Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Confira nesse artigo o que significa cada um dos status dos domínios internacionais e o que fazer em cada caso!

Se você já adquiriu um domínio internacional, você provavelmente já teve que interagir (mesmo que indiretamente) com o órgão regulamentador americano chamado ICANN, a sigla traduzida significa Corporação da internet para atribuição de nomes e números. O ICANN tem um papel muito importante para a internet, pois, é essa entidade que garante autenticidade ao se comprar um domínio, protegendo o consumidor.

Quando temos um domínio internacional, ele sempre possui pelo menos um código de status, que representa a situação atual desse domínio. Existem os mais variados códigos de status e quando seu domínio se encontra com problema, seja estando fora do ar ou então com alguma falha de registro, seu domínio irá apresentar um código de status, e é muito importante saber identificar e compreender o que significa esse código em questão. Por isso nesse artigo trataremos o que significa cada código de status do ICANN. Vamos lá? :^)

Como verificar qual o status do meu domínio?

Para identificar qual o atual status do seu domínio, você precisará acessar o site da Whois que possui a ferramenta que faz essa verificação.

  1. Acesse o site e busque o nome do seu domínio na barra de pesquisa, depois clique em Search.
whois domain lookup
  1. Clique no ícone no canto superior para atualizar sua consulta.

Se a consulta foi atualizada há menos de 30 minutos, não será possível realizar essa atualização novamente até que passe esse tempo.

atualizando a consulta do whois
  1. Pronto! Agora que a consulta foi atualizada, confira na linha de Status qual o status do seu domínio.
verificando o status de um dominio internacional

Quais são os status de um domínio internacional?

Esses são todos os códigos de status EPP existentes:

addPeriod

  • O que significa?
    Esse status significa que seu domínio está em um período de reembolso ainda, e que seu registrador pode reaver um crédito pelo registro desse domínio se necessário.
  • Devo fazer algo?
    Este status é apenas informativo, não há com o que se preocupar.

autoRenewPeriod

  • O que significa?
    Esse status fica por um curto tempo após o domínio ser renovado automaticamente pelo provedor de registro do domínio. Se o provedor deletar o domínio, ainda é possível reaver o crédito referente a essa renovação se necessário/possível.
  • Devo fazer algo?
    Se a renovação automática foi um equívoco, entre em contato com seu provedor de registro quanto antes para ver o que pode ser feito.

inactive

  • O que significa?
    Esse status ocorre quando seu domínio não responde as DNS’s que estão configuradas nele, é necessário rever as DNS’s que estão sendo utilizadas e corrigir quaisquer problemas nelas ou no servidor de DNS em questão.
  • Devo fazer algo?
    Se você corrigir o problema das DNS’s e após 48h o status inactive persistir, entre em contato com seu provedor de registro para saber o que fazer.

ok

  • O que significa?
    Esse é o status padrão para qualquer domínio que esteja ativo e não tenha nenhuma pendência ou proibição.
  • Devo fazer algo?
    O domínio está normal, pode ser transferido, alterado ou excluído.

pendingCreate

  • O que significa?
    Esse status significa que o pedido de criação do seu domínio foi feito e está sendo processado nesse momento.
  • Devo fazer algo?
    Basta aguardar o período de criação do seu domínio.

pendingDelete

  • O que significa?
    Esse status costuma estar presente com os status redemptionPeriod ou pendingRestore, se for o caso, o significado do status real do seu domínio é um desses dois (redemptionPeriod ou pendingRestore). Mas se o status pendingDelete estiver sozinho, significa que o domínio passou 30 dias com o status redemptionPeriod e que você não restaurou seu domínio dentro desses 30 dias, seu domínio permanecerá neste status por alguns dias (até 5), após os quais seu domínio será removido e removido do banco de dados de registro.
    Assim que a exclusão ocorrer, o domínio estará disponível para novo registro de acordo com as políticas do registro.
  • Devo fazer algo?
    Se você quiser manter seu domínio e evitar que ele seja deletado, entre em contato com o registrante do seu domínio quanto antes para ver se ainda é possível recuperá-lo.

pendingRenew

  • O que significa?
    Significa que seu domínio recebeu uma solicitação de renovação e esse pedido está sendo processado.
  • Devo fazer algo?
    Se você não solicitou a renovação do seu domínio e não quer mantê-lo, entre em contato com seu provedor de registro para ver o que pode ser feito.

pendingRestore

  • O que significa?
    Esse status significa que sua provedora de registro de domínios fez o pedido de restauração do seu domínio quando ele estava com o status redemtionPeriod.
  • Devo fazer algo?
    O status dura o período de 7 dias, após esse tempo, o status é alterado para ok ou clientTransferProhibited.

pendingTransfer

  • O que significa?
    Esse status significa que foi feito a solicitação de transferência de provedor de registro, e o pedido está sendo processado. O período dura 7 dias e o domínio tem funcionamento normal durante esse tempo.
  • Devo fazer algo?
    Se não foi você que pediu ou você que não quer que seja realizado a transferência de provedor, contate quanto antes seu provedor atual para que ele negue o pedido de transferência.

pendingUpdate

  • O que significa?
    Esse status significa que foi feito a solicitação de uma atualização no domínio, e o pedido está sendo processado.
  • Devo fazer algo?
    Se não foi você que pediu ou você que não quer que seja realizado uma atualização do domínio, contate quanto antes seu provedor atual para que ele negue o pedido de transferência.

redemptionPeriod

  • O que significa?
    Esse status significa que o registrante do domínio solicitou que seu domínio seja deletado. Este domínio será mantido nesse status por 30 dia. Após 5 dias do fim do status redemptionPeriod, o domínio é removido do banco de dados do registrante e fica disponível novamente para registro.
  • Devo fazer algo?
    Se você deseja manter seu domínio, você deve entrar em contato quanto antes com seu provedor para resolver quaisquer problemas que resultaram em seu registrador solicitar a exclusão de seu domínio, o que resultou no status redemptionPeriod para seu domínio. 
    Assim que todas as questões pendentes forem resolvidas e a taxa apropriada tiver sido paga, seu registrador deve restaurar o domínio em seu nome.

renewPeriod

  • O que significa?
    Esse status significa que seu domínio foi renovado e seu provedor estendeu a data de expiração do seu domínio. O status se mantém assim por alguns dias após a renovação.
  • Devo fazer algo?
    Este é um status apenas informativo, se você não solicitou nenhuma renovação do seu domínio nem deseja que ela ocorra, entre em contato com seu provedor de registro quanto antes para ver se é possível fazer algo.

serverDeleteProhibited

  • O que significa?
    Esse é um status mais raro, ocorre quando um domínio não pode ser deletado, geralmente ocorre quando há disputas legais a seu pedido ou quando há o status redemptionPeriod.
  • Devo fazer algo?
    Se você deseja que seu domínio seja excluído, você precisa tratar com seu provedor para que eles retirem o status pelo controlador de registros.

serverHold

  • O que significa?
    Esse status ocorre quando o provedor do seu domínio bloqueia as DNS’s do seu domínio, impedindo que você utiliza esse domínio. Pode ocorrer por alguma pendência com o provedor ou então por utilização mal intencionada com o domínio como em sites de phishing ou spam.
  • Devo fazer algo?
    Nesse caso, você precisa entrar em contato com o provedor do seu domínio e ver o que pode ser feito.

serverRenewProhibited

  • O que significa?
    Esse status significa que o Operador de registro de seu domínio não permitirá que seu provedor de registro renove seu domínio. É um status incomum que é geralmente decretado durante disputas legais ou quando seu domínio está sujeito a exclusão.
  • Devo fazer algo?
    Na maioria das vezes esse status indica um problema com seu domínio que precisa ser resolvido imediatamente. Você precisa buscar o contato com seu provedor de registro e solicitar informações para resolver o problema.

serverTransferProhibited

  • O que significa?
    Esse status evita que seu domínio seja transferido de seu registrador atual para outro.
    É um status incomum que é geralmente decretado durante disputas legais ou outras disputas, a seu pedido ou quando um status de período de resgate está em vigor.
  • Devo fazer algo?
    Na maioria das vezes esse status indica um problema com seu domínio que precisa ser resolvido imediatamente. Você precisa buscar o contato com seu provedor de registro e solicitar informações para resolver o problema.

serverUpdateProhibited

  • O que significa?
    Esse status bloqueia seu domínio evitando que ele seja atualizado.
    É um status incomum que é geralmente decretado durante disputas legais, a seu pedido ou quando um status de período de resgate está em vigor.
  • Devo fazer algo?
    Esse status pode indicar um problema com seu domínio que precisa ser resolvido. Você precisa buscar o contato com seu provedor de registro e solicitar informações para resolver o problema.

transferPeriod

  • O que significa?
    Esse status ocorre após a transferência bem-sucedida de um nome de domínio de um provedor de registro para outro.
  • Devo fazer algo?
    Este é um status informativo definido por um período limitado ou a transferência do seu domínio para um novo provedor de registro.
    Se você não solicitou a transferência de seu domínio, você deve entrar em contato com o provedor de registro original.

clientDeleteProhibited

  • O que significa?
    Este código de status informa ao provedor do seu domínio para rejeitar solicitações de exclusão do domínio.
  • Devo fazer algo?
    Esse status indica que não é possível excluir o registro do domínio, o que pode evitar exclusões não autorizadas resultantes de sequestro e/ou fraude. 
    Se quiser excluir seu domínio, você deve primeiro entrar em contato com seu provedor de registro e solicitar que removam esse status.

clientHold

  • O que significa?
    Esse status diz ao registro do seu domínio para não ativar o seu domínio no DNS e, como consequência, seu domínio não funcionará.
    É um status incomum que é geralmente decretado durante disputas legais, falta de pagamento ou quando seu domínio está sujeito a exclusão.
  • Devo fazer algo?
    Geralmente, esse status indica um problema com seu domínio que precisa ser resolvido. Nesse caso, você deve entrar em contato com seu provedor de registro para resolver o problema. 
    Se o seu domínio não tiver problemas, mas você precisar resolvê-lo, primeiro entre em contato com o provedor de registro e solicite a remoção desse status.

clientRenewProhibited

  • O que significa?
    Esse status informa ao registro do seu domínio para rejeitar as solicitações de renovação do seu domínio. 
    É um status incomum que é geralmente decretado durante disputas legais ou quando seu domínio está sujeito a exclusão.
  • Devo fazer algo?
    Geralmente, esse status indica um problema com seu domínio que precisa ser resolvido. Nesse caso, você deve entrar em contato com seu provedor de registro para resolver o problema.
    Se o seu domínio não tiver problemas e você simplesmente quiser renová-lo, primeiro você deve entrar em contato com o seu provedor de registro e solicitar a remoção desse status.

clientTransferProhibited

  • O que significa?
    Esse status informa ao registro do seu domínio para rejeitar solicitações de transferência do domínio do seu registrador atual para outro.
  • Devo fazer algo?
    Este status indica que não é possível transferir o registro do nome de domínio, o que ajudará a prevenir transferências não autorizadas resultantes de sequestro e/ou fraude.
    Se você deseja transferir seu domínio, deve primeiro entrar em contato com o seu provedor de registro e solicitar a remoção desse status.

clientUpdateProhibited

  • O que significa?
    Esse status informa ao registro do seu domínio para rejeitar solicitações de atualização do domínio.
  • Devo fazer algo?
    Este status de domínio indica que não é possível atualizar o domínio, o que pode ajudar a prevenir atualizações não autorizadas resultantes de fraude. 
    Se você deseja atualizar seu domínio, deve primeiro entrar em contato com o seu provedor de registro e solicitar a remoção desse status.

Considerações Finais

Nesse artigo você conheceu os status dos domínios internacionais e o que significam. Se quiser ver mais informações, confira a tabela original fornecida pelo ICANN que está em inglês.

Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos estar trazendo atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • Como verificar qual o status do meu domínio?

  • Quais são os status de um domínio internacional?

    • addPeriod

    • autoRenewPeriod

    • inactive

    • ok

    • pendingCreate

    • pendingDelete

    • pendingRenew

    • pendingRestore

    • pendingTransfer

    • pendingUpdate

    • redemptionPeriod

    • renewPeriod

    • serverDeleteProhibited

    • serverHold

    • serverRenewProhibited

    • serverTransferProhibited

    • serverUpdateProhibited

    • transferPeriod

    • clientDeleteProhibited

    • clientHold

    • clientRenewProhibited

    • clientTransferProhibited

    • clientUpdateProhibited

  • Considerações Finais

Tags:

  • Domínios

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC. Gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários