsmydns apresentar algo semelhante a essa tela: 

  1. Para identificar o tipo do erro, indicamos a ferramenta whatsmydns que permite conferir se um determinado domínio está acessível em outras regiões do mundo. Para isso, acesse a ferramenta, na barra de busca insira o domínio que você deseja consultar e clique em Search.
  2. Se o resultado da consulta tiver validações em verde como na imagem abaixo, significa que o domínio está sendo acessível normalmente e pode indicar que o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN esteja ocorrendo localmente no seu navegador.
dominio propagado whatsmydns
  1. Se o padrão da consulta tiver diversos X em vermelho, significa que o site não está acessível em outras regiões, indicando ser algum problema no servidor que hospeda o domínio e nesse caso o administrador do servidor precisará solucionar o erro.
dominio não propagado whatsmydns
  1. Pronto! Agora que você identificou se o problema é local ou no servidor do domínio, confira a seguir as soluções para cada caso!

Atenção! Se o resultado do whatsmydns for algo misto entre os dois resultados pode indicar que o domínio esteja em propagação, nesse caso basta apenas aguardar mais algumas horas, ou então pode ser um problema no servidor também.

3 Soluções para o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN no servidor

Se o domínio que você está tentando acessar apresenta o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN e ele também ocorre para outros dispositivos que tentam acessar, existem algumas soluções que o administrador do servidor pode seguir para tentar corrigir o erro:

  1. Conferir o status do domínio;
  2. Verificar a Propagação da DNS;
  3. Checando a zona de DNS

Confira em detalhes as soluções:

1. Conferir o status do domínio

Pode ser que haja alguma pendência financeira ou legal com seu domínio e para isso é necessário conferir o status do domínio com o registrador.

  1. Se o domínio é nacional (terminação .br), acesse a ferramenta Whois da registo.br, insira o domínio que exibe o erro e faça uma consulta no status do domínio.
  1. Caso o domínio possua um status diferente de publicado, significa haver alguma pendência de registro e você precisa ver com o provedor do domínio o que precisa ser feito. Atente-se também a data expiração do domínio e se o servidor DNS condiz com o servidor real que está sendo utilizado.
  2. Para domínios internacionais, ou seja, com extensões diferentes de .br (.com, .net, .org, etc.), pode ser utilizado o site da whois para identificar o status do domínio. Insira o domínio na caixa de texto e depois clicar no botão escrito Search dessa maneira:
  1. Confira no artigo abaixo o que são os diversos status que um domínio pode ter e garanta que o seu não tenha nenhuma pendência.

2. Verificar a Propagação da DNS

O período de propagação de DNS também é um potencial causador do erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN, por isso, é importante se atentar quando foi a última vez que foi realizado a alteração da DNS do seu domínio:

  • Até 24h para propagar para um domínio nacional (extensão .br no final) 
  • Até 72h para propagar para um domínio internacional (qualquer outra extensão) 

Para verificar a data da última alteração de DNS, consulte as ferramentas indicadas na solução 1 que também servem para trazer essa informação.

Veja também:

Mesmo em casos de propagação é interessante seguir com o checklist por garantia, vamos ao próximo passo:

3. Checando a zona de DNS 

A zona de DNS é onde estão os apontamentos específicos de um domínio, é por lá que se define onde é hospedado o serviço de e-mail, site e muito mais. É importante para um site estar acessível que sua zona DNS não tenha nenhum conflito e por isso algumas regras merecem atenção.

Acesse a zona DNS do seu domínio e procure pelos seguintes tipos de apontamentos que causam conflito na zona DNS

  • Domínio com dois apontamentos tipo A. Um domínio pode ter apenas um apontamento tipo A, com mais de um ocorre o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN.
  • Apontamento do domínio para outro domínio tipo CNAME. Se existir esse tipo de apontamento, confira se o domínio de destino do apontamento está no ar normalmente, se não, utilize um apontamento tipo A.

7 Soluções para o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN local

Se o domínio que você está tentando acessar apresenta o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN, mas em outros dispositivos o site está acessível normalmente, significa que você possuí um problema local e existem algumas soluções que você pode seguir para tentar corrigir o erro:

  1. Verifique se você digitou o URL correto;
  2. Reinicie o seu computador ou dispositivo;
  3. Redefinir os sinalizadores do Chrome;
  4. Desative temporariamente seu software antivírus ou VPN;
  5. Libere o cache do navegador Chrome;
  6. Libere e renove seu endereço IP;
  7. Verifique o arquivo hosts;

Confira em detalhes as soluções:

1. Verifique se você buscou o domínio correto

Um comum problema que gera o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN é digitar o domínio incorretamente no navegador. Certifique-se que não há nenhum erro de digitação, acento ou algo do tipo.

2. Reinicie o seu computador ou dispositivo

Outra maneira simples, mas, muitas vezes, eficaz de corrigir esse erro, é reiniciar o computador. Se estiver tendo a resposta DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN de um tablet ou um celular, tente desligá-lo e ligá-lo novamente.

3. Redefinir os sinalizadores do Chrome

Se você utiliza o navegador Google Chrome e instalou novos recursos ou extensões em seu navegador, pode ter bagunçado um pouco as configurações do Chrome. Às vezes, isso pode interferir nas configurações de DNS também, fazendo com que você veja a mensagem de erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN.

Portanto, uma possível solução é redefinir os sinalizadores do Chrome de volta para as configurações padrão. Para fazer isso, digite chrome://flags na barra do navegador e pressione Enter. Na tela de Experimentos, clique em Reset All. Em seguida, reinicie o navegador e tente acessar o site novamente.

ajustar as flags do chrome para corrigir dns_probe_finished_nxdomain

4. Desative temporariamente seu software antivírus ou VPN

Às vezes, VPNs e software antivírus podem entrar em conflito com as configurações de rede e do servidor DNS. Portanto, se você tiver qualquer um deles instalados no computador, essa pode ser a origem da mensagem de erro DNS. 

O processo de desabilitar seu software antivírus ou VPN depende de quais aplicativos e ferramentas você está usando, então se precisar, busque auxílio na internet com um passo a passo para desabilitar o seu software ou VPN em específico.

5. Libere o cache do navegador Chrome

Outra maneira comum e eficaz de corrigir o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN é limpar o cache do navegador. Confira nosso artigo como limpar o cache do navegador.

6. Libere e renove seu endereço IP

Liberar e renovar o endereço IP é um processo semelhante a limpar o cache, mas um pouco mais aprofundado. O método de liberação varia dependendo do sistema operacional que você estiver usando. Confira como fazer essa liberação no Windows:

Abra o Prompt de Comando, basta buscar por cmd em sua barra de tarefas:

Nessa tela, digite os  seguintes comandos:

  • Para liberar o endereço IP que está sendo usado no momento

ipconfig /release

  • Para limpar o cache de DNS

ipconfig /flushdns

  • Para renovar o endereço de IP atual e dos adaptadores

ipconfig /renew

  • Para redefinir as configurações do winsock

netsh winsock reset

  • Para redefinir as configurações de IP

netsh int ip set dns

Após realizar a execução de todos esses comandos, tente acesso ao domínio novamente.

7. Verifique o arquivo hosts

O arquivo hosts tem como objetivo definir um host para um domínio sem precisar consultar os servidores DNS. Por vezes, o usuário define um host para determinado domínio no arquivo hosts e depois o host pode acabar ficando desatualizado sendo necessário reconsultar o arquivo.

Para saber como ver e editar o arquivo hosts confira o artigo como evitar a propagação das DNS localmente no Windows.

Considerações Finais

Nesse artigo você aprendeu 11 soluções para o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN.

Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos trazer atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • O que é o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN?

    • Microsoft Edge

    • Mozilla Firefox

    • Opera

  • Como corrigir o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN

    • Tutorial em vídeo

    • Investigando se o erro é local ou no servidor do domínio

    • 3 Soluções para o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN no servidor

    • 7 Soluções para o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN local

  • Considerações Finais

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC. Gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários